Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (4)

20 Comentários

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


No último artigo abordamos o “Painel de Controlo” do Linux Manjaro e hoje vamos conhecer que ferramentas/funções estão disponíveis para a personalização do Desktop.

Personalização do Desktop no Linux Manjaro

Dentro das “Definições” existe um submenu designado de Fundo que tal como o nome sugere permite mudar o Papel de Parede do nosso sistema. Quem pretender também pode mudar o Papel de Parede quando o ecrã está bloqueado.

Carregando, por exemplo, em Fundo, o utilizador irá aceder a todos os Papéis de parede disponíveis pelo sistema ou pode, simplesmente, escolher um Papel de parede  escolhendo uma cor básica .

Ferramenta dconf-editor

Dentro do Menu > Ferramentas de Sistema, encontramos um utilitário designado de dconf-editor que nos permite alterar as mais diversas configurações do sistema.

Por exemplo, se pretenderemos incluir a percentagem de bateria basta ir a /org/gnome/desktop/interface/show-battery-percentage e ativar tal opção.

Dentro do dconf-editor encontramos centenas de opções que nos permitem personalizar o sistema ao “milímetro”. Podemos mudar os comportamentos do rato, alterar o menu lateral, escolher o tipo de fonte, alterar parâmetros das notificações, screensaver, etc.

Fácil não é? Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze Terceiro
    Ze Terceiro

    Os pontos positivos são o consumo de recursos e os aplicativos mais atualizados. O ponto negativo é que ela às vezes “quebra” nas atualizações.

  2. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Quanto é o consumo de ram?

    1. Avatar de Gekko
      Gekko

      Isso depende de muita coisa. Se estamos à falar de consumo de ram do desktop enviorment, que nesta versao do manjaro é o GNOME, então só o GNOME consome uns 300 megas. Depois tens as aplicaçoes. Com 2 gigas de ram deve correr relativamente bem. Mas se precisas de um sistema operativo que consuma pouca ram, melhor seria a versão do manjaro com xfce.

      1. Avatar de pia
        pia

        Mentira, eu já consegui fazer o GNOME usar 250 a 350 mb de ram com várias coisas instaladas

        1. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          Só se desinstalaste tudo do sistema, pq eu instalei o manjaro gnome e ele sobe com 1 GB de RAM. Muita ram para uma interface tão minimalista.

        2. Avatar de arc
          arc

          Fica o desafio então, queira provar esses consumos para todos vermos?
          E ao mesmo tempo, queira explicar como consegue tal proeza?

        3. Avatar de Matias
          Matias

          Eu também já consegui fazer isso com o Gnome, mas fui bem mais sucedido no Debian.

  3. Avatar de pia
    pia

    Gnome é super leve pra quem sabe customizá-lo, quem não sabe fica aí reclamando e não se habituou ao modo gnome de trabalhar.

  4. Avatar de arc
    arc

    Ainda gostava de ver, os tais consumos de RAM, entre os 250MB e os 350MB dados pelo GNOME no Manjaro Linux.
    Estou mesmo curioso!

    1. Avatar de Matias
      Matias

      Sei que não é comigo a treta, mas só pra adicionar conhecimento. No Manjaro o máximo que eu consegui foi 400 MB.
      https://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Manjaro-Gnome-2/

      No Debian no entanto consegui fazer 266 MB usando o Gnome.
      https://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Debian-GNOME-com-266-MB/

      O comum do Gnome é iniciar com o sistema próximo dos 1 Gb de Ram.

      1. Avatar de arc
        arc

        @Matias, não não é consigo a treta. É com todos aqueles, que apresentam factos, sem descreverem como chegam a esses desideratos. Ou melhor, conseguem e não explicam como o fazem, ora isso NÃO tem valor algum.

        Obviamente, que eu também sou capaz de chegar a esses números de RAM, basta optar por uma instalação minimal, escolher criteriosamente, as ferramentas para o ambiente desktop, etc. Alias no caso do Manjaro Linux, isso é conseguido, através da instalação via Manjaro Architect, o qual é tipo Debian Minimal iso.

        O Debian é muito mais clean em termos de organização e aí sim, eu já começo a concordar consigo.

      2. Avatar de arc
        arc

        Aliás nem foi preciso pesquisar muito, para ver que eu tinha razão.

        https://forum.manjaro.org/t/ram-consumption-of-different-manjaro-editions/41133

  5. Avatar de RJCA
    RJCA

    Continuo a preferir o Mint xFce 18.3…

  6. Avatar de DbaLinux
    DbaLinux

    Fala Pedro Pinto, beleza ?
    Mostra a instalação do mssql-server, mssql-tools e sqlops no Manjaro, utilizando o Yaourt !!
    A meu ver é mais simples a instalacao do que nas distros redhat,suse e ubuntu juntos
    Sugestão para o topico:
    SQL Server no Windows para quê? Instale MSSQL-SERVER no Linux Manjaro :D.
    Abraço.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pela dica 😉

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Olá Pedro .. Poderia fazer uma matéria sobre alternativas, customizações, que são criadas por usuarios intermediarios / leigos, com o intuito de disseminar o linux.

        No caso eu fiz a customização do linux Mint 18.3 com xfce voltada a usuários leigos e iniciantes. Percebi que não há nada direto e preparado para usuário final, como meus conhecimentos na plataforma são básicos… fiz com systemback mesmo.

        Talvez seja uma boa oportunidade de escrever uma matéria a respeito, sobre disrupção , futuro da plataforma.. etc.

        Temos IPFS, BlockChain , ZeroNet , Redes mesh .. um monte de coisas interessantes … seria legal uma parceria juntamente com os desenvolvedores, já que os mesmos não se voltam tanto para esse olhar mais social.

        Linux Mint 18.3 xfce – (64bits), com softwares pré instalados.

        Deixo o link aqui para o Download…
        Eu usei o etcher para passar a imagem para o pendrive.. necessita de um pendrive de 8GB

        Aplicativo para criar USB Boot – Etcher – https://etcher.io/

        Imagem do OS em .img : https://drive.google.com/drive/folders/1IEw3ovbngTLF8E-ZYdU_DZJLpwHZzQvI?usp=sharing

        Observação .. a senha é linux.
        Recomendo a instalação como usuário linux … fazer a alteração do nome de preferencia apos a instalação .. já que eu não testei se pode haver erros caso coloque outros nomes.
        Raiz e Home devem estar em partições separadas. Swap .. apenas se desejar.

        Roda em Live “CD”/USB

  7. Avatar de KUSSUK
    KUSSUK

    Já fizeram alguma análise ao Solus OS ?
    Parece-me bastante leve e funciona perfeitamente em usb drive .
    Bastante atractivo principalmente o DE Budgie .
    https://solus-project.com/download/

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Instalei o Solus GNOME no meu portátil antigo (ASUS P50IJ Pentium T4440 Dual core 2.20Ghz c/4GB e VGA Intel 4500M) que voltou à vida. O interface é bastante convidativo e o sistema é surpreendentemente leve e bastante estável.
      Vim do Manjaro curiosamente para o Solus já que andava a experimentar distros de Linux.
      Noutra máquina tenho ainda o Zorin, também interessante mas mais exigente a nível de recursos sobretudo gráficos.

  8. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Há algum lugar onde se possa fazer download da belíssima imagem do papel de parede da primeira screen?