Meo Remote – O comando oficial da Meo no Android/iPhone

56 Comentários

Depois de apresentarmos uma aplicação (não oficial) para Android para controlo da MEOBox (ver aqui), vamos conhecer a aplicação oficial, o MEORemote.

O MEORemote é uma aplicação de controlo remoto para a plataforma IPTV MEO, e permite que qualquer cliente controle a BOX MEO, acrescentando novas funcionalidades. O utilizador pode aceder ao MEOInteractivo, efectuar pesquisa de canais ou programas, visualizar o Guia TV e seleccionar os seus canais favoritos.

meoremote_000

Desenvolvidas na íntegra por talento nacional das equipas multidisciplinares do Sapo e PT Inovação, estas novas aplicações conjugam 3 conceitos vencedores: simplicidade, conveniência e interactividade. Simplicidade e intuição na utilização; conveniência de ter o comando da televisão no seu telemóvel ou tablet pessoal (o comando passa a ser, efectivamente, “meo”), e uma nova forma de interagir com vários equipamentos, sem necessidade de utilizar teclas, apenas com gestos, numa lógica de utilização cada vez mais comum aos utilizadores de smartphones.

Depois de instalada, a aplicação detecta automaticamente todas as MEOboxes disponíveis na rede onde o Android está ligado. Escolhemos qual a box que desejamos controlar, e estamos prontos para começar a interacção com o serviço MEO.

meoremote_00

O MEO Remote tem todas as funcionalidades de um telecomando MEO tradicional – zapping, controlo de volume, teclas de navegação, gravações, acesso ao videoclube, fast forward, rewind, pausa tv, guia tv, entre outros.

meo_remote_00

Além de ser um comando de televisão, procura conjugar, igualmente, as funcionalidades de um companion device que complementa a experiência de televisão com conteúdos e informação, directamente no equipamento de comando. É, por isso, possível aceder directamente no telemóvel ou tablet ao Guia TV; ao Meo Interactivo, definir e aceder aos canais Favoritos.

Para além disso, existem ainda funcionalidades disponíveis apenas nesta solução, tais como consulta e pesquisa de programas directamente no equipamento, assim como utilizar a Pesquisa na televisão com recurso ao teclado do dispositivo.

Estas aplicações são gratuitas, e estão disponíveis na App Store da Apple e no Market Android para todos os clientes Meo, podendo ser utilizadas em todos os equipamentos móveis que tenham sistema operativo Apple (incluindo iPod Touch) e Android.

Como instalar o MeoRemote no Android?

Caso queiram experimentar esta aplicação, basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo, e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.

qr_MeoremoteAndroid

Como instalar o MeoRemote no iPhone/iPad?

Pode instalar directamente através da App Store carregando aqui ou através do seguinte código QR.

qr_meoremote

Em Resumo…

Comparando esta aplicação com a que tínhamos apresentado anteriormente aqui, chegámos à conclusão, que esta disponibiliza muitas mais funcionalidades e está mais ajustada. De referir também que o MeoRemote detecta automaticamente as MEOBoxes, o que facilita o processo de configuração. Agora está na altura de instalarem e testarem vocês mesmos. Bom zapping!

Artigos relacionados

Homepage: MEORemote

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bráulio

    Muito bom.

    Mas só uma pequena correcção, Marketplace é do Windows. Do Android chama-se Android Market. 😉

  2. Avatar de Celso Neto
    Celso Neto

    Uma vez que temos um comando em falta la em casa, o MeoRemote poderia possibilitar desligar a meobox. (pelo menos não encontrei esse mesmo comando), mas la devem ter as suas razões!

  3. Avatar de Hark
    Hark

    O código QR não encaminha para o itunes e não para o android market.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estava em falta, está resolvido. Obrigado

      1. Avatar de Diogo Soares
        Diogo Soares

        Pedro, desculpa responder a este tema antigo mas tenho uma dúvida.

        É possível aceder a canais da box MEO a partir da televisão ou VLC?

        Como este gajo fala?

        http://www.portugal-a-programar.pt/topic/28770-ips-dos-canais-do-meo/

  4. Avatar de JM
    JM

    É pena não haver uma versão para BADA.

    1. Avatar de Dimas
      Dimas

      Tenho um samsung wave, que usa o BADA e não dá para instalar 🙁
      Deviam pensar em todos

  5. Avatar de Bruno Teixeira

    Esse código está a ir para as aplicações do Iphone

  6. Avatar de Hark
    Hark

    O código QR encaminha para o itunes e não para o android market.*

  7. Avatar de Bruno Lobato
    Bruno Lobato

    Pena a app do iPhone obrigar-nos a usar a rede wirelles do router Thomson MEO. Se usar outro router qualquer (no meu caso uma airport extreme base station) a app não consegue reconhecer nenhuma box da rede. E uma vez que não tem a hipótese de colocar manualmente o IP da box, tal como acontece com a app meomote parece que lá terei de continuar a usar a versão não oficial! Isso ou voltar a ter de usar uma rede wirelless fraquinha de apenas 54Kb/s sem norma N. Podia usar a app oficial, poder podia, mas a rede não era a mesma coisa. Não é gato? Meooooo!!

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Mentira ! eu não uso o wireless do thomson, tenho um ap tp-link ligado ao thomson e o meo remote funciona !!!

    2. Avatar de Silva Pacita
      Silva Pacita

      …eu também uso uma router wireless que não tem nada a ver com o meo… experimenta as coisas primeiro antes de falares.

      1. Avatar de Bruno Lobato

        Ola Silva e Cláudio.
        O que me leva a dizer que não funciona é o resultado de, após não ter tido sucesso a EXPERIMENTAR esta a app, ligar para o serviço técnico da Meo e eles informarem-me q a app apenas funciona com uma rede wireless emitida a partir do router Thomson. Foi esta informação oficial que me levou a ficar frustrado. Não quero ser conotado de mentiroso e muito menos de anti-meo. Acreditem q Ja tive varias azias de ficar sem sinal meo durante semanas e mesmo assim n penso em mudar para a Zon (e nao vivo no meio do campo onde a assistência técnica poderia ser mais demorosa). Nem o Zon Íris ira fazer-me recuar.
        Mas uma vez q ambos conseguem usar a app sem o router thomson conseguem dizer-me antes se tiveram que ter algum procedimento para que a app funcionasse? Ou foi so instalar a app e ta a bombar? E conseguem ajudar-me a tentar identificar o problema? Pode ser que pelo PplWare consiga ter mais conhecimento técnico do q o próprio serviço técnico da meo )q so sabe ouvir o meu pedido e dizer q vao ter de reencaminhar a minha chamada para outro dpto. ao qual tenho de contar tudo novamente and so on and so on.)
        Obrigado

        Bruno Lobato

        Ps: as minhas referencias aos anúncios da Zon vêm da minha formação e experiência profissional no mundo da Publicidade. Marcas e serviços à parte temos que admitir que foi inteligente meterem o Nicolau com um gato (fedorento?) ao colo a perguntar ” não é gato?” ao qual o gato (que se chama apenas gato) mia com um miar mto suspeito “meoooo”. Claro q o anuncio foi criado por uma reconhecida grande agencia de Publicidade em Portugal. Se fosse criado dentro da Zon So poderia sair uma filmagem de uma blefa com uma etiqueta colada com o logo da Zon)

        1. Avatar de Silva Pacita
          Silva Pacita

          Boas bruno, não foi minha intenção de o chamar mentiroso. Mas a verdade é que já liguei vários routers ao thompson a fazerem de access point (apenas para ter mais rede pela casa toda) e a verdade é que me ligo ao wireless de um d-link (com o dhcp desligado – apenas o dhcp do thompson está ligado), e o programa funciona perfeitamente… será que quando experimentou o airport, tinha o dhcp ligado? ai é normal que não funcione pois vai haver conflito entre os routers a nível de ips internos… é uma questão de experimentar várias opções 😉 em caso de dúvida sempre pode usar o fórum do pplware, lá de certeza que tem mais ajuda que no apoio técnico da meo 😀

        2. Avatar de a Friend®

          Só assim por alto (porque não tenho como testar) mas verifica se o uPnP do router está ligado, se não der, define IPs manuais como foi indicado.

          Penso que uma das duas soluções poderá resolver esse problema. Nada como testares. Depois deixa feedback. 😉

      2. Avatar de cristina
        cristina

        não sei do meu comando da meo simplesmente deve ter evaporado… e instalei no meu Samsung s3 o meo remote e deu so que depois para ligar diz que não existe meo boxes. diz para desctivar e activar a rede sem fios, mas já desliguei a net e tudu e nada aconteceu.. o k se passa?

  8. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    Se eu não falasse dela nos dos meus comentários nem sabiam 😆

  9. Avatar de João
    João

    Não há para os da zon??

    1. Avatar de jorge silva
      jorge silva

      Zon? Os moços que nem sequer acertam com o aspect ratio na saída HDMI? Os moços que ao fim de dois anos e meio ainda não conseguiram por o pausaTV a funcionar sem problemas? Os tais que andaram anos a prometer gravação de séries e quando a lançam está pejada de bugs? É melhor esperar sentado…

      1. Avatar de Jorge salvador

        É por estas e por outras que mudei da ZON “OFF” para o Meo “ON”no mês passado e não podia estar mais satisfeito.

        1 abraço.

        Jorge Salvador.

    2. Avatar de Carlos Morais
      Carlos Morais

      Quem é Zon está OFF.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Quem é Zon esta na kaka 😛

  10. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    e para symbian?

  11. Avatar de Chaves
    Chaves

    Nao da para Ipod Touch ?

    1. Avatar de Chaves
      Chaves

      Nevermind..

  12. Avatar de joao
    joao

    essa app é altamente para mudar de canais à descarada nos bares com meo que não têm password nos routers!

    já me proporcionou uns bons momentos de risada com a rapazeada

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Já agora procura a aplicaçao “penetrate”… ainda te vais divertir mais vezes entao 😛

      1. Avatar de Ivo Fernandes
        Ivo Fernandes

        Essa app só está disponível com jailbreak certo?

        1. Avatar de Emanuel
          Emanuel

          Não sei…. android aqui 😛

    2. Avatar de Carlos Morais
      Carlos Morais

      É do melhor! bas em casa a dar gozo a familia… todos de trombas a dizer que a meo está a bater mal! LOL

  13. Avatar de Hélder Ferreira

    Fica em falta a versão Windows Phone 7 🙂

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Já existe aqui no meu 😉

  14. Avatar de David
    David

    Nao é bem assim, eu tenho um LG Gt505 (usa java) e tenho o comando da meo 🙂 um aspecto “tosco” mas é funcional, e tambem como ja disseram aqui, ja dei umas gargalhadas com ele 🙂

  15. Avatar de jose

    está muito fixe mesmo, gostei . bem bom para quando não estamos ao pé do comando lol.

    pessoal façam like por favor
    http://bit.ly/ajudemsff

    obrigado a todos pela ajuda

  16. Avatar de jorge silva
    jorge silva

    Há meia dúzia de anos conseguia controlar a minha TV, vídeo e Powerbox da TV Cabo com o telemóvel. Bastou para isso um software que programava a saída de infravermelhos – muitíssimo mais prático que estes “inovadores” comandos.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Qual é o “codec” da powerbox. Eu uso o open-source qtirreco e gostava de saber como controlar as novas… Da Clix já consigo, das novas da Zon, não consigo.

      1. Avatar de jorge silva
        jorge silva

        Ignoro esse pormenor. O software usado era um programador de IR. Ou seja, apontava-se o comando da box para o telemóvel para ele aprender os comandos um a um.

  17. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    Boas, já agora para quem tem satelite?
    A box nao está ligada ao router (tenho net da sapo)

    1. Avatar de Zé

      Pois, estou na mesma. Para satélite suponho que não funcione uma vez que a a box em si não tem nenhuma ligação à rede.

  18. Avatar de Hélder Pinheiro

    Acho que o Pedro Pinto não reparou mas o programa tem mais ecrãs “laterais” 🙂

    Fazendo scroll para o lado temos direito a mais dois ecrãs.

    O grande defeito desta app é não dar para desligar a STB

    1. Avatar de Tiago Dias

      Hehe essa dos ecrãs laterais nunca tinha reparado.

      De qualquer forma, não tenho MEO, mas gosto da programação de TV que esta app tem.. 😛 Uso sempre esta app para ver o que está e vai dar na TV 😛

  19. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Já conhecia a app… muito boa para utilizadores da MEO

    Zon sempre atrasados ….

  20. Avatar de LT@last inews

    espectacular! será que a Zon não aprende???

  21. Avatar de Fábio Oliveira

    Há alternativas para o iPhone. O zap it é uma aplicação que se foca no zapping (não tem programação) e destaca-se pela sua interface por gestos.
    Podem encontrar o zap it em http://itunes.apple.com/pt/app/zap-it/id406033417?mt=8

  22. Avatar de Ivo Rebelo
    Ivo Rebelo

    Tenho um Blackberry 9000 bold, e não consigo encontrar o MEOremote, será que existe esta aplicação para o meu BB?? e onde vou buscar o aplicativo de Leitor de códigos QR, poderá ser também a solução

  23. Avatar de kamy
    kamy

    Alguém sabe se há alguma versão não oficial para WM6.5?
    Obg

  24. Avatar de André Pereira
    André Pereira

    tenho um problema, quando ligo o meo remote, ele começa a procura de boxes e desliga-me o wireless do telemóvel. o que poderá ser.

  25. Avatar de Miguel Teixeira
    Miguel Teixeira

    Será que há para blackberry (curve 9300)???

  26. Avatar de Miguel
    Miguel

    Uma boa aplicação, contudo é de referir que apenas irá detectar as boxes caso estejam na mesma gama de IP quando estão ligados via wireless.

    Exemplo: se tiverem a Box num IP 192.168.A.X, o equipamento com android também tem de estar com um IP do género 192.168.A.Y, caso seja um IP 192.169.B.Y já não irá funcionar ( não deveria a aplicação usar a netmask definida no DHCP?)

    Alternativa a quem tem, como eu, o DHCP configurado fora do router e com uma gama diferente, a única alternativa é mesmo atribuír, por HWADDR (MAC Address) um IP fixo ao equipamento e dentro da mesma gama da Box, de resto, funciona perfeitamente.

  27. Avatar de Artur
    Artur

    Tenho um Optimus San Francisco (android) e instalei recentemente o MEO REMOTE. Depois de testar deparei com um problema, ele não mostra as boxes a que está ligado e depois de actualizar a lista de canais não aparece a lista(programação). Alguem me pode ajudar?

  28. Avatar de Mário
    Mário

    Existe algum programa para o Iphone 4 controlar as box’s da ZON ?!!

  29. Avatar de Fernando
    Fernando

    Quando se utiliza a aplicação para mudar os canais o telemóvel esta ligado há Internet?

  30. Avatar de Rui
    Rui

    Este aplicativo é muito bom mas tem um senão, por exemplo em estabelicimentos publicos não dá muito jeito andarem a brincar com o comando a mudar os canais.

    Será que há alguma aplicativo que boquei-e esta aplicação na rede?

    Como podemos deixar a rede para a malta aceder à net mas não poderem usar esse comando?

    Alguém me pode ajudar?

    1. Avatar de Iupy
      Iupy

      Boas Rui.

      Também tenho esse problema. Já resolveste?

      Obrigado