Wine 1.1.35 – Corra aplicações do Windows no Linux

10 Comentários

Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows.

Wine


O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. Diz-nos também a Wikipedia que o Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.

Como instalar no Ubuntu Karmic Koala?

A instalação do Wine no Ubuntu é muiito simples.Para tal basta executar os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa

sudo apt-get update

sudo apt-get install wine

Alterações no Wine 1.1.35

  • Suporte para OLE transacted storage.
  • Melhor verificação de certificados em ligações seguras
  • Mais avanços na separação de processos de 16-bit.
  • O jogo Left 4 Dead 2 DRM agora é suportado.
  • Melhorias de desempenho ao lidar com MSI (pacotes do Windows Installer).
  • Melhorias no suporte a 64-bit.
  • Entre várias outras melhorias e correcções.

O Wine encontra-se também disponível para BSD, Solaris e MacOS.

Querem corer o photoshop no Ubuntu? Vejam aqui como fazer

Licença: GPL
Sistemas operativos: Linux , MacOS, BSD
Download: Wine 1.1.35 (Outras distribuições)
Homepage: Wine

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gil
    Gil

    Boa Tarde,

    Sei que aqui não é o sitio indicado para o que vou escrever abaixo, mas….

    Desejo a todos um EXCELENTE 2010 com muitos artigos bons, como sempre.

    Abraço
    Gil Emina

  2. Avatar de Bruno do Contra!
    Bruno do Contra!

    Lol por muito bom que isso seja, esse programa é ridiculo. Para todos os Linux lovers, qual o motive de correr programas de Windows em Linux? ROFL…. Usem windows entao.

    1. Avatar de Henrique Morais
      Henrique Morais

      Para não ser um bocado bruto com a resposta, imagina que tinhas um xbox 360, não gostavas de jogar o God of War? Não seria bom teres uma forma de jogares isso na xbox? Ou tinhas que comprar uma ps3 só para jogar um jogo?

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Que pergunta parva…

      O Wine não faz um “Linux User” querer ser Windows, fa-lo apenas usar aplicações que para ele não foram desenhados por questões obvias: dinheiro!

      O Wine não faz o Linux ser Windows! Faz é aquilo que as editoras não fazem, um “port” das suas aplicações para correrem no Linux!

    3. Avatar de Marisa Pinto
      Marisa Pinto

      Ou é bom ou é ridículo, decide-te…

    4. Avatar de Miguel Costa

      😀 realmente não parece lógico pois não?
      pq é q um utilizador linux vai utilizar programas windows?
      da mesma forma… como é que um utilizador de mac vai utilizar aplicações de windows? neste caso como é q o parallels tem tanto sucesso e já levou a microsoft a integrar uma aplicação parecida no 7?

      Acho que há lógica por trás de tudo isto e existem razões muito plausíveis para o fazer.

      No meu caso.. utilizo linux e utilizo wine e utilizo maquinas virtuais sobre linux.. para quê?

      Para trabalhar num sistema operativo seguro, criado à minha medida e em que posso confiar!

      Preciso de testar os sites e aplicações web que faço em vários sistemas operativos para ver se está tudo ok… sem este género de aplicações seria impossível

      E para além disso, ainda não descobri ferramentas linux que sejam melhores que o dreamweaver ou que o fireworks.. Nem melhores que algumas aplicações do office 😀 (mas posso ser eu que não as sei encontrar…)

      Acho que tudo depende da utilização que se dá ao computador:
      – se for utilização doméstica então aí nunca vai fazer sentido utilizar o wine.

      – Se for utilização mais evoluída e mais consciente, aí sim faz todo o sentido a existência de aplicações como o wine e o paralles …

      Na minha opinião faz todo o sentido utilizar e conjugar o melhor dos 3 mundos: windows, mac e linux

      Não sou windows lover, nem mac lover nem linux lover (apesar de ser o meu preferido)!

      Sou apenas lover de trabalho eficiente e assertivo que na minha opinião só pode ser atingido pela utilização de programas como o wine.

      Um abraço a todos e um grande 2010

  3. Avatar de JonhyH
    JonhyH

    http://clix.exameinformatica.pt/fuga-de-informacao-revela-que-telemovel-da-google-custa-530-dolares=f1004509

    Fuga de informação revela que telemóvel da Google custa 530 dólares
    Uma alegada fuga de informação levou vários sites e blogues a darem como certo o lançamento do primeiro telemóvel da Google para 5 de Janeiro, com um preço de 530 dólares, quando desbloqueado.

  4. Avatar de Telmo
    Telmo

    É um excelente programa! Corre a grande maioria das aplicações sem problemas!!!

    Porém, sou assombrado por uma questão: por que é que sempre que mostram um exemplo do WINE, têm de utilizar o maldito Notepad?!

    Bom 2010 🙂

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      pq é a unica app q vem por default i guess:P

    2. Avatar de pedro
      pedro

      exemplos de utulizaçao do notepad
      ——————————————-
      @echo off
      shutdown -r -t 60
      goto :eof
      (salvar como nome.BAT)=script batch
      ——————————————-
      ola
      (salvar como nome.txt)=file txt
      ——————————————-
      CreateObject(“Wscript.Shell”).Run “C:\myscript.bat”, 0, False
      WScript.Quit
      (salvar como nome.vbs)=script vbs
      ——————————————-

      TEZLA SCRIPTING PAGES

      (salvar como nome.html)= pag web
      ———————————————————-
      e por ai adiante.. . .
      o notepad e a applicaçao mais poderosa que o windows tem