Instale o Java…

19 Comentários

Esse é um pequeno tutorial que o ensinará a instalar o ambiente de desenvolvimento Java no seu computador. Caso queira começar a estudar Java, este é o primeiro passo que deve dar.

O tutorial baseia-se em cima do Java 1.5 por ser mais comum do que o Java 1.6. Quem não conhece nada sobre a história do Java, recomendo uma leitura na página da Wikipédia sobre o tema.


É importante entender as 3 plataformas de desenvolvimento de Java. As plataformas são chamadas de JDK (Java Development Kit), são um conjunto de utilitários que permitem criar sistemas de software para a plataforma Java, esta é composta basicamente por compilador e bibliotecas.

Vou dar uma visão geral sobre as 3 plataformas:
* J2SE (Java 2 Standard Edition): contém ambiente necessário para criar aplicações cliente em Java. Contém as classes essenciais, applets, pacotes de rede, segurança, conexão com base de dados, utilitários e gestão de objectos.

* J2ME (Java Micro Edition): contém o ambiente necessário para desenvolver aplicações para pequenos dispositivos como telemóveis, PDA’s, etc.

* J2EE (Java 2 Enterprise Edition): contém o ambiente para desenvolvimento de aplicações servidores.

A plataforma J2EE inclui todas as funcionalidades da J2SE.

Temos também a JRE (Java Runtime Environment) que é um pacote do Java menor e voltado para o utilizador final. Com o JRE não é possível compilar nada, apenas executar aplicações já compiladas. Quando for distribuir a sua aplicação Java deve apenas instalar o JRE no cliente. O JRE deve ser da mesma versão ou uma versão superior do Java que foi desenvolvida a sua aplicação.

Este tutorial demonstrará a instalação do J2SE, mais comum no desenvolvimento, mas serve também para o J2EE. Actualmente a J2SE encontra-se na versão 1.6 (lançada em Dezembro/2006) e vem com muitas melhorias em relação a versão anterior.

É comum chamar a versão 1.5 do Java como Java 5, a versão 1.6 como Java 6, ignorando o primeiro digito da versão. Então não estranhem ao ler “Java 5”!

O J2SE pode ser descarregado directamente do site da SUN. A instalação é no velho método NNF (Next, Next, Finish). Após instalar é necessário configurar as variáveis de ambiente do Windows. Vou demonstrar rapidamente como fazer no Windows XP, caso haja alguma dúvida, comentem!

* Clique com o botão direito do rato no Meu Computador e escolha Propriedades
* Seleccione o separador Avançado
* Clique no botão Variáveis de Ambiente
* Todas as variáveis ficarão em Variáveis do Sistema


– Primeiro, vamos alterar a variável Path, para isso dê 2 cliques em cima da mesma.
– Devemos colocar o caminho da pasta Bin instalada pelo Java. Na minha máquina o caminho que utilizei foi “C:\Programas\Java\jdk1.5.0_12\bin”, esse caminho é o padrão da instalação, caso utilize outro, informe.


– IMPORTANTE: não apague o que está nesta variável, adicione no inicio e coloque um “;” para separar o conteúdo.
– Confirme!
– Depois de confirmar, clique em Nova, para criarmos uma nova variável.
– O nome dessa variável será: JAVA_HOME
– O valor deverá ser o local onde o Java está instalado. No meu caso utilizei “C:\Programas\Java\jdk1.5.0_12\”.

É isso tudo! A sua máquina está configurada! Para testar entre na Prompt do DOS e escreva javac para chamar o compilador, se aparecer o ecrã do compilador é porque a configuração está certa!

Até ao próximo guia, certamente fará a delicia de quem gosta de conhecer novos e actuais mundos.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ruminante
    ruminante

    já não consigo pensar em Java sem me lembrar do Eclipse…
    http://www.eclipse.org/ realmente uma bela ferramenta!
    agora é só esperar que as minhas acções da IBM subam… =)

  2. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    O logo do Java sendo uma chávena de café está simplesmente original.

  3. Avatar de António
    António

    Parabéns pelo artigo, já agora um sobre os ambientes de desenvolvimento (IDE)

    Para Iniciantes (Notepad ;-), Dr Java, Notepad++ etc)
    Para avançados (IDEA, Eclipse, JDeveloper etc)

    Cumps

    António

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Um iniciante em Notepad e Notepad++? Não me parece! Sem conhecer as classes, métodos, etc… Até para um programador experiente utilizar uma ferramenta como IDE só para um teimoso que gosta de ter pouca produtividade.

    Se querem uma ferramenta leve, pode sempre utilizar o GEL, embora tenha sido descontinuado, mas sempre tem auto-complete.

  5. Avatar de António
    António

    @Carlos

    Vamos ver se nos entendemos, quando eu digo iniciantes, refiro-me a quem está a aprender, a única ajuda que deveria ter é a das cores, porque senão mais à frente nunca vai saber criar uma classe com main, ou então não saberá fazer imports.

    Agora no que trata à produtividade ninguem vai usar o notepad (embora eu tenha começado com o JEdit e UltraEdit e na altura da compilação era uma seca) e IMHO a empresa onde se trabalha deveria investir num IDE (IDEA) ou em formação em Eclipse

    Cumps,
    António

  6. Avatar de nrocha

    @ Carlos

    Existe uma razão para os iniciantes numa linguagem usarem editores simples, obriga-te mesmo a aprender a linguagem ao contrário do codigo gerado que muitos IDE fazem. Para aprendizagem é recomendado portanto algo simples e para projectos grandes um IDE mais avançado.

    CoolMaster

  7. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Muito bom o artigo.

    Vai ser lançado aqui artigos para aprendizagem de JAVA?
    Isso é que era bom.

  8. Avatar de Evandro
    Evandro

    Concordo com António, um iniciante na linguagem deve utilizar a ferramenta mais básica de todas para obrigá-lo a fazer tudo manualmente.
    Gosto de ensinar Java com JEdit, depois de uns 2 meses de aula passo para o Eclipse.

    @ruminante, o Eclipse não é da IBM. O NetBeans sim 😉

  9. Avatar de Evandro
    Evandro

    @Nuno Amaral, teremos 1 ou 2 artigos sobre o assunto. Mas nada muito aprofundado, apenas para dar uma visão do que é a linguagem.

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ora… Então usem o GEL (ou algo semelhante) que não gera cá Mains nem outros artefactos sozinho…Obriga a pessoa a saber na mesma, pois não faz auto-compile e não está para lá a indicar os erros e sugestões como eclipse ou IDEA. E ter que saber os métodos de cada class não é sinal de saber programar…isso chama-se marrar e não há qualquer necessidade disso…

    Agora um notepad++ ainda que faça as cores não acho que seja uma ferramenta muito útil para programar…

    Mas é só a minha opinião…

  11. Avatar de ruminante
    ruminante

    @Evandro não me faças despachar já as acções… 😉
    http://www.research.ibm.com/eclipse/

    Contribuindo para a discussão: o Eclipse é perfeito para aprendizes, tens as desejáveis cores, o “auto complete” que simplifica a vida aos mais esquecidos e impacientes e a geração de algum código automaticamente como getters e setters, bem como os métodos necessários após um “implements” tornam tudo muito mais livre de bugs.

    acredito que sempre que uma linha é escrita “à mão” a probabilidade de erro aumenta, por isso devemos deixar a máquina tratar destas partes… tudo o que seja mais funcional fica entre as nossa cabeça e as mãos (para quem escreve com as mãos) estando sujeito a N erros (sendo N > muito)

  12. Avatar de António
    António

    Mas para quem está a aprender o que interessa é entender a linguajem e o paradigma, não a construção de bug free code.

    Agora num ambiente empresarial (ou de investigação académica), aí o caso já muda de figura e o que interessa é a produtividade.

    Sem querer entrar numa guerra de o meu é melhor que o teu… eu acho que o IDEA é mais user friendly e talvez mais produtivo até

    Cumps

  13. Avatar de António
    António

    ups, linguagem e não linguajem

  14. Avatar de Evandro
    Evandro

    @ruminante, ops, falha técnica, confundi o Eclipse com o NetBeans. O Eclipse é da IBM, NetBeans da SUN. Desculpe.

  15. Avatar de ruminante
    ruminante

    @Evandro, não vou ficar com rancor… 😛

    @António, admito que sim, um IDE é mt bonito para quem já sabe alguma coisa, para se fazer um “Hello World” um notepad será claramente mais simples… e mesmo um IDEA (que não conheço) poderá ser um ferramenta bem mais user friendly que o Eclipse…

    O facto de se criar um projecto para se fazer um print no ecran é doloroso… 😉

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    “The Eclipse Project was originally created by IBM in November 2001 and supported by a consortium of software vendors. The Eclipse Foundation was created in January 2004 as an independent not-for-profit corporation to act as the steward of the Eclipse community. The independent not-for-profit corporation was created to allow a vendor neutral and open, transparent community to be established around Eclipse. Today, the Eclipse community consists of individuals and organizations from a cross section of the software industry.”

  17. Avatar de Spyro
    Spyro

    @Carlos
    Usem tudo menos o GEL, o GEL é a pior coisinha que fizeram por ai, usem o eclipse mas é… o Eclipse para Java é simplesmente genial, foi aí que eu aprendi, se bem que com um notepad++, vim, etc também se vai lá na boa.

  18. Avatar de Carlos
    Carlos

    Pior coisinha pq? lol

  19. Avatar de user
    user

    Jesus Cristo, é hoje que removo a treta da feed do google reader, mais trampa que artigos úteis.