Internet na maioria dos lares nacionais

13 Comentários

Os dados mais recentes do estudo Bareme Internet, que a Marktest editou recentemente, mostram que, no Continente, a maior parte dos lares já tem acesso à Internet através de computador.


O relatório anual de 2008 do Bareme Internet, o estudo de base do Netpanel, que a Marktest acabou de lançar, mostra que a Internet acedida através de computador já está presente em mais de metade dos lares do Continente. O estudo contabiliza 1 799 mil lares onde existe acesso a partir de computador(es), um número que representa 51.3% do universo de lares em estudo.

Uma análise evolutiva mostra que a penetração de Internet aumentou mais de 21 vezes desde 1997, passando de 2.4% nesse ano para os 51.3% agora observados.

Os valores de 2008 mostram uma taxa de crescimento muito significativa, de 15% face ao ano anterior, o que corresponde ao valor mais elevado desde 2002, quando a penetração de Internet cresceu 17.7% face a 2001.

internet2

Na análise deste indicador, à excepção da região, todas as outras variáveis de caracterização são discriminantes, pois revelam acentuadas diferenças de comportamento entre os lares.

A penetração de Internet é mais elevada junto das famílias de classe alta (94.2%), dos lares da Grande Lisboa (58.0%), dos que têm mais de duas pessoas (71.1%) e dos que têm uma média etária até 30 anos (77.1%).

Pelo contrário, os valores são significativamente mais baixos juntos dos lares da classe baixa (14.1% têm acesso à Internet), dos lares do Interior Norte (37.2%), dos que têm até duas pessoas (28.2%) e daqueles cuja média etária excede os 59 anos (8.3%).

internet1

A análise realizada teve como base os resultados de 2008 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Porreiro pá…

    (e isto significa mais que o que possa parecer…)

  2. Avatar de PR

    Os computadores a 150 euros é isso que dá…

    http://takea-break.blogspot.com

  3. Avatar de fuerza

    Só é pena que se tenha de pagar 17 euros de net para quem não têm escalão no e-escolas. Assim dá para para aproveitar, pelo menos para mim…

    http://tuggaming.weblusa.org/index.php

  4. Avatar de rookie
    rookie

    só uma pergunta, este estudo engloba a internet movel e fixa ou só a fixa?

  5. Avatar de Nastase

    São números animadores que nos colocam muito bem cotados em comparação com outros países.

    Pena mesmo é que no nosso país ainda se preste serviços de acesso à internet arcaicos onde a noção de “tráfego limitado” e velocidades de acesso inconstantes (só para mencionar estes dois e para não falar do abuso nas tarifas) é ainda uma dura e cruel realidade.

    ——————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  6. Avatar de Canelas
    Canelas

    @Nastase
    Concordo. O tráfego ilimitado devia ser obrigatório e definitivo para velocidades superiores a 12mB. Eu, por exemplo tenho clix 24 mb e até ao momento o melhor que consegui ter foi 14,4 mb.

  7. Avatar de aver
    aver

    “Dos lares da classe baixa 14,1% têm acesso à Internet”. Falta saber qual é a parte da população que é “classe baixa” – de certeza que é muito maior que a “classe alta”.

    Considerando todas as “classes”, metade tem internet e a outra metade não tem.

    Não havia por aí alguém que dizia que todas as crianças tinham computador e internet e que o e-escola e e-escolinha eram só um desperdício ?

  8. Avatar de DeeSeven

    São as velocidades, o tráfego limitado e as zonas que são esquecidas adsl quase esquecidas como a minha. A minha internet tem que estar limitada a 1mb de velocidade senão está constantemente a desligar, o que lamento é só se preocuparem com os grandes centros. Enfim… cá se vai aguentando…
    ________________________________
    D7
    http://wavesmov.co.cc

  9. Avatar de Domingos Martins
    Domingos Martins

    Pois , a penetração da Internet aumenta nos grandes centros…. mas isso tambem acontece porque não têm atenção aos meios rurais! Eu na minha aldeia a 8 km da capital de distrito ( Bragança) , sensivelmente á mesma distãncia da central (dados da PT) a minha velocidade de acesso é de 256/128 !!!! Isto em 2008! Tenho mais pessoas na minha aldeia que também querem Internet, nem sequer lhe activam o serviço! []

  10. Avatar de Paulo Ribeiro

    toca a instruir a malta k é o que faz falta 😀
    a net acaba por abrir os olhos a mta gente, que o diga o meu avô que agora lhe ta a apanhar o gosto e não quer outra coisa

  11. Avatar de arkan
    arkan

    Para o vitor,

    ja q vc ta mais perto que eu, vc nao quer ir nao ? e tirar umas fotos para gente ?

    http://www.microsoft.com/whdc/winhec/

    🙂

    e nao me venha falar q vc não podera ir pq me disseram que vc tem um cofrinho de euro$

  12. Avatar de Vítor M.

    arkan quem me dera 😉
    Não me importava nada de estar em Los Angeles presente na WinHEC.

    Agora não entendi essa parte, “e nao me venha falar q vc não podera ir pq me disseram que vc tem um cofrinho de euro$”

    Meu caro, a vida, pelo menos a minha não está para esses gastos, o que tenho é justo para o dia-a-dia, pagar o empréstimo com as actuais taxas Euribor, pagar gasóleo ao preço do petróleo no mundo, a electricidade, água, condomínios, comunicações, escola, vestuário, alimentação e tudo o mais que a nossa vida exige, não permite certamente “cofrinhos de euro$”.

    Quem te disse, falou de um outro Vítor qualquer que não eu.

    Aliás, é perguntar a qualquer jovem português como estão as contas do dia-a-dia que eles informam.

    Mas, nesse infelizmente não vou estar, agora sexta-feira pretendo, sim senhor, estar aqui.