Comentários – How to

61 Comentários

Uma das maiores satisfações após publicar um artigo no Pplware é ver a reacção dos leitores ao que escrevemos. É sempre muito gratificante quando após 10 minutos de publicação vamos ver e temos mais de 10 comentários.

No dia do nosso segundo aniversário já escrevi um artigo que versava entre outros este assunto, e por isso não vou mais uma vez chamar-vos à atenção para a necessidade de colocarem comentários, mas vou agradecer-vos pela fantástica adesão que temos tido. Penso que estamos a fazer o nosso trabalho bem e vocês estão também a fazer correctamente o vosso.

 



Temos no entanto recebido algumas solicitações sobre a maneira de utilizar as “tags” disponibilizadas. Foi-me então “encomendado” pelo Victor que fizesse este artigo.

Não pretendo ensinar-vos a colocar comentários, deixo isso ao critério e ao bom senso de cada um de vós, mas sim ensinar-vos como melhorarem visualmente os vossos comentários, usando para isso os botões que estão antes da caixa de texto onde escrevem.

A linguagem utilizada e que será mostrada na caixa de comentários é o HTML, que a maior parte de vocês conhece.

A imagem abaixo mostra os campos disponíveis para publicarem comentários:

comments_total.JPG

[Por favor não tentem colocar comentários nesta caixa]

Vou de seguida explicar-vos as funcionalidade de cada botão .

01 – Mostrar/esconder

 

b1.JPG

Com este botão vocês podem esconder ou mostrar todos os botões disponíveis. No entanto a caixa de texto e o botão de submissão do comentário nunca desaparecerão.

02 – Fechar TAGS

 

b2.JPG

Este botão permite-vos fechar todas as tags abertas. Para quem não conhece o html, por norma, quando abrimos uma tag temos de a fechar. E é isto que é feito por este botão. Para todas as tags abertas ele vai fechá-las. Tenham cuidado ao usar este botão pois todas as tags que estiverem ainda abertas vão ser fechadas após o final.

03 – Dicionário

b3.JPG

Esta opção é de todas a menos funcional, pois é um dicionário. Mas infelizmente e porque o plugin foi desenvolvido por alguém não português ele aponta para um dicionário em inglês [http://www.answers.com]. Tem dois modos de funcionamento. Ou seleccionam a palavra que querem consultar e carregam no botão ou, sem seleccionar, carregam no botão e este ao ser invocado faz surgir uma caixa de texto onde é pedida a palavra. Ao carregarem no botão “OK” uma nova página é aberta com a referência à palavra que escreveram.

04 – Citar

b4.JPG

Através desta tag é possível tornar o texto diferenciado, puxando-o para a direita e dando-lhe outra cor [pré-definida]. É util quando se quer citar o que alguém escreveu antes. Exemplo:

Peopleware

<blockquote>Peopleware</blockquote>

05 – Link

b5.JPG

Para inserir um link num comentário devem utilizar esta tag. A sua utilização é simples e tem dois modos de funcionamento. Caso se seleccione uma porção de texto, ao ser carregado este botão é apenas pedido o endereço web e o link será o texto escolhido, sendo a tag fechada. Caso não se seleccione o texto aparecerá apenas a caixa a pedir o endereço e a tag não será fechada. Após ser publicado o comentários e ao ser carregado, o link é aberto na própria página. Exemplo:

Peopleware

<a href="www.pplware.com">Peopleware</a>

06 – Link Externo

b6.JPG

A função deste botão é em tudo idêntica à anterior sendo a única diferença o facto de o link ser aberto numa janela nova. Exemplo:

Peopleware

<a href="www.pplware.com" rel="external">Peopleware</a>

07 – Enfatizar

b7.JPG

Com o uso desta tag é possível tornar o vosso texto mais carregado, vulgo Bold (negrito). Para o usar numa secção específica de texto deve este ser seleccionado e a tag escolhida. Caso não se seleccione o texto, a tag é aberta e todo o texto seguinte estará neste formato, devendo no final ser fechada. Exemplo:
Peopleware

<strong>Peopleware</strong>

08 – Itálico

 

b8.JPG

Da mesma forma que a anterior, esta tag formata o texto seleccionado para itálico. Caso não se seleccione o texto, a tag é aberta e todo o texto seguinte estará neste formato, devendo no final ser fechada. Exemplo:

Peopleware

<em>Peopleware</em>

09 – Código

 

b9.JPG

Esta tag permite mostrar pedaços de texto como se fosse código máquina. Ou seja, sem formatação vinda do template. A titulo de exemplo podem ver os exemplos que tenho dado paras as outras tags.

Peopleware

<code>Peopleware</code>

10 – Riscar

b10.JPG

Por forma a riscar um pedaço de texto ou palavra deve-se utilizar esta tag. Mais uma vez caso o texto esteja seleccionado e o botão for carregado esse texto passa a estar riscado. Caso não exista texto subinhado é aberta a tag e apenas quando a mesma for fechada é terminada o “riscado”. Exemplo:

Peopleware

<strike>Peopleware</strike>

11 – Lista Ordenada

 

b11.JPG

Por forma a iniciar uma lista de elementos deve ser usada esta tag. Ela por si só não realiza nada de visível, mas em conjunto com a tag abaixo cria listas ordenadas. Esta tag é a que indica o tipo de lista, neste caso ordenada

12 – Elemento da Lista Ordenada

 

b12.JPG

Em complemento com a tag acima esta permite criar listas ordenadas. Esta tag é o indicador de elemento e deve ser introduzida uma por cada elemento que pretendamos criar. Exemplo (das duas tags):

  1. Peopleware
  2. Peopleware
<ol><li>Peopleware</li><li>Peopleware</li></ol>

13 – Publicar Comentário

 

b13.JPG

Bom, este ultimo está aqui apenas como uma gracinha, pois todos sabem de certeza para que serve esse botão. E caso não saibam deixo aqui um desafio. Escrevam o que acharem do artigo e carreguem-lhe a ver o que acontece!

Podem ainda, e esta não vou explicar, utilizar “smiles” nos comentários. Testem, experimentem e não tenham medo de estragar.

Agora que têm aqui explicada a função de cada um dos botões, quero começar a ver que utilizam os comentários ainda mais e com maior qualidade.

Notas:

A pedido de várias familias foi resolvido o problema da subscrição de comentários. Já possível “des-subscrever” os comentários de determinado artigo.

E foi também resolvido (achamos nós) o problema de compatiblidade entre o novo layout e o brower IE6. Para isso foi feito um upgrade ao theme e foi feita nova tradução do mesmo.

Peço que se detectarem algum problema nestes dois pontos (ou mesmo noutros) que nos comuniquem.

Muito obrigado.

Partilhar:
Tags:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de m4n_in_bl4ck

    Sempre a melhorar 😉

    Bom artigo.

  2. Avatar de JFF
    JFF

    Muito útil, para leigos, como é o meu caso!!!
    Para testar os conhecimentos teóricos, deixo uma sugestão (acho que vai dar barraca, mas aguentarei o “chumbo”…):

    “Esta tag permite mostrar pedaços de texto como de código se trata-se.”

    Tendo em conta a qualidade do blog acho que deveria haver mais cuidado com a Língua Portuguesa. Embora se perceba o teor dos artigos colocados, por vezes há alguns erros graves, que poderiam evitar-se…
    A minha crítica/sugestão deverá ser entendida como construtiva e visando a constante melhoria desta “nossa casa”!

  3. Avatar de Pedro Simões

    @JFF,

    Temias que desse barraca, pois aqui vai o chumbo!
    Obrigado pelo reparo. Fomos 3 a rever o texto e mesmo assim, como pudeste constatar, falha sempre alguma coisa.

    Mas reparei que usaste o B-Quote. Muito bem.

  4. Avatar de nuno
    nuno

    Pedro Simões…

    Estas muito fixe na foto…

    Agora a sério, continuem com o bom trabalho…

    Nuno

  5. Avatar de JFF
    JFF

    @ Pedro Simões:
    Chumbo injusto, porque a barraca que temia era, precisamente, na utilização do B-quote e não na crítica/sugestão…

  6. Avatar de aver
    aver

    Pois é, vocês com corrector ortográfico e nós sem nada 😉

  7. Avatar de Joao Lino
    Joao Lino

    Quero apenas dizer que se nós, publico alvo, vimos logo os vossos post é porque sao sem duvida muito bons.
    No meu caso tenho um RSS Reader e tenho subcrito o vosso site, para assim que receba um novo post ser logo notificado.
    Sou um grande adepto do vosso site e partilho do mesmo gosto que voces no que toca a bom software… e gratuito se possivel.

    Este RSS Reader que uso é freeware e um grande programa sem duvida. Deixo o link para os interessados. http://www.feedreader.com

  8. Avatar de Pedro Simões

    @JFF,

    Agora quem está a ser injusto és tu. Eu à confiança, porque admito que falho e porque estou “escaldado” mudo sempre o texto.
    E no entanto, se reparares abaixo eu dou-te os parabéns por usares o B-Quote:

    Mas reparei que usaste o B-Quote. Muito bem.

    Mas eu desculpo-te!

  9. Avatar de Pedro Simões

    @aver,

    O FFox tem corrector ortográfico. Podes usar, eu faço isso!
    É uma questão de usares um browser a sério (hihihi) 😉 – sem malícia!

  10. Avatar de ppinto
    ppinto

    Bom trabalho Simões…!!!
    Vamos la testar

    gaja

    STRONG

    e funciona

    QUal código
    1
    2
    bla bla bla

  11. Avatar de aver
    aver

    @Pedro Simões
    Uso o Maxthon Browser 1.5 (nunca me consegui habituar ao 2.0). Paciência …

  12. Avatar de peopleware

    De facto é de bom tom, de boa formação escrever bem, desde já as nossas desculpas pelo facto de escrevermos posts onde quer que estejamos, desde que seja bons nós escrevemos. Mas fica o reparo do JFF, desde já o nosso agradecimento.

  13. Avatar de 3r1cH8ChUcK
    3r1cH8ChUcK

    meus caros
    leio esse blog de noticias todo santo dia
    gostaria que vcs fizessem uma materia sobre como detonar proxys de rede
    trampo muito
    minha unica diversão aqui é vcs
    hehehe
    Na minha opnião vcs são os portugas mais FODAS do mundo
    sou realmente fã de vcs
    Estão de parabens
    from Brazil

  14. Avatar de AAguiar
    AAguiar

    Um pouco off-tópicmas mesmo assimuma critica ao visualdo excelente ,acho que o fundo branco das mensagens é agressivo,sugiro que mudem para uma cor de baixa nuance para não ferir os olhos ao ler…Não é que resulta mesmo…

  15. Avatar de dc
    dc

    Excelente!
    Eu pessoalmente conheço essas Tags todas e muitas mais porque tenho formação de HTML, mas vai dar jeito a muita gente, e pode ser que comentem mais.

    Mas deixo uma pergunta no ar, não é que use muitos emoticons, mas era sempre engraçado saber, quais os emoticons que estão disponíveis no Pplware…

    TESTE
    Isto é um pequeno teste de emoticons, não considerem SPAM

    😛 – 🙂 – :@ – :S – :X – :B – 8) – etc

    :P - :) - :@ - :S - :X - :B - 8) - etc

    CUMPS

  16. Avatar de aver
    aver

    Desculpem lá, é só para ver se funciona
    a mesma gaja

  17. Avatar de Nuno

    Pedro Simões da rádio??

  18. Avatar de Madeira

    Sempre a inovar e a ensinar…
    Continuação do bom trabalho?

    Já agora, quando é que sai o livro/revista? lol

  19. Avatar de Madeira

    Sempre a inovar e a ensinar…
    Continuação do bom trabalho.

    Já agora, quando é que sai o livro/revista? lol

  20. Avatar de Evil Mota
    Evil Mota

    Obrigado mais uma vês, pelos vossos tutoriais, simples mas que simplesmente tiram muita dúvida!

  21. Avatar de Roberto
    Roberto

    Só temos a agradecer pelo seu ótimo trabalho!

    Abraços

    Roberto (Curitiba/Brasil)

  22. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Engraçado, agora não estou a ver as tags, só me aparece o campo do nome, email e website. Estão a fazer algum teste?

  23. Avatar de Pinote
    Pinote

    O grande trabalho pplware é reflectido nos comentários, se têm muitos é porque estamos a gostar do grande trabalho 😛

    Abraços

  24. Avatar de Nelson
    Nelson

    Antes de mais PARABÉNS! pelo excelente trabalho. Se fosse melhor, estragava-se.

    JFF disse:

    Esta tag permite mostrar pedaços de texto como de código se trata-se.

    Tendo em conta a qualidade do blog acho que deveria haver mais cuidado com a Língua Portuguesa. Embora se perceba o teor dos artigos colocados, por vezes há alguns erros graves, que poderiam evitar-se…

    Pois bem: “tratasse” e não trata-se
    Repare que escrevi: Se fosse melhor, e estragava-se ele estravaga-se, e não estragasse.

    E por falar em Língua Portuguesa, anda para aé um Nelson que escreve “aki” “komo” etc.
    Quando aparecer um Nelson ke escreva assim, não fui eu!

  25. Avatar de Nuno

    Author: 3r1cH8ChUcK
    Comment:
    meus caros
    leio esse blog de noticias todo santo dia
    gostaria que vcs fizessem uma materia sobre como detonar proxys de rede
    trampo muito
    minha unica diversão aqui é vcs
    hehehe
    Na minha opnião vcs são os portugas mais FODAS do mundo
    sou realmente fã de vcs
    Estão de parabens
    from Brazil

    See all comments on this post he

    eu recebi este coment, mas ja não o vejo po cá e ainda ele é o verdadeiro assassino da língua de Camões 🙂 lol “ele expressa-se muito bem lol”

  26. Avatar de Nuno

    eu também me exprimi muito bem 😉

  27. Avatar de Pedro Simões

    @Nuno,

    Pedro Simões da rádio??

    Não!! Nem da rádio e nem do Estrela da Amadora.
    Este Pedro Simões é do Pplware, com a devida permissão do Vítor

    @Anibal Ferreira
    Não consegues ver nem o botão do Mostrar/esconder (>>)?? Se vires carrega ai que as tags aparecem!

    Aos restantes,
    Obrigado pelos comentários positivos. Estive agora a resolver um problema grave no Pplware e por isso apenas agora pude responder!

  28. Avatar de Pedro Simões

    @Nuno,

    O 3r1cH8ChUcK ao usar aquela palavra (que não deixa de ter o seu significado perjurativo) quis elogiar o nosso trabalho!

    E o comentário está cá! A censura acabou fez anos à uns dias atrás. Fui eu que o aprovei.

  29. Avatar de Francisco
    Francisco

    A grande verdade é a seguinte: Não importa a cor, se a ortografia está incorreta, se tem bug para abrir, bla bla bla! O que interessa é que Pplware tem Alma! Vocês são totalmente demais! Parabéns! Continuem, não importa como, simplesmente continuem a fezer o que existe de melhor na Internet. Novo Hambrugo-RS Brasil.

  30. Avatar de Nuno

    Pedro Simões da Mega Fm! eu sei que és 🙂 não vale a pena já descobri

  31. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Pedro Simões
    Ontem não via os botões de esconder/mostrar, hoje já vejo mas como não estou em casa não sei se o problema foi do meu pc (andei a fazer uns testes nele e posso ter alterado alguma coisa)

  32. Avatar de Miguel Jeri
    Miguel Jeri

    5 Estrelas!

  33. Avatar de Pedro Simões

    @Nuno,

    Não sou mesmo o da MegaFM. Pergunta ao Vítor, ao Pinto ou ao Balari.

    @Anibal Ferreira,

    É bom saber de mais um problema resolvido.

  34. Avatar de Pedro Simões

    @Nuno,

    Só mais uma achega!! Eu nem oiço a Mega FM.
    Sou ouvinte da Radar!! E já agora oiçam e vejam se gostam.

  35. Avatar de Carlos

    Chama-se a isso uma simbiose Obrigado também ao Pplware a todos os comentadores e leitores Para nós esta já grande Comunidade .Um Enorme

    Bem Haja
    Carlos

  36. Avatar de Pedrobomba
    Pedrobomba

    Bom trabalho pessoal, bom para leigos e experts.
    Bem Hajam!

  37. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Muito obrigado ao Pplware e aos seus colaboradores por este excelente ponto de encontro.

    1 abraço.

    Jorge salvador.

  38. Avatar de UKN
    UKN

    Bah … se pagassem ao pessoal para comentar … isso é que era … assim não sei …

  39. Avatar de aver
    aver

    Desculpem lá, são só experiências com links
    Pplware
    Google’s Master Plan

  40. Avatar de aver
    aver

    Descobri:
    Não estava a por http:// na raiz do link (sorry 🙂 )

  41. Avatar de aver
    aver

    Dica: Cada comentário tb tem URL (vê-se com as propriedades) que pode ser lincado. Bonito serviço. As discussões vão passar a ser : Tu disseste no ano passado (link ). Não tu é que dissete na semana passada (link). Isto junto com o 04 – Citar vai tornar os comentários e os contra-comentários intragáveis.
    .

  42. Avatar de kendimen

    Hmmm… parece que não consigo que o Ext Link funcione!!! 😐

  43. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @UKN
    Concordo contigo 😀 ou então participação nos lucros, assim ficaremos todos ricos em 2 ou 3 anos 😀

  44. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @UKN e Anibal Ferreira,

    E que tal uma participaçãozinha nas chatices que é estar até às 05 da manhã a resolver problemas no site (tal como na madrugada de sábado) ou a meter novos layouts ou a traduzir o theme para que tenham tudo em PT?

    E que tal andar a vasculhar meia internet para ter aqui noticias fresquinhas e interessantes?

    Mas como quem corre por gosto não cansa podemos discutir umas parcerias porreiras. Que tal nós alimentarmos e cuidarmos do Pplware e vocês lerem e comentarem?

    Acho que é um bom negócio! Vamos tentar?

    Espero que sim!

  45. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @Pedro Simões
    Olha que eu estava a brincar pá! Para além disso porque é que eu iria andar a vasculhar a internet se tenho quem faça isso por mim 😀
    Negócio feito.

  46. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @Anibal Ferreira,

    Estavas tu a brincar e eu também estava!! Mas nada do que disse foi mentira!!

    São muitas horas “perdidas” (mas ganhas em satisfação depois) aqui no Peoplware. Mas tal como disse, quem corre por gosto não cansa e se depender de nós vamos continuar trabalho (bom espero!!).

    Então temos negócio!

  47. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    @ Pedro Simões
    Ok temos negócio, mas quando o Google comprar isto por 100 milhões, regateiem mais 1 para pagar uma jantarada ao pessoal 😀
    Até lá, continuação de bom trabalho.

  48. Avatar de UKN
    UKN

    @Pedro Simões

    Olha que eu não estava a brincar. É que entre estar distraido a ver pornocoisagrafia e ter de vir aqui a comentar, tem que se lhe diga …

    Por esta altura é claro que já se deve ter percebido que estava no gozo 😉

    Assim que me fôr possivel contribuir de maneira mais activa meto-me nisso. Por estes dias mal tenho tempo pra comentar aqui e ali como deve ser, ou então deixar uma palhaçada num canto qualquer 😉 E já aqui “perco” muito tempo … isto torna-se um Bicio …

  49. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @Anibal Ferreira,

    No dia que o Google comprar o Peoplware e se o Vítor libertar alguma verba (não se esqueçam que isto ainda é dele!!) podem vir todos jantar cá a casa!! Ordenadamente, com juizinho e sem sujarem o chão em demasia. Até porque nessa altura temos de começar a pensar noutro projecto desta dimensão pois não sabemos estar parados!!

    @UKN

    Parece que nos descobriste a “careca”. Temos metido mensagens subliminares nos artigos para vos viciar. Agora temos muita pena (até nem temos) mas têm de vir buscar a dose diária da vossa droga de eleição!!

  50. Avatar de aver
    aver

    Só para ver se o smile 👿 funciona.