Problemas de disco no Windows 10 com o Firefox? Há uma solução para isso

27 Comentários

O Firefox é um dos browsers que mais tem crescido e melhorado nos últimos anos. As mais recentes versões mostram o excelente trabalho que a Mozilla tem feito e o que tem melhorado.

Infelizmente as últimas versões do Firefox têm um problema latente e que tem levado a escritas anormalmente elevadas, o que pode levar a problemas de disco. Apesar de não haver uma solução oficial, existe uma forma de contornar este problema.

Windows 10 Firefox disco problema solução


Este problema com o disco do Windows 10 e o Firefox tem já alguns meses e está identificado junto da Mozilla, esperando que seja resolvido.

Um problema bem conhecido no Firefox

Do que se sabe, o problema está relacionado com o Windows Defender e provoca escritas anormais no disco, muitas delas na pasta TMP, causando consumos anormais de recursos, provocando lentidão no Windows e atrasando o browser.

Windows 10 Firefox disco problema solução

A solução encontrada, ainda que não oficial, passa por alterar o Windows Defender, criando uma exceção, e mudando as permissões deste no Programador de Tarefas.

Criar uma exclusão no Windows Defender

O primeiro passo é feito no Windows Defender, onde devem seguir o caminho Proteção contra vírus e ameaças -> Gerir Definições -> Adicionar ou remover exclusões -> Adicionar uma exclusão.

Windows 10 Firefox disco problema solução

A exclusão que vão adicionar é o executável do Firefox, devendo por isso navegar até à pasta onde o Firefox foi instalado e escolham o executável firefox.exe.

Uma pequena mudança no Programador de Tarefas

Após esta alteração devem abrir o Programador de Tarefas e navegar para Biblioteca do Programador de Tarefas -> Microsoft > Windows > Windows Defender. Vão encontrar aqui várias entradas e devem dar um duplo clique na opção Windows Defender Scheduled Scan.

Windows 10 Firefox disco problema solução

Na janela aberta devem, em baixo, remover a opção Executar com os privilégios máximos e carregar em OK. Apesar de não ser exigido, é aconselhado que de seguida reiniciem o Windows.

O resultado final no Windows 10

Após isso vão notar de imediato uma melhoria no desempenho do Windows, com o Firefox a ser executado, com a utilização do disco a baixar em alguns casos de 30% para 3%.

Mesmo sem existir uma solução oficial, espera-se que esta surja em breve e que corrija este problema. Até lá esta é a solução.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MarioM
    MarioM

    Será que sou apenas eu que acho que o Firefox esta cada vez pior.
    Cada vez mais lento a abrir paginas.

    1. Avatar de Raposa em chamas
      Raposa em chamas

      Não és o único, não. O Firefox Quantum é a pior versão de sempre deste browser, digam o que estes entendidos que andam por aqui disserem.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Totalmente mentira, aqui as paginas abrem rápido e olha que uso vários sites desde Portugueses a sites internacionais. Isso é do teu PC, há gente que ainda usa PCs com 1GB de RAM ou 2GB de RAM, atualmente um browser consume metade ou perto disso, é insuficiente e depois os brwosers atuais utilizam multi thread, se o vosso processador for antigo ou já tiver alguns anos de nada serve.

        Um SSD ajuda imenso na coisa, o problema também pode estar na vossa Internet se estão ligados por Wi-Fi o ping é maior o que é pior.

        Se não tem possibilidade de utilizar cabo, temos pena isso já é problema vosso e não do Firefox.

        Hoje em dia as pessoas dizem “O Firefox não presta, esta lento e abre lentamente e trava” e quando se pergunta e quanto GB de RAM tens? 2GB…

        E o PC é antigo? Ah é do meu irmão! Pois, depois culpam-se os browsers.

        Aqui abre rápido, noutros PC’s que tenho abre rápido. Se abrisse lento como vocês dizem abriam em quase todos. Ou isso é do vosso PC (muita coisa instalada, malware, fragmentação, disco HDD com más leituras) ou é da vossa Internet.

        Aqui meus amigos abre bem rápido. Por isso não me venham com coisas.

        1. Avatar de MarioM
          MarioM

          Eu não uso Wi-Fi esta por cabo.

        2. Avatar de Homocêntrico
          Homocêntrico

          Claro, pá, como TU não tens problemas, mais ninguém pode achar que o desempenho do Firefox é fraco. A única hipótese é essas pessoas terem PC antigos e com pouca memória ou Internet fraca, uma vez que no TEU PC e com a TUA net funciona tudo às mil maravilhas. Ah, e o Sol gira à tua volta, inclusive.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            @Homocêntrico calma amigo, senta-te e bebe um copo. Não vale a pena estares-te a chatear por um assunto destes. Eu tal como o Spoky também não vejo lentidão nenhuma no firefox. Se o mesmo fosse uma m€rda, era uma m€rda para toda a gente.. digo eu, não sei. Eu conheço muita gente que se queixa que o chrome é pior que um caracol e no entanto não me vou meter a pregar na net que o chrome é lento, etc. Há sempre casos e casos.

        3. Avatar de nuno
          nuno

          +1, o Firefox esta bastante rápido, assim como o edge.

    2. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Só se for no teu PC, no meu parece um jato.

  2. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    o chrome manda um abraco o firefox

  3. Avatar de Nandeco
    Nandeco

    lol. Comentários de guerras de browsers em 3…. 2… 1… GO!

    1. Avatar de RJCA
      RJCA

      Já comprei as cervejolas e os acepipes. Agora é esperar (sentado)…

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      O problema não é a guerra, eu não faço guerra por causa de browsers. O problema é as pessoas que teimam em ter PCs antigos e com Internet por Wi-Fi a rodar tudo sem espinhas. E depois culpam-se os browsers.

      É a mesma coisa que eu jogar League Of Legends e funcionar na boa, mas daqui a alguns anos voltar a jogar e com updates e updates e patch’s o jogo começa a pedir mais pelo hardware e voltar a jogar e dizer “League Of Legends está sempre a travar, não presta!”

      Isso é como tudo na vida, chama-se “vida útil” isto significa que pode durar 3 anos (não significa que vai deixar de funcionar, mas vai ter uma vida útil para conseguir rodar o que conseguia antes).

      E depois torna-se um objecto “obsoleto” é como os telemóveis. Mas há gente ai que teima e teima em querer forçar aquilo que não podem! Ou fazem um upgradezinho ou aguentam-se e usam um browser simples e sem nenhum add-on tipo K-Meleon, Pale Moon, Waterfox, SeaMonkey, Falkon

      Mas como é obvio não querem usar esses browsers simples e teimam em usar os outros e queixar-se. É a mesma coisa que comprar uma mota de 50cc e pensar que ela consegue ir até aos 150cc.

      1. Avatar de arc
        arc

        E eu a pensar que iam descrever como driblar o about: config, e nada! (eheh)

  4. Avatar de Cargons
    Cargons

    O Pale Moon é bastante rápido em relação ao Firefox, que já uso há muitos anos. É uma questão de escolha. Testei outros browser’s e optei por utilizar os dois por opção.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Depois diz qualquer coisa: https://www.falkon.org/

      1. Avatar de arc
        arc

        Diz pois, mas há mais, só que não é para esta secção.

  5. Avatar de Rogério Fernandes
    Rogério Fernandes

    Eu tenho um pc bom, com um i7 de 3 geração, 8gb ram e o firefox hoje em dia é lento para mim.
    E não, não tenho o pc cheio de porcaria .
    Cada um tem uma experiência diferente, não significa que o browser não presta.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Isso de retirar os privilégios máximos ao anti vírus é capaz de dar coco…

    1. Avatar de José Horta
      José Horta

      Estava a ver que era o único a pensar que é uma falha de segurança tremenda…

  7. Avatar de Vitor Teixeira
    Vitor Teixeira

    Eu tenho uma solução: desinstalar o firefox….

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Eu consigo outra forma de baixar ainda mais a utilização do disco. Tenho parte do windows defender activo, o resto é o Comodo antivírus que controla tudo e nem sequer tive de adicionar nenhuma excepção!!!!
    Disco ocupado entre 0 e 5%, processador por volta de 10% e 23% a memória…… não tenho absolutamente nenhum problema na máquina!!!! Ah, utilizo é à muitos anos versões de 64 bits (SO, office, antivírus, etc…..) e o firefox que uso até está numa pen e é o portablefirefox!!!!! Não aprecio a utilização de browsers instalados na máquina 🙂

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    E isto é notado com SSD?

    1. Avatar de Miguel Simoes
      Miguel Simoes

      Eu tenho SSD e não noto lentidão nenhuma, mas pronto, costumo não comentar neste tipo de temas porque vêm logo cair em cima de mim com o argumento do costume, o que eles usam é bom, tudo o resto é m€rda. Se calhar são as mesmas pessoas que falam mal da microsoft/apple/google por andarem a colectar dados pessoais e no final andam a usar um browser de código fechado. E antes que venham já tentar corrigir, não, o chrome não é open source, se fosse, não fazia sentido existir o chromium.

  10. Avatar de Vinicius
    Vinicius

    Assim, a tecnologia Gecko (Firefox e derivados) é totalmente distinta do Blink ( fork do WebKit no Chrome e derivados), em uma série de fatores. Um é melhor na carga, porém ruim em rolagem suave e tabling, o outro é mais lento na carga, porém flui melhor na rolagem e tabling, e por aí vai. É questão de perfil de navegação do usuário, por isso esse debate nunca terá um consenso.

  11. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Boas,
    por acaso algum Mestre sabe-me informar se há alguma extensão que substitua o Navigational Sounds e o reminder Fox a ver se eu consigo começar a gostar deste Quantum?

  12. Avatar de informado
    informado

    Palemoon 🙂 alternativa simples.

  13. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Não me parece ser a solução mais apropriada, deixar um browser “passar” pelo anti-virus… Mas pronto, cada um é que sabe o que faz!