iPod no Foobar2000

9 Comentários

E se pudéssemos usar o excelente player Foobar2000 para gerir o nosso iPod?
Nesta guia farei uma pequena iniciação ao plugin foo_dop para o foobar2000 0.9.x. Se usa uma versão mais antiga do foobar2000 (0.8.x) experimente o plugin foo_pod. O plugin foo_dop funciona com todos os modelos do Apple iPod excepto o iPod Shuffle.

Instalação:
1 – Faça download do foo_dop. [ver anexos]
2 – Fecha todas as janelas do foobar2000
3 – Copia o ficheiro foo_dop.dll para a pasta de componentes do foobar2000, geralmente C:\Programas\foobar2000\components\.

Abre o foobar2000; o plugin deve estar então instalado.

Introdução – Algumas notas importantes:
– Embora o foo_dop permita que configurar a base de dados do seu iPod (pela primeira vez) no foobar2000, recomendo que a primeira utilização do iPod seja feita no iTunes. Ainda assim, se o pretender fazer, vá a File > iPod > Prepare new iPod… e siga as instruções.


– O iPod deve estar ligado e reconhecido como um Disco Amovível (deve estar visível no Meu Computador). Para isso seleccione “Enable disk use” e “Manually manage music” no iTunes.

– Podcasts não são suportados pelo foo_dop e as Smart Playlists serão carregadas como playlists normais.Como começar…

1 – No seu foobar2000 escolha File > iPod > Load library (ou Load library and playlists).

2 – Deve reparar que foi criada uma nova playlist com o nome ‘iPod Media Library’ (ou várias caso tenha escolhido ‘Load library and playlists’). Essa playlist contém todos os ficheiros de música disponíveis no seu iPod; pode então começar a editar o conteúdo da base de dados do iPod. A título de exemplo vamos alterar a ‘Metadata’ de um dos ficheiros.

2.1 – Escolha o ficheiro que pretende alterar, no nosso caso “Lordi – Hard Rock Hallelujah”, clique com o botão direito do rato sobre ele e vá a ‘Properties’. Na nova janela (Properties) edite as tags que desejar.

2.2 – Agora que já alteramos o ficheiro no foobar2000 temos que guardar as alterações no iPod. Para isso vá a File > iPod e clique em ‘Rewrite iPod database’.

3 – Vamos agora supor que quer enviar um novo ficheiro de música para o seu iPod.

3.1 – Coloque o ficheiro numa outra (qualquer) playlist do foobar2000, clique sobre ele com o botão direito do rato e em ‘iPod’ escolha ‘Check if up-to-date on iPod’.

3.2 – O passo anterior permite-nos saber se o ficheiro que queremos enviar já está no iPod ou se está desactualizado, tendo em conta as alterações que podem ter sido feitas no computador. Deverá então aparecer uma janela com o resultado:

3.3 – Tal como nos foi indicado, o ficheiro ainda não está no iPod. Clique novamente com o botão direito do rato sobre a música, e escolha a opção ‘Send to iPod’. Já está!

4 – Repita os passos acima descritos para qualquer outra alteração.

É só isto?
Sim. O plugin foo_dop está ainda em desenvolvimento e pode tornar-se instável. Apesar de permitir todas as funções básicas que pode desejar para controlar eficazmente a base de dados do seu iPod, nalguns casos pode ser insuficiente. Tal como o autor afirma, esteja preparado para o pior quando utilizar o plugin. Nesta guia foi utilizada a versão 0.3.1 do foo_dop, no entanto está já disponível uma versão ‘TEST’ mais recente, que poderá ser descarregada.

Autor: Ricardo Ferreira aka m4n_in_bl4ck
Licença: Freeware
Mais informações: foo_dop
Download: iPod Manager 0.3.1 [104.71KB]
Download: iPod Manager 0.3.8 [132.56KB]
Download: foobar2000 0.9.4.2 [1.60MB]
Homepage: Foobar2000
Homepage: Foo dop

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Iphod??? LOL

    Está bem esse nome!! eheh

    Mas é bem vinda essa alteração ao foobar!!
    Obrigado

  2. Avatar de Christophe Silva

    Se tivesse um iPod…
    :p

    Podes-me dizer onde arranjas-te esse skin? :p

    Abraço;)

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    O iTunes pode ser uma porcaria (e é, gasta RAM que é uma coisa parva), mas em termos de conectividade com o iPod não há nenhum programa que tenha a sua versatilidade.

  4. Avatar de casper
    casper

    Ja uso este plug no foobar2000 a mais de 2 meses, mas a incompatibilidade com o Vista fizeram po-lo de parte.

  5. Avatar de r0cki
    r0cki

    Atão e que tal largares o Vista por enquanto, e instalares quando já tiver bem implementado, hem?

  6. Avatar de m4n_in_bl4ck
    m4n_in_bl4ck

    @Casper: O foobar2000 funciona sem qualquer problema no Windows Vista, assim como o seu principal plugin, Columns UI (no changelog podes ler: “Improved compatibility with Windows Vista”). Se estiveres interessado em resolver o problema, instala uma versão ‘limpa’ do foobar2000 e adiciona os plugins, um por um. Assim poderás descobrir a razão da incompatibilidade.

    ——
    Gafes
    – Os 2 primeiros downloads, no final do post, referem-se ao “iPod Manager” e não “iPhod Manager”…
    – O último link, homepage, refere-se à página do Foo Dop e não do Foo Pod.
    – Onde se lê “Embora o foo_dop permita que configurar ” tem claramente um ‘que’ a mais…
    – Os sub-títulos: “Introdução – Algumas notas importantes”; “Como começar…” e “É só isto?” deveriam estar destacados uma vez que marcam o ínicio de uma nova abordagem ao longo da guia.

    Ricardo Ferreira

  7. Avatar de m4n_in_bl4ck
    m4n_in_bl4ck

    @Christophe Silva: Já me ia esquecendo =P
    O visual style chama-se Black Mesa… Se não me engano, encontrei-o no deviantART 😉

  8. Avatar de Frank
    Frank

    Eu tinha pego umas dicas do foobar2000 há um tempo atras numa comunidade a respeito do foobar, eles sempre trazem novidades, mesmo agora estando o projeto meio parado e nenhuma versão tenha sido lançada, é um excelente lugar a respeito.

    http://www.foobar2000.tk

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    IPodITunes , agora não vejo a necessidade de se usar software instável num objecto que me custou tanto a comprar como o meu IPod Nano 8GB se o Itunes é pesado usem-no pura e simplesmente para carregar o IPod que é o que eu faço pois como leitor prefiro o WMP11 apesar de também não ser leve.
    Podem ficar com o foobar como leitor no vosso PC devido á sua leveza, agora não inventem cada coisa no seu lugar.

    Bem Haja
    Carlos