Google Maps: 3 dicas essenciais para poupar bateria enquanto navega

15 Comentários

As aplicações de navegação utilizam diversos recursos que tendem a consumir mais bateria enquanto estão as ser utilizados. O ideal é que, para as suas viagens, tenha sempre no carro um carregador de isqueiro, mas se tal não for possível, então há que arranjar forma de poupar bateria para que não seja apanhado numa situação urgente sem smartphone.

google maps - dicas bateria


#1 – Desligue o ecrã

Ao desligar o ecrã do seu smartphone, se for com o som ativo, a navegação continua a decorrer e não está a consumir tanta bateria. Muitas vezes vamos 20/30 km na mesma estrada, não havendo necessidade de ter a imagem do percurso a surgir no ecrã durante todo esse tempo.

Ao aproximar-se de alguma indicação, o Maps avisa com antecedência da direção que vai ter que tomar, tendo tempo para voltar a ligar o ecrã caso sinta necessidade.

#2 – Utilize a navegação offline

Se tiver oportunidade de programar a sua viagem, opte por descarregar o mapa do percurso através da rede Wi-Fi. Além da poupança de dados móveis, irá ainda poupar alguma bateria já que não estará dependente de alguns recursos, como sistema de localização, como estaria em navegação online.

Para descarregar o mapa deverá aceder ao Menu, seguido de “Mapas offline”. Deverá, em seguida, “Selecionar o seu próprio mapa” e definir a área pretendida. Abaixo da área irá surgir o tamanho que o mapa irá ocupar no seu smartphone. Depois de transferido o mapa basta selecioná-lo, selecionar o destino e seguir viagem.

Todo o percurso pode ser planeado previamente como explicamos aqui detalhadamente.

#3 – Não receba informações de trânsito nem imagens de satélite

As informações de trânsito poderão ser muito úteis principalmente se for com pressa ou se estiver a conduzir dentro de uma cidade, e a imagens de satélite irão dar-lhe uma visão mais real do local que pretende encontrar. No entanto, estas informações utilizam recursos que irão consumir mais bateria… além de mais dados, tal como no exemplo anterior.

Na navegação, deverá então expandir o menu inferior, e desativar as opções correspondentes “Mostr. trânsito mapa” e “Mostr. mapa satélite“.


Que outras dicas acrescentaria a estas três para poupar bateria enquanto navega com o Google Maps?

Leia ainda:

Conheça 6 dicas para conseguir usar melhor o Google Maps

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Prefiro o here, transfere o mapa todo

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Para condução o Here é bem melhor.

      1. Avatar de jonas0932
        jonas0932

        o Here, usava quando tinha o nokia. curtia meloes. agora tenho usado o waze, que ate agora nao me deixou ficar mal..o google maps é muito mau para navegar…tenho pena de quem o uso para navegar…

        1. Avatar de Hugo Barreiros
          Hugo Barreiros

          Nunca testei o Here, mas entre o Waze e Google Maps, prefiro o Google. O Waze já me mandou dar grandes voltas, e muitas delas seria para fujir ao transito. Mas acabo sempre para ir para piores alternativas, isto na zona de Lisboa.

          Agora tenho testado o Google Maps e o Waze para ver por onde é que cada um sugere, o google deu sempre a melhor rota.

  2. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O Google Maps para mim é muito bom a navegar.. pena não se conseguir fazer o download do mapa de Portugal de uma só vez. De resto e simples e preciso. O Here WeGo é excelente nesse aspecto.. podemos tirar o mapa do pais ou região dentro do pais (se o pais for grande), já me safou no México, já que na altura não havia Google Maps offline e lá o roaming é a doer. O Waze é porreiro por causa dos alertas da polícia/radares.. no entanto tem o problema de não se poder fazer o download do mapa, ou seja o consumo de dados é muito grande. O ideal no Waze era poder-se fazer o download do mapa e receber a informação da rede social, essa sim via dados móveis, tal como o Google Maps tem com a opção “transito” mas que não mostra o que o Waze mostra! Mas… pode ser que venha a caminho, já que a Google comprou a Waze.

    1. Avatar de André
      André

      Tens noção que já passaram 5 anos desde que a Google comprou a Waze?

  3. Avatar de Rrrrrr
    Rrrrrr

    by the way, waze é da google

  4. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Para quem faz muito off-road o GoogleMaps é o melhor

  5. Avatar de Luís
    Luís

    Por mais voltas que dê, e aplicações que experimento, volto sempre ao Google Maps. Pode não ser tão apelativo , mas éimplesmente o mais fidedigno que é o que me interessa.

  6. Avatar de grifo74
    grifo74

    alguém me sabe dizer como faço para o maps não dar percursos em estradas de terra.
    Numa versão antiga na escolha do percurso dava para selecionar não apresentar trajectos não pavimentados.
    Nestas ultimas atualizações já não aparece e numa viagem que fiz à pouco tempo correu um bocado mal, para não dizer que se tornou impossível fazer inversão de marcha e podia ter estragado o carro
    Se puderem ajudar agradecia

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Também já fiz Off-Road involuntário à custa do Google Maps.
      E era uma estrada de terra só bom para jipes!

  7. Avatar de LR
    LR

    Eu uso bastante o Offiline Maps. Dá para fazer download de mapas de quase todo mundo, e é gratuito. Também uso o Waze, mas no estrangeiro, o Offlune Maps é melhor, apesar de hoje, com o fim do roaming, também já usar o Waze em Espanha, Alemanha, França e Gré6

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Utilizo o Maps offline e estou satisfeito. Só há um senão e queria a vossa ajuda,com o Maps não consigo navegação a pé. Alguém conhece uma aplicação para navegar a pé?

  9. Avatar de Eduardo Lima
    Eduardo Lima

    Boas dicas, tenho “estourado” a bateria do meu télélé muitas vezes.