IFA 2011 – Sharp apresenta TV de 85” 8K4K

55 Comentários

HD (720p) e Full HD (1080p)  já é coisa do passado!

Nos dias de hoje comprar uma TV é sinonimo que esta possua, além de muitas outras características, suporte para alta definição (Full HD ou 1080p). No entanto, o Full HD já não é actualmente o topo em termos de tecnologia de alta definição. A comprovar isso mesmo, a empresa japonesa Sharp apresentou durante a IFA 2011, a sua TV de 85 polegadas com tecnologia 8k4k.

Mas afinal qual a diferença desta tecnologia para o 720p ou 1080p?

sharp_00

Tal como referimos já num artigo que lançamos em 2009 (ver aqui), a resolução de imagem 720p (HD) corresponde a 720 linhas de 1280 pontos cada (1280 x 720). A resolução de imagem 1080p corresponde a 1080 linhas de 1920 pontos cada (1920 x 1080). Tanto no 720 p como no 1080p (onde p corresponde ao modo progressivo) funcionam  a imagem é apresentada uma única vez, da primeira à última linha.

Em resumo: em termos de qualidade de imagem: 480i < 720i < 480p < 1080i < 720p < 1080p, sendo que o ‘i’refere-se ao modo ‘interlaced’ ou seja, a imagem é actualizada linha sim, linha não, a cada instante.

Em 2006 começaram a ser realizados alguns testes com a tecnologia 2k (direccionada para ecrãs de cinema) que permite uma resolução de 2048×1080 (ligeiramente superior à resolução de imagem do 1080p), posteriormente a tecnologia  4k (2540p – que corresponde a uma resolução de 4520×2540 ) e no topo dos topos a tecnologia ultraHD 8k (que corresponde a uma resolução de 7680×4320).

Comparativo entre resoluções de imagem

2k4k8k

Depois de uma pequena análise das principais resoluções de imagens torna-se mais simples perceber as características disponibilizadas pela Sharp 8k4k com resolução de imagem máxima de 7680×4320 e com 85” (aprox. 1,9 x 1,05m). Na prática, esta TV da Sharp que ainda não tem nome, tem uma qualidade dezasseis vezes superior a uma TV com tecnologia Full HD.

Resumo das características da TV

  • Tamanho ecrã: 85” (aprox. 1,9 x 1,05 m)
  • Pixels: 7680 (H) x 4320 (V)
  • luminância: 300 cd/m^2
  • Gradação: 10 bits por cada RGB

Segue um pequeno vídeo com alguma explicações:

A TV da Sharp 8k4k é um dos atractivos da IFA 2011. No entanto está também já definido que conteúdos 8k4k só terão transmissões experimentais no ano 2020. Até lá é interessante saber o que nos reserva o futuro em termos de tecnologia.

Novidades IFA 2011

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    ok podem embrulhar uma e enviar para mim,

    ao resto da malta passem lá por casa e leven umas jolas pra se ver o futebol, Formula 1 e uns filmes á maneira

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Formula 1 –> Booooooriiiiinggggg

      😀

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Perdes-te uma oportunidade de ficar calado

        1. Avatar de Marcelo Barros
        2. Avatar de Toni Antonio
          Toni Antonio

          ??!!?!?

        3. Avatar de 3runinho

          *Ryan*

          Perdes-te uma oportunidade de ficar calado

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            perdes-te ou perdeste? Aposto que usas hifens em palavras como “comes-te”,”compras-te” etc…é o que eu chamo os aficionados dos hifens. Com a idade isso passa…

          2. Avatar de PTCon
            PTCon

            Amigo… esta tv só para isso? para mim seria Xbox360 + Pes 2012.

            de resto que se lixe…

        4. Avatar de Varsal Jr.
          Varsal Jr.

          Que eu saiba o Acordo Ortográfico retira hífens, não os põem em outras palavras LOL

  2. Avatar de Nazgul
    Nazgul

    Existe um erro, logo na 1ª parte do texto.
    “IFA [b]20111[\b] a sua TV de 85 polegadas com tecnologia 8k4k.”

    Nunca pensei que chegaríamos a esta tecnologia tão rapidamente. 🙂

      1. Avatar de Luis
        Luis

        …. IFA 20111 ….

  3. Avatar de Only_me
    Only_me

    É uma coisa que me irrita, é haver sempre alguem a apontar um erro, seja de gramática seja de Português..irrraaaa

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Concordo, há erros e erros!!!!

    2. Avatar de RzR
      RzR

      Que tem de mal? É melhor deixar lá ficar o erro?

      1. Avatar de Vítor M.

        Não não… eu agradeço que vejam isso e nos digam, de preferência podem enviar um mail para o geral ou usando o nosso form de contacto aqui … agradecemos mesmo que nos digam o que está mal.

      2. Avatar de Jonas
        Jonas

        Para bom entendedor meia palavra basta

    3. Avatar de Rui Costa

      Realmente é muito mau alguém apontar os erros de outros, porque assim todos ficam a saber que os “outros” não sabem escrever em condições, ou não sabem fazer uma revisão ao que escreveram, logo não sabem ler.

      Pior que isso, são as pessoas que depois sabem que erraram e não querem aprender a corrigir.

      ISTO SIM! É bastante erritante.

      1. Avatar de Rui Costa

        Irritante é eu de vez em quando também cometer os meus erros. É Irritante e não “erritante”.

        1. Avatar de 3runinho

          penso que:
          “também cometo os meus erros”

          e não:
          “também cometer os meus erros”

          just kiding 😛

          Regards !

          1. Avatar de 3runinho

            my fail,, soz, também está correcto da maneira que escreveste

            o meu mal ler x)
            Cumps =]

  4. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Não sei se concordo com

    720i < 480p

    e

    1080i < 720p

    Mas não vou investigar agora 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Investiga, investiga e depois cria um RFC 🙂

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        seria mais assim
        usa
        720p < 480p
        Europa
        720p < 576i

        Europa
        720p < 576i
        Universal
        1080i < 720p

  5. Avatar de Silva Pacita
    Silva Pacita

    …quando é que sai uma playstation pra jogar com isto? 😀

  6. Avatar de aver
    aver

    Acho que a coisa também se pode pôr assim: a maior parte das HDTV 1920 x 1080 têm à volta de 2 milhões de pixels. A Sharp 8K4K tem 32 milhões depixels, 16 vezes mais. Diz quem viu que põe as TVHD 3D num chinelo, fica muito mais realista mesmo sem o 3D.

    O problema, além do preço, é que tão depressa não há conteúdos para uma coisa destas, para além dos filmes de demonstração que existem.

    Quando comprei um plasma tinha-o visto a reproduzir, a partir de um disco, filmes especialmente preparados. Em casa, com o sinal de televisão, a imagem é boa, mas não é a mesma coisa, tem-se sempre uma certa desilusão. Com este (além do preço) a desilusão era maior. Mas gostava de ver.

  7. Avatar de K
    K

    Aqui a uns dias vi um artigo sobre a microsoft dizer que não via necessidade de criar uma nova xbox para já.

    Vou reencaminhar-lhes esta notícia – 7680×4320 = 33177600 motivos penso serem suficientes…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Porque dizes disso? Até a data de lançamento da TV, vai sair no mínimo 2 XBox’s, por isso não faz muito sentido.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Por falar em xBox, recebemos hoje um press release com a seguinte informação

        “Redução de 50 euros para as consolas Xbox 360 4GB e Xbox 360 250GB”. Aproveitem

        Ao abrigo desta campanha, os consumidores poderão encontrar a sua consola favorita com um desconto de 50 euros: a consola Xbox 360 4 GB está disponível agora por um PVP de 149,99€ (antes 199,99€) e a consola Xbox 360 250 GB pode agora ser adquirida por 219,99€ (antes 269,99€).
        Também os bundles (consola + jogo) que integrem a Xbox 360 250 GB e que neste momento tenham um PVP de 269,99€ também terão uma redução de 50 euros passando a apresentar agora, um preço de 219,99€.

      2. Avatar de K
        K

        O que é que há a não perceber? a relação da xbox com este display era, obviamente, uma piada 🙂

        Dito isto, acho, realmente, que já era altura de ver um update à xbox em muitos sentidos e a microsoft não parece estar interessada em faze-lo (lançar versões slim com wireless não é realmente melhorar o desempenho da consola em termos de jogo) – por muito bom que seja, qualquer pc bem artilhado mostra muito melhor – esperar o mesmo de uma máquina dedicada a jogos de última geração, não me parece descabido;
        Já agora aceitar um teclado e um rato como alternativas ao comando de uma forma oficial e funcional também era engraçado

        Li estes dias um artigo sobre a microsoft não querer mesmo saber de actualizar a consola.
        Não sei se algo mudou entretanto, mas dado que a versão slim foi lançada recentemente, não deverá estar, para já, na forja nova consola.
        Este artigo aqui abaixo, é datado do ano passado e foi o único que consegui encontrar agora assim à pressão. O que eu li era deste ano, mas infelizmente não o estou a encontrar agora

        http://www.guardian.co.uk/technology/blog/2010/jan/09/microsoft-no-new-xbox

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Se fosses esperto, sabias muito porquê que não lançam uma consola agora.

          E comparação com um computador ta fora de questão, computadores vão sempre ter melhor desempenho e aspecto que qualquer consola.

          Era um erro enorme fazer uma consola nova agora, não têm hardware suficiente para fazerem uma grande mudança, e mesmo com hardware de topo, não vejo ninguém a pagar 1000€ por uma consola.

  8. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    Nao imagino a experiência que será ver um filme em casa numa televisao destas! Tenho um plasma de 50 polegadas relativamente recente, e o Avatar em blu-ray é de ir as lagrimas em termos de beleza da imagem! Imagino nesta televisao….
    Já agora, qual é a resoluçao usada nas salas de cinema ca em Portugal?

  9. Avatar de Pedro Pinto

    bem, fora da discussão “erros 2011”, o que acham desta bela máquina? Posso-vos dizer que fiquei fascinado com a qualidade e características deste equipamento. Se calhar no futuro as mesmas características fracas para um dispositivo do tipo.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Bombinha! Agora com dimensões destas, não é só preciso ter dinheiro para a TV mas também para uma sala nova :P!

      cumps!

  10. Avatar de Serva
    Serva

    Excelente artigo , eu acredito que as emissões experimentais comecem antes , a concorrência assim o dita , só lembro que em Portugal os Isps não transmitem mesmo no que chamam de canais HD a mais de 720p , por isso nós infelizmente pelos Isps não deveremos ter muita sorte só conteúdos que possamos sacar da net .

    Nem imagino o que é que uma tv destas no inicio deve de custar , uma pequena fortuna certamente ? , com um sistema de ecrãs duplos e todo o poder de processamento não deve ser nada barato .

    Provavelmente estes Lcds estarão a venda dentro de 2/3 anos , porque mesmo com filmes a 1080p deveremos ter uma qualidade superior no contraste recorte da imagem e na nitidez .

    Os meus cumprimentos pelo artigo

    Serva

  11. Avatar de Carlos Fonseca
    Carlos Fonseca

    Onde se pode adquirir este televisor e qual o seu preço?
    Os meus agradecimentos.
    CF

  12. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    é com esta tecnologia vamos poder ver cinema em casa o “verdadeiro cinema”, e com o disco holográfico tipo CD mas lido em 3D laser vai permitir isso .

  13. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Já conhecia e através do pplware que já tinha apresentado esta televisão há coisa de 2-3 meses atrás 🙂 Muito bom. Acho que as empresas de vidros blindados poderiam já começar a apostar num novo nicho de mercado – proteger os grandes ecrãs de televisão contra objectos que podem ser arremessados acidentalmente 😀

  14. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    “tem uma qualidade quatro vezes superior a uma TV com tecnologia Full HD.”

    No video o gajo diz “sixteen time 1080p”….
    Pelo que percebi é 16x e não 4x.

    1. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      times*

  15. Avatar de José Leite
    José Leite

    Ó meus amigos,deixemo-nos de sonhos e hipocrisias.Nem quando este super-televisor chegar ao mercado NINGUÉM que aqui participa tem dinheiro para comprar um monstro destes.Deus me livre!!Isto é um televisor que vai custar,no mínimo,mais de 500/600 contos quando for posto à venda.A não ser que vocês peçam um crédito e paguem uma coisa destas durante anos e anos!!Ainda hoje vi o folheto promocional da Worten,que veio como suplemento da revista Sábado,e o televisor mais caro era da Sony(TV 3D LED / KDL-55HX920),e era de 55 polegadas.Sabem quanto custa??2.999 Euros(600 contos na moeda antiga).Vejam lá,55 polegadas e a custar 600 contos,e este da Sharp,com 85 polegadas,pensam que vai custar quanto??2 coroas,2 tostões e meio??Isto é para os ricos,meus amigos.Até cadeias como a Fnac,a Worten,a Radio Popular,a Vobis,a Media Markt,entre outras,se venderem um a dois maquinões destes por mês até esfregarão as mãos de contentes.Olarila,olé!!Eu nem LCD,nem TV LED,nem Plasmas nem nada,tenho uma televisão da Mitsai comprada pra aí há 20 anos e ainda hoje funciona.Ora,ora…Eu não sonho,bem pelo contrário.Se me saísse o Totoloto ou o Euromilhões até vos digo mais:por ter sido tão pobre toda a vida nunca era por isso que comprava um super-televisor destes.Comprava um muito mais barato e ficava contente.Mas comprava um bom,que também não sou nem nunca fui fuinha na minha vida.Cumprimentos a todos.Um abraço.

    1. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      Com o tempo o preço da tecnologia fica cada vez mais barata, o que hoje custo 1000 euros amanhã custa quase 50% menos.

    2. Avatar de Jorge Revés
      Jorge Revés

      Na verdade penso que a televisão mais cara à venda em PT é uma Samsung de 55′ que cuta 6000€ (já não sei quanto é em contos assim de repente, já lá vão uns aninhos de falta de prática)

      Mas, de qualquer maneira, não percebi o comentário, porque ainda não vi nenhum comentário aqui de alguém a dizer que quando sair para o mercado vai logo comprar.
      Vi sim, muitos comentários a elogiar o aparelho em si, a comparem as características técnicas com as actuais e, como é óbvio, gostariam de ter um.
      Sinceramente, não vi a hipócrisia…

  16. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Duas perguntas:

    1ª – Até que ponto o olho/cérebro humano tem a capacidade para perceber estas diferenças?
    Eu por exemplo tinha a perfeita noção de que a televisão poderia melhorar mesmo antes de existir o HD, principalmente nos jogos de futebol. No entanto agora ao ver a “bola” ou a F1 não consigo imaginar melhor resolução, será que se percebe?

    2ª – Então e a Sharp já tem aparelhos capazes de acompanhar esta resolução de 8k4k? Tipo câmaras de filmar e assim? É que se isso ainda está para chegar então chegar à transmissão de TV é coisa para daqui a uns 10 anos, não? Principalmente se pensar-mos que até o HD ainda está a assentar, e vai demorar mais uns bons anos…

    1. Avatar de Pedro

      Obrigado pela pergunta, se quiseres mesmo saber aqui está a longa resposta

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Concordo plenamente com a tua 1ª questão. Tenho uma Full HD de 40″ e se estiver encostado no sofá, não consigo distinguir diferenças entre 720 para 1080. Tem tudo a ver com distancia x dimensões do écran.
      Tal como o Full HD apenas só faz sentido a partir de umas certas dimensões, também o mesmo acontece com esta Ultra HD 8k.
      Para podermos usufruir desta resolução teríamos de estar BEM afastados.
      Tal como diz o Pedro em baixo, teríamos de estar num pavilhão para usufruir desta resolução, e ver o piolho de um ácaro de uma pulga.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu acho engraçado mas parece que ninguém reparou que a televisão em causa tem as medidas: (aprox. 1,9 x 1,05 m)

    Se os entendidos da coisa dizem que a distância ideal para usufruir de uma tv de 32″ é de 3/4 metros, para ver esta TV seria o mesmo que ter uma sala do tamanho de um pavilhão gimnodesportivo…

  18. Avatar de tiago
    tiago

    Atenção às duvidas, 720p tem mesmo melhor imagem do que 1080i sobretudo em imagens de movimento que o entrelaçado deixa muitissimo a desejar… Em imagens estáticas pontualmente o 1080i tem melhor imagem mas basta ver um jogo de futebol ou um qualquer outra coisa com movimento para perceber que o 720p é realmente melhor. E não me vou alongar no campo das resoluções porque não vale a pena, mas uma boa HD Ready é mais do que suficiente na maioria dos casos.

  19. Avatar de Johnny Bravo
    Johnny Bravo

    1920 x 1080 = 2.073.600
    7680 x 4320 = 33.177.600

    Ou seja, é uma qualidade 16 vezes superior, e não 4 como diz o texto.

    Quanto à 1ª questão do Texugoelectrico:

    Isso depende do tamanho do ecrã. Num ecrã de 30 polegadas duvido que alguém note a diferença, mas num ecrã de 300 a diferença vai ser óbvia. E com a rapidez com que as TVs têm “crescido”…

    Não existe é conteúdo nenhum disponível para ser usufruído numa TV com esta tecnologia. Isto para já é só uma demonstração de capacidade técnica.

    1. Avatar de Toni Almeida

      Também reparei nesse erro e ia já fazer um comentário 🙂
      Eram precisos 16 ecrãs 1080p para fazer uma 8k4k destas …

  20. Avatar de Serva
    Serva

    @Texugoelectrico ,

    Bom dia , claro que é sempre possível melhorar a definição da imagem , se visitares uma loja aonde existam vários Lcds (não quero fazer publicidade a nenhuma) , irás verificar grandes diferenças por exemplo nas lcds , nas led mas que não são integrais e nas full Led e ainda iremos encontrar de marca para marca diferenças assim como na sua posição dentro da gama que cada marca comercializa .

    As diferenças com esta tecnologia deverão ser abissais em relação a actual norma full hd , porque sabes que é disso que se trata é só uma norma que com o decorrer dos temos sofrerá sem dó nem piedade de alterações que é o que está a acontecer .

    Por último queria acrescentar que não sei se alguma vez tiveste a oportunidade de visualizar uma tv baseada na tecnologia Oled , bom para teres uma ideia um Oled que eu já vi de 15” da Sony custa € 5.000 , mas ficas de boca aberta com a qualidade .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  21. Avatar de Serva
    Serva

    @Tiago ,

    Desculpa mas esclarece-me lá sff se quando dás um exemplo de um jogo de futebol é melhor o 720p que o 1080p , estas-te a referir a emissões live , é porque em Portugal as operadoras só transmitem em 720p , gostava que me esclarecesses sff .

    Quanto aos conteúdos é claro que ainda são escassos , mas se tentarmos ouvir o péssimo Inglês do Asiático constatamos que já existem alguns conteúdos na net e que mesmo formatos como Imax ou as nossas fotos ou filmes feitos em Alta definição terão um melhor aproveitamento , mas como é evidente isto é claramente uma demonstração tecnológica para um futuro muito próximo .

    Cumprimentos

    Serva

  22. Avatar de José
    José

    720p é melhor que 1080iiiiiiiiii e não ppppppppp

  23. Avatar de FDAD
    FDAD

    Querem ver um filme 2K/4K vejam este:

    http://www.sintel.org/download

  24. Avatar de oi
    oi

    em transmissão de tv de alta definição é verdade que 480i < 720i < 480p < 1080i < 720p < 1080p, mas para ver vídeos de B-Ray, com codificação de imagem a 1080p temos: 720p < 1080i, para monitores LCD ou plasma evidentemente.