Vista – Reiniciar o Explorador em vez do sistema…

16 Comentários

Grande parte das vezes, quando instalamos aplicações, é-nos solicitado que seja reiniciado o sistema, principalmente se forem executadas alterações que após serem integradas no registo, necessitam de ser também integradas na shell.

Nestes casos, não em todos mas em muitos deles, bastaria reiniciar o Explorador do Windows.

Para o fazer, pode ir através do Gestor de tarefas do Windows, depois Processos e aí seleccionamos o Explorer e Terminar o processo.

Mais fácil é utilizar um opção escondida no Windows Vista. Para isso faça o seguinte:

Clique no botão do Menu Iniciar, agora clique simultaneamente nas teclas Ctrl+Shift e com o botão direito do rato num espaço neutro do menu Iniciar escolha a opção Sair do Explorador.

Sim é verdade, de forma simplificada o Vista permite-lhe desligar o explorador.

Agora, para o voltar a carregar o explorador, vamos ao Gestor de tarefas clicando simultaneamente nas teclas Ctrl+Shift+Esc.

De seguida dentro do Gestor de tarefas do Windows, no separador Aplicações, clicamos no botão Nova tarefa.

Na janela que se abriu, a Criar nova tarefa escreva: explorer e clique no botão OK.

O Explorador será iniciado e provavelmente já terá nas opções da Shell as opções que instalou. Simples e bastante mais rápido.

Existem outras opções “escondidas” no Vista, é por aí que andaremos nos dias seguintes.

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pconline
    pconline

    Boa Dica 🙂 já me fez falta varias x .

    cumprimentos

  2. Avatar de Jwv
    Jwv

    Como é que sabemos as aplicações que apenas precisa de reiniciar o Explorador do Windows?

  3. Avatar de vitor
    vitor

    excelente… obg

  4. Avatar de Duarte
    Duarte

    Excelente dica!
    Ainda agora a experimentei com um update do vista que me pedia reboot!

  5. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    O título deveria ser “Windows – reiniciar…”, pois este “truque” funciona em todos os windows… ok, pelo menos no Vista, XP e 98se funciona. No 95 já não me lembro. No 98SE até havia outro truque semelhante que era premir e manter a tecla SHIFT enquanto se clicava em reiniciar e, assim, reiniciava apenas o windows…

  6. Avatar de _anderson
    _anderson

    @ Lápis Azul: Não é bem assim… No XP grande parte das vezes, fechar o explorer de nada serve, quando requer o reinicio.

  7. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    boax! é a primeira vex k deixo um comentario mas ja consulto este site a bastante tempo.
    tenho um problema com o explorador do windows vista ligo o computador e passado uns segundos ele desliga (o explorador) consigo voltar a ligar o explorador mas vai sempre a baixo alguem tem uma solucao k n seja formatar?

  8. Avatar de Apollo11
    Apollo11

    no meu xp nao da…abri o menu e clikei ctrl+shift e co botao direito do rato no espaço neutro e so aparece propriedades nao aparece sair do explorador…

  9. Avatar de musta

    @Apollo11

    O atalho CTRL+Shift no menu iniciar só serve para o Vista. Para fechar o Explorador no XP, vá no Gerenciador de Tarefas (CTRL+ALT+DEL) e, na guia Processos, finalize o “explorer.exe” com o botão direito (Terminar Tarefa).

    Para reabrir novamente, vá na Barra de Menus, Arquivo, Abrir processo (algo assim). Digite “explorer.exe” e pronto!

    Se errei nessa ultima parte, me corrijam, pois não estou usando o gerenciador padrão do Windows, e sim o System Explorer, que é bem mais completo.

  10. Avatar de Vítor M.

    Lápis Azul, quase que poderia ser, mas…
    http://www.pplware.com/2005/07/11/reinicie-o-explorerexe-nao-o-windows/
    Esse post já existe 😉

    É aquele velho problema da idade, começamos a ter pouca margem para falar do Windows 😛

  11. Avatar de kayn
    kayn

    fixe pra quem ainda nao sabia, mas isto está longe de ser novo ou exclusivo do vista. desde o win98 que, volta e meia, preciso fechar o explorer.exe e voltar a abri-lo. Isto tambem funciona na maioria das vezes que é preciso apagar um ficheiro mas o windows teima em dizer que está as ser usado por um programa qualquer, quando nos sabemos perfeitamente que não. Geralmente, está mesmo e é pelo explorer. é so mandar o explorer à vida, voltar a abrir e pronto, ja da pra apagar lindamente.

  12. Avatar de João Coutinho

    No Mac, é so “Force Quit” e Seleccionar o Finder e Relaunch. Muito mais Simples 🙂

  13. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @Vítor M.
    2005?? ui… onde isso já vai…
    Aquele abraço… meu velho! 😉

  14. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    muito util e de facil apalicacao, vlw pela dica

  15. Avatar de Nuno

    Não fazia a mínima ideia…
    Cada vez mais gosto de vir aqui. 😀
    Sempre a aprender..

    PS:
    Queria uma boa alternativa ao Photoshop, freeware.. mas excluindo GIMP, Picassa, com os quais não me consigo habituar.
    Gostava de uma boa sugestão.
    Um que permita fazer basicamente o que o Photoshop faz e o que costumo usar mais:
    – Luz, contraste, cores
    – Filtros
    – Assinatura
    – Resize (vi aqui o Photosizer, acho que é assim o nome, realmente dá muito jeito)

    Mas seria melhor ter um que tivesse isso tudo?

    Cumprimentos.
    Agradecia uma resposta:)

  16. Avatar de Israel Demetrios Diacov
    Israel Demetrios Diacov

    Eu ja experimentei fechar o Explorer ANTES de instalar o aplicativo que pedia para reiniciar, e funcionou!!! muito bem por sinal, fechei o Explorer.exe dei ctrl+shift+esc > Arquivo > Executar nova tarefa … setup.exe instalou tudo e pronto! rodei o explorer de novo!

    Dava para fazer um sistema de instalação automatizado que fechasse o explorer toda vez que uma instalação fosse aberta pelo usuário.

    OBS: Isso serve tbém para ejetar disposititvos USB que o win não consegue desligar pelo método normal.

    Resumindo uso muito isso. Gostei e aprovo a dica!!!!