Crie um instalador universal para Windows 7

32 Comentários

Desde o lançamento do Windows Vista que a Microsoft alterou radicalmente o processo de instalação. Se nas versões anteriores era necessário um CD/DVD para cada uma das versões, passámos agora a ter tudo dentro do mesmo DVD.

Mas o problema continua a manter-se: como fazer se quisermos instalar uma versão Starter e uma versão Ultimate? São necessários 2 DVD’s com cada uma das versões. Mas o conteúdo é o mesmo, verdade? Sim. Estranho então!

Mas como dar a volta a este problema? Veja a solução abaixo.


Na verdade tudo está dependente do conteúdo de um ficheiro de nome ei.cfg. Ai dentro está a informação relativa à versão que comprámos e que é suposto ser possível instalar a partir dessa imagem.

Mas o mais engraçado é que se removermos esse ficheiro passamos a ter uma imagem capaz de instalar qualquer uma das versões. com menus adaptado e tudo.

O problema maior é que temos em mãos ou um DVD ou um ISO. Se num DVD não podemos simplesmente apagar o ficheiro com o ISO a conversa é outra. Não quero com isto dizer que seja fácil, pois temos de montar a imagem, apagar o ficheiro e voltar a gerar o ISO.

Mas como sempre temos forma de contornar. Para isso vamos precisar do seguinte:

  • Imagem de instalação do Windows 7 (ISO)
  • Ferramenta eicfg Removal Utility

Depois de se munirem das ferramentas pedidas acima devem colocá-las numa pasta acessível, preferencialmente no vosso Ambiente de Trabalho. Descomprimam o zip e executem o ficheiro eicfg_remover.exe.

A única interacção que vão ter com o eicfg_remover será para lhe indicarem a localização do ISO do Windows 7. No final do processo, que demora poucos segundos, será apresentada uma caixa com a indicação de que o ei.cfg foi removido.

Coloquem o ISO de instalação numa pen, tal como explicado num dos artigos seguintes: 1 ou 2.

Caso pretendam reverter este processo só têm de repetir o processo num ISO alterado e ele fica como estava antes da aplicação do eicfg_remover.

Fica no entanto a dúvida da legalidade deste processo. Na minha opinião não me parece que seja ilegal até porque mesmo que instalem uma versão “superior” à que deviam necessitam sempre de uma chave válida para activarem o Windows e aí sim, não devem cometer a ilegalidade de usar uma chave pirateada.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: eicfg_removal_utility
Homepage: win7utils

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de techdani
    techdani

    Excelente a dica, esperemos que não seja ilegal

    1. Avatar de Bruno Silva

      Pelo menos fiz um artigo com as mesmas indicações no meu Blog, e a MSFT não me disse nada!

      Se fosse ilegal teria levado nas orelhas!

      😉 Bom Trabalho

      http://www.livebetas.net/2009/11/15/windows-7-converta-o-iso-em-iso-universal

    2. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      boas!
      não ha maneira ( se há como) inserir o xp, vista, 7 linux e logo que da o boot escolher o que queres instalar?
      aguardo resposta

      cavnetbrasil@msn.com

  2. Avatar de Glauco
    Glauco

    Ja conhecia a ferramenta, mas otima dica

  3. Avatar de Weasel
    Weasel

    Desde que tenhas as licenças para o que instalas legais, não é nenhuma ilegalidade

  4. Avatar de Mauro
    Mauro

    E quanto ao número de série? Podemos usar o que vem no DVD? Para todas as versões?

    1. Avatar de Pedro Simões

      É claro que não! Cada chave está associada à sua versão.

      1. Avatar de Koizo
        Koizo

        Se calhar ate dá, já alguém experimentou?

        1. Avatar de WiseMax
          WiseMax

          Boa, essa seria a maior #descoberta” do século, LOL!

        2. Avatar de kardos

          Não dá.
          Era bom, não era? Upgrades gratuitos! : )

        3. Avatar de Gilson
          Gilson

          Com certeza que esta dica é muito boa,pois eu já avia feito esse processo e com certeza é muito útil, dá também para colocar todas as versões em um só DVD 32 E 64 bits, Muito boa mesmo esta dica.

      2. Avatar de bedas
        bedas

        nem permite continuar a instalação.

      3. Avatar de Mauro
        Mauro

        Muito bem. Obrigado.

  5. Avatar de WiseMax
    WiseMax

    Pergunta:

    Esta cena do ficheiro .cfg também dará no Vista?…

    É que tenho uma série de nºs de série (legais! comprados) para versões diferentes e dava jeito um DVD para todas…

    Tenho o Ultra ISO, por isso mudar ficheiros (pôr e tirar) é canja.

  6. Avatar de Olly

    Já agora deixo uma questão que me anda a fazer pensar… como faço para adicionar ao DVD um language pack?

    Já tentei editar os ficheiro lang.ini acrescentando uma nova linha com a língua desejada (en-US) e adicionar a pasta com as linguagens mas não vai lá.

    Alguem sabe de alguma forma “simples”?

    1. Avatar de AirCrack

      Simples é ter o Windows 7 Ultimate ou Enterprise e instalar via Windows Update.

  7. Avatar de Jorge Lima

    Mais uma excelente, pratica e útil dica.
    Abraços a todos

  8. Avatar de Nuno Amaral

    Isto é bastante util. Fica tudo num DVD.

  9. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    O DVD que tenho por acaso não aparecem as versões todas mas sim as versões Ultimate, com arquitectura x86 e x64.

    Isto dá jeito é para instalar a versão mais básica em netbooks e não ter que os entulhar com coisas que se instalo na versão ultimate depois não consigo remover.

  10. Avatar de Pedro Portelinha
    Pedro Portelinha

    e as chaves, fica a mesma, para qualquer das versões???

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Sei que nas versões 64-bit e 32-bit pelo menos na fase RTM eram iguais, agora a nivel de versões não sei.

      Mas pela lógica, penso que faz sentido é serem “retrocompativeis” ou seja, quem tem uma chave da versão Ultimate pode instalar qualquer versão inferior, e quem tem versões inferiores não pode instalar versões superiores.

      1. Avatar de Ricardo Antunes
        Ricardo Antunes

        As chaves só são válidas para as suas versões. Ultimate só dá para Ultimate, Starter só da para Starter e assim sucessivamente. Com a língua também acho que mudam mas não a certeza, apenas tenho a certeza que não é legal usarem uma chave portuguesa numa versão inglesa, por exemplo.
        Cada chave é válida em 32bit como em 64bit.

        Quanto à dica sobre o “ei.cfg” é boa mas nem todos os DVD o contêm, há versões do W7 que só devem trazer mesmo a própria, ou então usam outro método 😛

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Obrigado pela info 😀

          Pois pela lógica natural e lógica “A La Microsoft” é sempre assim, vai uma grande distância como sempre 😉

          A dica é realmente boa, mas vá pessoal toca a comprar chaves para as versões inferiores, mesmo que tenham gasto um balurdio com a Ultimate. 😛

  11. Avatar de UKN
    UKN

    Quem quiser numeros de série legais … é só procurar nas lojas … e depois registá-los 😛

    Já vi que nalguns portáteis já descobriram após uns bons anos que podiam meter o número de série noutro lado …

    1. Avatar de Pedro Portelinha
      Pedro Portelinha

      A microsoft, ganha tanto dinheiro a custa das empresas, os utilizadores pessoais so bem dar uma ajudinha!!! Não é a toa, que a MS entrou nas faculdades, escolhinhas portuguesas… pois qd se sai, ao entrar numa empresa, q softwares conhece: Microsoft, microsoft… por isto tdo é bom, a microsoft divulgar as chaves, cd piratas…. depois a asae faz o resto… 🙂

  12. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    EPAH EXCELENTE!!!

    Não sabia que isto era possível!! Nem imaginam o jeito que isto me dá!! Andava a sacar ISOS do MSDN e a queimar DVDs para cada versão.. Isto simplifica-me muito a vida!!

  13. Avatar de AirCrack

    Importante dizer que não funciona na versão “Enterprise”! E porque perguntam vocês?

  14. Avatar de somebody
    somebody

    Alguem ja experimentou o W7 ultimate num EEE PC? Corre igual ou é mais pesado?

  15. Avatar de Eduardo BR
    Eduardo BR

    eu fiz isso em uma ISO do Ultimate, ele procede a inctalação normalmente, abre a lista das edições do Windows, mais ele só instala o Ultimate..

    as outras versões ficam só carregando e não saem do 0%

    Tentei uma por uma
    Home Baisc
    Starter
    Professional
    e Home Premium.

    Só o ultimate instalou…

    será que aconteceu só com a minha ISO?

    com alguém de vocês aconteceu isso??!

    ME AJUDA AI PESSOAL eu preciso do 7 Home Premium!

  16. Avatar de Hermes S. Oliveira

    fiz tudo certo mas, na hora da instalação do windows 7 da a seguinte mensagem de erro não pode ser encontrado arquivo off line e cancela a instalação . Me ajudem sem mais para o momento muito grato….

  17. Avatar de Geraldo S. Silva

    Para mim a Ferramenta “eicfg Removal Utility” não funcionou, pois na hora da instalação só apareceu o Ultimate. Contudo ao seguir a dica de remover o arquivo ei.cfg do pen-drive gerado (está na pasta “sources”) funcionou perfeitamente. Valeu Pedro Simões, muito obrigado pelas dicas.