GNS3 – Gostas de redes? Temos um exercício para fazeres

30 Comentários

O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real.

Como introdução ao GNS3, hoje preparamos um pequeno e simples exercício para ligar 2 PC’s através de switch.

gns3_10

O GNS3 é sem duvida uma ferramenta bastante útil para quem trabalha no mundo das redes, mas também para quem se está a iniciar (ex. estudantes de CCNA, CCNP e outros cursos).

Em 2010 ensinamos aqui  como integrar/simular computadores no ambiente de simulação do GNS3 recorrer ao VPCS, que é um simulador de hosts (computadores). Nas ultimas versões do GNS3 essa funcionalidade foi integrada e hoje ensinamos como podem usar a mesma.

Como simular PCs no GNS3?

O GNS3 oferece varias formas de simular PC’s podendo por exemplo serem usadas máquinas virtuais, interfaces loopback no PC ou então usando o VPCS. Para este exercício vamos ter dois PCs (C1 e C2) e um switch. Vamos ensinar a fazer as configurações para o C1 e deixamos para vocês, para treinarem, as configurações do C2. Vamos lá então..

Passo 1 – Instalar a ultima versão do GNS3 (ver aqui)

Passo 2 – Montagem do Cenário

Começamos por arrastar os dois PC’s necessários

gns3_01

…e também um Ethernet switch

gns3_02

Passo 3 – Ligações entre PCs e Switch

Ligação C1 – Switch (Porta 1)

As ligações pode ser estabelecidas através do conector que se encontra no menu lateral esquerdo.  Carreguem nesse botão e depois carreguem em cima do PC1 – C1 e escolham a opção nio_udp_30000:127.0.0.1:20000 e depois ligar a porta 1 do switch

gns3_04

Ligação a porta 1 do switch

gns3_05

Ligação C2 – Switch (Porta 2)

Devem agora fazer o mesmo para o C2. Para isso escolham a opção nio_udp_30001:127.0.0.1:20001 e liguem a porta 2 do switch. Depois de realizados estes passos, temos o cenário montado.

Passo 4 – Configuração

Para a configuração dos PCs vamos então recorrer ao VPCS. Para isso vamos a Tools > VPCS

gns3_06

Configuração do PC1

Para configurar o PC1 com o ip 192.168.1.1 (mascara: 255.255.255.0 ou /24) basta introduzirmos o comando: ip 192.168.1.1 24.

gns3_07

Configuração do PC2

Para o PC2 vamos usar o ip: 192.168.1.2. Para isso, basta que escrevam 2 e introduzam essa configuração (da mesma forma que introduziram para o PC1).

Depois de realizadas as configurações podem usar o comando: show

gns3_08

Nota: caso pretendam guardar as configurações em ficheiro podem usar o comando save <nome_ficheiro>. Para carregar as configurações podem usar o comando load <nome_ficheiro>

Passo 5 – Testes

Depois da configuração dos dois PC’s vamos ver se estes comunicam entre eles. Para isso vamos recorrer a ferramenta ping  e verificar se há comunicação entre eles. Para tal, vamos por exemplo ao PC2 e fazemos um ping para o PC1 usando o comando: ping 192.168.1.1

Como podem ver pela figura seguinte, tudo está operacional, o ping no PC2 retorna uma resposta do PC1.

gns3_09

E por hoje é tudo. Gostaram deste tipo de tutoriais/exercícios?  Estamos já a preparar outros tutoriais mas ainda estão nos segredos dos Deuses. Caso tenham alguma duvida, deixem nos comentários as vossas questões que nós ajudamos.

Que outros cenários gostariam de ver emulados?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ruben Miguel
    Ruben Miguel

    Os 2 grandes “senão” deste software são o facto de consumir bastantes recursos da maquina (em comparação com o packetTracer por exemplo), já que faz uma emulação real do IOS, e o facto de por vezes ser difícil arranjar o próprio IOS para emulação. Como vantagem tem o facto de ser mais real em termos de comandos que o packetTracer da Cisco.

    1. Avatar de Ricardo Morais
      Ricardo Morais

      Boas Ruben,

      O Packet Tracer é para um nivel básico de configuração, dai não existir grande parte das funcionalidades avançadas na emulação dos equipamentos.
      Já o GNS3 é um emulador puro de equipamentos de rede e por isso o consumo de recursos torna-se enorme.
      Sempre usei o GNS3 para fazer testes com cenarios reais e aconselho a quem quer ter uma prespetiva concisa do que é necessario para por a “maquina a trabalhar”.
      Deixo um link para um ftp com montes de imagens dos equipamentos Cisco (ftp://ftp.unikon-ua.net/pub/Cisco/IOS/)

      1. Avatar de Ruben Miguel
        Ruben Miguel

        Sim, tudo o que disseste é verdade. 🙂
        Quando temos um cenário com 2 ou três equipamentos de rede ainda se consegue correr em “qualquer máquina” agora imaginem emular um cenário destes http://tinyurl.com/pmyfcds.:)
        Ah e já agora obrigado pelo link.

        1. Avatar de Ricardo Morais
          Ricardo Morais

          Bem, essa rede é demasiado grande para qualquer maquina de traser por casa.
          No entanto, no GNS3 podes ligar vários PC’s e assim particionar essa rede, fazendo a correr em diferentes maquinas. (exemplo -> http://www.xerunetworks.com/2012/03/connect-gns3-network-to-real-networks-other-gns3-network/)

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Para efeitos de teste consegues simular 90% das questões de routing com apenas 3 routers. Para situações mais complexas 6 chegam para fazer tudo (até cenários mais complexos de MPLS). O cenário é mais rico com mais routers, claro, mas para testar conhecimentos é o que basta. Um exame de CCIE usa 5 routers para os Labs. Logo aí está tudo dito.
          Relativamente à parte de switching L2, essa sim será a área mais complexa das redes. o STP dá muita dor de cabeça! Estamos todos à espera das futuras versões que suportem esta funcionalidade.

      2. Avatar de Marco Sousa
        Marco Sousa

        Obrigado pelo link Ricardo Morais… Já agora, reparei que cada router tem muitas versões, qual é que devo escolher? por exemplo no C1700.

        1. Avatar de Ricardo Morais
          Ricardo Morais

          Boas Marco,

          Em termos de versões das imagens, estas dividem-se nos serviços que irão correr, por exemplo, a versão c1700-advipservicesk9-mz.123-22.bin serve para correr protocolos e serviços avançados de rede (OSPF, EIGRP, BGP, DHCP…). Enquanto a versão c1700-ipvoice-mz.123-11.T10.bin é usada para fazer a ponte entre VoIP (voicegateway ligado ao Call Manager) e a PSTN (linha analógica).
          Se a ideia é começares a mexer, podes utilizar a versão “advipservices” pois vais conseguir configurar protocolos de routing e os serviços usados nas redes.

          1. Avatar de Marco Sousa
            Marco Sousa

            Obrigado, já agora a c1700-adventerprisek9-mz.124-7.bin engloba as duas anteriores que falas-te? E qual é mais recente 124-8 ou 124-8? As únicas versões que usei foi as do packet tracer quando tirei o ICENT 1 e mechi um pouco nos routers mesmo, mas nunca cheguei a saber a versão

          2. Avatar de Marco Sousa
            Marco Sousa

            Qual o mais recente:123-12, 124-, ou 124-8?

          3. Avatar de Marco Sousa
            Marco Sousa

            Qual o mais recente:123-12, 124-, ou 124-8?

  2. Avatar de Valter
    Valter

    Dá-me este erro quando faço as ligações: “UnicodeDecodeError: ‘utf8′ codec can’t decode byte 0xe7 in position 26: invalid continuation byte”

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Conseguiu resolver? tenho o mesmo problema e não há nenhuma informação de como o resolver.

  3. Avatar de Marco Albuquerque
    Marco Albuquerque

    Como é que é possível… Ainda ontem tive frequência de redes e saíu coisas destas. Isto daria muito jeito!!! ahahah
    😀

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    como estudante e profissional na area de Redes, ja trabalhei com os dois (PT e GNS).

    como o Ruben diz e bem, o GNS exige bastantes recursos da maquina, ma a realidade de emulação é diferente…

    eu vejo estes dois soft desta forma…

    Packet tracer mais para quem quer começar a mexer em redes cisco …

    GNS mais para quem quer fazer carreira na area de redes, certificações etc…
    GNS tem uma vantagem muito boa pois consegue-se juntar o virtual box no cenário criado, ou seja…servers…pc’s.

    gostava de ver um topico , em que mostrassem se possivel for um cenario no GNS deste genero…com virtualbox integrado

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Tirando a ligação ao “host” por forma a ter internet por exemplo, ainda nao houve nada que nao conseguisse fazer no packetracer. E mesmo essa brige é possivel fazer no packetrace. Sim podem tb ligar uma Cloud à vossa placa de rede. Não é de facto de forma tão transparente como no GNS3.
      Ambos tem vantagens e desvantagens. Mas não digam que um é a sério e que o outro é a brincar.
      Explorem o PT como deve ser a criarem ambientes completos em cidades, departamentos, cubiculos.
      Quando chegarem à parte de configurarem VPLS, ou AToM aí sim o GNS faz sentido porque podem lá colocar imagens de equipamentos que o Packetracer nao tem.
      Até lá podem usar o PT sem qualquer problema.

  5. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Interessante seria tb explicar o porquê das escolhas do passo 3.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Pedro A.

      Boa questão. Na prática, aqueles registos “nio_udp_30000:127.0.0.1:20000” correspondem aos PC’s virtuais criados no VPCS.

      Ou seja:
      nio_udp_30000:127.0.0.1:20000 -> PC1
      nio_udp_30001:127.0.0.1:20001 -> PC2
      ….
      nio_udp_30008:127.0.0.1:20008 -> PC9

      1. Avatar de Valter
        Valter

        Antes de começar a simulação é preciso configurar o programa em si?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          O GNS3? Neste caso so tens de fazer as configurações que estão neste tutorial

          1. Avatar de Valter
            Valter

            Não consio ligar pc1 com sw1 nem pc2 com sw2. Warning: Could not connect to server: 127.0.0.1:7200.

  6. Avatar de Vinicius Augusto
    Vinicius Augusto

    Poderiam fazer aulas de redes com este programa e nos ensinar mais e mais sobre este programa e redes…seria muito bom 😀

  7. Avatar de Pedro Lopes
    Pedro Lopes

    Se querem um emulador de redes que não consuma muitos recursos da vossa máquina têm este dois excelentes emuladores para ambiente linux.

    CORE network emulator
    http://www.nrl.navy.mil/itd/ncs/products/core

    e

    IMUNES network emulator
    http://www.imunes.tel.fer.hr/

    Ambos são semelhantes no modo de funcionamento, mas pessoalmente eu prefiro o CORE.

  8. Avatar de André Santiago
    André Santiago

    Muito boa iniciativa. Fico à espera das próximas lições!

  9. Avatar de Cigano
    Cigano

    Excelente dicas… e grande iniciativa.
    Acho que é deste que deixo a pregiça de lado e começo a praticar um pouco.

    continuem…

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boa tarde, tentei fazer este teste, mas ao fazer a ligação do PC ao switch da-me o seguinte erro, “tem de conectar um router ao switch”, sendo que também não consigo adicionar router´s nenhuns, encontram-se de cor diferente e não da sequer para seleccionar.

    Estou a trabalhar num Macbook Pro.

  11. Avatar de Angelo
    Angelo

    Agradecia que me pudessem ajudar em encontrar imangens dos routers.

    gratos.

  12. Avatar de MCLogan
    MCLogan

    Pois é Ricardo, `pena que só digas essas coisas depois de te teres armado em esperto que só o GNS3 é que era bom, pois falavas falavas mas nunca lhe tinhas tocado, não é agora que tentaste e viste que nao percebes um boi já o PKT é bom…pois é, devias ir para 1º ministro!

  13. Avatar de Cesar
    Cesar

    Qual comando que eu vejo se a coneccao esta estabelecida no gns3