Como instalar e correr aplicações Firefox OS no Android

37 Comentários

A versão 29 do Firefox para o Android trouxe uma novidade que poucos deram por ela. Passou a ser possível instalar e correr aplicações criadas para o Firefox OS dentro do Android, de forma transparente e sem qualquer software adicional.

Mas e como é que este processo se desenrola? Como é que os utilizadores podem instalar e usar essas aplicações do Firefox OS dentro do Android? Vejam o guia que apresentamos abaixo e entendam todo este processo.

firefoxos_android_0

Com a chegada da versão 29 do Firefox ao Android, passou a ser possível aos utilizadores desta plataforma instalarem e usarem as aplicações criadas para o Firefox OS, sem que necessitem de qualquer emulador ou configuração especial.

A possibilidade de ter essas aplicações do Firefox a correr no Android baseia-se na utilização de Web API’s e de outras tecnologias web modernas. Com esses recursos os programadores conseguem criar aplicações que correm de forma plena e integrada no Android.

As aplicações do Firefox que vão instalar no Android vão estar a usar o motor do Firefox 29, desta forma, e sem que o utilizador tenha noção disso, o browser é usado, mas numa janela maximizada, sem que se veja a barra de endereço ou os elementos do browser.

Os requisitos para poderem usar esta nova funcionalidade são bastante simples. É apenas necessário que tenham instalada a versão 29 do Firefox, ou qualquer uma posterior, e que tenham acesso à Internet no vosso smartphone Android.

firefoxos_android_1

Depois de terem o Firefox instalado e a correr só precisam de o abrir e colocar na barra de endereço o link do Firefox Marketplace (https://marketplace.firefox.com/).

Nessa loja de aplicações só precisam de escolher a aplicação que querem instalar. Usem a barra de pesquisa ou naveguem directamente na lista de aplicações que são apresentadas. No nosso caso escolhemos a aplicação SoundCloud.

Carreguem então no botão Gratuito e o processo de instalação irá ser iniciado. É apresentado ao utilizador o pedido de confirmação de instalação da aplicação e quais as permissões de que irá necessitar.

Indiquem que querem instalar e o processo decorre sem qualquer problema, ficando no final a aplicação pronta para ser usada. Se quiserem podem indicar ao Android que querem que essa aplicação pode correr em segundo plano.

firefoxos_android_2

De imediato a aplicação fica disponível na vossa lista de aplicações para ser usada, junto das restantes que tiverem já instaladas. O ícone não apresenta qualquer diferença face às restantes e nem vão notar que é uma aplicação “especial”.

Mesmo a utilização da aplicação vai ser completamente integrada, não se notando a base do Firefox ou de qualquer outro elemento. Vai estar completamente integrada e a sua utilização vai ser plena.

firefoxos_android_3

O processo de desinstalação, como é esperado, decorre da mesma forma como fazem para qualquer aplicação Android.

Se querem saber como são as aplicações do ecossistema Firefox OS então esta é uma excelente forma de o fazerem. Podem instalá-las e usá-las no Android como se qualquer outra aplicação fosse, tal como o poderão fazer no Firefox OS.

Vejam o que as novas tecnologias web, nomeadamente o HTML5, o CSS 3 e o Javascript, permitem criar. São aplicações completas e sem qualquer diferença para as criadas com linguagens de programação mais poderosas, mas ao mesmo tempo mais exigentes.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Isto é muito bom visto que deixa de ser importante ter um terminal com o SO para fazer desenvolvimentos. Para o restante publico, será que já ha apps de firefox os que tenham uma performance ou seja superior de outra forma às apps nativas existentes? Parece-me dificil 🙂

  2. Avatar de Bruno costa
    Bruno costa

    apps mediocres a correr num sistema mediocre…android esta a morrer de tanto lag que tem mesmo em tlms como o galaxy s5…bom bom vai ser o inovador iphone 6 prestes a chegar que vai revolucionar mais uma vez o mundo mobile

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Bom bom vai ser largares a nota por um smartphone que teve de se ir inspirar aos Android’s.

      Verdade é que o Android se inspirou no ios em tempos, mas agora tens o reverso da medalha.

      O iphone pode até ser bom mas pelo que custa livra só mesmo um geek fanático é que o compra 🙂

      Os Androids medíocres tu não deves saber do que falas só pode és um fã das maçãs ratadas, que largou a nota e agora quer arranjar justificações para tantos euros… lol.

    2. Avatar de Pedro
    3. Avatar de Nilton Formis
      Nilton Formis

      Not sure if is dumbness or sarcasm.

      1. Avatar de Tiago Santos
      2. Avatar de Emanuel VItorino
        Emanuel VItorino

        +2

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        é mesmo sarcasmo…

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          no sentido de que parece-me que não faz o sr Bruno Costa não faz a minima ideia das diferenças dos diversos hardwares nos Androids…
          Se querem um chocalheira, claro que vai andar em duas mudanças: devagar e parado…
          Se querem algo melhor, então desembolsem algum “guito”…

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Nem 8 nem 80 um IPHONE 500€ já é caro 900€ é surreal.

            Pedro com isto não digo que um smartphone de 80€ seja melhor, o que quero dizer é que o iphone e também outros smartphones Android não valem o dinheiro que pedem.

            No caso do iphone estão todos sobrevalorizados e como já disse aqui várias vezes muita gente compra o iphone por Status e não por que precisa ou realmente vá usar as suas capacidades.

            E o mais giro és aqueles iphonistas que nem sequer sabem usar aquilo mas largam ali a nota que nem Patrões, mete piada 🙂

          2. Avatar de Carlao
            Carlao

            Nenhum android vale mais de 100 euros, todos tem problemas, seja lag, camera, gps todos tem problemas. Iphone e nokia ja usei e sao de longe melhores que qq android no mercado. Actualmente tenho um nokia 1520 e digo que e o melhor tlm do mercado

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Bruno tens toda a razão! Sempre quis smartphones top de gama: Tive o QTEK 200, Iphone 3g, Iphone 3gs, Samsung S3, e agora Note2…
            Mas quando olho para tras só vejo dinheiro mal gasto num hype do momento. Por isso decidi: Não vou comprar tlm de 100€ mas também não vou dar mais de 300€ por um tlm…

            Bruno nenhum android vale mais de 100€ mas também nenhum iphone ou nokia valem mais do que isso: são hypes do momento que depois passado algum tempo vemos que das 1001 coisas que os tlm fazem, só usamos meia duzia delas…

            Tudo isto digo com conhecimento de causa. Considerava-me (até à poucos meses) um fanático e viciado por tecnologia! Era o nerd da familia (desde os meus 10 anos – agora tenho 33)

          4. Avatar de Jorge
            Jorge

            Carlao, acho que tens razão. Realmente os Iphone e os Nokia são os melhores…. android, nem ve-los. Por isso comprei um Nokia e estou muito, mas mesmo muito satisfeito. É o Nokia X. Upsss é android,… lol

    4. Avatar de scalare
      scalare

      o único lag com nota de destaque é a falta de elasticidade intelectual do teu comentário, experimenta fazer root ao dispositivo que biologicamente se chama cérebro e desinstala estes tretas que se chamam “burrice”

      evito comentar fanboys seja la de onde forem fans, mas por vezes estes comentários parassem os pinscher, so ruído para se fazerem notar.

      1. Avatar de Pinto
        Pinto

        comentario mais nerd, define bem o que es. tipico android user. ps : o galaxy s5 tem mesmo lag

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          E tu és típico iphonista?!

        2. Avatar de Hugo Cardoso
          Hugo Cardoso

          O galaxy s5 não é o unico android que existe. (Sim porque há mais que um modelo android para escolha. Got it?)
          Para mim nao é nem de perto nem de longe o melhor. Pega num nexus 5 e encontra a lag oh senhor NÃO nerd!

      2. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Muito bom xD so falta perceber se o rapaz nao estava so a ser sarcastico, mas não me parece …

        1. Avatar de scalare
          scalare

          se estava lamento desde ja, mas serve para o que viram em seguida, a serio nem o Jobs defendia a apple como estes fanboys, e de graça, o que aumenta a simplicidade intelectual , se ainda faturassem …

      3. Avatar de Gro
        Gro

        Essa de root ao dispositivo biológico merece 5 * e devia ser obrigatório para muita gente.

  3. Avatar de Bruno costa
    Bruno costa

    windows phone ate pode nunca ultrapassar o android por este ser barato (e deficitario) mas em qualidade o android nunca apresentou alguma

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Another apple fanboy! Lol (e eu até gosto da Apple e dos seus produtos)

    2. Avatar de irlm
      irlm

      deficitario – aonde?

      windows phone 8.1 “final” está no bom caminho.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Espero que te paguem bem para dizeres essas barbaridades, assim ao menos existe justificação.

      Mas se não te pagam para isso então o caso é grave!

      1. Avatar de Bruno Costa
        Bruno Costa

        Sou alto consultor de informatica e sei o que digo, no mundo empresarial so se usa iphone, quando acabares o 9 ano e comecares a trabalhar veras que tenho razao, android so serve para miudos ou geeks

        1. Avatar de scalare
          scalare

          ok, lamento desde ja , é a unica vez que vim aqui para comentar um fanboy, e lamento teres sido tu.

          dito isto…

          ser consultor informatico aqui em Portugal nao é sinonimo de conheçimento , ex. Relvas.

          no meio empresarial usa-se iphones nao porque sao bons (sim sao, mas para o preço que custam e pela politica da apple , os que tenho tido acesso vendos), mas porque sao como diz um colega meu, sinonimo de elite, em suma vaidade

          tens 4 ou 5 modelso iphones , isto contando com o 1º ate o recente, todos topo de gama e fazes comparaçao com tudo o que tem android, lamento mas para um consultor com mais que o 9º ano deveria saber que so se pode comparar o que é comparavel, ex, nao se compara uma carroça com um carro, nao se compara um fiat punto com um mercedes, sao segmentos diferentes.

          mas que percebo eu, so tenho a 4ª classe

        2. Avatar de DeuX
          DeuX

          És alto és, deves medir 20 metros! Na empresa onde trabalho existem tantos Androids como iphones e basta que diga que é uma das maiores empresas de consultoria a nível europeu. Por isso mete rolhas e pára de espalhar ódio. Se gostas do iPhone ninguém te crítica por o usares o que te dá o direito de constantemente atacares os outros e as suas escolhas? Cresce de uma vez que fanatismos não te metem a comida na mesa e o salário na conta.

          1. Avatar de Hugo Cardoso
            Hugo Cardoso

            BUUURN xD

  4. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Fix uma comparação e executei uma app do Firefox em um galaxy s5 e no Firefox phone da ZTE, a diferença de desempenho é grotesca, aparentemente o Google não sabe nem da importância do html5

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Isto é uma resposta a vários comentários.

    Qualquer telemóvel é melhor que o galaxy s5, porque este vem com o TouchWiz que faz com que o sistema fique muito lento ao nivel de até irritar o utilizador.
    Por isso, não usem o galaxy s5 como comparação, usem o htc one (m8) por exemplo, ou o oneplus one, ou o lg g3

    1. Avatar de Professor Martelo
      Professor Martelo

      Concordo em parte com o teu comentario, experimentei o galaxy s5 e digo que e horrivel o lag que este terminal tem mas o android no geral tem lag e varios problemas, basta ver o nexus 5 que continua com problemas na camera( tenho um e ja fui a loja trocar 3 vezes, problema e geral). Experimentei o firrefox e realmente e muito mais rapido que o android, e incrivel como o android sendo tao laggy tem tanta gente a defende lo

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Isso que tu dizes é problema do hardware, não do software (android).
        E sinceramente não percebo como dizem que o android tem lag. Versões anteriores e hardware antigo, sim. Nos mais recentes não!
        Explica exatamente o que entendes por “lag no android”.

      2. Avatar de Hugo Cardoso
        Hugo Cardoso

        É óbvio que o firefox OS não vai ter lag, pelo menos num hardware minimamente decente. A única coisa que carrega é paginas web. Agora quero ver como vão estar, e onde vão estar as aplicações mais complexas.

    2. Avatar de Hugo Cardoso
      Hugo Cardoso

      Melhor. Usem um nexus 5.

  6. Avatar de bizugodaterra
    bizugodaterra

    Lag..lag…lag…comprei a uns tempos atrás um Note 3 a minha mulher e ela não larga aquilo e tá bem fluido…cada pessoa tem gostos diferentes…aposto que qualquer um é bom nos seus aspectos…deixem-se de comparar coisas que a meu ver não pode ter comparação…este é melhor…aquele faz lag…isto é aquilo…aquele é aquilo…chiça…usem o raio dos aparelhos e deixem-se de marquises…lol

    p.s.-não faço ideia do que é uma lag…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      +1 (adorei a ultima frase:) )

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        +1 a última frase está demais. Não sei o que estão a discutir, mas deixem-se de tretas… isso não interessa nada.