Torne o Firefox mais rápido ativando o Multi-Processamento

28 Comentários

Recentemente, a Mozilla lançou o Firefox 54 para Windows, Mac, Linux e Android, que introduziu uma nova arquitetura multi-processo, cujo objetivo é dividir o seu funcionamento até quatro processos, melhorando a capacidade de resposta e velocidade sem necessidade de sobrecarregar o consumo de memória.

Hoje vamos explicar como podem ativar esta novidade e assim ter o Firefox mais rápido e sem ter elevados consumos de recursos.



Esta arquitetura, também conhecida como Electrolysis (E10S), encontrava-se em testes desde a versão 48, uma vez que nem todas as extensões eram compatíveis com o E10S. Com este projeto, pretende-se separar as extensões, a interface do browser e os separadores de modo a melhorar a estabilidade, segurança e desempenho do Firefox. Ou seja, um único processo para a interface e vários outros para conteúdo web, multimédia, extensões, etc.

Isto representa um enorme atraso em relação aos outros browsers. Desde 2008 que o Internet Explorer possui multi-processamento, seis meses depois o Chrome, e em 2011 o Safari. Resumindo, o Firefox tem sido o único a utilizar arquitetura de processo único nos últimos anos.

Por padrão, o Google Chrome inicia um novo processo por cada separador, utilizando assim um número infinito de processos, enquanto que o Firefox utiliza um processo para um conjunto de separadores, resultando numa gestão mais eficiente de memória RAM no caso do Chrome.

A Mozilla diz ter trabalhado duro para evitar o aumento do consumo de memória e baixo desempenho, tendo feito uma mudança radical no código do Firefox. Além disso, trabalharam em conjunto com os criadores das extensões mais populares de modo a assegurar total compatibilidade. Naturalmente existirão muitas outras desatualizadas e abandonadas pelos seus criadores que não irão funcionar nos seus conformes.

Esta funcionalidade vem desativada por defeito, levando os utilizadores interessados a ativá-la manualmente. Além disso, a primeira versão do E10S apenas utiliza um único processo para conteúdo web, isto porque pretendem analisar o comportamento de memória e adicionar mais processos em versões posteriores.

Passo 1) Na barra de endereços do Firefox digite about:support. Validem se o Multi-processamento de janelas está ou não ativo.

Passo 2) Aceda às configurações através escrevendo about:config.

Passo 3) Em pesquisar, procure por browser.tabs.remote.autostart. Altere o valor para true com duplo clique na respetiva linha.

Passo 4) Reinicie o Firefox e confirme através de about:support, tal como no passo 1, se ficou ativo. Caso não, continue os passos seguintes.

Nota: Mesmo após a atualização para a versão 54 e/ou alteração, o multi-processamento pode não ficar ativo, uma vez que poderá ter extensões ativas que impeçam tal acontecer. Não existe uma forma oficial de perceber quais podem estar na origem do seu impedimento, mas ainda assim, através desta extensão, que analisa todas as instaladas, pode perceber quais suportam E10S ou não.

Passo 5) Force o E10S no Firefox acedendo novamente a about:config. Clicando com botão direito do rato, escolha as opções abaixo selecionadas. Dê o nome browser.tabs.remote.force-enable e defina o valor como true.

Passo 6) Para evitar que extensões instaladas paralisem o E10S, no mesmo local, procure por extensions.e10sMultiBlockedByAddons e altere o valor para false.

Passo 7) Reinicie o Firefox e confira em about:support se teve efeito ou não.

Passo 8) Para alterar o número de processos procure por dom.ipc.processCount na página about:config. Faça duplo clique na respetiva linha e altere o valor. O valor inicial era 1 e foi alterado para 4.


Seja qual for a sua decisão, o Firefox 57, ainda em fase experimental e com lançamento previsto para 14 de Novembro, promete acabar com grande parte das extensões que não adotarem a API WebExtension.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Porque é que não essa opção ainda não está nativa?
    E qual a razão de se ter que aceder às entranhas do firefox para conseguir activar? A Mozzilla não recomenda o seu uso?

    1. Avatar de eachtime
      eachtime

      Ainda não está testada o suficiente para ser activada por defeito em massa

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        1/1 (Ativado por predefinição)

        Depende da versão ?

        1. Avatar de mike
          mike

          Passo 8) Para alterar o número de processos procure por dom.ipc.processCount na página about:config. Faça duplo clique na respetiva linha e altere o valor. O valor inicial era 1 e foi alterado para 4.

      2. Avatar de Joao ptt
        Joao ptt

        Sem vem com defeito então não quero.

    2. Avatar de Peace
      Peace

      Está activdado por omissão, execpto se usares extensões que não o suportem. Estes passos mostram apenas como é que se força a ativação se o multiprocesso estiver desatidado devido às extenções.

  2. Avatar de Sargas
    Sargas

    Eu recentemente instalei o BRAVE BROWSER e até gostaria de ver uma futura analise do PPLWARE. Isto porque começo a achar o Firefox mais lento.

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Tambem instalei o Brave mas considero-o lento e consumidor de muita memoria Ram, e alem do mais, com muitas ferramentas o que torna-o suspeito. O Opera, Egde, Firefox, estao de parabens. E chrome, sem esquecer.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Já tinha encontrado esta sugestão de alteração mas mais uma vez vocês explicaram-no muito melhor! Parabéns pelo artigo e obrigado!

  4. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Feito.

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    1/1 (Ativado por predefinição)

    1. Avatar de João
      João

      o meu tb estava activo!

  6. Avatar de LB
    LB

    “1/1 (Activado por predefinição)”

  7. Avatar de Luís Matias
    Luís Matias

    No meu Firefox já estava por predefinição…

  8. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Se alterarem para 4 vão passar a ter 4 multi-processos, um para cada uma das 4 tabs que tiverem abertas.

    Mas… se abrirem 5 tabs só vão ter os mesmos 4 multi-processos. A quinta tab vai correr em threads repartidas pelos 4 multi processos anteriores.

    Eu alterei o “4” por “10” e assim tenho SEMPRE ATÉ 10 multi processos. Este número pode ser manualemnte alterado para o que quiserem mas saibam que cada multi processo vai somar à memória RAM consumida. É por essa razão que muita gente se queixa que o Chrome consome muita memória. No Chrome, cada tab é um multi processo independente.

  9. Avatar de sideshow
    sideshow

    Fiz o tutorial todo excpeto a parte: extensions.e10sMultiBlockedByAddons não encontra nada.

    1. Avatar de João Clemente
      João Clemente

      +1

    2. Avatar de Ska
      Ska

      Tens de instalar a extensão e depois e iniciares o firefox 🙂

  10. Avatar de JBC
    JBC

    Está feito. Obrigado!

  11. Avatar de LiveLX90
    LiveLX90

    Muito bom tutorial! O meu não estava ativo por predefinição.
    Obrigado

  12. Avatar de Aj
    Aj

    O Opera continua ser mais rapido.

  13. Avatar de Jose
    Jose

    E para Android há solução?

    1. Avatar de jp
      jp

      +1…e para android?

  14. Avatar de Edmor
    Edmor

    Eu comecei me preocupando com o FF no Ubuntu. Uso em computadores mais modestos e estava travando muito. Passei pro Chromium, bem rápido. Já num desktop mais potente eu ainda uso FF, mas com o ópera a navegação e mais fluida. Vão ter que voltar aos trilhos.

  15. Avatar de Roberto Rodrigues
    Roberto Rodrigues

    Curiosidade,
    Fui verificar o meu Firefox, e o mesmo já tem activo por defeito o multiprocessamento mas nas configurações o autostart está a False e agora ????

  16. Avatar de diegofelipe!!!
    diegofelipe!!!

    O Firefox é perfeito rodando com um único processo!!! é o melhor navegador do mercado!!! eu consigo colocar um numero muito grande de abas no firefox sem ter problema de desempenho rodando de forma fluida!!! ja o chrome roda muito muito menos abas e alem disso perde desempenho e trava!!!