Comprei um portátil novo há coisa de uns meses e tenho estado a ambientar-me ao Vista depois de anos a fio com o XP. Tarefa não muito complicada, mas ainda assim algo penosa. Não porque tenham desaparecido funcionalidades, mas porque estão em sítios diferentes. Mas eu ainda me torno um power user de Vista, vocês vão ver!
Ainda não sou por isso um utilizador rendido ao Vista muito por causa de no trabalho ainda estar agarrado ao bom e fiel XP que não tem (muitos) segredos para mim.
Uma das coisas que mais me atrai no Vista é sem dúvida o novo “Menu Iniciar“. Está simpático, é o que de “menos bem” posso dizer dele. Escrever um comando e ele mandar-me para a aplicação, mostrando ainda outras hipóteses possíveis é delicioso, evitando ter de andar a navegar em menus à procura do que pretendemos. A fazer lembrar o famoso e muito útil “Tab Tab” de Bash. Quem usa sabe do que falo! Sim, o XP já tem isso em DOS, eu sei!
Mas o que menos gosto é a propensão que o Vista tem para Suspender. Não por vontade própria, mas porque todas as definições apontam nesse sentido sendo as que vêm configuradas por omissão! O botão de Power do Menu Iniciar que tudo aponta que seja para desligar a sério mais não faz do que suspender o sistema operativo, gastando aos poucos e poucos a preciosa bateria…
Como isso me deixa irritado! Eu não gosto de suspender, gosto sim de hibernar ou de desligar! Suspendo o sistema operativo apenas se vou ter o portátil por 5 minutos fora de uso, não mais! Por isso considerava um desperdício ter um botão bem interessante, num local “porreiro”, mas com pouco ou nenhum uso!
E se eu mudasse o comando do botão? Tem de haver um hack de registry para isso! Toca a chamar o Google ao barulho. E a solução saiu-me mais simples do que eu esperava!
Afinal não temos de ir para o núcleo do Vista mexer em chaves de registo que não sabemos bem se apenas vão alterar o que pretendemos. Basta chamar o gestor de perfis de energia do Vista e temos o problema resolvido. Na verdade não é apenas isso, mas não é muito mais complicado!
E vamos a isto!
- Chamem por favor o Menu Iniciar e preparem-se para lhe dar um comando. Energia (ou Opções de Energia) é o comando que devem introduzir. Se têm o vista em inglês devem executar o comando “Power“.
- Nova janela, conhecida por todos de certeza! Aqui devem escolher a opção “Alterar definições do esquema“, e pode ser em qualquer um dos 3 (ou mais) perfis que tiverem. Vão ter de repetir estes passos (este e os próximos) para cada um dos perfis, se acharem necessário.
- Nova janela, novo link! “Alterar definições avançadas de energia“.
- E eis que chegam ao sumo das definições do perfil que escolheram!
- Naveguem até “Botões de energia e tampa” -> “Botão de energia do menu Iniciar“. Ai dentro têm duas entradas “Em bateria” e “Ligado à corrente“
- Basta carregarem em “Suspender” para terem acesso a todas as opções.
- Escolham então o que pretendem “Suspender“, “Hibernar” ou “Encerrar“. No meu caso, e porque sou um hibernador nato fiquei com a opção “Hibernar” mas são livres de fazer o que quiserem com o vosso botão de power!
- Para finalizar basta fazerem “OK” e fechar a janela das definições de energia.
- Por forma a terem a certeza que a alteração foi bem sucedida e, claro, sem carregarem no botão, basta que deixem o rato por alguns segundos em cima do botão de power do menu iniciar. A mensagem que aparece é auto-explicativa.
Passámos de
para
Podem, e devem, antes de fecharem a janela das definições de energia dar uma olhada às que têm definidas e ajusta-las para os vossos desejos.
Apenas mais uma dica. O meu “Hibernar” andava desaparecido desde sabe-se lá quando… Mais uma experiência mal sucedida e com resultados surpreendentes e que apenas agora dei por ela! Mas como sempre, existe solução para quase tudo.
E é simples. Menu Iniciar e ai dentro executem o comando. Mas antes de clicarem ou darem Enter devem, com o botão direito do rato escolher a opção “Executar como Administrador“.
Na janela de DOS que abrir coloquem o comando “powercfg /hibernate on” e passam a ter a opção “Hibernar“
























