Windows XP – Mudar o Alt+Tab

11 Comentários

Venho hoje admitir que por vezes sou ansioso demais em testar novas aplicações para substituir coisas básicas que o Windows traz de raiz. E por vezes para ficar com mais uma coisa qualquer que me lembrei que era “giro” ter acabo por ficar preso a uma aplicação que passado 2 meses nem eu me lembro bem para o que era mesmo que servia.

Assim, resolvi trazer-vos uma dica que cai bem em qualquer Windows XP. Sim, porque apesar do seu irmão mais novo (não o 7 mas sim o Vista) andar nas bocas do mundo o XP ainda vai dando cartas.

E essa dica não é mais do que permitir aumentar a dimensão do Alt+Tab. Sim, esse item esquecido e sempre usado.

Por omissão a dimensão deste aplicativo é de  7 colunas por 3 linhas. Caso tenham mais de 21 janelas abertas vão ter de navegar com o Alt+Tab até chegar à vista da desejada.

Com esta dica passam a poder dimensionar para o valor desejado. Qual a utilidade? Não sei, digam-me vocês. Da minha parte permite-me ter à vista as dezenas de janelas que uso diariamente.

E como alterar esses valores? É simples, basta efectuar algumas alterações no registry.

Escusado será lembrar-vos que fazem essas alterações por vossa conta e risco e se não estiverem confiantes do que estão a fazer não devem sequer tentar pois podem estar a despedir-se do vosso precioso Windows XP e a caminha a passos largos para uma reinstalação fresquinha! Foram avisados!

Depois dos avisos eis que chega o “como fazer a coisa”.

E é muito simples:

Mais uma vez e com o rato acedem à famosa  barra de tarefas e clicam no botão “Iniciar“, aí escolhem “Executar“. Na caixinha do costume que se abrirá diante dos vossos olhos escrevem o comando “regedit” (conhecido em meios mais alternativos como o editor de registo).

Abriu-se diante dos vossos olhos o editor de registo?

Eis que é altura de procurarem pela chave:

HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop

Clicam nessa  chave e entre outras muitas entradas devem achar as seguintes (que até estão por ordem sequencial pois partilham grande parte do nome):

  • CoolSwitch

    Esta activa o tabbing. 0 desactiva e 1 activa. Por omissão é o valor 1.

  • CoolSwitchColumns

    Esta define o número de colunas a apresentar. Por omissão está definido o valor 7.

  • CoolSwitchRows

    E esta define o número de linhas a serem mostradas. Por omissão este tem o valor 3.

Alterem portanto para os valores que acharem mais adequados para a vossa utilização e fechem a janela do editor de registo.

Falta-vos apenas voltar a carregar os valores do registo e para isso têm duas hipóteses:ou fazem o reboot da praxe ou fazem logout e login e eis que a coisa se deu!

Como podem ver apesar de estar de saída da linha da frente dos sistemas operativos (se bem que apenas daqui a muitos anos, na minha opinião!) ainda se vão descobrindo boas dicas de como personalizar o seu XP. E lembrem-se. Antes de irem  procurar fora vejam o que podem ter dentro de casa! E estou a falar computadoristicamente!

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kyzo
    Kyzo

    A microsoft tem o Alt-tab replacement na sua suíte de powertoys.

    http://www.microsoft.com/windowsxp/Downloads/powertoys/Xppowertoys.mspx

  2. Avatar de Hugo "Tbb" Cabral
    Hugo “Tbb” Cabral

    “computadoristicamente” aquela expressao que cai sempre bem num topico lol 😀

  3. Avatar de mjmft
    mjmft

    Boas
    Sem ser desmancha prazeres e para quem não quiser mexer no “regedit” no site Microsoft PowerToys for Windows XP tem lá montes de ferramentas do género para quem quiser brincar com o XP.

  4. Avatar de Vítor M.

    mjmft tens razão, mas qual é o prazer de comer papa? Mastigar é outra coisa 😉

    De facto, como refere o mjmft, a Microsoft disponibilizou há uns anos um powertoy capaz de alterar automaticamente esta opção do Alt+Tab, caso sinta dificuldades ou insegurança a mexer no regedit, use essa aplicação, apontada pelo Kyzo.

    Obrigado mjmft e Kyzo 🙂

  5. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    O alt tab do power toys é uma boa ……………

    A sério duplica instâncias, não tem sentido, tive de desistir no trabalho (porque em casa de vez em quando mudo o compiz que muda isto :D)

  6. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Caro Pedro,

    O TaskSwitchXP (em http://www.ntwind.com/software/taskswitchxp.html) é uma boa alternativa. E é gratuito.

  7. Avatar de Maquiti
    Maquiti

    Quando passamos pelo registo, quando fazemos a coisa sem nenhum tool’s (ferramenta) a coisa é mais interessante.

    Força Pedro

  8. Avatar de Morbus

    Um programazito que substituisse o alt+tab é que era giro…

  9. Avatar de UKN
    UKN

    Ou então usam-se desktops virtuais … Também dão muito jeito.