Programe o seu Mac para ligar e desligar de forma automática

9 Comentários

Hoje queremos sentar em frente ao computador e não ter de perder tempo em o ligar e muito menos em colocar a palavra-passe de acesso ao perfil. O computador deve estar já ligado e quando chegamos perto dele este deve saber que somos nós e desbloquear o nosso perfil. Pelo menos no Macs isso é simples de fazer.

O que hoje vamos mostrar é como podemos usar uma funcionalidade que liga e desliga o seu Mac de forma automática.


O Mac tem um painel, dentro das Preferências de Sistema, que é muito importante para preservar a qualidade de vida do equipamento. Chama-se Poupança de Energia e permite ao utilizador poupar energia definindo corretamente as opções que controlam o consumo de energia do computador, como por exemplo desligar o monitor quando o computador está inativo a partir de x minutos, colocar os discos rígidos em pausa sempre que possível… entre outras opções. Se tiver um Mac portátil, estas opções também ajudam a prolongar a vida útil da bateria.

Mas hoje vamos conhecer a funcionalidade Programar. Isto permite que, por exemplo chegue à frente do Mac e não tenha de esperar que ele se ligue. Isso tudo é simples de resolver. Vamos então iniciar os passos necessários para programarmos o nosso Mac a ligar-se à hora que precisamos e programar igualmente uma hora para ele se desligar ou simplesmente entrar em modo pausa.

 

1º Passo – Abrir Preferências de Sistema

No menu Apple, clique na opção Painel de Preferências. Clique na opção Poupança de Energia.

 

2º Passo – Olhar para as opções Poupança de energia

Dentro deste painel é importante olhar para as várias opções disponíveis. Uma gestão equilibrada aqui de alguns pontos poderá ajudar a poupar energia e dar mais tempo de vida à bateria do seu MacBook. Olhe com atenção para o tempo em que o sistema desliga o monitor, active a opção Colocar discos rígidos em pausa sempre que possível e, se gosta da máquina sempre actualizada de forma automática, active a opção Ativar Power Nap ligado à corrente.

Se tem um iMac, um Mac mini ou um Mac Pro não terá a opção Bateria, tem um painel como este.

 

3º Passo – Ativar a função Programar

Na imagem em cima, repare que no canto inferior direito tem um botão Programar… clique em cima do mesmo para abrir a opção.

Esta opção é fantástica. Pode programar o seu Mac a ligar e desligar às horas que quiser e ele estará ligado quando chegar de manhã ao trabalho e pode deixar a cadeira no fim do dia que ele vai desligar. Ao utilizar esta funcionalidade num MacBook, o sistema irá alertar que o função Iniciar só será possível se o portátil ficar ligado à energia.

Pessoalmente utilizo esta função no iMac mas com a variante de em vez do encerramento, quero apenas que ele fique em pausa.

Isto porque no MacBook fecho a tampa e ele fica automaticamente em Pausa, sem necessidade desta função. Depois, ao reativar, nem necessito de colocar a palavra passe, uso este recurso que já falámos há uns tempos:

Dica: Desbloquear automaticamente o Mac com o Apple Watch

Esta é uma dica que o pode ajudar a poupar dinheiro em energia, poupar a máquina, componentes e melhor produtividade uma vez que não tem de estar à espera que a máquina arranque.

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LiTO
    LiTO

    Qual é o fundo de ambiente de trabalho do Macbook?

  2. Avatar de Fábio
    Fábio

    Tenho um Windows com SSD, suspendo todos os dias. Felizmente já se consegue ter o PC 20 ou 30 dias ligado sem precisar de ser reiniciado.
    Chego ao escritório, carrego no botão de ligar o PC, ligo o monitor, colunas e quando me sento já está a pedir password 🙂

  3. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Não percebo essa de desligar macs, nunca entendi. O sleep está menos eficaz desde que passou para intel é verdade, mas mesmo assim não vejo qual a necessidade de desligar ou fazer reboot a um mac.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      É apenas uma opção para quem tenha motivos, quer seja para poupar ao máximo na energia, para segurança, por causa de alguma aplicação ou configuração especial, etc
      O “problema” do sleep não foi com os processadores Intel, foi com a mudança no tipo de sleep usado pelo sistema. Isso pode ser mudado

    2. Avatar de Vítor M.

      Se não usares o Chrome de facto não há qualquer necessidade, mas com o Chrome, que abusa na ram e por vezes tem stresses de performance, de longe a longe convém reiniciar. Se não usares o Chrome… não precisas mesmo de o desligar.

      1. Avatar de Nuno Filipe Pinto
        Nuno Filipe Pinto

        Eu desligar nao tenho necessidade, mas de vez em quando tenho de reiniciar pq o finder atribui um novo nome a uma das particoes do synology e depois não consigo iniciar o programa calibre (ebook manager) pq quer um caminho para aceder as definicoes do programa e nao o consegue encontrar. Isto é no imac mas penso que seria igual nos portateis mac.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois, não sei. Por acaso nesses cenários nunca me aconteceu. Eu, neste momento, no iMac tenho o Chrome a consumir cerca de 4GB de ram… e ainda só tenho uma dúzia de separadores abertos, o que é manifestamente pouco. De quando em vez…. lá começa o chrome a bater mal, a não carregar os conteúdos e a pedir que seja feito um reboot. Mais do resto, só quando durante a noite há actualizações, de manhã vejo que ele foi reiniciado.

  4. Avatar de Joaquin
    Joaquin

    tb da em windows?