TOP 5 – ROMs Android personalizadas

68 Comentários

Quem tem equipamentos com Android não está restrito apenas ao sistema que vem de origem no mesmo. Como sabemos, são várias as equipas independentes que se dedicam à personalização do sistema móvel da Google e os resultados são em muitos casos fantásticos… os dispositivos ganham uma nova vida.

Mas que ROMs Android personalizadas há para além do CyanogenMod?

roms

5. MIUI

A MIUI é uma ROM personalizada que foi criada inicialmente por uma equipa chinesa (há uma comunidade que faz a tradução para PT – ver aqui). Esta ROM oferece uma interface muito elegante (ao estilo do iOS) e as indicações relativamente à fluidez são também muito positivas.

Esta ROM não é apenas mais uma ROM já que são várias as aplicações que integram com a mesma, garantindo uma experiência de utilização fantástica.

miui_generic_screenshot

Homepage: MIUI

4. AOKP (Android Open Kang Project)

Ao contrário do MIUI, o Android Open Kang Project (AOKP) segue o formato “puro” do Android uma vez que tem como base as versões do Android Open Source Project (AOSP). A ROM AOKP é, ao nível da interface e performance, semelhante à CyanogenMod.

Actualmente esta ROM tem suporte para vários dispositivos e está presente em mais de 4 milhões de dispositivos.

AOKP_screenshot

3. PAC-MAN ROM

A ROM PAC-MAN é um misto do aspecto da ROM CyanogenMod, com a performance da ROM AOKP e também o controlo total da experiência do utilizador que é típico na ROM Paranoid. Para os utilizadores que querem tudo, esta é a ROM indicada.

pacman_screenshot

2. OmniROM

A OmniROM não é a melhor ROM… mas é simplesmente diferente. Esta é uma ROM com cerca de 1 ano, que nasceu a partir de muitos ex-programadores do projecto CyanogenMod e que tem vindo a crescer significativamente. Actualmente a  OmniROM está disponível para dispositivos Nexus, OPO, Sony, Samsung, HTC, ASUS e LG.

omnirom-generic_screenshot

1. Paranoid Android

Esta ROM oferece uma experiência única no mundo das ROMs alternativas e há quem já diga que esta é, de facto, a grande alternativa ao projecto CyanogenMod. Esta ROM é altamente personalizada, tanto ao nível das funcionalidades como ao nível da interface, sendo mesmo possível ter uma interface diferente para  smartphones, tablets e phablets.

Esta ROM é extremamente rápida e muito estável.

paranoid_android_generic_screenshot

Estas são 5 das mais populares ROMs personalizadas que estão disponíveis para os utilizadores que possuem dispositivos Android compatíveis. Nos próximos tempos iremos tentar analisar detalhadamente cada um destes projectos aqui apresentados.

No vosso dispositivo Android usam alguma destas ROMs? Quais as funcionalidades que mais gostam?

Fonte: themukt.com

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Li70
    Li70

    Miui Best Rom! Uma rom chinesa criada pela empresa xiaomi, ja testei varias roms mas esta é mesmo aquela que marcou, facilidades de utilisaçao proteccao de sistema temas personalisadas, enfim um must have para “androiders” :p

    1. Avatar de Antonio Roque
      Antonio Roque

      Olá Li70 , seria possivel “falar” consigo em “off” pode me enviar um email para aadroque yahoo com ? queria lhe pedir umas dicas se possivel … Obrigado Roque

      1. Avatar de Li70
        Li70

        Roque nao é necessario vai aqui http://forum.xda-developers.com procura pelo teu telemovel, le bem as informaçoes para rotear e flashar roms. Atençao ler bem antes de fazer qualquer manipulaçao, ninguem e responsavel pelos danos que podes causar ao teu aparelho.

        1. Avatar de Antonio Roque
          Antonio Roque

          obrigado

  2. Avatar de btxeize
    btxeize

    A pergunta que toda a gente que não é tech expert está a fazer é:

    Excelente, mas dão para colocar em qualquer dipositivo Android?

    Posso por qualquer uma destas ROMs no meu ChaChaCha e no meu Grand Duos?

    É que se só dão para alguns telemóveis, se calhar dizer quais são ajudava…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podes claro 🙂 Tens é de ver se são compatíveis com o teu equipamento 🙂

      1. Avatar de Guilherme Fontes
        Guilherme Fontes

        esqueceram-se da resurrection remix 🙁 .

    2. Avatar de Hugo Cura

      Não dão para qualquer Android. Cada ROM tem de ser produzida especificamente para um equipamento. Tens de verificar se a ROM existe para o modelo que pretendes em cada um dos sites oficiais.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        Para o tablet Acer A500 ainda com a versão 3.0 que upgrade aconselham?

    3. Avatar de Hugo Cardoso
      Hugo Cardoso

      mesmo que a rom nao seja oficialmente supportada, ha muitos foruns que fazem support para diferentes telemoveis. é questao de procurar no google. eu por exemplo tinha um huawei g300 e nao havia suporte oficial. no entanto num forum ja tinha rom cyanogen android kitkat 😉

  3. Avatar de Sampas
    Sampas

    O titulo devia ser mesmo

    Top 5 roms android (excluindo o CyanogenMod)

    Porque dizerem apenas
    “Mas que ROMs Android personalizadas há para além do CyanogenMod?” ainda pode alguem ficar a pensar que alguma dessas bate o CyanogenMod, que a meu ver, não

    ou então meterem no 0 (Zero) o CyanogenMod

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sampas, tens la essa justificação de não ter o CyanogenMod

    2. Avatar de Spysky
      Spysky

      “..alguma dessas bate o CyanogenMod, que a meu ver, não…”

      Discordo, mas lá está…cada um tem as suas preferências, e essa é a grande vantagem no android.

      Pessoalmente usei CyanogenMod durante anos, gosto bastante, e a CM11 está mesmo espectacular. No entanto na MIUI encontrei um aspecto “limpo” e GUI espetaculares.
      Não digo a MIUI seja melhor que a CyanogenMod, mas também não digo o inverso… são diferentes com objetivos, gostos e opções diferentes. E cada um saberá o que mais lhe agrada.

      P.S. -> Excelente artigo!

      1. Avatar de Sampas
        Sampas

        por acaso ando a usar o Cyanfox ultimamente e é um misto entre o cyanogenmod original e o miui.
        Exprimenta, pode ser que gostes

        1. Avatar de Marco
          Marco

          qd vi a cyanfox, n vi la nada de miui v5.

  4. Avatar de João Pereira

    Há a slimrom, ou slimkat, é uma excelente ROM. Actualmente estou com a paranoid, é fantástica. Ah, tenho o galaxy s4 lte

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Queres fazer uma review para o Pplware?

    2. Avatar de PauloCP
      PauloCP

      Slimrom sem duvida uma das melhores ROMs

      Ja usei paranoid e cyanogenmod e fiquei super fa da Slimrom

      Muito simples, personalizavel e rapida sem muitas das “mariquises” das outras.

      É uma rom limpa de “tralha” ou seja tem o que é essencial, deixando que o utilizador depois acrescente o que lhe interessa a ele

    3. Avatar de Amadeu Ferreira
      Amadeu Ferreira

      Boa tarde, João. Essa rom, a paranoid, funciona sem problema no S4 I9505 ? Obrigado

  5. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    já em 3 diapositivos diferentes usei custom ROM e a grande maioria sempre com “pancadas” aqui e acolá, consumos exagerados de bateria e no geral pouco alternativas à da marca. A única razoável que uso habitualmente é uma 4.0.4 para o Huawei X5 que até nem é muito problemática.

    Desde o Samsung S3 (agora tenho Note 3) que já não me meto nisso, as ROM originais são rápidas e não problemáticas, e a maioria das apps chatas dão para desligar até sem root. E se algo persistir faz se root à original e resolve-se o tema 😉

  6. Avatar de Telmo Branco
    Telmo Branco

    Para quem usa um HTC tem também disponível a InsertCoin, que é bastante porreira.
    Em relação às ROM’s referidas talvez a minha favorita seja a OmniROM.

    Pedro, podias fazer um tópico sobre os kernel’s.. era só uma ideia 😀
    Para mim o melhor é o ElementalX, apesar de estar limitado a uma gama de equipamentos e o franco.Kernel, que é sempre uma referência, mas que só está disponível para equipamentos google.

  7. Avatar de rumicla
    rumicla

    Que rom alternativa aconselham para o Alcatel OT995 (AKA Optimus Madrid)?
    Podem mandar link?

  8. Avatar de Bruno Oliveira
    Bruno Oliveira

    Bom Dia

    Só uma pergunta, em termos de eficiência energética (poupança de bateria) qual é a melhor ?

    Eu ou um adepto da CyanogenMod, mas vendo estas não me importava de experimentar.

    1. Avatar de GothicX
      GothicX

      Sinceramente, no meu S3, a melhor é mesmo a stock da Samsung.
      As outras gastam muito mais ou então fazem-no aquecer estupidamente…como a Slimkat por exemplo, que demorava horas a carregar e o móvel ficava a ferver, o que não é bom para o equipamento nem para a bateria…

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Também a PA com Omni não fazem nada disso, mas sim concordo contigo.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      de todas as listadas talvez a miui que usa os drivers da Samsung, em alguns casos usa a Rom default da samsung + luncher próprio.

  9. Avatar de alexandre
    alexandre

    Para mim a melhor é de longe a MIUI.
    Grande qualidade, para além de ter uma enorme comunidade. Desde que experimentei que não quero mais nenhum sistema! MIUI forever!
    6*

  10. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    MIUI > Tudo o resto xD … Pena que ainda nao tenha ports para todos os devices a 100% caso contrário destruia a concorência 😀

    BQ Aquaris 5 HD + MIUI

    1. Avatar de Diogo Leite
      Diogo Leite

      Isso dá para instalar no meu aquaris 5hd? como faço?

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Não sei se posso disponibilizar o link, mas aqui vai -> http://bit.ly/1rpQkLJ

        De qualquer forma é so fazer root e instalar pela recovery 🙂 muito simples de facto, creditos mantidos pela htcmania (http://bit.ly/1nXTLIP) onde podes encontrar a ultima versão (4.3.21)

        Enjoy 😉

      2. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Já te tinha respondido onde pus os links que poderias seguir 😛 pelos vistos nao foi aceite mas googla um pouco com as keywords “androidpt”, “Aquaris 5 hd” e “MIUI” vais encontrar facilmente o tópico 😉

        Enjoy

    2. Avatar de Marco
      Marco

      concordo contigo, contudo há que fazer duas ressalvas, em alguns casos não passa de ser a rom original com o luncher deles (nestes casos poderiam pegar na CM ou outra e colocar o luncher deles, sempre se teria um android mais atualizado), e não dar para apagar as aplicações deles é que é folheiro, há por lá algumas aplicações que não as uso.

      1. Avatar de Octávio
        Octávio

        Dá para apagar as apps nativas da MIUI, pelo menos as que nao interferem com o funcionamento do sistema. Usa o root explorer e apaga directamente na pasta system/apps. Obviamente que tens de ativar as permissões de escrita no root explorer para conseguires apagar.

        De resto eu tambem considero a melhor rom para android.

      2. Avatar de Octávio
        Octávio

        Outra solução é entrar no ficheiro zip de instalação e ir directamente à pasta que tem as apps que vão ser instaladas e apagar as que nao querems instalar. Dessa forma quando fizermos a instalação da rom pelo recovery apenas vao ser instalados os apk que deixamos lá

  11. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Pessoal, tenho estado a usar PA (rc2(, mas sendo a minha primeira custom rom, tenho uma dúvida para a qual não encontrei resposta em lado nenhum.
    Porque é que na notification bar, o sinal de wifi e network por vezes fica vermelho e depois volta a branco? Não perco sinal, simplesmente muda a cor por uns segundos.

    1. Avatar de GothicX
      GothicX

      @Carlos Santos
      Na PA especificamente não sei, mas isso costuma ser o teste do WiFi à qualidade do sinal, se é “poor connection” ou não.
      Em algumas ROMs, também é testado se se tem ligação à Internet pelo WiFi.

      1. Avatar de Carlos Santos
        Carlos Santos

        Ao início também pensei que fosse poor connection, mas torna-se estranho porque acontece mesmo quando tenho sinal máximo em tudo. Além disso também tenho estado a ter problemas com o Tasker e os perfis de ‘Home’ (ligar wifi, desligar dados) e ‘Elsewhere’ (ligar dados, desligar wifi). Já para não falar do drain de +- 7/8% de bateria durante a noite, com wifi e dados off, e modo avião ligado (e undervolt no mpu), quando em stock tinha 0/1% de drain na mesma situação, sem uv sequer.
        Tenho PA há cerca de duas semanas, mas começo a achar que não tem assim tanta legitimidade de estar no primeiro lugar desde top.

        1. Avatar de Cris
          Cris

          O PA usa o stock kernel, portanto não tens nada que te queixar. Que smartphone tens? Está na altura de flashar um kernel decente.

  12. Avatar de GothicX
    GothicX

    Sinceramente…sempre que instalo uma ROM no meu S3 (I9300), acabo por voltar à stock da Samsung, muito simplesmente porque existe sempre algo que falha.
    Das que aqui falam, só não testei a PAC…
    A principal falha costuma ser as pessoas ligaram-me e eu não ouvir nada, apesar de as pessoas me ouvirem, já para não falar de a maior parte das vezes apenas me mostrar o número da pessoa e não as infos do contacto.
    Depois existem problemas com a camera, que parece não estar bem dimensionada em algumas ROMs e APPs, isto quando as APPs deixam de estar disponíveis, simplesmente porque as dimensões do ecrã são diferentes.
    A stock ROM é de facto a mais lenta delas todas, mas também a que funciona melhor, infelizmente.
    E não sei se foi de tantas ROMs instalar, mas até o Kies deixou de suportar o meu S3, tendo que instalar a stock via Odin.
    E claro, para quem tem devices como o Gear, manter-se na stock é a melhor opção.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      o kIes deixou de suportar, mas as novas versões do kies pq se procurares bem na samsung tens lá a versão correcta para o teu S3.

      1. Avatar de GothicX
        GothicX

        @Marco
        Já tentei os Kies todos e passou a dar “device not supported”…Mas também não há crise, enquanto via Odin funcionar…:)

    2. Avatar de Tiago Hipolito

      ROMs originais… Nunca pensei dizer isto, mas… Voto nisso!
      Já me passaram alguns telefones pela mão nos últimos anos, desde o Nexus, A5, Samsung S, S2, Note, S3 e agora S5. Como tal já experimentei um portefólio engraçado de ROMs:

      CyanogenMod, Paranoid, OMNIRom, Slimrom e SlimKat, Wanamlite e outras mais que já nem me lembro porque acabaram por se revelar uma perda de tempo…

      Se tiver de fazer um ranking:

       SlimKat: A mais rápida, pois acaba por ser a mais ‘limpa’. No entanto nem tudo são rosas, porque acaba por não ter quase nada do que preciso… Suporte = ZERO! Ninguém sabe nada… depois de um BUG é esperar por outra versão e rezar para que tenha sido resolvido. Algumas aplicações também provocam uns crachs ‘engraçados’ que nos obrigam a reinstalar tudo de novo.

       CyanogenMod que meio mundo fica encantado… engraçada, mas para mim não a melhor. O que mais me irritou foi o tempo entre versões estáveis… depois para confundir ainda há, além das stable, as release candidate, snapshot, milestone, nightly e experiments! Quando saiu o comunicado a dizer que as Milestone eram estáveis… ui! Decidi parar por ali…

       Paranoid: Super personalizável… se o que queremos é perder tempo a personalizar tudo e mais alguma coisa então será uma boa aposta.

      No entanto, TODAS tem um fator em comum: BUGS! E quem disser que não, tem de explorar mais um pouco as funcionalidades da máquina…
       Um dos graves BUGS das ultimas versões tem a ver com o emparelhamento Bluetooth (liga, desliga faz ruido, …).

       Outro é quando se deixa acabar a bateria até ao fim…

       Camara! Brutal quando queremos tirar uma foto ‘naquele momento’ e aperece a mensagem ‘Camara fail’. Solução Reboot e … já passou o ‘timming’ da foto.

      Agora temos de ter em conta o que cada um deseja. No meu caso, quero velocidade, funcionalidades pré-instaladas (para não perder tempo) e o mais importante estabilidade. Se tiver de abdicar de alguma, então que seja da velocidade, mas tem é de funcionar e não me fazer perder tempo.

       Wanamlite: A melhor, SEM SOMBRA DE DUVIDA!
      Esta sim, sem duvida a mais brilhante de todas, com as melhores funcionalidades que alguma vez vi.
      Problema: UPDATES
      Quando começou era brutal, tinhamos updates quase todas as semanas, depois, para por exemplo no S3, deixou de haver compilações novas.

      Conclusão:
      ROMs originais: Funcionam sempre (ou melhor, com um excelente racio de operacionalidade), trazem um conjunto de funcionalidades que não utilizamos diáriamente, mas que volta e meia fazem sentido (nos Samsungs então…). Outra particularidade é não termos de perder tempo a testar, instalar e desinstalar ROMs.

      Recomendação:
      Não avaliem um smartphone apenas pelo seu Hardware, mas sim pela Rom original e pela experiência de utilização que vos providencia (no meu caso, Samsung sem duvida). Se comprarem um smartphone a pensar que vão depois instalar outra Rom é meio caminho para o insucesso.

      Esta, claro, é só a minha opinião, espero que ninguém leve a mal e que a utilizem da melhor forma possível.

      Um abraço a todos.
      Tiago Hipolito

  13. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Tenho um Nexus 4 e já testei todas as ROMs. Não há uma que tenha deixado tanta saudade como a MIUI.

    Digo isto porque infelizmente a ROM disponível para o N4 já está bastante desactualizada (Android 4.4.2).

    Para além disso não é desenvolvida originalmente pela equipa que faz as outras versões da MIUI.

    Actualmente uso a CyanogenMOD e a Paranoid Android (com recurso ao MultiROM).

  14. Avatar de Bruno Graça
    Bruno Graça

    Omega e AndroidRevolution HD 😉

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu tenho um Nexus 4 e a minha ROM de eleição é CarbonRom (já atualizada para 4.4.4): http://carbon-rom.com/

    Como alternativas, a AOKP e sem dúvida, a Cyanogenmod.

  16. Avatar de Vitor
    Vitor

    Falta ai uma excelente rom… Slim Rom

  17. Avatar de lol
    lol

    Tanta complicação para se fazer uma chamada, sms, ou ir à net..

  18. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Eu tenho um Samsung GT-S5570i e só pelo facto de ser “plus” nem todas as rom personalizadas funcionam. Já andei a pesquisar por roms e não encontro nenhuma em português que funcione na totalidade, só em inglês conhecida por Hyperion. Se alguém souber de alguma que funcione diga-me sff. 🙂

  19. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Eu tenho um Samsung GT-S5570i e só pelo facto de ser “plus” nem todas as rom personalizadas funcionam. Já andei a pesquisar por roms e não encontro nenhuma em português que funcione na totalidade, só em inglês conhecida por Hyperion. Se alguém souber de alguma que funcione diga-me sff. 🙂

  20. Avatar de silva

    TEnho um note 3, colocando umas dessas roms perco a funcoinalidade da caneta.

    Usava muito essas roms na época que tinha os milestone, inclusive tem uma função que acho perfeita e não implementam nas roms oficiais, qunato tava ouvindo música, o botão de volume funciona normal com a tela desbloqueada, mas ao precionar por um tempo eleva avançava ou passava a música, era muito bom nas viagens de avião.

  21. Avatar de João.
    João.

    1. Paranoid Android
    Tem um erro no texto.
    Salvo erro escreve-se “experiência”.
    Cumprimentos!

    1. Avatar de Vítor M.

      Feito. Obrigado pelo reparo.

  22. Avatar de ppontes
    ppontes

    esta muito,pobrezinho,a melhor e sem duvida,a omega rom,pois mantem os nutrientes do google edition,ou da samsung stock,estavel e muito personalizavel,aconselho veeamente…

  23. Avatar de Ricardo Fonseca
    Ricardo Fonseca

    Mackay ROM a mais fluida e rapida para o SGS 🙂

  24. Avatar de db
    db

    Amigos do pplware esqueceram-se do guia para o s3?:(

  25. Avatar de Aficion
    Aficion

    Omega Rom gt-i9505

  26. Avatar de José
    José

    Como flashaholic já as corri todas desde o tempo do meu S2, mas acabo sempre por voltar à MIUI ou stock, actualmente MIUI.

  27. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Não sei como está o panorama nos outros equipamentos, mas olhando para a realidade actual do meu (Nexus 5) e vendo o que é apresentado aqui nesta noticia, afirmo de caras que isto está um pouco para o muito desactualizado! O caso mais gritante talvez seja a Paranoid Android, que é a ROM que uso depois de ter testado todas as outras. Quem vê as imagens e descrição da ROM, fica com a ideia que aquilo é uma salgalhada pegada e mesmo que até já o tenha sido, agora é precisamente o oposto. É a melhor custom ROM que usei em qualquer equipamento. Olho para a forma como estão a desenvolver a ROM como o caminho que a Google deveria seguir com o Android Stock. Não há menus de customização. É tudo intuitivo. Querem por exemplo abrir a pagina dos quick settings (que por sinal são os melhores que já vi) na barra de notificações arrastando o dedo desde o canto superior direito para baixo? Sem problemas. Basta fazer o gesto uma vez (sem configurar nada), que logo surge um pop up a perguntar se deseja activar esse gesto para abrir essa página. Se sim fica activo, se não ele não volta a perguntar. O mesmo para a limpeza de apps no menu de multitasking. Isto para não falar do Hover… Resumindo, é uma ROM praticamente stock, com features únicas e uma filosofia que acho que tem tudo para ganhar fãs. Peço desculpas se me alonguei.. Deixo um video para verem do que falo: https://www.youtube.com/watch?v=ckUqfgu5Yvc

  28. Avatar de Filipe
    Filipe

    Olá,

    Um pergunta….
    Alguém sabe de uma ROM que se possa utilizar no tablet KYROS MID-1060 ?

    Obrigado.

  29. Avatar de Joka mendes
    Joka mendes

    Sinless rom recomendo nexus7 2013

  30. Avatar de K0izo
    K0izo

    Qual é a melhor ROM a nível de segurança, controlo de dados, impedir tracking e privacidade? (pode estar ou não nesta lista)

  31. Avatar de Ragnarok
    Ragnarok

    Tenho um Galaxy S3 (I9300) e já experimentei varias ROM’s, desde a Stock, NeatRom e CyanogenMod 11, mas a OmniROM bate de longe todas as outras, neste momento é a que estou a usar e não penso mudar, apesar da CyanogenMod ser uma boa Rom sem duvida, por vezes penso que a fazem melhor do que realmente é, falo por mim que já usei CyanogenMod em vários equipamentos e em alguns foi a melhor que usei, noutros não foi assim tão boa.

  32. Avatar de Fresco
    Fresco

    Conto apenas a minha experiência.

    Huawei G300, uma máquina “fraquinha” anda que parece um F1 com cianogenmod11.

    Agora não tenho desculpa para mudar de máquina…

    🙂

  33. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
    Miguel Pestana Nóbrega

    Qual a ROM mais leve, o meu Galaxy S1 é fraquito de RAM, será a Paranoid Android?….
    Embora a Cyanogen não seja má, já anda nos Beta à mt tempo,

  34. Avatar de José Batista
    José Batista

    Boa Tarde,depois de ler todas as respostas vejo que estou no local certo para expor a minha dúvida. Tenho um vodafone smart 4G com o jelly bean 4.2.2 e acho que a bateria dura pouco, se por acaso instalasse uma rom alternativa, teria melhorias? qual me aconcelham?
    Desde já obrigado pela ajuda que possam dar,;)