Windows 10: Desligue o keylogger na Spring Creators Update

14 Comentários

As questões de privacidade e da proteção de dados dos utilizadores são antigas no Windows 10. Desde o seu lançamento que se sabe que a Microsoft recolhe informações e as usa para melhorar o sistema operativo.

A próxima grande atualização do Windows prepara-se para trazer mais uma novidade que vai controlar o registo e o envio para a Microsoft tudo o que escrevemos no Windows. Felizmente é simples desativar este keylogger.

Windows 10 keylogger

Não é recente a questão do registo de tudo o que é escrito ou desenhado no Windows 10. Os utilizadores sempre se mostraram contra esta recolha de dados, mas a Microsoft defendeu-se com a análise destes dados para a melhoria da utilização do teclado e a deteção do que estava a ser desenhado.

Não é a melhor das razões, mas a empresa concordou em dar aos utilizadores o controlo sobre o que enviam. Para isso, e com a Spring Creators Update, passa a ser possível desligar esta funcionalidade.

Desligue o keylogger na Spring Creators Update do Windows 10

Como seria esperado, esta novidade está dentro da zona de configurações do Window 10. Abram por isso as Definições do Windows 10, através do Menu Iniciar.

Windows 10 keylogger

Dentro das definições do Windows 10 devem procurar a opção Privacidade. Abram essa zona de definições e aproveitem para validar as opções existentes nessa área.

Há várias opções que podem considerar e desligar, para manter o Windows 10 mais anónimo e mais protegido contra a recolha de dados para a Microsoft.

Windows 10 keylogger

A área que procuram, para desligar o envio de dados de escrita para a Microsoft está dentro da opção Diagnóstico e comentários. É por isso necessário escolherem esta opção.

Depois, e para formalizarem esse desligar da recolha de dados, devem encontrar a opção Melhorar a tinta digital e o reconhecimento de escrita e desligá-la.

Windows 10 keylogger

De imediato os dados vão deixar de ser enviados para a Microsoft, mantendo tudo o que escrevem dentro da vossa máquina e aumentando a vossa privacidade.

Esta é uma opção que chegará dentro em breve, quando a Spring Creators Update for lançada. Ainda não se sabe ao certo a data, mas deverá estar a acontecer dentro de dias.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    Já alguém na MS foi previdente e fez a analise de risco considerando o efeito facebookiano…
    Vamos ver o que vai fazer a Cuscoid… Uma das maiores sugadoras de dados pessoais… Maio está aí ao virar da esquina…

    1. Avatar de censo
      censo

      Desculpa lá, mas de paranoias está o mundo cheio. Demasiado mesmo! Quem é que é dono dos danos ? Quem é que escolheu partilhá-los ? Foi o utilizador. Não culpes este ou aquele fabricante. O problema és tu como utilizador. Esta história faz lembrar aquela criancinha que brinca com uma faca, sabendo dos perigos da sua brincadeira, e que acaba ferida, culpando a faca. A privacidade é e será sempre uma medida do utilizador. Ninguém rouba nada. Ninguem furta nada. Apenas “brincam” com o que lhes damos.

      1. Avatar de censo
        censo

        “dados”…queria eu dizer !

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        entendo a tua opinião mas escreves, a meu ver, com demasiado ânimo leve como se fornecer dados implique, a priori, abdicar do direito à privacidade dos mesmos!

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Dia 1 de Abril 🙂

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      Nem precisa ser 1 de abril. Todos sabemos que o Windows é um keylogger/spyware/vírus.
      Tudo que vc faz é enviado para os servidores da Microsoft… Pior que isso o tio Google! Acha que o Facebook é pouco? kkkkkkkkkkk

      1. Avatar de cmariano
        cmariano

        DumDum, tens mesmo que arranjar uma vida sabes?

        Tira lá o chapelinho de alumínio da cabeça e deixa de viver de baixo de uma pedra.

        Vais ver que a vida cá fora é linda demais para ser desperdiçada com Hecatombes, Armagedons ou Apocalipses Zombies sugadores de Privacidade.

        1. Avatar de Amilcar Reis
          Amilcar Reis

          Não sei porque fechas o automóvel à chave… bastaria fechares o porta bagagens. Assim só teria acesso ao teu porta-bagagens quem quisesses. O interior do teu carro não tem nada de relevante, podia qualquer um lá passar…

        2. Avatar de Dandan
          Dandan

          Amilcar Reis já disse tudo, kkkkkkkkkkkkkk

      2. Avatar de Victor
        Victor

        Não tens bilhete de identidade pois não? Também não vês TV não vá estar algumas micro-câmeras escondidas por detrás do ecrã…Ups, isto não era para ser dito…

        O @censo diz e bem, eles só vêm/usam aquilo que lhes damos, por isso, menos paranóia se faz favor

        Ah e “Linuxers”, não venham com o mesmo argumento de sempre que já enjoa um bocadinho, aquele de “Ahh a privacidade não é problema, então dá aí a password do teu emaiL”

  3. Avatar de JMAbreu
    JMAbreu

    Desculpe a minha santa ignorância, mas será que todos os utilizadores tem a facilidade de lá chegar, para não facilitar os dados e saber como se proteger? Haja paciência para tudo isto.

  4. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Alguém sabe dizer que tema é que está a ser utilizado na imagens?

    1. Avatar de cmariano
      cmariano

      Não é nenhum tema em especial Alexande. É um novo UI integrado na RS4 chamado Fluent Design System.

  5. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    É isto o Privacy by default da Microsoft?