OperaTor e Portable Opera em português

28 Comentários

Muitos de nós, utilizadores do melhor browser do mundo, já fizeram o download do OperaTor, Portable Opera ou Opera@USB. Repararam com certeza que o idioma não é o nosso português. O idioma português, um dos mais falados no mundo devia vir pelo menos como escolha. No entanto existe um pequeno truque que permite colocar o idioma de Camões. No meu caso utilizei o OperaTor para alterar esta situação, mas com qualquer outra versão do Opera serve de igual forma.

Para aplicar esse truque,  necessitamos de ter  instalado o Opera original.

Como fazer?

1-Abrir o OperaTor, Portable Opera ou Opera@USB, no meu caso foi o OperaTor.

2-Clique em Tools->Preferences.

3-Depois no separador General seleccionar a opção Details.

4-Já dentro da caixa Languages seleccionar Choose.

5- Agora ir até à pasta Locale dentro do Opera original de seguida pasta PT e abrir o respectivo ficheiro.

6- Clicar Ok duas vezes e já temos o Opera a ‘falar’ o português.

Pronto. Agora já falamos todos o mesmo. Bom ano!!

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Melech
    Melech

    Usem o software em inglês, é sempre melhor. Para além de tere mais e melhor suporte, há mais documentação e podem sempre aprender mais de inglês.

    1. Avatar de Tiago Sá

      Ora nem mais.

      E isto de começar os artigos com cenas disparatadas tipo X é o melhor e Y é o pior não vai com nada. “O melhor browser do mundo” é o Safari, segundo o que a Apple diz, e o melhor browser do mundo de facto é com certeza um que seja rápido e que tenha muitas funções, o que deixa logo de fora o Opera.

      1. Avatar de Melech
        Melech

        O Opera é rápido e tem imensas funções (até demais, na minha opinião – devia haver um Opera SÓ browser, sem email cliente, chat e etc.). Apenas não é o mais rápido… 😛

        1. Avatar de Tiago Sá

          É rápido e tem funções comparado com quê? Tanto o chrome como o firefox têm mais funções e são mais rápidos.

          1. Avatar de kekes
            kekes

            O opera tem mais funçoes acredita, é leve. EU actualmente nao o uso mas admito o seu merito total, um dos melhores browsers de todos, nao se limita a ser mais um sem inovar 😉

          2. Avatar de Tabify
            Tabify

            Se tens tal opinião, claramente estás mal informado e não o utilizaste em pleno. 😉

      2. Avatar de Marisa Pinto
        Marisa Pinto

        A Apple não iria dizer outra coisa, com certeza -_-

      3. Avatar de Wilson Mendes
        Wilson Mendes

        Concordo…. já e o segundo artigo em 2 dias que leio com este tipo de comentarios… que é mt pouco ético do ponto de vista comercial… e fazer isso so para terem + comentarios, acho que nao tem jeito nenhum… Cuidado que pode sair caro!

    2. Avatar de Era uma vez
      Era uma vez

      Fixe fixe era o pessoal querer aprender mais de português.

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Até que enfim!…
        Alguém faz um comentário como deve ser!

        boas festas, mas só para aqueles/aquelas que não sabem escrever e para os/as que sabem.

        FELIZ ANO NOVO!!!

        1. Avatar de Melech
          Melech

          Concordo. Estou farto de ver escritas inteligentes (que de inteligente não tem nada) por aqui, por exemplo.

  2. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Então isto só serve caso o computador onde vamos usar o nosso Opera portátil tenha o Opera instalado?
    Ou depois de fazermos isto uma vez o nosso Opera portátil guarda as definições da língua?

  3. Avatar de joao batista dias
    joao batista dias

    Muito legal esta dica,ja converti até mesmo o Opera pre alfa 10.50 para portugues BR.

    MUITO GRATO PELA DICA,SILVIO HORTA.FELIZ ANO NOVO.

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Português BR, algo que nunca entenderei… Português é PT-PT, não entendo o PT-BR. Mesmo. É isso e EN-US e EN-GB. Enfim.

      1. Avatar de joao batista dias
        joao batista dias

        Portugues “BR” do BRASIL.
        Portugues “PT” de PORTUGAL.

        Afinal,é diferente né.Bom 2010.

        1. Avatar de Ortografia
          Ortografia

          Decerto não compreendeste o meu comentário irónico e depreciativo… Eu sei o que representa BR. O que afirmo é que não entendo a distrinção. PT é PT, e só deveria haver PT. Porquê? Porque não são diferentes… São ambos português, e as diferenças são rídiculas.

        2. Avatar de Melech
          Melech

          Decerto não compreendeste o meu comentário irónico e depreciativo… Eu sei o que representa BR. O que afirmo é que não entendo a distrinção. PT é PT, e só deveria haver PT. Porquê? Porque não são diferentes… São ambos português, e as diferenças são rídiculas.

        3. Avatar de kekes
          kekes

          Essas diferenças deveriam ser aniquiladas, alias, temos um acordo que deveria JA estar em vigor e em pleno funcionamento. É um absurdo uma lingua como o ingles existir tao raramente essas diferenças, na escolha do idioma para o software, em relaçao ao fenomeno no português. Algo se passa… Eu para evitar essas coisas uso quase sempre na lingua original do software, desde que seja em Portugues, Ingles, Frances ou Espanhol, fora disso escolho uma que conheça.

          O portugues bem escrito e sem girias, é completamente compativel, tirando um ou outro pequeno promenor que eu ignoro facilmente, alias, é portugues.

          Viva ao Portugues, viva aos paises de lingua portuguesa, Viva a 2010

          Abraços pra todos com o desejo de um bom ano 😛

          1. Avatar de Eduardo BR
            Eduardo BR

            O acordo está em vigor.. o Brasil não pode remover as diferenças como o uso do gerúndio e a forma da estrutura das frases… se for fazer uma alteração grave como essa a população toda teria que voltar à escola para aprender tuuudooo de novo.
            esse acordo viabiliza APROXIMAR os países de língua portuguesa e não IGUALAR os idiomas.
            Na verdade foi feito para deixar praticamente igual na forma CULTA, na escrita de textos e monografias etc..

            Por isso os linguistas usam a partícula PT e BR

            pra diferenciar os ambos idiomas.

            a vale lembrar que o Português do Brasil é o mais falado. são 190 Milhões de pessoas falando pt-br contra menos de 20 milhões falando PT-PT.

          2. Avatar de Eduardo BR
            Eduardo BR

            Sem contar as sílabas tônicas.. são mais usadas no PT-BR, e ficaria estranho agente falando

            Deixa eu pegar o bebé

            ao invés de Bebê

            ou, estou a usar o bidé
            ao invés de

            estou usando o bidê…

      2. Avatar de Eduardo BR
        Eduardo BR

        é o PT-BR é muito diferente do PT-PT..

        se você ouvir um brasileiro falando, você não vai entender o que ele está “A falar”…

        mais se você ler um comentário, como esse com certeza você consegue entender.

        é assim comigo, se eu ouço um Português falando eu não consigo entender, mais lendo os comentários e o SITE eu consigo 🙂

        é só fazer um esforço 🙂

  4. Avatar de reimor
    reimor

    UM BOM ANO DE 2010 A TODA ESTA COMUNIDADE!

  5. Avatar de Silvio Horta

    @Ricardo Antunes
    O Opera traz o ficheiro que nos interessa é o ficheiro pt.lng, podes sempre copiar de outro pc que tenha outro o Opera instalado.
    O Opera guarda as definições até haver alguma alteração do utilizador.

  6. Avatar de Stiven
    Stiven

    Já tinha feito isso no Opera 10, mas valeu na mesma pela dica.
    Já agora, desejo a todos um Feliz 2010 e muito sucesso e que venham mais posts interessantes no ano que já vai começar.
    Um abraço

  7. Avatar de joao batista dias
    joao batista dias

    Portugues “BR” do BRASIL.
    Portugues “PT” de PORTUGAL.
    Afinal,é diferente né.Bom 2010.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Dica muito util,Obrigada

  9. Avatar de Eduardo BR
    Eduardo BR

    Tem PT-BR??

    Eu uso o opera, e queria saber se tem como colocar Português (Brasil)…

    Valeu!

  10. Avatar de Orlando Reynen
    Orlando Reynen

    O Opera é um ótimo browser com certeza !!!
    Que tal baixar o arquivo de atualização de linguagens diretamente aqui neste link: http://www.opera.com/download/languagefiles/
    Experimentei com o Opera Tor e funcionou tranquilamente !!!!