GNS3 – Como usar máquinas virtuais no cenário?

6 Comentários

O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações.

Hoje vamos ensinar como usar máquinas virtuais em qualquer cenário do GNS3.

istock_000004526384small

O GNS3 é sem duvida uma ferramenta bastante útil para quem trabalha no mundo das redes, mas também para quem se está a iniciar (ex. estudantes de CCNA, CCNP e outros cursos). Depois de ensinarmos aqui como simular hosts com o VPCS, hoje vamos mostrar como podem usar máquinas virtuais para esse efeito.

O GNS3 integra bem com as ferramentas de virtualização VirtualBox e com o Qemu. Além disso, há já um conjunto de imagens, com sistemas operativos, prontas a seres descarregadas e usadas.

VirtualBox Appliances
Qemu Appliances
Vamos a um exemplo

Para exemplo vamos descarregar duas imagens virtuais para o Quemu. Vamos optar por uma que tem apenas a shell (linux-core) e outra que tem interface gráfico (linux-tinycore).

Para começar abrimos o GNS3, vamos a edit > Preferences

gns300

 

Depois seleccionamos do lado esquerdo QUEMU, no separador do lado direito escolhemos Qemu Guest. É aqui que nós criamos o nosso template de PC para utilização no cenário. Em seguida preenchemos os campos solicitados:

  • Identifier Name: Nome para a máquina
  • Binary Image: Imagem da appliance descarregada
  • RAM: Total de Ram a disponibilizar
  • Number of Nics: Nº de placas de rede
  • NIC Model: Modelo da placa de rede

gns3001

Vamos agora ao cenário e dentro do menu dos PC’s (lado esquerdo), arrastamos uma imagem do QUEMU guest para o cenário.

gns3002

Em seguida escolhemos qual o template a usar no PC. A titulo de exemplo, vamos escolher o PC4 que tem associado a imagem linux-core

gns3003

Depois de termos o PC, vamos ligá-lo ao switch. Para isso vamos adicionar um link carregando no menu esquerdo, depois carregamos em cima do PC e escolhemos a interface de rede e0 e puxamos para cima do switch onde devemos escolher uma porta livre.

gns3004

Depois de ligado, basta arrancar o cenário.

gns3005

Agora é só aguardar uns minutos até que os sistemas (PC4 e PC2) arranquem:

gns3006

E cá temos os 2 PC’s prontos a usar. O PC2 tem o linux-tinycore e o PC4 o linux-core. Vamos agora proceder a uma configuração simples e considerar os seguintes endereços:

  • PC4: 192.168.10.1
  • PC2:192.168.10.2

gns3007

A configuração pode ser facilmente efectuada via CLI, usando o comando ifconfig. A imagem seguinte mostra como podemos configurar o PC4.

gns3008

Não se esqueçam de configurar o PC2 da mesma forma, mas com o IP 192.168.10.2.

gns3009

Teste de conectividade

Depois de configurado o PC2 e PC4 vamos testar se há conectividade entre os mesmos. Para isso vamos recorrer à ferramenta ping e testar a conectividade entre o PC4 e o PC2. Como podemos ver pela imagem seguinte, está tudo a funcionar.

gns3010

E por hoje é tudo. Gostaram deste tipo de tutoriais/exercícios?  Estamos já a preparar outros tutoriais mas ainda estão nos segredos dos Deuses. Caso tenham alguma duvida, deixem nos comentários as vossas questões que nós ajudamos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Qual será melhor o GNS3 ou o Cisco Packet Trace?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      São diferentes…o ideal era ter os dois em um 🙂

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Pedro Pinto quais a diferenças mais significativas?!

        1. Avatar de Steven
          Steven

          O GNS3 é um emulador enquanto o PT é um simulador, logo o GNS3 tens resultados muito próximos do real. Podes é ter o problema de arranjar imagens para correres. E alem disso também é BEM mais exigente para o PC (cada router é mesmo simulado, como uma VM). A vantagem do PT é que consegues analisar o trafego de pacotes e também consegues configurar switch´s por IOS, coisa que o GNS3 ainda n dá. O PT na versão 6 com um cenário complexo e com muitos equipamentos começa a crashar, pelo menos foi essa a minha experiência.

          Outra vantagem do GNS3 é poderes fazer interligação com um cenário físico.

    2. Avatar de Sergi Rodriguez
      Sergi Rodriguez

      O Packet Tracer é um simulador, ele interpreta os comandos e simula a resposta que um equipamento poderia dar. O GNS3 emula o equipamento usando uma imagem real do Sistema Operativo. Pode-se dizer que a vantagem disto é criares um cenário mais aproximado ao utilizado no mundo real.

      A desvantagem (para já) do gns3 é de não ter suporte para emular equipamentos Layer 2 estando limitado a routers (existe routers que permitem “carregar” um módulo L2 mas esse workaround é penoso). Com isto de virtualizar e emular, também tem o problema de exigir bastantes recursos.

      Com o PKT tens a vantagem de poderes estudar Layer 2 Switching mas também tens a desvantagem de não poderes virtualizar hosts no cenário como mostra o artigo.

  2. Avatar de Lacier Dias
    Lacier Dias

    Pessoal qual user e senha da imagem do Vyatta?
    OBS: Não é vyatta / vyatta
    Abração