GNS3 v0.8.6 – O mundo real das redes no seu PC

20 Comentários

Provavelmente o melhor simulador de redes

A área das redes informáticas é sem dúvida uma das área mais fascinantes no mundo da informática. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) é importante que domine e saiba configurar um conjunto de equipamentos de rede.

Já que nem todos têm disponibilidade financeira para adquirir  routers, switchs, access points firewalls de topo, etc, nada melhor que usar um simulador para experimentar e criar cenários com este tipo de equipamentos. Nesta área, a melhor ferramenta é sem duvida o GNS3.

gns3

Antes de implementar uma solução, estudar para a certificação ou testar uma configuração, necessitaremos de implementar o nosso cenário num ambiente onde, de preferência, não façamos estragos.

Podem adquirir por exemplo routers reais, comprar um simulador (Boson, Routersim e Packtracer (disponível gratuitamente para alunos das academias Cisco) são os mais frequentes) ou instalar o GNS3 – totalmente grátis! O GNS3 é um simulador de redes que nos permite criar diagramas de rede, emulando para esse efeito, Hardware da nossa escolha.

gns3_01

Este programa é, no fundo, a junção gráfica de outros projectos:

  • Dynamips, um emulador de IOS que permite correr imagens binárias de sistemas Cisco.
  • VirtualBox, para correr sistemas operativos Desktop ou Servidor, tais como o JunOS
  • Quemu, um emulador open source. Permite correr imagens da firewall Cisco ASA, PIX e IPS.

gns3_02

Novidades do GNS3 v0.8.6
  • A versão do VirtualBox 4.3 tem agora suporte para o GNS3 v0.8.6
  • Actualização para o Dynamips 0.2.10 no OSX
  • Tradução para alemão e italiano
  • Suporte para Windows 8.1
  • Modificação da configuração por omissão do Etherswitch
  • Adicionado o wpcap.dll para versões Standlone do Windows
  • ..entre outras novidades…ver aqui

gns3_03

O GNS3 tem sofrido uma evolução fantástica ao longo dos tempos, tendo recebido várias actualizações nos últimos anos! Podemos instalar este programa em Windows, Linux e MacOSX! Ahh.. já referi que o programa é grátis?!? A única coisa que não é grátis são os IOS da Cisco. Para se ter acesso a estas imagens temos de ser clientes Cisco.

Quem é fã desta ferramenta?

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download: [Windows] GNS3 v0.8.6 all-in-one
Download: [MacOS] GNS3 v0.8.6 Lion DMG package
Download: [Linux] GNS3 v0.8.6
Homepage: GNS3

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nef
    Nef

    Boas,

    Parece ser um optima ferramenta de redes! Outro bom simulador é o Packet Tracer.

    Cump.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, também uso e abuso desse…mas esse é “legalmente restrito” as Academias Cisco

      1. Avatar de Nef
        Nef

        sim, isso é verdade Pedro!

      2. Avatar de Valter
        Valter

        Boas,

        Por falar em Cisco, queria tirar o CCNA. Alguem sabe onde posso frequentar o curso? Sou de Viseu.

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        Tenho duvidas sobre o gns 3. pode me ajudar?

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      o packet tracer é bom para coisas simples, mas quando começamos a pôr protocolos mais complicados ou avançados o mesmo já não suporta ou suporta mal.
      HRSP em VLANs, NAT para load balance, MPLS, BGPv6, etc etc o packet tracer já não come.

      para não falar que quando começas a ter um numero considerável de routers com algumas configurações o PT começa a crashar como se não houvesse amanhã.

      o GNS é melhor no sentido em que estás a correr mesmo um “router verdadeiro”. tem o defeito de precisares de RAM e CPU para virtualizar cada router.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pois é…eu ando a “mexer” numa ASA…com o Packet Tracer nao me safo 🙂

        1. Avatar de João Silva
          João Silva

          se tiveres maquina para correr o cenário em GNS então força 😀
          o cenário que precisei tinha 20 routers e isso já era complicado para virtualizar aquilo tudo em GNS. ahah

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Eu tive de ir “roubar” mais 8gb’s de ram para o meu projecto no gns

          2. Avatar de nando
            nando

            e preciso calcular o “idle pc” para poder correr mais equipamentos em simultãneo

      2. Avatar de lmx
        lmx

        pois é bem verdade…

        O packet tracer é muito limitado…

        Mas o GNS3 também o é no que toca a protocolos de routing…

        Não conseguimos utilizar muitas coisas que são tidas como básicas num router mais fraco, e temos que utilizar uma imagem de um asa, ou coisa que o valha, para protocolos de routing, etc…

        Há ja uns anos que não mexo nisso, mas essa era a principal limitação na altura…ter que recorrer a um canhão, para matar um mosquito…

        No entanto como cenario de teste, parece-me ser o melhor…

        cmps

        1. Avatar de Pedro Duarte
          Pedro Duarte

          O GNS3 suporta tantos protocolos quanto a imagem que carregar. Se for uma advIPenterprise pode contar com tudo desde OSPF até MPLS + BGP.

          Actualmente é perfeito… experimente

  2. Avatar de Duarte Nogueira
    Duarte Nogueira

    Usei na universidade. Na altura, era o único software decente para Macintosh.

  3. Avatar de Pedro Duarte
    Pedro Duarte

    O GNS 3 é simplesmente o melhor simulador de redes que existe.

    Acutalmente suporta emulação de CISCO (routers, firewalls, etc) JunOS, ligação a LINUX, VirtualBOx, etc ,etc. É possivel interligar ao exterior via fastehertnet/wi-fi e tem ligação ao wireshark.

    Tirei CCNP só a utilizar o GNS3.

    Esta a acabar a campanha de crowdfunding (que atingiu 300% do financimento pedido nas 3 primeiras horas) e na versão 1.0 vai suportar SWITCHING (hello CCIE :)))) )

    1. Avatar de João
      João

      Uso o GNS3 há uns anitos e tem vindo a ser grande ajuda mas a verdadeira grande limitação do emulador é mesmo o facto de não suportar switching, não estava a par dessa actualização para a 1.0 que irá finalmente resolver esse problema. Deixaremos de ter necessidade de ter uns tantos switches ligados ao PC para interligar ao GNS3 o que também ajuda a criar Labs com mais switches. 😀

  4. Avatar de NMC
    NMC

    Parece-me grande aplicação.. vou experimentar.
    Já agora, alguém sabe de exercícios ou tutoriais?
    pplware que tal alguns tutoriais para o ppl noob como eu?

    1. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      pode ver no GNS3 Vault, youtube, etc etc… basta pesquisar no google

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sem dúvida que é o melhor software de emulação que existe. Falta de facto o suporte para switches (muito complicado por terem de se emular asics) e suporte para as novas versões do cisco ios xe e ios xr, substancialmente diferentes do ios.

    1. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      A versão 1.0 que sairá no inicio de 2014 já vai suportar SWITCHING entre outras coisas…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sem dúvida que é uma mais-valia. No próprio site indica que nem todas as funcionalidades de swithching serão incluídas (imagino que por ex. das private-vlans e afins, que nem todos os cisco suportam).
        Penso mesmo é que o facto dos novos IOS não serem suportados será o mais penalizante. A maioria das certificações cisco caminha para o uso do novo IOS. Penso que um dos sucessos da Cisco é a quantidade de informação na net e poder experimentar-se com algumas ferramentas com facilidade (além da qualidade de alguns dos seus produtos). Tornar o acesso à informação mais restito pode prejudicá-los, tanto que há outras marcas muito boas que lhe fazem cada vez mais concorrência.