Dica Windows – Mudar o idioma do teclado com 2 teclas

62 Comentários

Eis uma dica que bastante jeito me deu à poucos minutos!

De repente e sem razão aparente o meu teclado deixou de escrever acentos e todos os caracteres não alfanuméricos. Estava tudo trocado ou nem os escrevia. Eu jurava que não tinha feito nada! Mas na verdade…

A resolução normal para este problema passa por um reboot, mas começava a ficar farto de ter de fazer isso sempre que isto acontecia. Tem de haver outra solução! E eu encontrei!

teclado


Após alguma pesquisa descobri a raiz do meu problema.

Aparentemente tinha mais do que uma idioma definida como utilizável pelo meu teclado!

E parece que a sequência de teclas Shift e Alt, quando premidas ao mesmo tempo alteram o idioma associada ao teclado.

Naturalmente que para isso têm de ter mais do que um idioma definida. Se testarem esta sequência e nada acontecer é porque apenas têm um idioma associada!

Testei esse truque e lá voltou tudo ao normal. Simples não? Pois e afinal eu sempre tinha feito asneira! Mas nada que não se resolva facilmente.

E esta sequência de teclas tanto pode ser utilizada em Windows XP, Vista ou 7. Não tive maneira de andar mais para trás na história do Windows, mas desconfio que isto vem muito mais de trás!

Mas e como fazer com que isso não volte a acontecer? Muito simples, basta retirarmos os outros idiomas associadas ao teclado. Mas isto claro se não vos fizer falta.

Windows 7

Acedam ao painel de controle e ai dentro procurem por Região e Idioma.

Dentro da nova janela que se abriu escolham a tab Teclados e Idiomas.

imag1_win7

Dentro dessa tab acedam a Mudar de teclado. Aparece uma nova janela e na tab Geral são-vos mostrados os idiomas de teclado que o vosso Windows 7 tem instalados.

imag2_win7

Escolham os que querem remover e façam-nos desaparecer. Usem para isso o botão Remover.

Windows Vista

Acedam também ao painel de controle e ai dentro escolham a opção Opções regionais e de Idioma.

Image

Procurem, na nova janela, por Teclados e Idiomas. Uma vez ai escolham Alterar teclados.

Na tab Geral é-vos apresentado os idiomas de teclado instalados. Escolham as que vos interessa remover e retirem-nas.

Image2

Windows XP

Porque o Windows XP não é diferente por favor ao painel de controle e ai dentro a Opções regionais e de Idioma.

Ai dentro escolham a tab Idiomas e carreguem no botão Detalhes.

idiioma_teclado01

Nova janela e novo conjunto de opções. Ai dentro, na tab Definições, devem ter presente os idiomas de teclado que têm actualmente instaladas. Escolham as que querem apagar e que, tipicamente, devem ser todas menos o Português.

idiioma_teclado02

A remoção, como seria de esperar, faz-se através do botão Remover.

Para testarem se a remoção foi efectuada com sucesso só têm de usar novamente as teclas Alt + Shift e testarem se conseguem escrever caracteres acentuados.

E eis que fica aqui mais uma dica que vos pode ser útil. A mim foi!

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Manel
    Zé Manel

    Não é “linguagem”, é Língua.

    Linguagem é um subconjunto de uma língua. Ou uma “linguagem” de programação.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Fica então idioma!

      Já alterei.

      Obrigado.

      1. Avatar de JFF
        JFF

        Só que sendo “idioma” uma palavra masculina, isso implica outras alterações no texto…
        Aproveitando a embalagem na primeira frase deverá ser substituído “à” por “há”. 🙂

    2. Avatar de Leonald

      Poderia também colocar
      Layou do Teclado
      ai ficaria
      Dica Windows: Mudar o Layout do teclado com 2 teclas

      mas acho que isso seria muito “dificil” para leigos oO’

      1. Avatar de Paulo.Pereira.sem-publicidade-ao-blog.com
        Paulo.Pereira.sem-publicidade-ao-blog.com

        O correcto é idioma.
        Layout do teclado seria mudar a disposição das teclas (de qwerty para outra variação) Existem teclados que permitem essa alteração mas não é algo possível com teclados normais. O melhor é assim IDIOMA (nunca linguagem!).
        Em todo o caso a alteração de idioma provoca alteração de teclas acessórias (símbolos, etc) pelo que não era disparate nenhum chamar alteração de layout, apenas uma incorrecção.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Gostei da identificação! 🙂

          1. Avatar de Paulo Pereira
            Paulo Pereira

            É bom terem visto que as publicidades próprias já estavam a ser caricatas. Comentar é para partilhar informações e opiniões e não para se autopromover. Mas como existem por aí sites que dizem para escreverem os links por tudo o que é sítio de comentários há quem seja cego e faz!

          2. Avatar de aospapéis

            E ainda gosta mais dos acessos que os comentários geram no seu site, que faz as visualizações dispararem para você depois se apresentar a possíveis “compradores” ou “anunciadores” como tendo um site de sucesso, não é?

            Desaparecessem daqui os comentários e queria ver o que é que o Sapo fazia ao seu site e quanto é que perdia (€€€) com isso, não é?

            Outra coisa: atendendo a que não há “publicidade de graça”, quanto é que vocês pagam aos sites onde vão buscar a informação para, depois, traduzirem?

            Ah, pois…

            Fique bem e deixe-se de bocas parvas.

          3. Avatar de Paulo Pereira
            Paulo Pereira

            reposta a utilizador “aospapéis”: deixa de dizer parvoíces pois consegues fazer melhor.
            – Os comentários são uma funcionalidade que um site coloca ou não ao dispor dos utilizadores. – Se não queres utilizar não utilizas. Nada te dá o direito de abusares de uma funcionalidade.

            – Sobre se são ou não traduções e afins, isso não é uma questão de publicidade mas sim de direitos de autor. Existem normas, leis e acordos para isso.
            O problema é entre a fonte e o tradutor / adaptador.

            Assim não mistures coisas. Se fazes uma asneira não a tentes disfarçar atacando noutro lado. A tua parte não fica melhor!

            Estavas calado porque ninguém falou para ti directamente.
            Deixa lá de andar a apanhar papéis e começa a marcar pontos!

          4. Avatar de aospapéis

            Comentário removido ao abrigo das regras de bom funcionamento do Pplware.

    3. Avatar de pedro j.
      pedro j.

      Obrigado pela correcção.
      De outra forma eu não teria percebido…

      1. Avatar de diogoj95
        diogoj95

        looooooool

      2. Avatar de Zé Manel
        Zé Manel

        É tão giro escrever e falar mal, não é? É tããão “cool”. Dar erros, usar palavras fora de sítio, isso é que faz de nós melhores do que os outros, não é?

        “Iá”!

  2. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Boa dica….uuuffff!!!…

  3. Avatar de jr
    jr

    Muito boa dica. Daquelas que na hora nunca nos passa pela cabeça.

  4. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    É das primeiras coisas que faço nos computadores em que trabalho ou instalo o Windows, deixar só o teclado PT.

      1. Avatar de Ricardo Pereira

        E eu tb… Só deixo outro idioma no caso do teclado do pc em questão não ser portugues.

  5. Avatar de Computed Life

    Esta dica da muito jeito especialmente porque já me aconteceu na escola o idioma mudar e como não temos privilégios de administração não conseguimos aceder ao idioma do teclado nem com o reboot la ia ou seja pc ficou inacessível até o administrador la ir, esta solução tinha valido muito tempo na altura.

    Cumps
    http://www.computedlife.com

    1. Avatar de Ana Narciso

      Em nome da administração, agradecia que links auto-promocionais fossem evitados. É permitido um e um só link pessoal na identificação do leitor.

      Cumprimentos,

      Ana

      1. Avatar de aospapéis

        Escrito desta forma é uma coisa que “soa” muito melhor…

        Vê como você até é capaz de ser educada?

        1. Avatar de Ana Narciso

          Sou capaz de ser educada porque fui educada como tal, coisa que parece faltar desse lado.

          Poupe-me de ironias e aja como alguém ordeiro e respeitador das regras que aqui se praticam.

          A partir do momento em que algo que é de senso comum incomoda os restantes leitores e esses mesmos chegam a fazer o mesmo reparo, após semanas e semanas sem mudança de atitude, eis que a administração do blog procede à “censura” dos constantes links, esperando que o leitor infractor perceba.

          Mas parece que não. Foi então que a administração decidiu advertir directamente na resposta aos comentários.

          Mais simples e transparente que isto, acho difícil. E aqui ninguém foi incorrecto.

          1. Avatar de aospapéis

            Comentário removido ao abrigo das regras de bom funcionamento do Pplware.

  6. Avatar de Carlos Sousa
    Carlos Sousa

    Não percebo como o moderador continua a deixar existir publicidade descarada e que os comentários apenas sirvam para isso.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Caro Carlos,

      Eu compreendo, eu própria tento moderar o mais que consigo, mas torna-se difícil acompanhar a velocidade dos comentários.

      É por isso que a partir de agora a administração terá uma atitude mais pessoal, avisando o leitor infractor e só posteriormente moderando activamente os comentários.

    2. Avatar de Computed Life
      Computed Life

      Gostava de saber que mal tem as pessoas divulgarem aquilo que fazem o comentário que fiz tem conteudo, não está apenas para publicidade mas também o fazendo por ter orgulho no que faço gosto de divulga-lo.
      Não penso que seja comentários que por terem o link para um site externo que em nada faz “concorrência” ao pplware possa causar tanto transtorno. Já vi comentários bem piores aqui a que ninguém chamou a atenção como insultos a outros utilizadores.

      Cumps

      sem a publicidade que tanto incomoda

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        1- Ter publicidade não paga e não autorizada é abuso… e só parece que só escreves para ter publicidade gratuita.

        2- O teu nome pode incluir um link para o teu site. Usa-o, é de borla e uma cortesia do pplware. Quem quiser visitar-te clica no nome.

        3- Se quiseres fazer publicidade para além dessa, o pplware tem preços para publicidade. Compra que eles aceitam!

        1. Avatar de Rui Oliveira

          100% de acordo, já no sábado expliquei isso a um leitor nosso que percebeu a mensagem 😉

          Só me custa a querer é porque teimam em fazer isso depois de eu e outros elementos do pplware já termos advertido inúmeras vezes para essa atitude de incluir urls na assinatura é contra a política do pplware.

          Existe ainda outro pormenor, quanto mais tempo dedicamos a apagar links das assinaturas dos comentários menos tempo temos para outras tarefas de manutenção do site.

          O tempo que perdemos nesta tarefa podia ser aproveitado para outras tarefas mais proveitosas para o site, como por exemplo responder a mails dos nossos leitores.

          1. Avatar de Pedro Leitão
            Pedro Leitão

            Custa a “crer”.

            Moderadores e colaboradores de um blog não deveriam dar pancadas destas na língua Portuguesa…

      2. Avatar de aospapéis

        Tens razão e, tal como escrevi acima, tenta-se passar uma esponja sobre um facto básico que é o número de “pageviews” gerado pelos comentários (mesmo os parvos). Isso dá valor ao site. Sei do que falo porque é essa a minha área profissional.

        Além disso, não há nada mais simples do que enviar um email aos utilizadores pedindo-lhes para abandonarem uma prática que vem de há muito tempo (é como se o hábito sancionasse a prática).

        O problema é que em vez de o fazerem, preferem comentários em público (que podem não ser lidos), “puxões de orelhas” (quem são eles?) e apoio de comentários caceteiros e bufentos.

        É falta de “finesse”…

        Por mim, tinha um link para este site no meu blog e retirei-o. Publicidade de graça é que não! 🙂

        1. Avatar de Paulo Pereira
          Paulo Pereira

          “não há nada mais simples do que enviar um email”
          Se não resulta….

          Por outro lado os utilizadores (é o meu caso) podem não gostar de uma situação e fazerem campanha contra ela. Tu podes achar que tens direito a colocar por aqui links em todo o lado e tentares juntar outros para que isso se torne uma prática (impressionante como as coisas podem acontecer assim mesmo). Eu posso não querer aturar isso e fazer campanha pelo contrário. Temos o mesmo direito. É assim que se vive/trabalha em grupo.
          E depois cada um tira as suas conclusões se a gestão de um serviço é ou não do agrado de um ou do outro.
          Assim se vive em democracia.
          Entendes o meu ponto de vista ou não concordas muito com direitos dos outros e vida em democracia?

          1. Avatar de aospapéis

            Nunca recebi qualquer email, apenas tive de levar aqui com comentários estúpidos.

            Quanto ao teu último parágrafo é perfeitamente rasca…

          2. Avatar de Computed Life

            Também nunca recebi qualquer tipo de e-mail.

          3. Avatar de Paulo Pereira
            Paulo Pereira

            aospapéis: Rasca? Deve ser a tua geração, só pode. Nem espero que consigas explicar onde é que é rasca pois não deve estar à altura do teu intelecto. Este sim foi mesmo baixo mas é para ver se o entendes!

            Vai apanhar sol!

          4. Avatar de Ana Narciso

            @aospapéis @Computed Life

            Não se justifica um email em quando existem 3 ou 4 casos pontuais, facilmente resolúveis, pelo menos quando existe cooperação e respeito.

            Existiam mais, foram advertidos e respeitaram a decisão.

            @aospapéis

            Admiro-me de não perder oportunidade para reparar na “má-criação” (vide https://pplware.sitedev.pt/2009/08/18/dica-windows-mudar-a-linguagem-do-teclado-com-2-teclas/comment-page-1/#comment-234094 ) de todos que o rodeiam, mas não perder a próxima oportunidade de quem aqui vem, com toda a calma e serenidade, falar em algo que parece não existir em si. Respeito.

            @Paulo Pereira

            Muito obrigada pelos comentários esclarecedores ao longo do artigo.

          5. Avatar de aospapéis

            Comentário removido ao abrigo das regras de bom funcionamento do Pplware.

      3. Avatar de shiver
        shiver

        moderem la os comentarios, mas deixem-me so dizer q este puto é a pura da loucura nerd hahaha

  7. Avatar de Lipe
  8. Avatar de Vsect
    Vsect

    Grande dica! Quantas vezes não me começaram a aparecer “_” em vez de “?” sem eu, supostamente, ter feito nada.

    Muito obrigado por todos os dias nos ensinarem algo mais que nos ajude a superar os problemas informáticos!

    1. Avatar de aospapéis

      E comentários “graxistas”, porque não apagá-los, também? 🙂

      1. Avatar de Vítor M.

        Estás a ser um puto mimado e acho que perdeste a razão, acima de tudo mostraste o que eu havia dito, um miúdo que não sabe estar em sociedade… que falta de maturidade jovem!!!

        Vá cresce sff

  9. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Sim, realmente achava estranho a certo momento no msn começar a fazer um _ em vez de ? lol

    Agora ta tudo explicado!

    Thanks a lot

  10. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Aquelas coisas que o pessoal nunca pensa e diz logo que é avaria!
    Acho que quem tem computador deveria ter acesso(obrigatório) ao pplware 🙂 e ler primeiro para depois sim dizer que está avariado!

    Lol.
    Excelente dica!

  11. Avatar de darkblonde
    darkblonde

    Das primeiras coisas que faço no final de formatar o pc. Eliminar línguas desnecessárias (para mim) associadas ao teclado.

  12. Avatar de Nelson Leite
    Nelson Leite

    Mas que grande dica, faz imenso jeito 😉

  13. Avatar de omgwtfbbq
    omgwtfbbq

    LOL, o alt + shift é lixado. xD

    Eu costumava deixar apenas o idioma português, mas agora que evoluí para nerd tenho dois.

    こんばんは。

    1. Avatar de Ana Narciso
  14. Avatar de Mafalda Costa
    Mafalda Costa

    Não me parece nada Nerd, até porque como me foi muito útil a mim terá sido a muitos outros. Deparei-me com a mesma situação e com esta ajuda consegui resolver o meu problema e continuar o meu trabalho, que poderia ter demorado horas.

    obrigado.

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    Muito útil, obrigado.

  16. Avatar de Evanir Reis
    Evanir Reis

    ai valeu pela dica ajudou muito

  17. Avatar de Slyder
    Slyder

    Deixe-se de detalhes da treta haha
    Boa dica, dá muito jeito!

  18. Avatar de Cláudio Baptista
    Cláudio Baptista

    Ajudou-me bastante….
    Desconhecia a combinação de teclas shift + alt e depois de acioná-la sem perceber, tive problemas…
    Mas sua dica resolveu o problema.
    Obrigado!
    Cláudio Baptista
    Rio de Janeiro / Brasil.

  19. Avatar de Ana Ferreira
    Ana Ferreira

    Problema resolvido!
    Obrigada pela dica ;)!

  20. Avatar de Raphael
    Raphael

    MUITO OBG!

  21. Avatar de lllll
    lllll

    Obrigada 🙂 Muito util 😀

    1. Avatar de oo
      oo

      Também achei:)

  22. Avatar de fornost
    fornost

    Que inferno de opção ridícula kkk
    Até pensei que fosse key logger ou algo assim…

    E pra piorar : reiniciei o PC feito besta umas 4 x… aí notei o que era… mas toda hora eu tinha que restabelecer o idioma original… sabia que era algum atalho obscuro… mas demorei um pouco a achar para desativar… (graça ao artigo consegui achar)

    para o windows 8:”Painel de Controle\Relógio, Idioma e Região\Idioma\Configurações avançadas”

  23. Avatar de Raudman Bueno
    Raudman Bueno

    Esse post ajudou mto!!! Sou fotógrafo e SEMPRE acabava fazendo a combinação mencionada no photoshop e quando via o meu ? já era _
    Sempre dava reboot tbm… Valeu pela dica!

  24. Avatar de DANIEL SOUTO DA CONCEICAO
    DANIEL SOUTO DA CONCEICAO

    Valeu, tava quebrando a cabeça aqui pra mudar idioma do teclado akekaekaek <3

  25. Avatar de Filomeno Exposto
    Filomeno Exposto

    Olá bom dia senhor Paulo Pereira e aos meus amigos, fico satisfeito por ter ver esta publicação, e consegui mudar o idioma do meu teclado do portatil e do meu computador, que antes utilizavam idioma inglesa.
    Depois de mudar o idioma do teclado do meu portatil e do meu computador, não me consegui identificar a posição dos seguintes assentos:
    A- Grave, dois virgulas, abre aspas e fecha aspas, entre Parentes. Obrigado

  26. Avatar de Filomeno Exposto
    Filomeno Exposto

    Olá bom dia senhor Paulo Pereira e aos meus amigos, fico satisfeito por ter ver esta publicação, e consegui mudar o idioma do meu teclado do portatil e do meu computador, que antes utilizavam idioma inglesa.
    Depois de mudar o idioma do teclado do meu portatil e do meu computador, não me consegui identificar a posição dos seguintes assentos:
    A- Grave, dois virgulas, abre aspas e fecha aspas, entre Parentes. Obrigado

  27. Avatar de guilherme
    guilherme

    omg obrigado