Hoje acordei a pensar como seria espetacular poder colocar uma ou mais máquinas virtuais do VirtualBox no arranque do computador, sem a necessidade de ter um utilizador ligado, permitindo assim poupar tempo e ter várias máquinas virtuais a correr em simultâneo desde o arranque do Windows.
Pré-requisitos a serem instalados:
- VirtualBox e uma máquina virtual criada
- Windows Resource kit [download]
- Windows Service Commander [download]
- Process Explorer [download]
- Regedit
Passando agora aos pontos importantes:
1. Copiar o ficheiro < virtualbox.xml > da pasta < %USERPROFILE%\.VirtualBox > para a pasta < C:\Documents and Settings\LocalService\.VirtualBox > e para a pasta < C:\Documents and Settings\Default User\.VirtualBox > criando a pasta < .VirtualBox > caso não exista. (No caso do Vista e 7 o caminho é < C:\Users\LocalService\.VirtualBox > e < C:\Users\Default User\.VirtualBox > )
2. Iniciar o programa “Windows Service Commander”
2.1 Seleccionar na barra de menus a opção “Tools” e de seguida “Install New Service”
2.2 Seguinte
2.3 Colocar no campo “Path” o caminho para o executável “srvany.exe” que se encontra na pasta < C:\Programas\Windows Resource Kits\Tools\srvany.exe >
2.4 Seleccionar a opção “Service will run in its own process”
2.5 Seguinte
2.6 Preencher os campos “Name”, “Display Name” e “Description”, com o nome, nome, e uma pequena descrição
2.7 Seguinte
2.8 Seleccionar a opção “Local System Account”
2.9 seleccionar a opção ”Allow service to interact with desktop”
2.10 Seguinte
2.11 Selecionar a opçao “Automático” no campo “Startup”
2.12 Selecionar a opção “Ignore” no campo “Error”
2.13 Seguinte
2.13 Concluir






















