Proteja o seu site com utilizador e password

21 Comentários

Para quem pretenda restringir o acesso ao seu site ou outro tipo de directórios disponíveis online de uma forma rápida e eficaz, é recorrer a um ficheiro especial designado de .htaccess.

Este ficheiro, trabalha em conjunto com o apache e permite uma panóplia de restrições /permissões por utilizador, grupos de utilizadores, máquinas,redireccionar sites, etc.

htaccess_2

Quando um utilizador pretender aceder a uma determinada página web e se no directório dessa página (ou seja, no servidor com apache correctamente configurado) existir uma ficheiro .htaccess, o utilizador recebe um formulário para introdução de credenciais (utilizador + password). Caso sejam correctas, é-lhe permitido o acesso a essa página. Para quem pretenda saber mais pode dar uma vista de olhos no artigo já aqui publicado no pplware “.htaccess – Editor Online

Vamos então dar um exemplo.

1º PASSO

Inicialmente temos de verificar se no ficheiro  httpd.conf temos as seguintes directivas:

…
LoadModule rewrite_module     
modules/mod_rewrite.so

AllowOverride All

…

É claro que podemos fazer outro tipo de configurações/afinações no ficheiro httpd.conf

2º PASSO – Criar ficheiro com dados de autenticação

Para criar o ficheiro facilmente basta introduzir o seguinte comando

[root@pplware]#htpasswd -c dados pplware

New password: xxxxxx
Re-type new password: xxxxxx

onde dados é o nome do ficheiro a ser criado e pplware é o nome do utilizador. Depois é pedido para introduzir a password.

3º PASSO – Criar ficheiro .htaccess

Na raíz do nosso site criar um ficheiro (vi .htaccess) e introduzir a seguinte informação(este ficheiro pode ser facilmente criado através do editor Online – ver aqui

AuthName "Site Protegido "
 AuthUserFile dados
 AuthType basic
 Require valid-user

Gravar e testar.

sshot-1

Conheça 16 dicas para usar o .htaccess aqui

Bom fim de semana !!!!!

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Telmo
    Telmo

    Boa dica, bastante útil!
    Continuem assim…
    Parece que sou o 1º!!!!!!!!

  2. Avatar de SP™®

    Excelente…. Um indivíduo está sempre a aprender!..

    Abraço

    http://www.torrentpremium.blogspot.com/

    1. Avatar de carlos rajas
      carlos rajas

      Belo blog aí amigo, parabens !

      http://www.delaorden9.com
      Gran Torino

      1. Avatar de SP™®

        Só vi agora… lol
        Obrigado

  3. Avatar de Xeckit
    Xeckit

    O “AuthType basic” envia as passwords em plain text pela rede o que é extremamente inseguro…

    Para um extrazinho de protecção adicional é preferível utilizar o tipo Digest, que codifica as passwords em MD5 antes da transmissão. 😉

    1. Avatar de ha e tal
      ha e tal

      O problema mantem-se msm se usares o metodo de hash MD5, pois a hash passa em claro na rede. E caso queiras aceder ao conteudo protegido so tens de lhe dar a hash MD5 que passou em claro na rede.

      A unica diferença é que não ves a password, mas tens td o que precisas para efectuares login com sucesso.

      E ja agr, já existem algumas base de dados online de MD5, que ao passares uma hash MD5 sabem-te te dizer um possivel texto/password que o tenha gerado.

      Para segurança a serio, nada como usar HTTPS 😛

  4. Avatar de Titai
    Titai

    Sem dúvida importante para quem administra o apache
    O link apontando as 16 dicas é mto elucidativo

  5. Avatar de Nuno-mc

    Ja tinha ouvido falar mas nunca tinha feito, sempre usei sistemas em php e sql

    Mas isso é muito util ;D

  6. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    bastante interessante !

    http://www.delaorden9.com
    Gran Torino

  7. Avatar de David Leal
    David Leal

    Bom artigo, pode ser que me seja útil mais para a frente, em relação à nova imagem do pplware, compreendo-a em relação aos anúncios e se calhar a facilidades administrativas, mas gostava de relembrar a passagem de imagem do antigo para o anterior a esta, foi feito um cronometro a dizer que a imagem ia mudar, depois foi feito um questionário, eram outros tempos :D, isto agora do 25 de abril fez-me lembrar deste pormenor. Se me é permitido, gostei e gosto mais da imagem do antigo pplware, mas percebo a passagem para esta como já disse, até fica a imagem igual ao blog, etc, mas a minha opinião mantém-se, pode mudar, mas agora é esta 🙂

    Bom fim de semana!!!

    http://redefoca.blogspot.com
    http://redefoca.wordpress.com

  8. Avatar de tagravado.com

    tb dá jeito para sites em desenvolvimento

    http://www.tagravado.com

  9. Avatar de Shogun
    Shogun

    E para o iis?!

  10. Avatar de Pedro

    Muito util …. mais um bom post.

    Quem usar o cPanel no servidor é possível criar automaticamente uma Password Protect Directory de forma simples e rápida sem ter que conhecer esses comandos.

    Cumps,
    Pedro – http://www.portal-sites.net

  11. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Grande, grande dica… Quem usar cPanel efectua isto em alguns segundos, mas para quem não usa é uma excelente dica…

    Abraço,

  12. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Hoje devo estar num mau dia, achei bastante interessante esta dica, mas não percebi patavina

    “2º PASSO – Criar ficheiro com dados de autenticação

    Para criar o ficheiro facilmente basta introduzir o seguinte comando

    [root@pplware]# htpasswd -c dados pplware”

    isto parece-me uma linha de comandos linux

    Como faço isto por exemplo no wamp? No windows não consigo criar um ficheiro .htaccess

    alguem pode explicar isto mais detalhadamente?

    cumps

  13. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Muito interessante e o link também!

  14. Avatar de Lopes
    Lopes

    Boas… por acaso isto nao serve para fazer de servidor local numa rede? é que precisava de um simples servidor de ficheiros (partilha) mas com restrição na qual pedisse utilizador e palavra-pass.. obrigado

    1. Avatar de ha e tal
      ha e tal

      Dá sim, mas tamos a falar em acesso por página web.

      O melhor no teu caso seria instalares um servidor de FTP, e prt, podes definir as permissoes, pastas e etc.. do servidor.

      Ou então, podes usar a partilha do windows com autenticação.

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        pelo windows se colocar autenticaçao da-me smp um erro..

  15. Avatar de vMORAIS

    e como fazê-lo em WINDOWS?