Tem problemas no iTunes desde que instalou a versão 12.2?

15 Comentários

Desde que esta semana a Apple lançou o seu serviço de música que o seu ecossistema se tem estado a adaptar. Primeiro foi a chegada do iOS 8.4 e depois o novo iTunes 12.2.

Se no caso do iOS tudo corre sobre rodas, há muitos utilizadores do iTunes que se estão a queixa de problemas com as músicas que tinham já antes nesta aplicação.

Felizmente existe uma solução, ainda que não oficial, e que trata deste problema de forma simples e rápida. Vamos conhecê-la.

itunes_1

As queixas da maioria dos utilizadores da nova versão do iTunes assentam num problema na ordenação das músicas e dos álbuns, podendo também haver problemas com as capas dos álbuns e outra informação.

Em casos raros podem até haver problemas de reprodução das próprias músicas, que assim deixam de estar completamente disponíveis para o utilizador.

Do que pode ser já compreendido o problema surge quando o utilizador activa o iCloud Music Library, que permite a sincronização de músicas entre os vários dispositivos do utilizador.

Enquanto a Apple não apresenta uma solução formal e definitiva para este problema, vamos apresentar uma solução que tem funcionado.

itunes_3

Comecem por usar o Finder para acederem à pasta do iTunes do utilizador que está com problemas. Por norma esta fica em <nome_utilizador> => Música => iTunes.

Dentro dessa pasta localizem o ficheiro iTunes Library.itl e movam-no para fora desse local, arrastando-o para o Desktop, por exemplo.

De seguida encontrem e acedam à pasta Previous iTunes Libraries. Esta está dentro da pasta iTunes, associada ao utilizador e onde estavam a mexer antes.

A lista de ficheiros deverá mostrar vários no formato iTunes Library<DATA>.itl e só precisam de encontrar o mais recente. Alterem-lhe o nome para iTunes Library.itl e coloquem-no na pasta acima (iTunes).

itunes_2

O processo fica assim terminado e ao lançarem o iTunes tudo deverá estar de novo como inicialmente, com as músicas, álbuns e outros elementos todos certos e bem organizados.

O problema estava na forma como os dados foram recolhido e armazenados no ficheiro de dados. Ao reverterem para um com uma data anterior conseguem ter de volta a organização e a informação bem ordenada para que o iTunes a possa ler e apresentar.

Este problema está a afectar apenas o iTunes 12.2 e deverá ser resolvido de forma oficial dentro de dias pela Apple, provavelmente com o lançamento de uma nova versão do iTunes.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Double Seven
    Double Seven

    Lag e bugs na Apple é quase como comer arroz todos os dias.

    1. Avatar de Cenas
      Cenas

      Hm… Pode ter muitos problemas, mas lag não é um deles! Eu tanto sou utilizador de equipamentos Android e Apple, e digo-te por experiencial própria que já tive mais problemas com Androids do que com equipamentos Apple (praticamente 0 problemas). Como todos os sistemas operativos, existem bugs e falhas que são corrigidas! Mas o sistema da Apple é de longe bem mais estável que um sistema Android! Para além que um simples iphone de 2011 (4S) ainda é actualizado para a ultima versão do IOS (Ok, tem as suas limitações), do que um Android do mesmo ano! E falo de experiência própria!

    2. Avatar de Mega
      Mega

      Mais um comentário infeliz.

  2. Avatar de Xavier
    Xavier

    Goodbye Itunes Match

  3. Avatar de Rob
    Rob

    Bem, o que eu gostava mesmo era de encontrar a última versão do iTunes, a que ainda tinha o CoverFlow. Para mim a melhor versão.
    De resto, mai nada.

  4. Avatar de carlos
    carlos

    boas eu tento instalar o itunes no win 8,1 e da -me sempre erro ao instalar no meu mac funciona bem ! mas no pc nao consigo instalar ! alguem sabe como resolver ?

  5. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Tenho como sistema operativo o Windows 8.1 64 bits e ao tentar instalar a ultima versão do itunes 12.2.1 dá erro quando tenta instalar o serviço, apesar de estar como administrador diz que não tenho privilégios para iniciar o serviço, tento inicializar manualmente e dá erro!!Alguém sabe como resolver este problema???Desinstalei e voltei a tentar e dá erro no serviço “Apple Mobile Device Support”.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Tenho o mesmo problema!!

    2. Avatar de carlos
      carlos

      eu tenho o mesmo problema !

    3. Avatar de Ambrosini
      Ambrosini

      Tenho o mesmo problema!

    4. Avatar de Tiago Figueiredo
      Tiago Figueiredo

      Boa Noite, o problema ainda continua ? também não sei como resolver

  6. Avatar de Denise
    Denise

    Alguém sabe como instalo o ITunes 12.2 para Linux

  7. Avatar de andre
    andre

    Basta aceder ao link https://discussions.apple.com/docs/DOC-6562 e mais ou menos a meio da página instalar o setup: iTunes 12.2.1.16 for Windows (64-bit – for older video cards) (Windows 7 or later) – itunes64setup.exe (2015-07-13) e resolvido. windows 7 ou 8.1 64 bits.

    1. Avatar de RVicente
      RVicente

      Obrigado, dica resultou!

  8. Avatar de PP
    PP

    Não acertam uma…. design não lhes falta…. mas não passa daí.