Desactive o acesso ao Painel de Controlo do Windows 8

3 Comentários

Uma das tarefas mais comuns dos administradores de sistemas, na área dos parques informáticos, é bloquear o acesso a determinadas funcionalidades. Tal acção é necessária para que os utilizadores não andem constantemente a alterar as definições do sistema (e. mudar wallpaper, mudar horas, layout teclado, resolução, etc, etc), que normalmente estão centralizadas no painel de controlo.

Para limitar o acesso a determinadas funcionalidades, o Windows dispõe de um mecanismo que permite definir políticas ao nível a máquina e do utilizador. Vamos então aprender como bloquear o acesso ao Painel de Controlo através do Editor de Políticas de Grupo Local.

win8_painel_02

Há uns meses atrás, apresentamos aqui como desactivar o Lock Screen do Windows 8 através do Editor de Políticas de Grupo Local – Group Policy Editor – GPE. O editor de políticas é extremamente poderoso, uma vez que permite definir políticas para o acesso a determinadas funcionalidades nativas do nosso Windows. Assim, é importante que o utilizador tenha alguma experiência e cuidado na criação/aplicação das mesmas.…daí a Microsoft o manter mais ou menos escondido.

Como desactivar o acesso ao Painel de Controle do Windows 8

Para desactivar o acesso ao Painel de Controle, devem começar por carregar nas teclas Win + R e abrir o Editor de Políticas de Grupo Local através do comando gpedit.msc

gpedit_01

Já dentro do GPE, selecionamos do lado direito User Configuration > Administrative Templates > Control Panel e do lado damos duplo clique na opção Prohibit access to Control Panel and PC Settings

gpedit_02

Dentro da interface de configuração dessa política, basta selecionar Enable. Como podem ler, a activação desta política desactiva o acesso às configurações através do Start Screen e do Explorer, assim como as configurações disponíveis via Painel de Controle.

gpedit_03

Para forçar a aplicação de tal política, podem também sempre recorrer ao comando (via Win + X > Run)

gpupdate /force

Depois de aplicada tal política, sempre que o utilizador tente aceder a menus de configurações/Painel de Controlo será alertado com a seguinte mensagem:

gpedit_04

Este é um pequeno truque que pode dar um certo jeito na restrição a algumas funcionalidades da máquina. Imaginem por exemplo, que não têm contas criadas e  partilham a mesma máquina com o vosso irmão mais novo e nao querem que ele ande a “inventar “ nas configurações do sistema? Esta é uma das soluções.

Conhecem outras configurações interessantes que possam ser realizadas via GPE?

Partilhar:
Tags:

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joelson0007
    joelson0007

    Se não estiver rodando em uma conta limitada isso é inútil.

  2. Avatar de Nuno S.
    Nuno S.

    A maioria dos utilizadores nem consegue encontrar o painel de controlo no Windows 8 😀

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para XP e Vista (e no 7 em modo de compatibilidade), havia o Windows Steady State.
    Existe algo similar para o 7 e 8?