Redes: Saiba o que é o Gateway e para que serve

6 Comentários

Para quem já configurou os parâmetros de rede da sua ligação à rede local ou até à Internet certamente já se deparou com um campo que se chama Gateway. Este parâmetro tem um papel fundamental nas comunicações e normalmente corresponde ao endereço IP da interface do router da rede onde estão ligados.

Vamos perceber melhor o que é e para que serve o Gateway.


Quando devo eu configurar um (endereço) gateway?

De forma muito simples e objectiva podemos dizer o seguinte: Só necessitamos de configurar um endereço gateway quando pretendemos comunicar com equipamentos fora da nossa rede ou sub-rede (ex. Internet). Quando refiro rede, não me refiro à rede física (infraestrutura) mas sim ao conjunto de equipamentos que estão dentro da mesma rede lógica. Digamos que o endereço gateway, é a porta de saída para outra rede.

O Gateway corresponde normalmente à interface do router onde está ligada a nossa rede.

Vamos a dois exemplos muito simples para se tentar perceber melhor esta questão.

EXEMPLO 1  PCs na mesma rede lógica

Como podemos ver e confirmar pela imagem seguinte, todos os PC’s encontram-se na mesma rede lógica (rede: 192.168.1.0/24, onde podemos ter a operar 254 equipamentos ).

Neste caso, não existe a necessidade de configurar um gateway já que todos os equipamentos se encontram na mesma rede e não necessitam de comunicar com outros equipamentos de outras redes (ex. Internet ou por exemplo outro segmento de rede: 192.168.2.0/24).

EXEMPLO 2  COMUNICAÇÃO ENTRE REDES

No exemplo seguinte, já existe a necessidade de configurar o gateway nos PCs da rede interna, para que estes possam comunicar com máquinas de outra rede. Como podem verificar pela imagem, o endereço gateway configurado nos PC’s é o endereço associado à interface interna do router.

Neste caso, o router é a “porta de saída” para outra rede (neste caso para a rede 10.10.10.0/24). Como boa prática no mundo das redes, o endereço gateway  deve ser o primeiro ou o último de uma rede/sub-rede. Neste exemplo, o endereço é o 192.168.1.254 que é o último endereço da rede 192.168.1.0/24 (Para quem não se lembra do /24, pode dar uma vista de olhos aqui) .

 

Antes de mais espero que este pequeno artigo seja útil e que seja entendido por todos os nossos leitores (sejam da área da informática ou outras áreas). A explicação podia ser mais complexa, com mais detalhe e com base na analise de outros cenários….certamente que uma explicação deste tipo num quatro, seria bem mais fácil de fazer.

Alguma dúvida que tenham, deixem o vosso comentário que eu terei todo o gosto em vos ajudar. Aguardo também pelas vossas contribuições.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LuisP
    LuisP

    Parece-me um explicação simples e eficaz 😉

    Já agora, que programa é usado para fazer esses testes na explicação? Permite configurar equipamentos e testar o funcionamento desta numa rede? Concretamente definir portas trunk e testar comunicação entre equipamentos em VLAN’s distintas?

    Obrigado

    1. Avatar de abaptista
      abaptista

      Pela imagem parece ser o PacketTracer.
      Dá para criar uma rede e testar as ligações entre os diversos ips .
      Mas atenção, permite simular uma rede de computadores, através de equipamentos e configurações presente em situações reais, mas só isso…

      1. Avatar de Pedro Pinto
        Pedro Pinto

        Sim é o PT 😉

        1. Avatar de João
          João

          O packet tracer só dá para fazer testes com equipamentos cisco… todo e qualquer outro SO que queiram usar, não dá para testar no packet tracer…. Para isso teem o GNS por exemplo…

  2. Avatar de David Martins
    David Martins

    Tambem o IP do Gateway pode ser o IP de um router de um sub-rede por exemplo o para quem tem 192.168.0.1/16 e 192.168.0.1/16 no “nivel superior”

    A primeira imagem é que OS ? 2016 ou 10 ?
    Por acaso sei que já saiu o windows server 2019 mas tenho ainda de brincar com esse brinquedo Smoby a ver o que está diferente há versão precedente 🙂