Dica: Há um truque escondido para reiniciar o Windows em caso de bloqueio

25 Comentários

A Microsoft tem mostrado ao longo dos anos que esconde no Windows algumas pérolas para ajudar os utilizadores. Estas garantem um apoio essencial em momentos complicados, desde que sejam conhecidas. Uma nova foi (re)descoberta e ajuda a reiniciar o Windows se este bloquear. Descubra qual é e o como a usar.

Windows Microsoft reiniciar PC emergência

Os utilizadores do Windows deverão conhecer já algumas formas básicas para reiniciar o Windows em caso de problemas. A combinação Ctrl + Alt + Del abre a porta a uma lista de opções e para a possibilidade de recuperar o sistema da Microsoft, sem ter de o desligar e iniciar novamente.

Claro que há forma mais simples, dependendo do que o Windows estiver a conseguir entregar aos utilizadores. O próprio Menu Iniciar tem estas capacidades, bastando ao utilizador seguir os caminhos normais para reiniciar o seu PC com o Windows.

Windows Microsoft reiniciar PC emergência

No entanto, para os momentos mais complicados, há uma solução que poucos conhecem. Falamos do Reinício de emergência. Esta opção está em todas as versões mais recentes do Windows, pronta para a ajudar os utilizadores nos momentos em que o PC não responde.

Para aceder a esta área, devem seguir o normal caminho do atalho Ctrl + Alt + Del. Dentro desta área, vão ter do lado direito 3 opções, uma delas associada ao reiniciar. Devem carregar na tecla Ctrl antes de clicar para abrir o menu presente.

Windows Microsoft reiniciar PC emergência

A diferença é que, na verdade, o menu não será aberto, mas sim uma nova área, com a mensagem de Reinício de emergência. Ao carregarem em OK, o PC irá reiniciar de imediato, sendo perdido todos os ficheiros que estiverem por guardar.

Ainda que seja muito similar ao carregar no botão de energia para forçar o reinício, este é feito de forma mais ajustada ao Windows. Tal como a mensagem irá indicar, esta é uma forma de último recurso e que apenas deverá ser usada em situações em que o Windows esteja mesmo sem conseguir reagir.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Meh…

    Continuo a gostar mais de usar: sudo reboot

    1. Avatar de Binary
      Binary

      No windows deves usar isso deves…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Por isso mesmo…

        1. Avatar de Tó Jó
          Tó Jó

          No Windows

          shutdown /r

          Done!

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Por acaso uma das coisa que não gosto no MacOs é o fato de ter de desbloquear para poder desligar o Mac, devia de ser como no Windows

    1. Avatar de Rodrick
      Rodrick

      Fato e gravata? Deve ser isso, não?

    2. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      @ B@rão Vermelho é obvio. Acha que qualquer um podia desligar a máquina (sem ser o user)? Imagine que tem processos a decorrer….. ou algo importante não gravado…..

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Se tens acesso à máquina podes retirar a alimentação eléctrica e aí é mesmo à bruta o desligar. Entre as duas opções acho que é melhor ter a opção no ecrã de login, não?

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          @Blackbit Acha mesmo? Uma coisa é por maldade (e aí há muito pouco a fazer), outra completamente diferente é por engano/distração.
          Temos depois o caso dos laptops….

  3. Avatar de JS
    JS

    Assim é o pplware que conhecia de alguns anos
    Esta opção de emergência não sabia
    Obrigado por MAIS esta dica

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      É teu apanágio.
      Sabes pouco, opinas muito…

      1. Avatar de JS
        JS

        Olha este sabio

  4. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Mas o windows quando bloqueia..nem o ctrl alt del funciona… a unica maneira, é mesmo o ficar a carregar no botao de power durante uns segundos até que a maquina se desligue. Esse sim funciona em caso de “bloqueio” do Windows

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Nunca falha!!!

    2. Avatar de Tó Jó
      Tó Jó

      É mandar logo o quadro de casa abaixo, ftç!

  5. Avatar de xico
    xico

    Como é possivel?!?!? Estamos no seculo 21 e MS ainda vive na idade da pedra!

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Lolllllll és um lendário xD

  6. Avatar de Luis Garcia
    Luis Garcia

    Isso deve ser bom só para portáteis. Nos desktop há um botãozinho chamado “Reset”.

    1. Avatar de António
      António

      Not the same

  7. Avatar de Profeta
    Profeta

    Reinicio de emergencia parece um windows a pegar fogo.

  8. Avatar de Jota
    Jota

    A questão principal é que o Windows 10 e 11 praticamente nunca bloqueiam! Tenho o meu há 8 anos e com uma utilização diária nunca bloqueou!

      1. Avatar de Narciso Miranda
        Narciso Miranda

        Já perdi a conta aos meus bloqueios…isto em uso de contexto de trabalho..

  9. Avatar de Rui
    Rui

    ainda alguem se lembra que existe um botao Power