Windows Live Messenger – Erro 0x8ac70013

27 Comentários

O Messenger é, para mim, uma excelente ferramenta de trabalho que me permite estabelecer contactos com os meus amigos e colegas de trabalho, partilhar informação, realizar vídeo conferência, etc. Actualmente possui a versão 2009 (Build 14.0.8117.416) e, de há uns dias para cá, vinha sendo assombrado pelo seguinte erro: Messenger is not available right now. Please try again later. Error (0x8ac70013) ou em PT (Messenger não está disponível agora. Tente novamente mais tarde). Este erro impossibilitava-me de efectuar chamadas de áudio, e usar a webcam para vídeo conferência..

Como resolver este problema?

msn_000

Quando este tipo de problemas acontecem, muita das vezes começamos a entrar em “loop”, em busca de soluções que rapidamente nos resolvam o nosso problema. Foi nesse sentido que decidi criar um artigo sobre esta matéria que certamente irá ajudar milhares de utilizadores que usam o MSN e que, possivelmente, também têm este problema.

Basicamente pelas soluções que analisei, este problema deve-se a duas situações:

  • Têm instalado na sua máquina o VMWare ou VirtualBox instalado no PC
  • O utilizador usa como Anti-vírus o Mcafee

Vamos então apresentar a solução para estes 2 cenários:

Cenário 1 – VMWare ou VirtualBox instalados

Neste caso, o problema encontra-se relacionado com as interfaces (placas de rede) virtuais criadas ou pelo VMWAre, ou VirtualBox. A maneira mais fácil e rápida de resolver esse problema, é desactivando as mesmas. Para isso devem seguir os seguintes passos:

  1. Ir a Start Menu e escrever ncpa.cpl (ou ir às placas de rede do sistema)
  2. Aí vamos encontrar as interfaces virtuais“VMware Network Adapter VMnet1” e “VMware Network Adapter VMnet8“ para quem tiver o VMWARE, e “VirtualBox Host-Only Network“ para quem tiver o VirtualBox. No meu caso tenho os dois instalados, então desactivei as 3 placas

msn_01

3. Para finalizar, saímos do MSN e voltamos a entrar. Depois disto, as ligações audio e vídeo devem agora funcionar correctamente

Para quem usa o Anti-Vírus Mcafee

1 – Ir até ao directório SiteAdvisor

  • No Windows XP/2000/Vista (32-bit)/Win7 (32-bit): C:\Program Files\McAfee\SiteAdvisor
  • No Vista (64-bit)/Win7 (64-bit): C:\Program Files (x86)\McAfee\SiteAdvisor

2 – Abrir num editor de texto (ex. notepad ou notepad++) o ficheiro sasets.ini

3 – Localizar a secção [msnmsgr.exe]

4 – Alterar o parâmetro Enabled=1 to Enabled=0

msn_00

5 – Guardar e ficheiro

6 – Reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.

Considerações finais

Estas soluções costumam valer “ouro” para quem tem problemas deste tipo. Esperamos que estas dicas sejam úteis, assim como foram para mim. Se tiver este problema e, mesmo assim, não conseguiu resolver, deixe uma mensagem que nós, e os restantes visitantes, tentamos certamente ajudar. Good Luck!

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    E para quem usa o essencials?

    é que tenho o mesmo erro

    1. Avatar de Elson

      Eu também uso essencials e tenho o mesmo erro.

  2. Avatar de Fabio
    Fabio

    Nao tenho o mcafee nem o vmware. So uso o virtual pc do win7 e o mesmo ou algo parecido funciona. Nunca mais consegui ligar só a minha camera, comigo so funciona a videochamada e com algumas pessoas bloqueia logo. Alguem sabe como resolver? Mesmo com uma formataçao, instalaçao dos drivers, instalar logo o msn, deixa de dar no windows 7, e ja funcionou antes..

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      So para acrescentar, a minnha camera é uma Logitech Pro 9000.

    2. Avatar de CatarinaQ
      CatarinaQ

      Partilho do mesmo problema …
      Se souberes como resolver, por favor avisa..

      1. Avatar de fabio
        fabio

        Olá, so agora resolvi o problema. O problema em principio prende-se as novas versoes do windows live messenger. Instalei a 14.0.8089.726 e deu bem. Fiz aqui o upload da mesma

        http://rapidshare.com/files/419831001/wlsetup-all.zip.html

    3. Avatar de DAFNE SILVA
      DAFNE SILVA

      ESTOU COM COM MESMO PROBLEMA?TENOH OAVAST?O QUE DEVO FAZER??QUERO AJUDA_
      OBRIGADA

  3. Avatar de So7t
    So7t

    Esse é um problema muito conhecido do MCAfee!! Ha uns anos passei pelas “brasas” tambem com esse problema , fiz pesquisas exaustivas pela net sobre o assunto ate que algue descobriu a “cura”… Ao que ouvi o AVG tambem tem problemas …

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Ninguem usa McAfee nem AVG, só que gostarem da companhia de virus.

      E o McAfee não é só a companhia de virus, mas da cabo do windows em si.

      1. Avatar de Toni Almeida

        Tive de fazer um esforço tão grande para conseguir perceber o teu comentário.

        Quanto ao comentário, poço-te dizer que uso McAfee à muitos anos, 5 sensivelmente, só tive problemas uma vez, e foi culpa minha.

  4. Avatar de Nuno Peralta

    Só um pequeno pormenor: “MSN Live Messenger” não existe. Existem o “MSN Messenger” e o “Windows Live Messenger”. 🙂

  5. Avatar de Festivaleiro
    Festivaleiro

    Penso que quase toda gente já sabia como resolver este problema!

    Sabem explicar o porquê das placas virtuais de rede wmware/virtual box interferirem com o MSN ?

  6. Avatar de cool-man
    cool-man

    Por acaso o meu WLM está sempre a bloquear dentro do virtualbox. Isso acontece a mais alguém?

  7. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Eu não tenho nem VM nem Mcafee e também já me aconteceu… Depois de reiniciar o msn algumas vezes lá consigo fazer a chamada, mas de vez em quando isto acontece…

  8. Avatar de Luis Serrano
    Luis Serrano

    Boas, para quem tem este problema, tem a ver com a build do msn que sacaram, porque em vez de fazer videotransferencia, só ligar mesmo a web, têm de fazer o download de uma build antiga, eu tambem tive o mesmo problema e descobri um site de brazucas em que tinham la o link de uma build do msn antiga, e que depois nao te obrigava a actualizar para a mais recente, acho que era a “offline” .
    Cumps

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      Entao podes dizer correctamente a versao dessa build ?

  9. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Alguém já teve o problema no Windows 7 X64 dos freezes “marados” que o Messenger dava?!
    Eu passava-me com aquilo, ia-me bem 1 minuto, começava a falar muito E PIMBA lá ele travava… Mas há uns meses descobri a solução (depois procuro novamente) e lá fiquei feliz da vida 😀

    1. Avatar de Fra
      Fra

      Podias indicar qual é a solução que encontraste para os freezes do WLM?
      O meu ainda me freeza várias vezes e já me fartei de procurar soluções!

      1. Avatar de fabio
        fabio

        Tens o chrome instalado?

        1. Avatar de Fra
          Fra

          Sim…
          É disso!?!

          1. Avatar de fabio
            fabio

            Experimenta isto a ver se resolve, no Internet Explorer, vai a Opções de Internet, connection, depois em Definiçoes de Rede, e tira o visto no Detectar automaticamente definiçoes, reinicia o pc, e verifica se continua igual ou nao.

  10. Avatar de Marcos Castro

    Muito bom cara !!!
    No meu caso funcionou usando a ideia daVMware que eu tenho instalado.

    Valeu mesmo “brigadão” !!!

  11. Avatar de gabriel cruz
    gabriel cruz

    Para resolver o problema, no meu caso bastou clicar como botao direito em cima do icone do msn. E ir em propriedades e depois em compatibilidade e desmarcar EXECUTAR EM MODO DE COMPATIBILIDADE

  12. Avatar de Thiago

    Valeu garoto! Resolveu meu problema!

    No meu caso é porque tenho o VmWare instalado!

    Abraços!

  13. Avatar de Carlos André
    Carlos André

    Meu antivírus é o AVG Internet Security e ocorre o mesmo problema, não consigo realizar chamadas com vídeo. No Skype funciona normal, somente no MSN não dá certo.

    O que faço agora?

  14. Avatar de Felipe Lovison
    Felipe Lovison

    Eu tenho msn 2011, tentei fazer os 2 passos e não consegui arrumar, queria muito arrumar isso… poderia me mandar um email me ajudando. O erro continua o mesmo. Erro: (0x8ac70013)
    Muito obrigado