Configurar o router da SAPO D-Link DVA-G3170i

77 Comentários

Por Miguel Almeida para o PPLWARE
Já algum tempo que tenho o serviço Sapo ADSL com o router D-Link DVA-G3170i e, como seguidor assíduo do pplware, vejo que nos últimos tempos muita gente fez referência a este router porque tem algumas dificuldades pontuais. Este equipamento é muito fácil de usar/configurar, e faz muita coisa para o tamanho que tem.

Hoje vamos começar por realizar algumas configurações básicas, ensinado como mudar as credenciais de acesso ao router e chave da rede wireless.

dlink_04

Nos dias de hoje temos que ter muito cuidado com os nossos dados e saber proteger a nossa informação e por vezes ter Internet em casa mal protegia pode trazer-nos alguns transtornos.

Neste sentido, será este equipamento é seguro? Nenhum equipamento é totalmente seguro mas podemos sempre afinar alguns parâmetros relativos à segurança? Na minha opinião o D-Link pode-se comparar com o Thomson da MEO.

Uma vez instalado e configurado o serviço da Sapo,  decidi aceder (por curiosidade) ao router, e detectei de imediato duas situações:

  • As credenciais de acesso são as mesmas que vêm por omissão no equipamento, portanto é fácil encontrá-las na Internet.
  • A chave WPA ainda é a mesma de origem (do equipamento).

Posto isto, aconselho a quem tiver este equipamento que proceda à alteração das credenciais e da chave WPA prevenindo assim que desconhecidos usem a nossa rede.

Acesso ao equipamento

Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede , abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.10.1. É-vos solicitado as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: admin

Password: admin

dlink_00

Alterar credenciais de acesso

Vamos então começar por alterar as credenciais que vêm por omissão no equipamento. Para tal, acedemos ao menu Maintenance->Administration e no submenu Administrator->Settings alteramos a password (não é permitido alterar o utilizador):

dlink_01

Relativamente às credenciais do equipamento está feito. Vamos agora proceder à alteração do nome da rede wireless (SSID) e procedemos também à mudança da chave da rede.

Alterar SSID e chave WPA

Acedemos ao menu Advanced->Multiple WLAN SSIDs no sub-menu Existing SSIDS carregam em Edit

dlink_02

De referir que este equipamento suporta múltiplos SSIDs.

Para isso carregamos no menu Setup –> Wireless Setup e procedemos à mudança da chave na opção String

dlink_03

Espero que este artigo seja útil e ajude a proteger a sua rede de vizinhos “mais marotos” e outros prevaricadores.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Bernardes
    José Bernardes

    Muito obrigado pelo Post.

    Tenho o D-Link à mais de um ano e tenho alguma dificuldade em opções mais avançadas.

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      Eu já tenho 1 igual a esse a mais de 1 ano, foi devido aos outros terem avariado e não tenho tido nenhum com ele, além disso acho que em termos de configuração acho simples 😀

  2. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    No seguimento destes tópicos sobre configuração de routers dos operadores, nomeadamente do Thomson, gostaria de sugerir uma ideia:
    no meu router (Voddafone) existe na configuração a referência a telefones DECT (os vulgares telefones sem fios que temos em casa). Seria útil criarem um tópico que ensina-se a associar os telefones ao router.

  3. Avatar de Unable
    Unable

    tenho um igual… podiam explicar em que consiste o voip nesses routers? não percebo nada de voip mesmo! xD

    1. Avatar de Hugo Cura

      É igual ao do MEO. Lê os artigos já feitos. Aproveita para usufruir daquilo que já pagas…

    2. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Brevemente farei um artigo de como configurar o voip neste equipamento. A função do voip é teres um telefone ligado ao router (na porta phone) e fazeres chamadas a partir de lá em que para números fixos de portugal não pagas e para móveis pagas um certo valor que não te sei dizer ao acerto mas é bastante reduzido ao que estamos habituados.

      Cumps

      1. Avatar de Hugo Cura

        A tarifa depende apenas do provedor do serviço voip.

        1. Avatar de luis santos
          luis santos

          errado. a tarifa depende do fornecedor do serviço. há empresas que têm provedor do cliente mas nunca é ele que define a tarifa.

      2. Avatar de João Rocha
        João Rocha

        Mas o router em questão DVA-G3170i pelo que sei só permite configurações de VOIP para o próprio operador de VOIP da sapo.

        Ou seja não dá por exemplo para colocar a funcionar VoipBuster neste router, ou estarei enganado?

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas!

    Desde já parabéns por este mini tutorial.

    Agora diz-me uma coisa, este router dá para fazer de repeater?

    Porque aqui na minha freguesia há uma rede wireless aberta para a população, e gostava de por este router a repetir o sinal dentro da minha casa, é possivel?

    abraço

    1. Avatar de K
      K

      Repeater tipo apanhar sinal wireless existente e repropaga-lo com mais força, penso que não (não me lembro de ver lá opções para isso).

      Mas é excelente para criar uma rede wireless a partir uma rede já existente (funcionar como WAN). É como eu tenho em casa e é compatível com o o Thompson do meo (alguns routers fazem a imagem da TV parar quando são ligados ao Thompson)

      1. Avatar de Joaquim Queiros
        Joaquim Queiros

        gostaria de saber porque é que tendo este Dlink ligado ao thompson da Zon thg540 só consigo ligar dois equipamentos via wireless e não mais.
        Porque acontece isto?
        Alguma configuração errada ou que se pode corrigir.
        Já agora como aumentar, se for possivel a velocidade que é de 54 mbps.

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Não.

      Não tem função de repeater.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        ok entao, obrigado pelas informações 🙂

    3. Avatar de Courela

      No firmware original não tem, mas deve ser possível ir ao código fonte e adicionar código de outro firmware para conseguir o efeito pretendido.
      Já andei a vasculhar mas ainda não percebi grande coisa. Parece-me que com uma nova versão do wireless-tools será possível, mas só mesmo com entendidos.
      Também há a possibilidade de dar para configurar por telnet (essa é a minha principal esperança).
      Outra opção seria instalar um firmware do tipo DD-WRT, OpenWRT ou Gargoyle. Como este router é pouco difundido não aparece nas listas de compatibilidade, mas pelo hardware deve ser compatível.

      1. Avatar de SMCG
        SMCG

        Oi estava a ler com atenção e será possivel esclarecer… tenho este router numa casa vizinha e quero que o sinal seja mais intenso na minha casa como as antenas não são “destacáveis pensei num repeater mas a minha dúvida é se ao ter um repeater não irei perder velocidade. Ou seja apesar de aumentar o sinal, a largura de banda diminui… estou errado? A possibilidade alternativa será colocar outro router de norma N que penso pode aumentar o sinal (ou também estarei errado?)…

  5. Avatar de joao sousa
    joao sousa

    Está mt bom post…
    Eu tenho um router destes da sapo, e gostaria de saber se sabes criar algum sistema para definir a banda de acesso para cada utilizador…
    Se me pudesses ajudar agradecia.

  6. Avatar de zetmix
    zetmix

    Dá para configurar o sapo voip neste router, de modo a poder fazer chamadas a partir de um telefone convencional a ele ligado?

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Dá!

      É só seguires os tutorias do Thomson da MEO que foram aqui feitos.

      Eu inclusivé tenho isso configurado no meu Android e funciona mesmo!!!

  7. Avatar de Xikilim
    Xikilim

    Já configurei alguns desses routers, no entanto verifico que por vezes ele “passa-se” quando se liga mais do que um PC via wireless, e é mesmo necessário fazer reboot ao router para os pcs voltarem a ter acesso à net. já vos ocorreu esse problema? Abraço

    1. Avatar de Courela

      Já tive de fazer reboot muitas vezes por falha da internet, nunca reparei se era por ter mais de um pc ligado, mas agora que falas nisso, geralmente estão mais pcs ligados, sim.

      A opinião geral (na internet) é que este router tem bom hardware e consegue ligações mais estáveis no ADSL. Não posso comparar porque nunca tive outro router/modem, mas este parece-me bom, apesar do problema descrito.

      Também não sou propriamente um grande exemplo porque a minha ligação é apenas de 4Mbits (apesar do router indicar que dá 6Mbits), e de vez em quando tenho de “limpar” os fios da caixa de derivação do telefone, por causa da humidade (lá está, é da humidade! 😀 )

    2. Avatar de DeepImpact
      DeepImpact

      Boas,

      Tenta desactivar a opção “DNS Relay” no router.
      Está em “Advanced” -> “DNS”

      Cumps,
      DeepImpact

    3. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Já tive 4 pc’s ligados ao router um por ethernet e 3 por wireless ao mesmo tempo e nunca tive problemas. Eu tenho o firmware 1.20 não sei como é em relação à versão 1.17.

  8. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boas. Eu tenho um destes e entrei logo na página do router e mudei logo todas as chaves, para minha segurança. Utilizar um telefone ligado ao router e utilizar com Vo-IP é fácil configurar (tem uma página para introduzir os dados, nº de telefone e pass, mas deverá obter na página da conta de utilizador Sapo.

    Já não digo o mesmo ao utilizar software Vo-IP no PC, tipo PhonerLite, X-Lite. Nunca consegui que os meus dados fossem autenticados. Não sei como resolver, pois com um router SMC livre os programas funcionam 5*.

    Nos routers distribuídos pelos operadores de serviços, é boa prática “perder” 10 minutos a mudar pequenas definições nos routers, para nossa segurança. O software destes dispositivos tá cada vez mais amigável.

  9. Avatar de Carlos Prata

    Bom artigo, apesar do equipamento ser pouco explorado em algumas vertententes. Sendo que pela disposição da busybox deste router, está martelada “demasiadamente” pela negativa. Com isto quero dizer que, martelaram tanto para tirar coisas pontuais como editores (acredito que isto seja um dos pontos de interesse para garantir o bom funcionamento do mesmo), que deixaram um ou dois buracos. (Dependendo da versão do fw). Aconselho-vos a consultarem o meu blog, porque já há algum tempo achei uma falha de segurança, que pode comprometer o pacifismo da vossa rede.

    O artigo está optimo, e é uma iniciativa excelente.
    Cumps

  10. Avatar de Raul
    Raul

    Alguém sabe como abrir uma porta neste router, por exemplo a 8080?

    1. Avatar de Hugo Cura

      É bastante simples, aliás, idêntico à generalidade.
      No entanto acredito que seja um dos próximos tutorials, portanto, vamos esperar 🙂

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        Sim, no futuro haverá mais. 🙂

    2. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Vai a Advanced->Virtual Server e escolhes a porta que queres, tens que meter o ip.

  11. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Sem duvida um artigo excelente… uso o user da sapo D-Link já há muito tempo e não sabia que podia configurá-lo de modo a ter uma segurança mais eficaz.. de certeza que vou experimentar.

    Fico há espera de novos tutoriais.
    Cumprimentos xD

  12. Avatar de Rui Antunes

    Gostava era de saber como se configura o Qos neste router, isso dava um jeitaço para definir umas prioridades de tráfego na rede, quanto ao router bloquear, isso é porque vocês não usam a ultima versão de firmware (1.20).

    È aconselhável alem de mudarem todas as passwords de acesso, em primeiro lugar alterar o firmware.

    O firmware está disponível para download aqui:

    ftp://ftp.dlink.pt/Adsl/DVA-G3170i/Firmware/DVA-G3170_PT_v1.20.zip

    Outro problema que tenho é que tenho uma board Asus P5b Deluxe Wifi, e a placa wifi (rtl8187) e esta placa não funciona com este router, já se inserir uma pen wi-fi usb já funciona perfeitamente….

    Cumprimentos http://www.redlinepctech.com

  13. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    É totalmente seguro mudarmos a chave na opção String?

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Sim e convém. Se não for mudada, existem programas na Web que com base no nome do router (SSID da rede) dão essa String. Se for a original, quem apanhar a rede e quiser usar “a rede do vizinho sem pagar” é muito fácil.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Isso não me parece grave, se usarem a minha rede para aceder à net, quero lá saber.
        O que me preocupa é se conseguem ler os dados que tenho no MEU PC.
        Conseguem?

  14. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Também tenho este router há um bom tempo.
    Espero ver mais uns tutoriais sobre o mesmo!
    Boa continuação! 😉

  15. Avatar de babyboy
    babyboy

    quero desde já agradecer pelo post

    D-link um dos melhores routers

    só é pena a sapo ter mudado para a M**** dos pirelli que não valem um chavo!!

    Obrigado e Bfs

  16. Avatar de Filipe Monteiro
    Filipe Monteiro

    Gostei do artigo. Acho que está muito bem explicado e de fácil compreensão.

  17. Avatar de Egas
    Egas

    Como se faz para esconder o SSID da rede?

  18. Avatar de João Campos
    João Campos

    Também tenho! O maior problema é mesmo o facto de para abrir portas ter-se que determinar a que IP interno pertence a porta.

    Ah, e as vezes, abrir a porta não chega, é mesmo preciso “abrir” o DMZ.

  19. Avatar de nandol
    nandol

    boas,fiz update ao router,no entanto na pagina web continua a aparecer 1.17?alguem pode dar help?
    bom fds,obg

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Fizeste update para o firmware 1.20? Como podes ver nas screens eu tenho o 1.20 e assim que o fiz ficou lá logo aparecer 1.20.

      1. Avatar de nandol
        nandol

        repeti os passos e já deu,mas tive d fazer reboot ao modem pk o icone NETWORK(junto as horas)dava sinal de erro,tb reiniciei pc,e o dito sumiu…ou seja ta td bem.
        mt obg,bom fds

  20. Avatar de Ticoo
    Ticoo

    Boas.

    Já consegui ligar este router ao Thomson do MEO e partilhar a ligação de rede sem fio.

    Agora gostava de dar uso à porta VoIP do router. Será possível? Já tentei configurar mas não deu em nada… 🙁

  21. Avatar de joão_pedro
    joão_pedro

    Alguém sabe quais são os dns da sapo, mudei a algum tempo, e agora não sei quais eram os originais

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Boa noite,

    tenho um modem da netcabo (thomson) cablemodem e tenho um modem/router Dlink dva-g3170i. gostaria de usar a vertente router do dlink e o sinal de internet pelo thomson.

    é possivel?

    COnseguem ajudar-me

    Abraços

    1. Avatar de Mik
      Mik

      Também tenho o mesmo problema que o Luis.
      Será possível fazer o que ele referiu?

      Cumprimentos

  23. Avatar de Jorge Sá
    Jorge Sá

    Será que alguém me poderá explicar como bloquear apenas determinados sites neste router???

    1. Avatar de OmeuNOME
      OmeuNOME

      vais a Advanced, depois a Parent Control, e lá tens opção de bloquear por URL ou domínio.
      A mim não estava a funcionar direito na versão 1.17 de firmware, mas depois de actualizar para a versão 1.20 parece que ficou a bloquear correctamente.

  24. Avatar de AZOR
    AZOR

    Boas.
    Não consigo encontrar nenhuma documentação que me explique os passos a seguir para permitir/negar acesso á net aos computadores da minha rede doméstica.

    Se alguém me puder ajudar, ficava agradecido.

    Abraço e continuação de bons posts.

  25. Avatar de vitor hugo
    vitor hugo

    boas,

    recentemente tenho tentado aceder as opções do router mas não tenho conseguido, pois o link 192.168.10.1. não funciona,

    e aparece:

    Erro de conteúdo corrompido

    A página que está a tentar visualizar não pode ser apresentada porque foi detectado um erro na transmissão de dados.

    A página que está a tentar visualizar não pode ser apresentada porque foi detectado um erro na transmissão de dados.Por favor, contacte o dono do sítio web para o informar sobre este problema.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Experimente abrir com outro browser eu tive o mesmo problema com o firefox

  26. Avatar de rita
    rita

    vitor hugo abre com o internet explorer que funciona

    1. Avatar de marquessmg
      marquessmg

      Boas, gostaria de colocar esta questão: tenho este modem D-Link DVA-G3170i que me foi dado por estar sem uso, eu tenho um
      Router SMC Barr. N 300Mbps ligado ao modem de cabo da Vodafone e serve para distribuir rede wirless pela casa, gostaria de saber qual dos dois é que devo manter pois o Dlink esta desconfigurado e teria que pagar para configurar.
      Obrigado por qualquer opiniao que me possam dar.

  27. Avatar de carlos
    carlos

    boas tenho um problema,tipo eu tenho um roter igual a esse ai,mas uzo uma pen da vodafone tipo tem como partilhar a net da vodafone com esse ruter ai??se tem como?

  28. Avatar de enVide neFelibata

    Para quem não conseguir aceder à área de administração … tente usar o internet explorer em vez do firefox. É pena, mas às vezes tem de ser.

  29. Avatar de Manuel Françisco Baptista
    Manuel Françisco Baptista

    amigos.o que sera nesesario para aseder a nete do viziho.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ir até casa dele e pedir-lhe para utilizar o respectivo pc.

  30. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    pessoal, andei a procurar na net e não encontro maneira de partilhar o meu disco externo através do router da sapo!
    se alguem me puder ajudar agradeço imenso!

  31. Avatar de Diogo
    Diogo

    ola pessoal, alguem aqui sabe e me pode ajudar como tenho que fazer para “abrir porta” do router para funcinar mais rapido com torrents
    obrigado

  32. Avatar de André
    André

    Boas,

    Tentei mudar a password de acesso a router como aqui diz…e agora n consigo aceder ao router de forma alguma..tenho a certeza da pass q criei claro está… podem ajudar-me??? 🙂

    1. Avatar de Luís
      Luís

      André… deve de existir um botao na parte de trás do router que dá para fazer reset. Se existir carrega… se tudo correr bem ele apaga todas as configurações e repoe os dados originais, inlcuindo password.

  33. Avatar de Pedro
    Pedro

    boa tarde.eu fiz isso tudo e depois apareceme que todos os utilizadores de computadores podem aceder ah internet!!! sem password!! alguem me pode ajudar pff?
    obrigado

  34. Avatar de Alex
    Alex

    Gostei muto da informação extra que disponibilizaram e que não é revelada pelos ISPS para não nos permitem usufruir melhor dos aparelhos que comprámos…

    Sabem como é que se desliga o “BLOCK WAN PING ENABLE”? Já estou farto de vasculhar as opções e não consigo! No log do aparelho aparece sempre o ping bloqueado mesmo que desactive a firewall!

    Cumprimentos

  35. Avatar de Jose Pita
    Jose Pita

    Boas, comprei agora um router 3g que tem 1a saida Lan que queria ligar ao router D-Link para aumentar o sinal de rede wireless, alguém sabe como fazer?

  36. Avatar de Mário Melo

    Precisava do firmware 1.20 do moden router DLInk DVA-G31171;
    o link disponivel já não leva a lado nenhum; se for possivel repor o firm agradecia.
    Mário Melo

  37. Avatar de Filipe Costa
    Filipe Costa

    Dá para funcionar como acess point?

  38. Avatar de David
    David

    Eu mudei o nome da net, mas depois… o nome da net, ficou o antigo e o outro… dois nomes para uma so rede, que devo fazer?

  39. Avatar de vitor hugo
    vitor hugo

    ola espero q consigas ajudar-me…
    tenho um pc fixo q esta com uma pen wireless pq o modem da internet esta ligado a outro fixo q esta noutro quarto,e a uma distancia de menos de 5 metros tenho de dificuldade em apanhar net no meu fixo da pen wireless,o sinal é sempre mt baixo,o q posso fazer para q consiga captar melhor sinal? pensei em mudar a antena mas como ja estive a pesquisar as antenas dos modems d-link nao dao para substituir,o q posso fazer? obrigado

  40. Avatar de Antonio Cardoso
    Antonio Cardoso

    Como eu faço para apagar a PW de um router?

  41. Avatar de paula
    paula

    tenho de utilizar por cabo deixou de dar o willers porque? como acedo a isso para trocar a passoword?

  42. Avatar de nuno cesar
    nuno cesar

    boa tarde

    gostaria de saber se for possivel,
    como atribuir neste router um ip fixo a um box de satelite, pois estou com problemas com este router, volta meia volta a box perde o acesso à net.
    nunca tive problemas com estes router que o tenho a trabalhar com a clix à cerca de 2 anos, so com esta box é que estou a ter problemas e ja testei e não é da box nem do satelite é mesmo falha da ligação, mesmo que ás vezes segundos.
    disseram-me para por a box no router com um ip fixo, mas não como se faz.
    obrigado

  43. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Oi, eu tenho um grande problema que não consigo resolver.
    Eu deixei de usar este router mas antes eu tinha modificado a palavra passe até hoje nunca voltei a usar e agora voltei a precisar o problema é que eu sem a passe não posso ligar ao router e sem ligar ao router nao posso ir as definições (192.168.10.1) sem estar ligado a este aparelho. Mandaram-me um nome de utilizador e passe mas não sei onde ir com isso… Ajuda PLS.

  44. Avatar de fernando
    fernando

    O meu diz Á espera de 192.168.10.1. e não da nada alguma ajuda se possivel obrigado

  45. Avatar de Daniel Almeida
    Daniel Almeida

    Boa noite a todos, eis a minha questão eu tenho um router igual a este porem no meu quarto não tenho sinal wifi decente, tenho uma ubiquiti picosation m2 hp e queria saber se com esta posso pegar na minha rede wireless e repetila ou entao pegar do cabo que sai do router ligar a ubiquiti e esta enviar por wireless?

    Cumprimentos

  46. Avatar de RIcardo Matos
    RIcardo Matos

    Gostaria se saber se da para “dar” mais internet num pc do que noutro, isto é tenho 2 portateis e 1 fixo e gostava de obter mais internt no portatil principal do que nos outros.
    Dá para configurar?

  47. Avatar de Jose
    Jose

    Boa tarde, tenho um D-Link MEO, e se ligar por cabo LAN a um portátil tenho net, se ligar ao Desktop da mesma maneira, recebo a mensagem “não é possível obter endereço de IP válido.
    Cada vez que formato o pc, o resultado é sempre o mesmo
    Já tentei reset ao modem, testei 2 placas de rede, e nada
    Necessitava de ajuda

  48. Avatar de eunas
    eunas

    Alguém sabe se é possível instalar openWRT ou similar neste equipamento? Não faz parte dos equipamentos compativeis… 🙁