Exercício GNS3: Aprenda a integrar máquinas virtuais no cenário

3 Comentários

Para quem gosta de tecnologias associadas às redes de dados ou é simplesmente muito curioso por esta área, o GNS3 é provavelmente a ferramenta que procura. Para quem não conhece, o GNS3 é um simulador de redes bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, firewalls, etc

Depois de termos ensinado a ligar o nosso cenário virtual à Internet, e incluir PC virtuais (VPCS), hoje vamos mostrar como podem integrar máquinas.

gns3_007


Ao nível da virtualização, o GNS3 tem suporte para o VirtualBox, VMWare e QUEMU. Para este exemplo vamos usar o VirtualBox e mostrar como ligar duas máquinas virtuais através de um switch. Tendo o VirtualBox instalado e algumas máquinas já criadas vamos integrá-las no nosso cenário de rede. Para tal basta seguirem os seguintes passos:

Passo 1) Criar um novo projecto: File > New Blank Project

GNS3_001

Passo 2) Ir a Edit > Preferences e selecionar VirtualBox VMs

gns3_002

Passo 3) Carregar em New para obter a lista de máquinas virtuais já criadas no VirtualBox. Depois é só escolher a máquina que querem adicionar ao GNS3 e carregar em Finish.

gns3_003

Passo 4) Depois de já terem as máquinas adicionadas ao GNS3, vamos colocá-las no nosso cenário. Para tal basta carregarem no símbolo do monitor no painel lateral, escolher a máquina que querem colocara no cenário e arrastar para a zona central.

GNS3_004

Passo 5) O cenário para este tutorial deverá ficar assim.

gns3_006

Passo 6) Depois do cenário montado, devem configurar os seguintes IPS:

  • PC1 – 10.10.10.1 (Ver como configurar VPCS)
  • Máquina virtual com Debian – 10.10.10.2 (ifconfig eth0 10.10.10.2/24)

Depois de configuradas as máquinas, verifiquem se têm comunicação entre elas usando o comando ping.

gns3_005

Esperamos que temos gostado de mais um tutorial sobre o fantástico GNS3. Alguma dúvida ou questão deixem em comentário que nós teremos todo o gosto em ajudar. Estejam atentos aos próximos tutoriais.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Chong
    Chong

    Boa dica. Eu tenho usado também o Mininet com bons resultados.

  2. Avatar de Indiana Jones
    Indiana Jones

    Mininet E grande ferramenta para entrar no mundo SDN e OpenFlow. E depois para testar controladores SDN.
    Bom artigo! O suporte a VMware ja funciona mesmo? Alguem testou?

  3. Avatar de Godlike
    Godlike

    Existe como alternativa Unified networking Lab, trata-se de um simulador que a meu ver é mais completo que o GNS3.