Como proteger o vosso computador do malware que o ataca

26 Comentários

Na primeira parte deste tema foram dados a conhecer os vários tipos de malware mais comuns, o seu modo de operação e também eventuais danos que poderiam causar.

Agora é a vez de abordar, de uma forma geral, a temática da proteção. Vamos conhecer as principais ferramentas que podem usar para se proteger.

malware

Verdade será dizer que o cuidado parte, em primeiro lugar, do utilizador, mas para isso terá que ser sensibilizado. Ter cuidado com os sites que visita, fontes de download e instalação de programas desconhecidos são boas práticas para uma boa segurança.

Além disso, é essencial ter um antivírus que ofereça proteção em tempo real, que esteja devidamente atualizado (diariamente), tal como o sistema operativo, isto porque as atualizações vêm corrigir eventuais falhas/problemas existentes e, assim, evitar que o computador esteja ainda mais desprotegido.

malware

Outra ação a fazer será limpar os cookies do browser regularmente e também os ficheiros temporários que ficam no computador onde poderão optar por um software de terceiros  ou utilizar a limpeza do disco do vosso sistema operativo.

Hoje em dia existem imensas soluções disponíveis no mercado para ajudar na proteção dos nossos equipamentos. Dizer que um antivírus é 100% seguro está errado.

Diariamente, os mal-intencionados, procuram desenvolver soluções que se aproveitem das falhas de segurança existentes, tal como os desenvolvedores de aplicações de proteção procuram lançar soluções e atualizações que façam frente a esta situação. É caso para dizer, “Um dia da caça, outro do caçador”.

malware

No que diz respeito a antivírus, proteção em tempo real, a lista é bastante vasta (AV-COMPARATIVE):

Em cada um dos links têm a possibilidade de analisar qual é o antivírus que melhor segurança vos proporciona, com base em testes, sabendo que, o que é hoje o melhor e mais seguro, amanhã pode não ser.

malware

Em termos de software específico para malware, estes são apenas alguns que poderão ter em conta:

Este foi um artigo sobre uma temática bastante importante no campo da segurança dos nossos computadores. Deixem nos comentários eventuais dicas/sugestões de proteção.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Moreira
    Rui Moreira

    A sério? Quem é o louco que recomenda o iobit fight malware? Aquilo mão detecta nada é só mais um programa PUP

    E vindo de quem vem.. Iobit advenced cleaner é outro programa para se fugir é mau e inseguro promete coisas que não são verdade

    Cuidado com o iobit prefiram antes o malwarebytes ou hitman pro

    O iobit malware fighter é aquele programa que ocupa apenas memória e nada faz.. Óbvio que detecta os mais simples mas não foge da realidade

    Enfim não sei quem é que recomenda esse programa a alguém (expert) não deve ser

  2. Avatar de Dope
    Dope

    90% das escolhas de anti malware aqui colocadas, são em si, malware…..

  3. Avatar de Jatf
    Jatf

    O Microsoft Windows Defender nos testes de Março tem boas classificações , neste momento uso o novo Windows Defender juntamente com o iobit Advanced SystemCare Ultimate 10 este ultimo é um excelente programa de protecção, sem grandes níveis de stress e boa protecção,

    1. Avatar de Elypse
      Elypse

      A maior protecção és mesmo tu. que te vale teres um bom antivirus e depois andar nos sites de torrents a levar com a bicharada toda!!!

    2. Avatar de JN
      JN

      E não pesa o computador?
      Eu sou de opinião que neste momento o sistema operacional faz o trabalho de casa.

  4. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Programas anti-virus são demasiado pesados para os computadores a nível de recursos usados para a protecção que oferecem. Qualquer browser actual (safari não entra nestas contas… porque nem devia ser considerado browser) já possui um sistema que identifica os sites que tentam correr operações suspeitas. Por isso, o anti-virus acaba por ser um peso desnecessário.
    A melhor é mesmo terem cuidado por onde navegam. Mesmo usando a navegação anónima, usem um browser com um adblocker activo e não se ponham a carregar nos prémios todos que o facebook “oferece”. Actualmente a maioria das coisas são ataques dirigidos. Só mesmo se vos quiserem retirar informação é que vão ser sujeito a algo mais avançado. De resto, as operações são para obtenção de dados… coisa que funciona muito mais eficazmente num daqueles inquéritos de qualquer rede social.

  5. Avatar de J.Frazão
    J.Frazão

    Também utilizo o Defender e não tenho tido problemas. Como o artigo refere, a melhor protecção está no utilizador e nos seus hábitos.

  6. Avatar de miguel faria
    miguel faria

    Não há nenhum antivírus que bata o kaspersky e o bitdefender,o resto é pura conversa da treta…Até porque são os únicos com proteção nativa contra ransonware no momento.

    Daí da lista a única ferramenta que presta é o malwarebytes,o qual é um bom software “tira teimas”…

    É só irem ao avtest e ao avcomparatives e verem por vós próprios as classificações de uns e outros.

    Não entendo porque raio confiam nesse Windows Defender que é uma autêntica anedota…

  7. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Eu uso o Mcafee enterprise no windows 10 e nao tenho tido problemas

  8. Avatar de Antunes
    Antunes

    lol instalar uma aplicação é a melhor protecção, esperava mais um pouco deste artigo.

    Existe tanto que se pode fazer para nos protegermos de malware…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Atendendo aos comportamentos da maioria dos utilizadores, esta é mesmo a melhor solução.

      Na maioria dos casos, e mesmo depois de repetidos alertas e avisos, os erros são cometidos e os problemas acontecem.

      Assim, é mesmo a melhor solução ter uma aplicação a tratar de toda a proteção.

      Repara que se assim não fosse os antivírus não existiam.

      1. Avatar de J. Frazão
        J. Frazão

        Os antivírus também devem muitas contas a Deus 🙂
        Mas sim, concordo contigo.

    2. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Claro que a melhor proteção é o user., mas um bom antivirus sempre ajuda nos descuidos de cada utilizador.

      E quem vier com tretas que com Linux ou Mac Os nao tem destes problemas, entao sao mais noobs que os que disto nada entendem.

  9. Avatar de Alvega
    Alvega

    “Diariamente, os mal-intencionados, procuram desenvolver soluções que se aproveitem das falhas de segurança existentes”….”É caso para dizer, “Um dia da caça, outro do caçador”.”
    Lugares comuns, mas verdadeiros e a ter em conta.

    “Verdade será dizer que o cuidado parte, em primeiro lugar, do utilizador”, concordo, mas assim como um automobilista nao anda sozinho nas estradas, eu igualmente nao ando sozinho na rede. Como me proteger de entidades que gerem essa mesma rede ?
    Se quem gere a rede é “mafioso”, como pode um user comum, com o seus parcos meios, e conhecimentos, obstaculizar a que seja “atacado”, ainda que mantenha um padrão de comportamento, dito “seguro” ?
    Se as noticias revelam que a NSA, empresas, hackers, e outros mais, ESPIAM os utilizadores, COLECTAM os seus dados, com intenções, mais ou menos ILEGAIS, que posso eu fazer contra isso ?
    Nao é “paranóia” da minha pate, se vir “perigo” em todas as “esquinas”, pois os factos, assustam mesmo. Este fenómeno de falta de segurança, é REAL, e se o Guardador do Rebanho, faz parte da matilha, ….

    “Espanha e Brasil planejam cabo de fibra óptica submarino até 2019”
    h..p://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKBN17R01N-OBRIN
    “Os governos do Brasil e da Espanha…ressaltando esforços para desviar as comunicações para fora da América do Norte….Europa ao Brasil deve ajudar a melhorar a segurança e a privacidade dos dados, por redirecionar as chamadas e navegação pela internet para longe do alcance dos EUA.”
    Enquanto nós PORTUGUESES, andamos entretidos a jogar Pokemom e a dedilhar smartphones novos, alguém se preocupa com o OBVIO. O pais “irmao”, o tal da carne “estragada”, manda Futebolistas e cantores, mas no que toca a SEGURANÇA, escolhe ESPANHA. Boa malha.

  10. Avatar de Audigy
    Audigy

    Nada como usar uma conta de utilizador limitada(e deixar a de administrador só para instalar software fidedigno + updates). Um pouco de bom senso + Sandboxie para apps mais duvidosas e está feito.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Já existem métodos de hacking em ambientes sandbox.. Pois é..

  11. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    deve haver uma razão pela qual não foi “linkado” o linux ……

  12. Avatar de Luis Borges
    Luis Borges

    Sandbox

  13. Avatar de andre
    andre

    Eu só utilizo a ufw no mint e o clamav e até agora não tenho tido problemas, costumo analisar os logs e o trafego e até agora não tenho tido chatices…

  14. Avatar de Osório da Fonseca
    Osório da Fonseca

    A minha sobrinha também adora a sandbox!! Mas mesmo assim prefere os baloiços…

    Eu cá uso o Xtum, que está linkado ao GPU do XLM do processador, e faz zap aos derivadores do antivirus. Resolvido!

  15. Avatar de brod56
    brod56

    Quem quer segurança a sério não confia num antivirus tradicional, mas tira partido de uma solução de default-deny que funciona por whitelisting em vez dos AV que funcionam por blacklist. Experimentem o Voodoshield e testem vocês mesmos, vejam a diferença.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Lol.. Há quem precise do computador para efectivamente trabalhar, nem que seja um bocadinho..

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    No meu notebook uso o Avast Premier, AdvancedSystemcare 10 Pro, Ccleaner, JetClean e agora baixei o Malwarebytes Anti-Malware Premium e o Iobit Malware Fighter 5.1 Free. Esses dois últimos que trabalham em tempo real poderá ter conflito?
    Agradeço quem puder informar!

    1. Avatar de brod56
      brod56

      Posta no Malwaretips.com a tua config completa para ser vista por especialistas.

    2. Avatar de ico
      ico

      Isso já parece uma salada mista!