Experimente em primeira mão a Timeline do Facebook

64 Comentários

No passado dia 22, numa conferência do Facebook em São Francisco, o seu CEO Mark Zuckerberg apresentou uma grande novidade na página pessoal do Facebook: Timeline.

Traduzindo à letra, a “linha do tempo” (ou cronologia) tem como objectivo, muito resumidamente, mostrar de forma rápida e concreta não as ocorrências mais recentes (como aconteceu até agora) mas sim a “história de toda a vida” online.

Conheça esta nova funcionalidade e saiba como usá-la.


A Timeline apresenta um conjunto alargado de informação e está dividida essencialmente em três tipos

  • todos os seus estados
  • todas as suas aplicações
  • uma nova forma de expressar quem é

A ideia é óptima mas a sua concepção poderá ser bastante complexa, aliás, o próprio CEO disse-o. Obviamente que não será possível agrupar centenas (se não milhares) de ocorrências numa só página de tamanho razoável. Terão de ser escolhidos, automaticamente e depois manualmente, momentos chave e então, com esses momentos, conseguir construir uma página pessoal rica e consistente.

Sem mais demoras, assista ao vídeo da sua apresentação.

Esta funcionalidade está ainda num processo experimental e só daqui a algumas semanas será activada aos utilizadores em geral. No entanto, para os programadores, já é possível activá-la e usufruir das suas potencialidades. Gostava de a experimentar? Pois bem, as instruções para o fazer seguem abaixo.
 

Active a Timeline na sua conta

Note que, antes de mais, deve estar ciente que esta é uma funcionalidade experimental que pode ter alguns problemas. É também necessário ter uma conta “verificada”, sendo para isso necessário ter um cartão de crédito ou um número telefónico associado à conta.

O procedimento segue abaixo:

  1. Entrar na sua conta do Facebook (login) e aceder ao seguite endereço: http://developers.facebook.com/apps/;
  2. Clique em “Permitir”. Se não conseguir aceder ao endereço experimente noutro browser;
  3.  

  4. Clique em “Criar nova aplicação”;
  5.  

  6. Preencha com os nomes que bem entender. Em “Namespace” é necessário usar um nome que ainda não exista. Marque “Concordo…” e clique “Continuar”;
  7.  

  8. Insira as duas palavras de verificação existentes na imagem, confirme, e de seguida clique em “Aplicações”; 
  9.  

  10. Na secção “Open Graph” clique em “Começar”;
  11.  

  12. Escrever “read” na primeira caixa e “book” na segunda. Clique “Começar”;
  13.  

  14. Ao fundo da página clique em “Save and next” e depois “Save and finish”. Logo depois basta abrir a página inicial do Facebook e esperar que um convite surja no topo do ecrã. Se não surgir logo, tente novamente.
  15.  

  16. Para finalizar é apenas necessário clicar em “Obter agora”. A página é imediatamente redireccionada para a seguinte mensagem de boas-vindas:
  17.  

  18. Aí existem duas opções. Escolha o que preferir de acordo com a informação na imagem acima. O guia está concluído.

 
Resta referir que a Timeline, segundo informação do Facebook, só aparecerá a quem “for” programador. Todos os outros utilizadores verão a página de perfil normal. [via]

Note que se entrar na sua conta a partir de outro local, a Timeline ficará desactivada em todos os locais. Para a voltar a utilizar deverá aceder ao endereço http://www.facebook.com/O_SEU_UTILIZADOR?sk=timeline.

Facebook – Introducing Timeline


Partilhar:
Tags:

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Edgar Clerigo
    Edgar Clerigo

    Já esta, o safari tripa-se todo com isto novo :/ lol

  2. Avatar de Luís Salvador

    Eu já tenho : ) Vai demorar um bocadinho até habituar. Um ponto negativo é poderem clicar em “2009” e irem logo para as minhas actualizações da altura…

  3. Avatar de Frank Davis
    Frank Davis

    Muito porreiro. Gostei 😉

  4. Avatar de Zécolmeia
    Zécolmeia

    Deixei de ler na altura que seria preciso uma conta certificada com cartão ou tlm… Adeus e boa noite.

    E no dia que activarem isso ao mundo e me vir obrigado a tal, é o dia que esvazio todos os campos e que desactivo a conta.

    :p

    1. Avatar de Visitante
      Visitante

      +1, sem tirar nem por.

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        +1 google+ all the way.

    2. Avatar de Telmo
      1. Avatar de Marco
        Marco

        4. Isso já começa a tocar nos limites da sensatez. Faz-me pensar se os planos de quem está por detrás do facebook serão mesmo honestos…

    3. Avatar de Axys
      Axys

      Parece que não leste direito. Uma cartão de crédito ou um número de telefone vinculado à conta. Pode ser o numero do telefone móvel que colocaste para verificar sua conta. Se não usou nenhum numero, pode usar um para ativar tua conta e passar a sua o recurso.
      Lembrando, que não precisa ter número de telefone gravado em teu perfil, apenas no cadastro de tua conta, o que vai torná-lo invisível aos outros usuários.

      Cumps.

      1. Avatar de Zécolmeia
        Zécolmeia

        Talvez eu não me tenha explicado bem.

        Tanto me faz que esteja visível ou não.
        O que eu NÃO quero é o meu numero na base de dados do facebook.

        Chamem-me paranóico se quiserem mas eu olho para o FB e não vejo nada mais, nada menos que uma imensa base de dados sobre as pessoas. E que é preenchida voluntariamente por todos.

        Eu mantenho no meu perfil apenas o que preciso para que os meus amigos me identifiquem, e mesmo assim raramente lá passo.

        A mim não me preocupa o que os outros podem ver mas sim o que eu dou ao Facebook.

        1. Avatar de Semnome
          Semnome

          Ganda Zécolmeia concordo com tudo o que escreveste!

          É de evitar colocar nºs de telemóvel nestas grandes bases de dados. Mesmo que um dia se apague a conta(desactivar, porque ao que parece é impossível apagar), a informação fica sempre nos backups dos backups.

          E como toda a gente sabe o facebook “prima” pela sua super (in)segurança 😀 HAHAHHAHAHA!

          1. Avatar de João
            João

            é bom saber que existem mais pessoas sensatas nestas coisas… porque a mim tb me chamam de paranóico lol a verdade é só esta.. tudo o que entra na internet jamais de lá sai… e as pessoas por pura ingenuidade acham que não tem mal nenhum porque ninguém vê etc quando a questão não é essa.. Pq carga de água é que eu tenho que dar o meu número de telemóvel?! já tem os nossos nomes, as nossas datas de aniversários, as nossas fotos, conseguem localizar-nos e acima de tudo conseguem traçar um perfil nosso pelos nossos gostos.. o que convenhamos é extremamente aliciante para depois vender todas essa informação a empresas de marketing, publicidade e de estudos de mercado que por sinal pagam a peso de ouro por informações dessas. Já vivemos num big brother suficiente controlador… no thanks..

        2. Avatar de Marco
          Marco

          Concordo plenamente. Vai de encontro a tudo aquilo que eu tenho andado a pensar sobre essa história do facebook

        3. Avatar de Marcelo
          Marcelo

          Não podia estar mais de acordo. E agora com o
          timeline mais tenho certeza que o principal objectivo é esse.

          e o pior não somos obrigados a faze-lo e fazemos de
          livre vontade.

          Não se exponham demasiado.

          Tenho dito.

          1. Avatar de Paula Mendes
            Paula Mendes

            Ainda nao percebi muito bem porque as pessoas se aborrecem tanto em ter determinados dados abertos! Antigamente havia uma coisa um livro enorme que estava publicamente nos correios, e era distribuido pelas portas das casas que tinha numero de telefone, nome completo e direcção. Ligava-se para as informações com o nome davam a direcção ou o nº de telefone, se nao constasse era um aborrecimento. Raras eram as pessoas e isso so numa fase mais tarde, que colocavam nº incognito, hoje existe os numeros brancos onde estao listados muitos numeros de telefone, nunca ninguem se queixou disso. E certo que a partir de certo momento determinadas empresas telefonavam com promoções etc, mas se quisessemos era so dizer nao estou interessado. Muito sinceramente nao percebo hoje a fobia, ha mais de 13 anos que tenho o nome a direcção o nº de telefone e email numa pagina publica na internet, a pagina foi feita para a divulgação de uma doença do meu filho, nunca senti problemas e ja serviu imenso para divulgação da doença. Se calhar sou eu que não estou a ver bem… Claro se me falarem em crianças é diferente, mas isso tem de haver da parte dos pais um controle, controle esse mais facil ate do que o que se passsa na vida deles porque nao ha registo, e no computador fica tudo registado.

      2. Avatar de Frank Davis
        Frank Davis

        Isso de dar o numero é para provar que a conta é tua e não é apenas um perfil falso.

        1. Avatar de Papamisto
          Papamisto

          Claro. No Gmail fazem o mesmo.

          1. Avatar de Rui Pereira
            Rui Pereira

            Se raramente lá vais, se não gostas da politica do Facebook, então pk é que lá estás? É para que os teus amigos te identifiquem?? então significa que tb não tens muito controlo sobre o que lá vão por sobre ti e identificar-te, sejam fotos embaraçosas, sejam outros tipos de informações.

  5. Avatar de Helder Martins

    Excelente artigo, esta é mais um golpe duro para o Google +, mais uma vez o Facebook está mais á frente.

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      lolol, só se for lá na tua terriola… fdx. Ainda nem deves ter olhado bem para o google+, olha que a diferença está nos “simples” pequenos detalhes do google+ que fazem toda a diferença.

      1. Avatar de Joaquim de Oliveira
        Joaquim de Oliveira

        Discordo, o google + não trás nada assim de novo, pode ganhar pela sua simplicidade, mas é mais do mesmo e digamos que é baseado no facebook lol, apesar do facebook estar a ficar cada vez mais diferente (está a inovar), o google + faz-me lembrar o facebook na altura em que a maior parte das pessoas começaram a aderir em massa.
        Entre o google + e facebook, para mim o que é mais inovador é o facebook. Mas isso já vai do gosto de cada um, pessoalmente nunca gostei da ideia da google querer controlar tudo.

      2. Avatar de Miguel Sousa
        Miguel Sousa

        Tem surtido um efeito espetacular! Estou constantemente inundado de notificações do google+…

      3. Avatar de miguel
        miguel

        google + sucks -.-

        1. Avatar de Rui Pereira
          Rui Pereira

          Google+ é muito mais user friendly, não tens um overflow de pedidos para jogos sociais, tens uma secção de jogos a parte, tens uma secção de Sparks para obteres noticias e informações sobre determinados temas que gostas, tens o chat do Gmail integrado. É uma aplicação social diferente, pk não tens eventos facebook, não tens empresas a fazer o seu marketing, não tens páginas de fans deste e dakele, não tens paginas de facebook sobre temas, e sim apenas perfis de pessoas singulares. É diferente. Mas gosto de ver o facebook a evoluir.

          1. Avatar de Joe
            Joe

            Uma questao de tempo e tera isso tudo. 😛

  6. Avatar de Frank Davis
    Frank Davis

    Muitos podem ver isto como mais um ponto negativo na privacidade do facebook, mas se virmos bem a TimeLine é simplesmente brutal. Quem tem facebook à pouco tempo pode não achar nada de especial, mas imaginem daqui a 10,20,50 anos termos um resumo completo da nossa vida. Acho espectacular.

    1. Avatar de acho
      acho

      Eu acho fantástico para as marcas. Para mim é dispensável.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Daqui a 10 ou 20 anos já nem existe facebook. As modas vão e vêm…

      1. Avatar de Frank Davis
        Frank Davis

        Tens razão, mas o Facebook foi feito para durar. Arrisco mesmo a dizer que daqui a 50 anos (espero ainda andar por cá. lol) o Facebook ainda vai existir.
        Nunca antes uma rede social conseguiu atingir tantos utilizadores e empresas. Se virem bem ele está em todo o lado. Em todos os sites existe o botão de ‘gosto’, de partilhar.. etc.
        Se o Facebook não evoluísse como aconteceu com Hi5 por exemplo claro que acaba por morrer, mas tem-se adaptado aos novos costumes e por isso continua a crescer. E a quantidade de novas ideias(aplicações) que podem surgir usando informação do facebook são imensas o que é bom para os programadores e utilizadores também.
        Só digo uma coisa.. o Facebook ainda tem muito para dar!

    3. Avatar de Marco
      Marco

      Resumo da tua vida? mas a tua vida é o facebook? São os vídeos que publicas , as fotos que não têm outra utilidade a não ser exibir as nossas festas e saídas à noite para todo o mundo, quer sejam amigos, inimigos ou desconhecidos? Fazer comentários sobre tudo e mais alguma coisa ou deixar no teu estado que acabaste de ir à casa-de-banho ou de dar uma que**? A tua vida é muito mais que o facebook. E além disso sabes lá que uso é que alguém menos bem intencionado pode fazer da tua timeline uns anos mais tarde… Comigo esta treta não rola. A vida privada em primeiro lugar e, se quero partilhar a minha vida pessoal, faço-o por outros meios, com as pessoas certas, não com centenas ou milhares de pessoas, das quais um gajo só conhece 5%

      1. Avatar de Rui Gomes
        Rui Gomes

        O resumo que está aqui em causa é o da vida chamada de virtual, é preciso é saber fazer essa distinção… e isso, acredito, que maior parte das pessoas não o faz correctamente.
        Acabando por misturar tudo, e assim, comprometer a sua privacidade na sua vida não virtual.

  7. Avatar de RuN
    RuN

    WOW que fixe!!!

    Não tenho conta …

  8. Avatar de Edgar Almeida

    Por acaso já andava a brincar com o timeline. Não andava a gostar das mudanças, mas esta parece-me interessante. Continuo é a achar a parte do “home” uns caos visual e de informação…

  9. Avatar de ZMiguel
    ZMiguel

    Eu tenho um problema… o Timeline funciona tudo muito bem mas por algum motivo não tenho o Ticker… se alguém souber como corrigir isto por favor avise.

    obs: nao tenho a chat side bar o proprio facebook desativou-me essa função (e ainda bem), acham que será por causa disso
    ?

  10. Avatar de Ruben Mota
    Ruben Mota

    Achei simplesmente fantástico…

    Ainda estou a experimentar e achei muita piada ver as minhas publicações e fotos mais antigas…

    Imagino daqui a uns anos..

    1. Avatar de Luis

      podes crer… passei ai 2 horas a ler e a rir…

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    E para voltar ao normal? xD

    1. Avatar de Sim@o
      Sim@o

      eu fiz basicamente os mesmos passos, explorei um pouco e apaguei aquilo do Open Graph e apaguei a aplicação e voltei ao normal, mas voltei novamente a por, aquilo é engraçado 🙂 ahah

  12. Avatar de Luis

    NICE 😀 gosto mais disto assim 😛

  13. Avatar de John Sniqper

    Muito engraçado…
    Cada dia que passa nasce mais uma aplicação para “facilitar” a vida na Internet…
    Cada dia que passa mais utilizadores colocam online a sua vida privada…
    Muitos dias depois quando quiserem apagar essa exposição será tarde…
    Uma vez na Internet, na Internet para sempre…
    Cuidem-se, facilitismos servem sempre interesses de terceiros.

  14. Avatar de liquidz
    liquidz

    Acho que fica lindo o facebook assim. fartei-me de rir com o meus estados anteriores.

    é um golpe duro para o google +

  15. Avatar de mafc
    mafc

    Não estou interessado em ferramentas que só serve para alimentar ainda mais a cusquisse alheia.
    Gosto de usar o facebook, mas não é para passar o tempo a ver os perfis dos outros.

  16. Avatar de Luis
    Luis

    É melhor deixar o meu facebook quieto…

  17. Avatar de Pablo Gutierrez
    Pablo Gutierrez

    grande porcaria, que interesse tenho em que toda a gente saiba da minha vida e do meu passado? faceboock é mesmo coisa de quem nao tem o que hacer.

    1. Avatar de Frank Davis
      Frank Davis

      Tu comentas blogs e vês o que escrevem lá, também não deves ter nada para fazer -.-‘ enfim

  18. Avatar de Rocket
    Rocket

    Boas! Há cerca de 2 dias que ando a experimentar e a conhecer esta nova funcionalidade que até me agrada, mas acontece que agora não consigo voltar ao normal e desactivar a aplicação Programador.

    É apresentada esta informação:(Uma vez que és o programador de uma aplicação, não podes eliminar a aplicação de Programador)

    Alguém sabe como contornar esta situação?

    Obrigado

  19. Avatar de andre sa
    andre sa

    Boa tarde.
    Porque e que não tenho acesso ao novo perfil do facebook? Não o timeline mas a ultima actualização? Os meus amigos todos teem menos eu ..
    Aguardo resposta
    Cumps

  20. Avatar de Eduardo Silva

    No Opera não funciona. Precisei de ir ao firefox “obter agora”.

  21. Avatar de joca
    joca

    CREEPY !!! Big brother a todo o vapor.
    Não sei que raio as pessoas acham de piada ao facebook.
    Não têm mais nada para fazer?

  22. Avatar de Inluxc
    Inluxc

    Acho que esta na altura de mudar para Diaspora, e não o melhor lugar para anunciar este lindo serviço a não ser aqui no PPLWARE.

    O pplware podia criar um servidor Diaspora para o pessoal se juntar.. 🙂

  23. Avatar de Pois
    Pois

    A mim, só me preocupa a hierarquia que estará acima do Peter, ao qual pudera encontrar o “perfil” de cerca de 700.000.000 de pessoas a volta do mundo…
    Cheira-me que daqui a uns anos a definição de “colonização” e “privacidade” será remodelada…
    Havia ou há, um vídeo no youtube em que falava sobre as agências de inteligência dos States que tinham acesso as bases de dados do face.. era de valor dar uma vista de olhos…

  24. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    FIXE!!!…CONTINUEM A METER A VOSSA VIDINHA NO BURACO DA FECHADURA.

  25. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O facebook anda cada vez pior, primeiro a barra de chat, segundo uma nova “janela” para ver o que os outros andam a fazer, terceiro a privacidade das fotos e agora esta treta do timeline, onde é que isto vai parar?

  26. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    O Facebook coloca uma nova visualização da sua informação e o que acabam por vir discutir cm sempre é a questão dos dados e da sua privacidade, no facebook podes fzer o que quiseres como quiseres, não és obrigado a por uma foto tua, não és obrigado a por o teu nome verdadeiro, até podes criar um mail proprio so para o facebook. Podes dizer mal e bem e ninguem sabe que és tu a pessoa por trás daquela página. Por isso ninguém é obrigado a por lá a informação toda, se metem a culpa é vossa não da rede social.

    1. Avatar de Skilo
      Skilo

      Só disponibilizas a informação que queres ?!?

      “É também necessário ter uma conta “verificada”, sendo para isso necessário ter um cartão de crédito ou um número telefónico associado à conta.”

      Eu tenho opinião diferente. Como já disseram, não é o que vês que é perigoso, é o que não vês.

  27. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Eu sigo os passos todos do tutorial, mas não aparece nada quando abro o meu mural.
    E tenho o numero de telemovel associado à conta

  28. Avatar de joana
    joana

    e podem explicar como retirar esta nova aplicação,pois eu não gostei nada………..

  29. Avatar de Mia
    Mia

    Porque será que quando chego no sétimo passo não vejo as caixinhas para por as palavras read e book? Como estou leiga nisso queria que alguém me ajudasse,obg

  30. Avatar de Striker-rc4
    Striker-rc4

    Nada na Internet é gratis

  31. Avatar de jocapoga
    jocapoga

    Acabo de reparar que o FB, hoje, só me deixa comentar se previamente fizer “gosto”, mesmo que seja a um “meu estado” previamente publicado
    Já contactei vários utilizadores e nem todos têm esta alteração.

  32. Avatar de Octávio Carrasco
    Octávio Carrasco

    Bom dia, sou proprietário de uma página pessoal no Facebook com o nome da minha empresa. Mas também criei uma página de gostos, mas eu queria que ficasse só visível ao público a página de gostos e que a pessoal fosse só para administração, como posso fazer isso. Para que quando as pessoas vão pesquisar só encontre a página de gostos.