Há uma nova forma de formatar e limpar o Windows 10

70 Comentários

Desde o Windows 8 que a Microsoft dá aos utilizadores a possibilidades de limparem os seus sistemas sem terem de realizar uma verdadeira reinstalação.

Esta funcionalidade tem-se revelado muito útil para repor o Windows 10, mas a Microsoft resolveu agora melhorá-la ainda mais, dando-lhe mais uma opção.

windows_10_reset_1

A reposição do Windows deixou de ser uma dor de cabeça e é hoje em dia muito mais rápida do que era antes. Sem sair do Windows e sem ter sequer de ter à mão um DVD ou pen USB do Windows qualquer um consegue fazer esta reinstalação.

A nova forma de formatar o Windows 10

Para facilitar ainda mais o processo, mantendo a máquina actualizada, a Microsoft deu agora ao Windows 10 uma novidade, ainda só disponível nas builds do programa Insider.

Com um simples comando, e onde se esperava a normal reposição, surge agora a opção “Clean up and update this PC”. Esta, como o nome indica, permite a remoção de todos os ficheiros, repondo o Windows 10 e actualizando-o para a versão mais actual. O comando pode ser usado numa janela de DOS e é o seguinte:

systemreset -cleanpc

Assim que é dado o comando é apresentada uma nova janela de reposição, que explica aos utilizadores o que vai ser feito dai para a frente.

windows_10_reset_2

Após ser usada esta opção, e pós cerca de 20 minutos, o Windows 10 manterá todos os ficheiros do utilizador, mas terão sido eliminadas todas as aplicações, com excepção das nativas do Windows, bem como feita uma actualização do sistema operativo.

A diferença face aos outros modos, que são a remoção total dos ficheiros ou o manter os ficheiros pessoais, é mesmo a actualização para a mais recente versão que faz, garantindo assim que este processo não tem de ser realizado pelo utilizador.

Esta novidade chegará aos utilizadores finais quando a próxima actualização do Windows 10, a Creators Update, for lançada, algo que se espera que aconteça no início do próximo ano.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Reis
    Reis

    Parece-me bem..

  2. Avatar de Setnom
    Setnom

    Huh, não sabia desta. É bom saber! Thanks, Pplware! 😀

  3. Avatar de Ruben
    Ruben

    mantem tudo dentro da pasta de users? AppData, Documents, etc?

    Apaga tudo em Program Files?

    1. Avatar de PeteSnows
      PeteSnows

      tu escolhes
      “The current version of System Reset gives you two options. You may “remove everything” and start fresh, or select “keep my files”. The former removes everything including personal files, the latter will preserve personal files but remove anything else.”
      https://www.ghacks.net/2016/12/15/windows-10-creators-update-new-system-reset-option/

      1. Avatar de PeteSnows
        PeteSnows

        If you do run the systemreset -cleanpc command however:
        This feature cleans all apps from your PC, except those that came with Windows, and then updates your PC to the latest version of Windows.
        All of your personal files and data will be kept.

  4. Avatar de uPedreiru
    uPedreiru

    .. alguma ajuda para repor, formatar, o surface RT? Tenho as actualizações mais recentes, até ao dia de hoje, mas parece-me que, cada vez mais, o RT está lentíssimo quando ando na net. Obrigado. Boas Festas.

    1. Avatar de metro
      metro

      Quando pedir o username, clicar no shift (nem que ligues teclado externo como eu fiz) e jlixar em reiniciar. A partir dai e so seguir os passos

  5. Avatar de Luis Ribas
    Luis Ribas

    Boa tarde
    Ao fazer esta instalação o que está no disco mantem-se? ou apaga tudo?

  6. Avatar de black
    black

    o windows cada vez mais parecido com o sistemas operativos dos smartphones, basicamente é uma opção equivalente que é como se resetassemos o pc a parâmetros de fábrica, ficando apenas o sistema limpo de tudo o que fizemos até a data como se tivesse acabado de ser instalado, e ficando somente os ficheiros já criados ou depositados…

    é uma boa maneira de repôr o sistema sem estar a perder tempo a fazer uma instalação tradicional de raiz…

  7. Avatar de Edisson
    Edisson

    Digitar comandos na tela do prompt (terminal ?) não é para usuários do windows, isso é coisa para nerds usuários de linux.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      desde quando?

    2. Avatar de IT Consultant
      IT Consultant

      Aceder à linha de comandos e digitar “systemreset -cleanpc” é mesmo para nerds.

      Significa que utilizadores “comuns” normalmente escrevem menos de 21 caracteres.

      Acima de 21 caracteres, só mesmo especialistas ultra avançados.

    3. Avatar de metro
      metro

      E nerds porque? É um SO como todos os outros…

    4. Avatar de Edisson
      Edisson

      Calma pessoal!!! Eu só estava sendo irônico, afinal não é esse um dos principais defeitos do linux que os usuários windows sempre falam, que digitar comandos e usar linux é coisa de nerd??. Eu uso linux a mais de 10 anos e não troco ele por nada, até tenho um notebook HP (que eu diria até que é um forno de tanto que esquenta kkkk) com windows 7 que raríssimas vezes eu uso, tentei instalar o manjaro KDE nele, mas não consegui fazer funcionar corretamente o driver de vídeo híbrido, então voltei pro w7. O engraçado que também tentei com o windows 10 e tive o mesmo problema com o vídeo, por isso ele acabou ficando com o windows 7 mesmo. Agora se alguém souber de um driver de vídeo,para linux, que funcione corretamente num HP DV6-3270BR eu agradeço, pois quero instalar o manjaro nele.

      1. Avatar de wdawddawda
        wdawddawda

        o que significa “kkkk”?

        1. Avatar de Daniel Gomes
          Daniel Gomes

          Korean Ku Klux Klan

          1. Avatar de Edisson
            Edisson

            Daniel, ajuda aí, já que tu matou a charada do kkkk, o que significa wdawddawda?

          2. Avatar de Papa Joe
            Papa Joe

            HEHEHHHAHA

          3. Avatar de kadu
            kadu

            Com essa já deu pa soltar uma gargalhada 🙂 fdx até me engasguei…

        2. Avatar de Edisson
          Edisson

          O que é wdawddawda??

        3. Avatar de Edisson
          Edisson

          O que significa “wdawddawda” ?

        4. Avatar de victor
          victor

          depois dessa eu vou repensar de há esperança na humanidade. Nao sabem que “kkkk” é riso é bastante decadente

          1. Avatar de em cima da cerca
            em cima da cerca

            Sabem sim, so estavam a “pegar” com o brasuca… 😀

      2. Avatar de Sidão
        Sidão

        Deixa ver se entendi:

        – Primeiro voce tentou comparar a dificuldade deste comando a diversas dificuldades do linux
        – Depois se colocou como um admirador de linux e um usuário experiente (há mais de 10 anos)
        – Depois disse que não consegue instalar um simples driver de video no linux. E nem no windows.

        Acho que há algo incorreto por aí.
        Até entendo pq achou complicado um comando idiota feito o mencionado na matéria.

        1. Avatar de Edisson
          Edisson

          Sidão, eu não achei complicado o comando, é super fácil, assim como é no linux. Apenas comentei porque é isso que os caras que usam windows falam quando tem algum tutorial explicando como instalar algum programa no linux pelo terminal, só isso. Quanto a questão dos driver tanto no linux, quando no windows, tu já tentou instalar o driver de vídeo nesse modelo da HP ? Só pra começar, o driver Radeon da AMD para linux não ativa a placa de vídeo de alto desempenho, ficando só a básica mesmo, sem aceleração 3d, e no windows 10 não tem driver compatível para o modelo DV6 3270BR, pelo menos o que encontrei e instalar também não ativa a aceleração 3d. Instalei o manjaro linux nele, não tenho certeza a qual versão do kernel ele tinha na iso, mas acho que era 4.2.0, aí atualizei para a 4.4.2, que já tinha o driver genérico amd-gpu, mas nem assim ativou a aceleração 3d, e acredito que não funcionaria nem mesmo com o kernel 4.9.0. Como disse, eu raramente uso esse notebook HP , uma porque tá com windows, outra porque prefiro linux, e outra porque esquenta muito, mas muito mesmo,tanto que já foi feito reballing no chipset e processador.

          1. Avatar de kadu
            kadu

            Já experimentaste com actualizações do ppa:oibaf/graphics-drivers em debian/ubuntu ou com o proprietário amdgpu-pro ?

    5. Avatar de Crist. N
      Crist. N

      Escreve-se ecrã ou janela, não tela. E escreve-se utilizadores, e não usuários.

      A não ser que seja brasileiro.

      1. Avatar de Edisson
        Edisson

        Sim, sou brasileiro.

    6. Avatar de Zé das Couves
      Zé das Couves

      Acho que de nerds é navegar por 200 janelas para chegar à opção que procuras sem te perder.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        200 janelas? é um bocado exagerado… Eu uso 1 janela e nunca me “perdi”.

  8. Avatar de censo
    censo

    Prefiro a formatação.

  9. Avatar de MLopes
    MLopes

    por falar no branch “insider” lembrei-me que para além desse a ms tem também o “current” e o “long time service branche (ltsb)” (só disponível para licenças de volume com mínimo de 5 licenças). há tempos pedi a um revendedor preços para comprar cinco licenças ltsb e deram-me valores de cerca de 300 euros para cada uma! achei um absurdo por comparação com a versão pro do “currrent branch”.
    alguém tem uma ideia se estes valores são normais e sou eu que “estou a ver filmes” ou se estão mesmo a tentar “roubar-me”?

  10. Avatar de Leandro Bernardo
    Leandro Bernardo

    Esta opção já esta disponível para quem trabalha com System Center Configuration Manager, dando o comando ou por CMD, ou PowerShell, psexec.exe \\NOME DO PC “C:\Windows\System32\CleanPC.cmd.

  11. Avatar de ACMSeBr
    ACMSeBr

    OPA!!!
    Ponto para o PPLWARE. 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
    Não Sabia.

    OBS:

    Iniciar /executar/ CMD –> systemreset -cleanpc “ENTER”
    Não precisa de direitos ADMINISTRATIVOS.
    E as 2 perguntas apareceram ( manter arquivos) (apagar tudo).

    Testado agora 19/12/2016
    Winver : Versão 1607 (Compilação do sistema operacional 14393.576)

    *Não estou cadastrado como insider, e é o Computador do Trabalho.

  12. Avatar de Ruca
    Ruca

    mantem o Office ??

    1. Avatar de ACMSeBr
      ACMSeBr

      isso mesmo windows limpo os arquivos vão para a pasta c : \ windows . old \ usuario

  13. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    hummmm sem permissões de administração???
    Isto pode ser interessante para alguns brincalhões…

    1. Avatar de ACMSeBr
      ACMSeBr

      isso fiz um TXT . BAT e funcionou. 🙂

  14. Avatar de Maikel
    Maikel

    Mas para manter os ficheiros ele tem de manter o outro windows . Por isso acho que ficas com 2 windows no pc mas ele arranca logo no novo.

    1. Avatar de ACMSeBr
      ACMSeBr

      instalação limpa só que os arquivos do windows, arquivos de programas e usuario vão para pasta windows old na rais do C.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    ya, com disquetes

    1. Avatar de Drived
      Drived

      Qual disquetes, qual quê: cartões magnéticos!! XD

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Para serem tão mauzinhos bem que podiam propor a utilização de cartões perfurados.

  16. Avatar de fernando coutinho
    fernando coutinho

    Alguém consegue confirmar se este comando realmente não necessita de permissões de administração?
    É que se assim for isto é terrível…

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Sim, nada de UAC….
      Como escrevi antes bom para brincalhões…..

    2. Avatar de ACMSeBr
      ACMSeBr

      Quiseram facilitar a facilitaram D+.

      Só que depois do comando vem uma tela pedindo confirmação se que manter os arquivos ou não e só depois disso que você aperta em continuar.

      Pode executar o comando e cancelar tranquilamente.

  17. Avatar de Beto
    Beto

    Grande nova esta

  18. Avatar de Fido
    Fido

    Não é a mesma coisa que a função reset que já vem incluido no windows desde o 8??

  19. Avatar de Lisbon lover
    Lisbon lover

    Do meu lado o meu PC atualizou-se no outro dia, e perdi alguns softwares pagos.

    Como fazer para os recuperar, sem gastar um tostão?

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      vê se os perdeste ou se apenas os atalhos desapareceram.
      para instalar software licenciado basta descarrega-lo novamente e utilizar a chave que se obteve na compra

  20. Avatar de Manuel
    Manuel

    Pergunta, vai ser criada uma instalação “limpa” ou simplesmente remove as apps e fica uma pasta de sistema cbeia de lixo?

    1. Avatar de ACMSeBr
      ACMSeBr

      fica uma pasta na raiz do C chamada windows . old cheia de lixo SIM. HAHAHHAHha
      😀 😀

  21. Avatar de fairwind
    fairwind

    Para quem quer saber como fica, leia isto COM MUITA ATENÇÃO, lá explica tudo !!

    https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10startfresh

    1. Avatar de fairwind
      fairwind

      ADENDA: Já não me recordo onde, mas por essa página (em principio num dos links da mesma), explicava que no caso de termos licença digital válida do windows 10, quando a pede, a reinstalar bastava ignorar e/ou carregar enter, que ele instala tudo bem.

      Estou para fazer isso, neste pc até um dia destes…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        fairwind: fiz precisamente isso, ontem, na substituição de um HDD por um SSD. Basta fazer ignorar e prosseguir o processo, no fim, ele ativa-se automaticamente. Cinco estrelas.

  22. Avatar de aborges
    aborges

    Será ossivel passar de 32bit para 64bits?

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Pelo processo explicado neste artigo não podes, mas se fizeres uma instalação limpa pelos processos tradicionais, podes sim, já que a licença tanto serve para 32 como 64.
      Já agora a mesma coisa para o idioma.

  23. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Esta dica funciona bem na versão actual do Windows 10. Não precisa esperar pela próxima “grande actualização” do Windows.

  24. Avatar de Dhark_Love28
    Dhark_Love28

    Mas isto também apaga documentos, e músicas que deixamos no PC? Gostaria de saber se sim? Tenho medo de perder dados…

    1. Avatar de ACMSeBr
      ACMSeBr

      Faz BACKUP depois executa o procedimento.

  25. Avatar de DocGrim
    DocGrim

    Uma funcionalidade que até pode ser vantajosa em alguns cenários, no entanto, nada bate um format! Até porque, boa parte das máquinas, os problemas que apresentam resumem-se a problemas com o sistema de ficheiros. Format (não quick format) e reinstalar é a melhor opção, pra mim, claro

    1. Avatar de Redin
      Redin

      É tudo uma questão de poupar tempo, já que atualmente podes fazer uma flashdrive no site da Microsoft com o Windows 10 atualizado nesse momento do update/download.

  26. Avatar de Isaías
    Isaías

    O meu aparece: ocorre um problema ao repor o seu PC, o que eu faço?
    Alguém me ajude por favor

  27. Avatar de AV
    AV

    Já tenho isso desde pelo menos que tenho o Windows 10 (atualizei logo no inicio), e se quiserem informar, para os utilizadores que não percebem de comandos, e preferem ler ccom mais calma as opções, ficar a clicar Shift após clicar em Reiniciar, só largar quando o ecrã ficar azul

  28. Avatar de Andrill
    Andrill

    To formatando nesse exato momento..
    Eu instalei um APP no meu PC e quando desisntalei ele começou a dar erro ao tentar iniciar a barra inicial do windows 10.
    To fazendo o procedimento .
    Tomara que de tudo certo