Finanças: Entrega da declaração de IRS começa hoje

46 Comentários

Apesar da funcionalidade de submissão da declaração de IRS estar disponível há já alguns dias no Portal das Finanças, o prazo oficial para entrega do IRS começou apenas hoje e estende-se até dia 31 de maio.

Este ano, como temos vindo a revelar, há algumas novidades que facilitam todo o processo.


Sabia que se for abrangido pelo IRS automático nem precisa de fazer nada? É verdade! Os contribuintes que possam usufruir do IRS automático têm a sua declaração submetida automaticamente no final do prazo de entrega que é a 31 de maio.

Os contribuintes abrangidos pelo IRS Automático e que durante o respetivo prazo de entrega não confirmem a declaração automática de IRS nem entreguem a declaração nos termos gerais verão, no final desse prazo, a declaração automática provisória tornar-se definitiva e ser considerada como a declaração entregue para todos os efeitos legais. Isto significa que estes contribuintes não estão obrigados a efetuar quaisquer procedimentos, seja de confirmação da declaração automática, seja de entrega da declaração nos termos gerais.

Ministério das Finanças

No entanto, quanto mais rápido submeterem a declaração mais rápido recebem o reembolso (quem tiver direito).

De relembrar que o Ministério das Finanças procederá ao pagamento do reembolso do IRS em menos de 12 dias para os contribuintes que optarem pelo IRS automático. No caso dos contribuintes que preencham a declaração, o tempo de espera do reembolso sobe para os 23 dias.

Segundo indicações do próprio Governo, este ano estima-se que três milhões os agregados possam beneficiar do IRS automático.


IRS 2017: Como obter o reembolso em menos de 12 dias

Adeus JAVA

Outra das novidades no Portal das Finanças é a nova interface, totalmente renovada mas muito mais intuitiva, que agora não necessita do “problemático” JAVA.

Depois de vários anos a causar problemas aos contribuintes, a applet Java que era usada para realizar a entrega do IRS foi finalmente abandonada. Isto significa que os problemas de incompatibilidade com vários browser acabaram – saber mais aqui.

Filhos no IRS

No caso dos filhos, a questão que se coloca é se estes também fazem parte do IRS. A resposta é obviamente sim, até porque é obrigatório declarar o número de dependentes. Como cidadãos, até porque têm um cartão de cidadão que é atribuído à nascença onde consta o NIF – Número de Identificação Fiscal (que é atribuído automaticamente), os filhos devem também fazer parte do IRS – saber mais aqui.

Dúvidas?

De forma a facilitar a compreensão e o procedimento da entrega do IRS 2017, a Autoridade Tributária e Aduaneira disponibilizou um documento informativo, completo e ilustrativo, onde consta tudo aquilo que necessita saber para esta entrega que se inicia já hoje – Obter documento aqui.

Como é sabido, este ano todas as declarações têm de ser submetidas por via eletrónica. Não se esqueçam que o prazo para submeter a vossa declaração termina a 31 de maio e quanto mais rápido a submeter mas rápido poderá ter acesso ao seu reembolso (caso tenha direito).

Relativamente ao IRS de 2018, pode também já consultar as novas tabelas e novidades aqui.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Santana
    Joao Santana

    Já submeti o meu à 2 dias (não dava no automático mas no novo ex Java sem problemas)

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      fizeste asneira. Entregaste outra de 2016 🙂 Espero que não, para bem da tua sanidade 🙂

  2. Avatar de Jorge Ferreira
    Jorge Ferreira

    O meu tb entrou já ontem à tarde!

  3. Avatar de Joel
    Joel

    Boa tarde,
    E começam os problemas do IRS.
    Desde 6 feira, instalo o software no computador e ao abrir a pré-preenchida, remete-se somente ao ano 2014. O quê??? Dass. Ano 2017?? Até o software a versão é de janeiro.
    Online, simulei na 6 feira, só tinha os valores do emprego carregados e despesas médicas não carregou (ano passado o software que instala-se no computador já tinha carregado as despesas médicas e entidade patronal).
    Hoje, continua na mesma o software, e online agora nada carrega. Está tudo a zeros, até o código das minhas finanças.
    Tinha guardado as alterações (site online permite guardar no computador) e hoje não encontro na me”#$ do site a opção: “carregar alterações” ou algo parecido.
    Lindo, do meu lado sem sucesso a entrega do IRS.
    Para pior, estou isento de IMI, nas finanças (novembro último) disseram que era automático, e bem advinhava: apareceu hoje um valor de IMI para pagar.
    Resumindo, vou ter um belo dia amanhã nas finanças. A começar tirar 2 senhas para resolver duas coisas.
    Vai haver bronca, que estou quem nem posso com estes gaijos das finanças.

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Correcção: encontrei como carregar o ficheiro do computador. Voltar a abrir o site, depois submeter nova delcaração e então aparece uma janela pop up que diz carregar de um ficheiro.
      E fazerem coisas mais intuitivas? Enfim.

    2. Avatar de joao
      joao

      Alguém que confirme, por favor, mas julgo que o irs do ano fiscal de 2017 só pode ser feito no site, já não dá para usar o simulador

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Eu também estou farto procurar aplicação para PC como costumo fazer todos os anos e nada , só online, e online é de ficar com os nervos em franja, tas quase no fim de preencher e desaparece tudo e volta ao inicio, desisto só vou meter para o mês que vem para ver se os erro ficam todo resolvidos.
        Se alguém conhecer onde fazer download da aplicação que diga que bem é melhor.

    3. Avatar de raulleal
      raulleal

      Muita atençao, o programa offline que esta no site para download e só para anos 2014 e anteriores! para ja ainda nao ha este ano 2017 o programa (sera que vai ser so online?? oxalá que nao!). leiam o que esta la escrito primeiro antes de fazerem downloads errados.

      Em relação a entrega online e so o 1º dia e o site ja ta todo engasgado. tristeza… era melhor terem deixado a porcaria do offline em java entao que funcionava.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Entregue hoje em automático

  5. Avatar de Pedro_lopes36
    Pedro_lopes36

    Submetido.
    Nada a receber mais um ano.

    1. Avatar de censo
      censo

      Alguns têm de pagar.

    2. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Ou não fazes grandes descontos, ou não tens filhos!
      Com os descontos que faço, filhos que tenho e as despesas que estes me dão vou receber uns milhares de euros!

      1. Avatar de Pedro_lopes36
        Pedro_lopes36

        Realmente tenho poucas despesas, e o que desconto em relação ao que recebo é menos de 1/4. Portanto não estou preocupado. 😀

  6. Avatar de Sérgio Aguiar
    Sérgio Aguiar

    Nao consigo entregar. Nao beneficio do irs automatico, e ao entrar na opçao de entregar declaração, o site fica a carregar e nao passa daí! Ajuda sff

    1. Avatar de Jose Novais
      Jose Novais

      A mim foi igual. Deixei o browser a carregar a página uns 10 mins. Depois lá abriu e consegui entregar normalmente, sem problemas.

    2. Avatar de Abel Rodrigues
      Abel Rodrigues

      Hoje continua igual. Não posso entregar o automático. Quando seleciono preencher declaração, depois seleciono o ano 2017 e não passa daí… Está bonito ainda estamos nos primeiros dias e isto já está bloqueado 🙁

  7. Avatar de Aster
    Aster

    A tentar desde as 15H e nada…..não passa do entregar declaração…..

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Vai para uma página em branco não é?
      Acontece o mesmo por aqui

  8. Avatar de Victor Guerreiro
    Victor Guerreiro

    Entrega automática do meu IRS2017 com sucesso dia 31/3/2018 pelas 18H20… venham os €€€€€€€€€€€€€€€
    Dá para ir de VACANCES!

  9. Avatar de nailer
    nailer

    Por aqui a tentar desde as 21h30 e… página branca! 🙁

  10. Avatar de Miguel Monteiro
    Miguel Monteiro

    Ano após ano e continua a ser uma vergonha o portal das finanças… bloqueado…..

  11. Avatar de Filipa Ferreira
    Filipa Ferreira

    Boa noite, a tentar aceder ao preenchimento da daclaração e nada desde as 15 h.

  12. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Ja a coloquei a 2 dias, a app nao dava entao fui pelo browser muito melhor sem o java e muito mais intuitivo para quem nao percebe nada daquilo.

  13. Avatar de alipiocunha
    alipiocunha

    entrega automática 31/03/2018, o respectivo irs 2017 pelas11.09.45. A pagar quase 1000 euros, valor superior ao meu ordenado, enfim vou roubar para poder pagar.

    1. Avatar de Pedro Daniel Lopes Ferreira
      Pedro Daniel Lopes Ferreira

      Isso só é possível:
      1- Se fores trabalhador “independente” (despede-te, à tanta alternativa por esse mundo fora).
      2- Se trabalhas por conta de outrem e te estão a descontar mensalmente por baixo do que deverias.
      3- És empresário, podes até ter menos de 1000€ de salário mas não dês a tanga que os lucros “são da empresa”! São teus está bem?
      4- És aquele tipo de gajo que não pede uma única factura, procuras sempre os negócios “dos amigos” com a desculpa que o estado só rouba, quando na realidade és tu que promoves uma economia paralela. Só te lixas a ti, safas os outros de impostos devidos e depois queixas-te que és penalizado. Espero que após a 3 ª declaração te dês conta da realidade.

      Seja qual for a situação, sou teu amigo o suficiente para te recomendar uma mudança.

  14. Avatar de TC
    TC

    Estou com os mesmos problemas, como tenho rendimentos de categoria B nao posso submeter por via automatica. Quando avanço para entregar declaracao nao passa do preencher declaracao

  15. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já o ano passado foi em automático… este vai igual… daqui a uns dias… 😀

  16. Avatar de Samuel
    Samuel

    Mais um IRS que o pagamento também vai ser com atraso foi sempre.

    Nota: As pensões pagas pela segurança social via transferência bancaria passam a estar disponíveis no dia 8 de cada mês

  17. Avatar de Miguel Luis
    Miguel Luis

    Entregas automáticas no ano de 2016 e este ano de 2017 no dia 31 de Março sem qualquer problema… 🙂

  18. Avatar de Francisco
    Francisco

    Alguém me sabe dizer como visualizar as taxas moderadoras

  19. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    Tentei ontem e hoje e bloqueia sempre.
    Ou dá timeout ou dá outro erro do género.
    É UMA VERGONHA, o país onde vivemos! Se não têm capacidade para fazer as coisas, como é que podem OBRIGAR a entregar pela Internet!!!!

    1. Avatar de censo
      censo

      Entreguei hoje de manhã, sem qualquer stress. Nem dois minutos.

      1. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        O que é que isso invalida o que eu disse?!
        Aqui no meu trabalho, metade dos meus colegas disseram que conseguiram entregar, um ás 3 da manhã, outro hoje de manhã as 7H. A outra metade que está a tentar entregar a horas “normais” não consegue. Relevando incapacidade do sistema!

        1. Avatar de Fátima
          Fátima

          desde que deixou de se fazer na programa que fazíamos o download, isto começou a bloquear, pois é muita gente no mesmo portal…. eu não consigo faze-la de maneira nenhuma. Desde ontem que não consigo entrar. e quando entro a dada altura bloqueia

        2. Avatar de censo
          censo

          E invalida o meu comentário? Tanta sensibilidade…

  20. Avatar de Rosália
    Rosália

    Como colocar na declaração o falecimento duma viúva.

    1. Avatar de censo
      censo

      Não colocas.

  21. Avatar de moises santos
    moises santos

    Como colocar pensão de alimentos, mod 3 anx H?

  22. Avatar de Fátima
    Fátima

    eu que bem comecei, depois de dezenas de tentativas a preencher.
    quando cheguei ao autenticar o descendente, bloqueou de tal maneira que não consegui voltar a entrar

  23. Avatar de Fátima
    Fátima

    eu que preencho todas as condições para preenchimento automático, diz que não…. enfim

  24. Avatar de neo
    neo

    Alguém mais tem problemas no Anexo H na parte de “Deduções à Coleta”, alinha C, na parte que diz:

    Em alternativa aos valores comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), pretende declarar as despesas de saúde, de formação e educação, os encargos com imóveis e os encargos com lares relativos ao agregado familiar?

    Depois de clicar em “Sim” e continuar aparece vos as respectivas deduções ou aparece vos uma mensagem de erro a dizer ” Não foi possível efetuar o pré-preenchimento. Por favor tente mais tarde. ” ?

    Tenho estado o dia todo a tentar ultrapassar este passo, mas até agora nada feito 🙁 alguma ideia ?

  25. Avatar de maria sousa
    maria sousa

    Sempre a mesma m…. E cada vez pior. Só estragam cada vez mais e dificultam a vida dos portugueses. Uma vergonha. Uma falta de respeito….2:dias tentando enviar a declaração.

  26. Avatar de João P
    João P

    O site está impecável!! Demorei uns 10 minutos, porque antes de submeter estive a simular e ler um pouco sobre a que se referia cada parcela que é utilizada para fazer o calculo do IRS.

    Não percebo porquê que as pessoas se queixam, queriam continuar a entregar em papel? Têm 60 dias para fazer a entrega, o site não funcionou num dia ou noutro (que por sinal foram logo os 2 primeiros, por isso é normal), qual é o problema? É uma coisa assim tão grave? O sistema era melhor como estava com aquela papelada toda? O país é uma vergonha por ter alguns problemas de submissão do IRS nos 2 primeiros dias? Digo alguns problema porque eu submeti no dia 1 sem qualquer problema, mas de certeza que outra pessoas tiveram, pois é normal nos primeiros dias. Se é papel é porque é muito confuso, se é em JAVA é porque nem todos os browsers suportam, se usa uma aplicação é porque é preciso instalar a aplicação e dá muito trabalho, se não tem JAVA nem aplicações externas é porque não conseguem submeter no primeiro ou segundo dia e por isso é uma vergonha, enfim… O português é caso de estudo.

    Eu só queria ter a vida destas pessoas que vêm para aqui revoltadas com o mundo porque não conseguirem submeter o IRS nos 2 primeiros dias. Se acham que isto é algum problema que vos afecta assim tanto a vossa vida, nunca devem ter tido um verdadeiro problema.

    Obrigado finanças por simplificares a minha submissão de IRS.

    *perdi mais tempo a fazer este comentário do que a submeter o IRS… haha

    1. Avatar de Pedro Daniel Lopes Ferreira
      Pedro Daniel Lopes Ferreira

      Aqui foi igual. Tentei no dia 2, não deu, tentei no dia 5 levou menos de 10 minutos. Claro que com a afluência de pedidos o portal estava inacessível! Concordo que o estado invista em mais servidores para suportar uma actividade que se faz uma vez por ano? Qual o real impacto que isto teve na minha vida? O prazo continua e continuará a ser até 31 Maio para a entrega, e os pagamentos ate 31 de Julho como está previsto na lei. Deixem-se de ser picuinhas.

  27. Avatar de Victor
    Victor

    Está a acontecer a mais alguém ou será normal, entreguei no dia 31/3/18 em automático e até a data diz sempre o mesmo: RECEPCIONADA – AGUARDA VALID.

  28. Avatar de RC
    RC

    Boa tarde!Submeti o IRS automático na segunda-feira,tudo correu bem e foi validada, imprimi comprovativo e ao consultar declaração aparece “liquidação em Processamento”
    Hoje entrei no portal das finanças e quando escolho IRS aparece a informação “que não estou abrangido pelo Irs automático”!!!!!?????
    Mas quando tento consultar a declaração ela continua correta e em “liquidação em processamento”…… alguém com este tema ?? Será que já não estou abrangido porque já efetuei a entrega ?????