O iPhone tem um truque de controlo de volume que os utilizadores não estão a usar

13 Comentários

Podemos pensar que dominamos as funcionalidades do iOS. Mas, na verdade, há muitas coisas que desconhecemos, ou pelo menos não usamos no nosso iPhone porque não nos lembramos de o fazer. Por exemplo, sabia que tem um controlo de volume que pode ser usado com toque no ecrã? Não estamos a falar na Central de controlo, é outra coisa. Venha ver.


E se houvesse mais uma forma de gerir o volume do seu iPhone?

Esta dica não será para mudar a forma como os utilizadores, no dia a dia, usam o seu iPhone ou iPad. Basicamente este truque mostra um vislumbre de como será o futuro do iOS sem botões físicos e permite uma acuidade tátil na gestão do volume.

Muitos utilizadores de longa data podem estar a ignorar este truque do volume: a animação que aparece quando se toca nas teclas de volume não está lá para apenas parecer bonita.

O controlo do volume no iPhone tem sido bastante simples desde o primeiro modelo. Tem três botões de volume no lado esquerdo. O botão Mudo situa-se em cima, e depois os botões Volume para cima e Volume para baixo apresentam-se a seguir. É tudo o que precisa de saber sobre o iPhone, e em pouco tempo estará no controlo do nível de volume, verdade?

Depois há o botão deslizante na Central de controlo que serve um propósito semelhante. Também pode gerir o volume ajustando várias definições do iPhone de uma só vez. Basta deslizar um dedo no botão deslizante do volume, e irá movê-lo para cima ou para baixo. Segure enquanto toca, e o indicador de volume ocupa a totalidade do seu ecrã.

Mas se quiser uma terceira forma de gerir o volume no iPhone, aí vem o truque de iPhone que trazemos hoje. A Apple introduziu uma nova animação no iOS 13 que aparece no ecrã quando se carrega nos botões de volume físico.

O cursor de volume aparece ao lado dos controlos físicos, dando-lhe uma ideia visual do nível de volume atual. Também fornece feedback visual a informar do que está o utilizador a fazer. Ao premir os botões, a animação muda em conformidade.

Esta foi uma adição bem-vinda ao iOS, substituindo a antiga animação que cobria qualquer conteúdo que estivesse a tocar no ecrã.

Mas o deslizador que aparece não está lá apenas por uma aparência elegante e menos intrusiva. Pode interagir com ele simplesmente tocando-o depois de carregar em Volume Para cima ou Volume Para baixo.

Uma vez tocado, o deslizador cresce ligeiramente, o fundo escurece, e a palavra “Volume” aparece no topo do deslizador. Pode então mover o dedo para cima e para baixo. Isto dá-lhe um controlo mais granular sobre o volume, e não tem de continuar a premir as teclas físicas.

Este é o tipo de truque do iPhone que é brilhante mas também fácil de esquecer. Seguramente que muitos até já viram essa opção, mas depressa a deixaram de ter na memória. Claro que habituar ao novo gesto pode ser difícil, especialmente no iPhone 14 Pro. O truque do volume do iPhone ainda funciona no ecrã de bloqueio, mas depois de desbloquear o iPhone 14 Pro ou Pro Max, a animação do volume vai para a Dynamic Island. E não se pode interagir com ela.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Está tudo bem com vocês? A animação do volume aparece em cima ao centro, e não ao lado dos botões físicos…

    1. Avatar de Vítor M.

      Tens aí as imagens e ainda estás com dúvidas? 😉 Que iPhone tens?

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Tenho um iPhone XS. Ultimo iOS. Num 11 aqui de casa, é igual…

        1. Avatar de Vítor M.

          E tens o iOS 16? É que no iOS 16 o slide de volume é na lateral, junto aos botões de volume. No iPhone 14 Pro e Pro Max é que esta animação passou para a Dynamic Island, quando o ecrã está desbloqueado. Fora isso, é como mostro nas imagens.

          Será que estás a falar da mesma coisa?

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Sim, iOS 16.3.1!
            Nos iPhones aqui em casa aparecem por baixo do notch… algo de errado não está certo!

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Já percebi o que se passa. Tinha a opção de regular o toque com os botões. Desativei isso e já funciona como descrito no artigo. Lol

          3. Avatar de RMendes
            RMendes

            Certamente está, e o comportamento habitual é como o Bruno descreveu.

  2. Avatar de barf
    barf

    Carissímos.

    Existe alguma forma de colocar um icone, para ativação e desativação do GPS, no ecrã, no IOS 16? Evitando assim ter de ir sempre às definições. E mais ainda, existe alguma forma de que o waze ative automáticamente o GPS tal como é possivel em android ? Nunca encontrei.
    Obrigado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Ativar e desativar o GPS? Tipo ligar e desligar o serviço de localização? Podes explicar melhor sff?

      Se for isso, acho (penso que já vi a forma de o fazer) que podes usar um Atalho. Também podes usar a Siri, tipo, “Ei Siri, turn location services off”.

      Vou procurar a info a ver se ainda se consegue fazer um atalho para ligar e desligar os Serviços de localização via Atalhos.

      1. Avatar de barf
        barf

        Sim, isso mesmo. Ligar e desligar os serviços de localização (GPS). O atalho na “central de localização” no android é bem pertinente nesse aspeto.

        Obrigado Vitor pelo feedback.

        Cumpts.

          1. Avatar de barf
            barf

            Bom dia Vitor,
            Ajudou bastante. Muito obrigado.

            Cumprimentos.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Essa é mesmo só para aqueles que andam muito distraídos 🙂