Dica: Ainda não tem o novo Edge? Veja como é simples de instalar

37 Comentários

Uma das grandes promessas da Microsoft para 2020 era um novo Edge. Este novo browser que principalmente apagar anos de problemas com as propostas da empresa nesta área, libertando-a para investir em novas funcionalidades.

Esse momento já chegou e o Edge é já uma realidade. Este novo browser chegará numa atualização, dentro das próximas semanas. Claro que há quem não queira esperar e pretenda testar já esta proposta. Para isso explicamos hoje como ter já o novo Edge no computador.

Edge Microsoft Windows 10 browser instalação

O Novo Edge já chegou

A decisão de basear o novo Edge no Chromium não foi inocente. A Microsoft quer garantir que tem a melhor base para um browser, conseguindo assim tempo e espaço para melhorar esta proposta e todos os serviços que aqui vai centrar.

É por isso que surge este browser. Este substituirá a atual proposta e chegará na forma de uma atualização que a Microsoft irá distribuir em breve. Quem quiser, pode entretanto instalar esta proposta, tanto no Windows 10 como no 8.1, 7 ou no macOS.

Edge Microsoft Windows 10 browser instalação

Uma instalação simples no Windows 10

Para o fazerem, devem aceder ao site criado pela Microsoft para esta novidade. Aí vão encontrar uma caixa de descarga, onde podem escolher o sistema operativo onde o querem ter. As propostas são as já conhecidas.

De seguida, só precisam de ler a licença de utilização e concordar com a mesma. O avanço é feito com o carregar no botão Accept and Download.

Edge Microsoft Windows 10 browser instalação

De imediato o download da versão pretendida é iniciado e em poucos segundos o ficheiro de instalação estará no seu PC. Localizem-no e preparem-se para o abrir posteriormente.

Ao executarem esta novidade, será pedido que aceitem a sua instalação, com o OK no UAC. Sem este passo o processo não irá avançar para a instalação deste novo browser.

Edge Microsoft Windows 10 browser instalação

É neste momento que todos os ficheiros necessários para o Edge vão ser descarregados. O processo é rápido, mas obriga a novos downloads, automáticos, e à colocação de ficheiros no sistema. Não vai ser necessária qualquer intervenção do utilizador.

No final deste processo, a versão mais antiga do Edge será removida e apenas a nova versão ficará presente no sistema. Este passará também a ser a proposta que o sistema irá usar e o browser padrão deste.

Edge Microsoft Windows 10 browser instalação

A Microsoft parece ter acertado em cheio

Na primeira execução do Edge este irá configurar-se e ficará pronto a ser usado. Resta apenas ao utilizador testar e usar esta novidade, percebendo as diferenças entre este e o Chrome. Elas existem e são principalmente bem visíveis.

A Microsoft parece ter acertado no seu novo browser. Tudo aponta para que seja um sucesso e com tudo o que de melhor podemos encontrar na Internet. Depois de anos com muitas dificuldades neste campo, a Microsoft tem finalmente um dos melhores browsers do mercado.

Dica: Como importar os seus dados do Chrome ou Firefox para o novo Edge

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Obrigado, mas não estou interessado!

    1. Avatar de Sprint da net
      Sprint da net

      A MS com o apoio do projeto chromium faz um browser bom e ninguém está interessado???
      Usem e abusem, só não usem o Chrome da Google!

      1. Avatar de Felipe Cardoso
      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        “Não usem o Chrome da Google” – Posso saber porquê?

    2. Avatar de jao da silva
      jao da silva

      Ninguém quer saber!!!

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Ah ah ah!
    “Ou para obter este código-fonte, poderá enviar um cheque ou ordem de transferência bancária no valor de 5,00 $ EUA, juntamente com o número da versão Edge, para:

    Equipa de Conformidade do Código-Fonte
    Microsoft Corporation
    One Microsoft Way
    Redmond, WA 98052
    EUA”

  3. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    Eu cá tenho o Windows 10, mas prefiro o navegador Brave.

    1. Avatar de Ruben Vieira
      Ruben Vieira

      BAT 😉

  4. Avatar de PB
    PB

    bom era isto ser adoptado a nivel empresarial… nao faltam empresas a correr IE11, sempre um filme desenvolver plataformas internas e ter de suportar IE11. Sera que esta instalacao tambem remove o IE11 das maquinas antigas?

    1. Avatar de Carlos Gouveia
      Carlos Gouveia

      O IE11 não será removido

    2. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Não remove o IE11, mas pode fazer isso manualmente em opções de programas > recursos e desabilitando o IE11.
      Onde trabalho tem um sistema de vigilância, e só funciona com o IE11… É o sistema foi atualizado em 2019 com novos equipamentos, e os devs da Intelbras não abriram mão do IE11 mesmo em uma versão de 2019…

    3. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      O problema não são as empresas usarem o IE10/11 mas sim o software antigo ou atualizado que OBRIGA à utilização do IE10/11.
      De que me serve desativar o IE se aplicações core da minha empresas só correm nele?

      1. Avatar de PB
        PB

        compreendo… mas em alguns casos nao investirem em alternativas é querer ficar na idade da pedra e no long term o custo de manutencao nao vale apena. Porque custa muito a acreditar que existam assim tantos softwares de topo sem concorrencia que só correm em IE10 e 11.

  5. Avatar de João M
    João M

    Experimentei o Edge hoje e acho muito bom e bem rápido na navegação.
    No entanto notei algo interessante – o quão “preso” à google estou. Tenho o chrome “sincronizado” em todo lado usando o meu email, ligação com gmail no tlm, etc.. e agora, no edge, para ter isso tenho de usar o email hotmail antigo que tenho. O problema da mudança são os hábitos e é assim que estas empresas nos “prendem” a elas.

    Quanto ao browser em si – está 5 estrelas. Acho que quem nega isto apenas porque é “microsoft” está a ser um bocado fanboy.. principalmente se usa Chrome – que pertence a uma outra multinacional com telhados de vidro..

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Não é uma questão de ser fanboy 🙂
      Já viste que agora só tens 2 motores de renderização? O usado pelo Chromium (e seus milhentos filhos) e o do Firefox (e seus alguns filhos pois há forks do Firefox).
      Cada vez mais a net está normal e sem sabor… É tudo igual :/
      Onde anda a diferenciação se no núcleo é tudo igual?
      Um dia mexem no núcleo e fica tudo às escuras, não há alternativas.
      Isto não é ser fanboy nem sequer alarmista mas sim ver as coisas com outros olhos.
      Acontece exatamente a mesma coisa no mundo dos telemóveis.

  6. Avatar de alberto barroso
    alberto barroso

    Acedam à página, cliquem no link… termos e condições em chinês …. LOLOL

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      Vê o link. Se tiver CN, mudas para EN-US ou PT-PT e os termos e condições ficam no idioma correto

    2. Avatar de DN
      DN

      A mim apareceu em português.
      No entanto, estas situações costumam acontecer quando existem vpn e o site não consegue detetar qual o idioma do sistema do utilizador

    3. Avatar de José
      José

      Não vi nada disso. Na transferência detectou de imediato a língua nativa do pc e nem tive de me aborrecer com mais nada vendo todas as páginas em bom português. Veja lá se está tudo bem por aí.

    4. Avatar de Gonçalo Martins
      Gonçalo Martins

      Por acaso o meu detectou em chinês. Mas como foi apartir do site da Microsoft instalei a mesma. Depois de fazer o download novamente em português continua em chinês. Só mesmo usando o tradutor automático é que consigo fazer alguma coisa. Mas pelo que vi é melhor que o antigo. Apesar de estar a usar o Brave…

  7. Avatar de lumia
    lumia

    Haverá para Windows mobile 10?

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Não me parece que vá haver.
      Acabou o suporte ao W10M a 14/01/2020
      Continuaremos a usar o Edge

  8. Avatar de Barta
    Barta

    O importante era remover o antigo EDGE. Dá para o fazer?

    1. Avatar de Carlos Mariano
      Carlos Mariano

      O Edge Legacy é removido automaticamente assim que instalares o novo Edge

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Dá. Painel de controlo – Programas e funcionalidades – programas microsoft. Depois é desdobrar o menu e desmarcar o Edge. Fecha, o sistema vai pedir para reiniciar, aceita e espera. Assim que voltar já não existe. Atenção é se tiver apps que usem browser definido, terá de as voltar a instalar para definir o seu browser como base, em muitos casos irá dar erro, por o browser não ser compatível.

    3. Avatar de José
      José

      Leia bem o artigo. Remove de imediato o anterior! Já o experimentei num computador híbrido que tenho e posso dizer que a experiência é excelente. Já o tinha no telemóvel que, entretanto, mudou autenticamente, pois sempre usei o Edge e o Firefox. No telemóvel uso apenas o Edge – a pesar de também lá tenho o navegador da Samsung – marca que uso neste momento – mas, raramente o usei, se no anterior era bom, este então está impecável. Fiquei satisfeito por ver tudo sincronizado. Está muito bom de facto, muito bem integrado com o W10 – não seria de esperar outra coisa – e em máquinas mais antigas como é o caso desse computador é para mim o indicado.

  9. Avatar de Suricata feliz
    Suricata feliz

    É possível sincronizar dados do Chrome, como favoritos, passwords, página inicial, histórico, etc.?

    1. Avatar de João M
      João M

      Consegui passar tudo. No entanto a sincronização entre dispositivos é feita usando a conta microsoft, como seria de esperar.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      Eu sei que sincroniza os favoritos; as restantes opções isso já não sei…

    3. Avatar de Suricata feliz
      Suricata feliz

      Obrigado a todos. Abraços.

  10. Avatar de Medricas
    Medricas

    Medo, tenho muito medo usar qualquer coisa vinda da Microsoft ou seu afiliados.

  11. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Não vai dar para atualizar o Edge já instalado? Aqui na empresa não tenho direitos de administrador pelo que não posso instalar pelo link :\

  12. Avatar de Jorge Carapeto
    Jorge Carapeto

    Ao fazer a instalação, muitos programas deixaram de funcionar (Davinci Resolve, entre outros.. e o cadmouse wireless também deixou de funcionar, voltei a fazer instalação mas agora a conecção não é perfeita. Tem muitos travamentos.

  13. Avatar de Peace
    Peace

    “Baixando o Microsoft Edge…”
    Só com esta mensagem já fiquei de pé atrás

    1. Avatar de dbranco
      dbranco

      Como eu te percebo… 😀 falou!

  14. Avatar de Alam Pascoal
    Alam Pascoal

    Quando clico no “aceder”, sou direccionado para a página: https://www.microsoft.com/en-us/edge, no entanto, a mesma aparece-me com a mensagem : “500 – Server Error”.
    Estarei a fazer alguma coisa de errado ou passa-se algo com essa página?
    Desde já agradeço a vossa atenção.

  15. Avatar de Alam Pascoal
    Alam Pascoal

    No seguimento da minha questão anterior, creio que resolvi de alguma forma neste sitio: https://www.microsoft.com/en-us/edge/business/download.