Dica: Não gostou do novo Edge da Microsoft? É fácil ter de volta o anterior no Windows 10

23 Comentários

A decisão de abandonar o seu browser e focar-se no novo Edge foi acertada para a Microsoft. Consegue assim criar melhorias e novidades, deixando o desenvolvimento para as equipas da Google.

Lançado oficialmente no passado dia 14, tem mostrado que é uma alternativa a ter em conta para navegar na Internet. Claro que nem todos o adotaram, e mesmo quem o instalou não gostou. Para esses explicamos hoje como é fácil ter de volta o anterior no Windows 10.

Edge Windows 10 Microsoft browser remover

É simples remover o novo Edge

Ao passar a basear o Edge no Chromium, a Microsoft garante que tem acesso a um browser já maduro e que está em constante desenvolvimento. Assim, todos os problemas de segurança que surjam são rapidamente tratados e as novidades também não demoram a chegar.

Nem todos são apologistas desta mudança e depois de instalar o Edge, viram-se presos num browser que não gostam ou que não querem usar. Para esses, existe uma solução simples e que traz de volta a versão anterior.

Chamar o Painel de controlo do Windows 10

Comecem por apagar este browser

O primeiro passo é o remover do novo Edge do Windows 10. A Microsoft impede que esta alteração seja feita nas definições, mas é possível realizar esse passo no Painel de Controlo. Escrevam então esse nome na pesquisa do Windows 10 e escolham a opção Desinstalar um programa.

Na nova janela que for apresentada, devem procurar o Edge. É a lista de apps que estão instaladas no sistema da Microsoft e que podem ser removidas. Basta que identifiquem o ícone do novo browser e depois que carreguem no botão Desinstalar.

Escolher o remover do Edge

A Microsoft tem um truque

No processo de remoção do Edge, será perguntado ao Utilizador se pretende manter os dados de navegação e outros. Caberá ao utilizador escolher o que pretende fazer, para assim guardar ou não esses dados para o futuro.

Quando terminar a desinstalação do novo Edge, os ícones presentes na barra de tarefas vão desaparecer. Este é um processo normal e que não pode ser alterado. Devem depois colocar ali novamente o ícone do Edge para uma utilização mais simples.

Podem procurar novamente o Edge da Microsoft

Um processo simples no Windows 10

Ao contrário do esperado, não vai ser necessário instalar um novo browser. A versão anterior do Edge vai estar presente e pronta a ser usada.

Só precisam de escrever Edge na pesquisa do Windows 10 e este surgirá de imediato. Tudo será mantido como estava antes, incluindo a configuração da conta e até os favoritos.

Tudo está de volta a este browser

Tudo volta ao que estava antes

De seguida, só precisam mesmo de usar o browser da Microsoft como faziam antes. Tudo o que estavam habituados a usar vai estar presente e pronto a ser explorado.

Não se sabe a razão porque que a Microsoft tenha mantido a versão anterior do Edge no Windows 10, mas a verdade é que esta está disponível para todos voltarem para trás e remover a versão mais recente.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CP
    CP

    Existiam 2 funcionalidades muito interesantes no antigo edge. A forma como mostrava os PDF’s e a opção de “armazenar” grupos de tabs.
    Por isso usava ambos os browsers o Chrome e o edge.
    Este novo edge têm que apresentar novas funcionalidades pois em pouco ou nada, neste momento, se destingue do chrome.

    1. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Envia esse feedback pelo menu de feedback do novo Edge.
      Nenhuma dessas funcionalidades está disponível pois o interesse nas mesmas é reduzido. Se essas funcionalidades forem muito requisitadas, a Microsoft adiciona-as

      1. Avatar de CP
        CP

        Assim farei. 🙂

  2. Avatar de Antero Ferreira
    Antero Ferreira

    Tenho os dois Edge’s instalados!!!

    1. Avatar de cat
      cat

      É como dizem os ditados, as duas caras da moeda, a faca de dois gumes …. enfim …

    2. Avatar de DB
      DB

      Não e possivel ter os dois instalados, o Edge Chromium faz update ao Edge.
      Se te os dois instalados é porque tem o Edge chromium Beta e o Edge.

      1. Avatar de CP
        CP

        DB, não foi através de update do windows.
        Eu instalei a versão que está disponível diretamente via download na página da microsoft. Não é beta. Ver abaixo o link que o Pedro Simões colocou. Não me substitui o Edge antigo e faço uso dos 2.

      2. Avatar de Toder
        Toder

        Sim no final ele tem os dois

  3. Avatar de anjodefogo
    anjodefogo

    Bom dia.
    Como se actualiza o novo edge? Através do windows update? Através dele próprio? Instalando por cima?
    Obrigado

  4. Avatar de cat
    cat

    Mais “batata frita”. Há quem diga que as do mac … donalds são as originais e as melhores. São as que me habituei a comer e as que mais gosto. Isso é verdade. As outras também são boas mas não passam de mais batata frita. Eu prefiro as originais porque estou habituado e diga-se, não passam de batatas fritas. Mudar para quê ?

    Só não gosto delas frias …

  5. Avatar de cat
    cat

    Já agora, não concordo com essa justificação para a microsoft “abandonar o seu browser”. Não sei se fez bem ou mal e sinceramente, acho que ninguém sabe. É a mesma coisa de quando um gajo se casa. Esperamos todos pelo melhor mas há sempre divórcios.

    Por outro lado, porque preciso de mil browsers, com o mesmo “motor”, no mercado se eu uso só um ? E porque raio iria eu mudar de um browser com o qual sou familiar e onde tenho contas, passwords, sincronizações, extensões, etc para algo praticamente com as mesmas características mas onde teria de me habituar a mexer e voltara configurar tudo de novo ? Porquê ? Porque tenho tempo livre e não tenho mais nada para fazer ? Também é uma boa desculpa …

    1. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Porque um carro não é só um motor. Podes gostar muito do motor, mas querer mudar de carro ou de marca.
      Nesse caso, não me parece que mudar a tua tralha de um carro para o outro seja impeditivo. Neste caso é igual

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O problema do novo Edge é que a Microsoft não resiste a meter a sua tralha, mantivessem aquilo limpinho de extras e serviços Microsoft, estatísticas, etc. para ser só um Browser e talvez até fosse uma boa alternativa ao Google Chrome.

  7. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Pessoalmente estou satisfeito com o novo Edge. Só em caso pontual voltaria para o anterior que pessoalmente não gostava .

    Se as pessoas dessem a sua opinião e exposessem as suas duvidas em vez de andar a mandar bocas uns aos outros aqui nos comentarios ….. apetecia-me mais participar!

    No entanto fica o obrigado ao PPLWARE pela dica.

  8. Avatar de João
    João

    Top ficou show esse novo edg tô usando a gostando bastante .

  9. Avatar de Desenraizado
    Desenraizado

    Obrigado PPLWARE pela dica. Estou satisfeito com o novo EDGE. Instalei o Novo e não o Beta. Portanto so meu windows só tenho o novo. O antigo foi automaticamente desinstalado

  10. Avatar de Sandro
    Sandro

    Mas quem é que não gosta do novo Edge? Está já muito perfeito, rápido, bonito, e a Microsoft, aos poucos o irá ainda aperfeiçoar mais. Tenham tento, e deixem de criticar a Microsoft, um dia ainda iremos ficar sem nada, depois quero ver como irá ser! O Windows 10 está um mimo de SO. Mas pronto se não gostam, mudem para o que quiserem, mas deixem os Microsoftianos “passo a gracinha” em paz

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Eu não gosto. Com as mesmas extensões e a mesma página aberta que o chrome, ele chega a consumir 4 vezes mais ram que o chrome. Como é que isso é possível?

      1. Avatar de Sandro
        Sandro

        Pronto, deixar passar algum tempo, depois se verá.

  11. Avatar de Olhaqui
    Olhaqui

    IE always! Nem metade da ram usa comparado com os outros e faz o mesmo!

  12. Avatar de Desenraizado
    Desenraizado

    Estou de acordo com o Sandro…O novo browser da MS foi lançado recentemente e já concorre com o chrome que também é bom. Ora se eu tenho um SO que tem o seu próprio browser, que me satisfaz, porquê não usufruí-lo?… é tudo uma questão de opção. Cada utilizador tem a sua liberdade de escolha, independentemente do maior ou menor consumo de ram. A propósito do tema “RAM” o novo EDGE até consome menos ram que o chrome. Tudo também dependerá do número de extensões instaladas. Estou em crer que o novo EDGE ainda vai ser aperfeiçoado. Uma coisa é certa… fácil configuração e bonito…

  13. Avatar de R. AHCOR
    R. AHCOR

    EDGE – sim, o “novo”, saído da versão Beta – é o melbor Browser da história!
    O tal Chrome da Google já era!