Como criar energia com… Coca-Cola

10 Comentários

Nos dias que correm temos acesso a experiências químicas das mais fantásticas às mais loucas, depois da tão falada experiência da reação da Coca-Cola com mentos, que criava um efeito cascatas, desta vez a Coca-Cola volta a ser chamada para mais uma experiência.


A equipa “Experimental Fun” mostra como se pode criar um gerador de energia que funciona a partir de latas de Coca-Cola, da própria bebida e um pouco de hidróxido de sódio para acelerar a reação.

O que acontece é que o alumínio e a água criam uma reação química quando misturados entre si, o que liberta hidrogénio. Normalmente, esta reação é muito lenta e levaria anos para fazer qualquer alteração notável no alumínio mas, com uma “pequena” ajuda do hidróxido de sódio, a reação é acelerada a uma taxa tal que o hidrogénio é produzido muito rapidamente.

Como se pode ver através do vídeo, o que esta equipa criou foi uma câmara de reação que irá produzir hidrogénio e passará do condensador para um filtro, feito a partir de uma garrafa cheia de água. Depois disso, passará através de um filtro de carbono para se livrar de qualquer impureza, e, finalmente, alimenta diretamente um motor de dois tempos.

O motor necessita inicialmente de um arranque elétrico de uma bateria, mas depois do arranque inicial este trabalha apenas com o combustível criado, hidrogénio, sem necessidade de energia auxiliar.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ANDERSON GIOVANELI
    ANDERSON GIOVANELI

    Como criar energia com… Lixo

    Sustentabilidade agradece!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      “Queimar” lixo não é propriamente sinónimo de sustentabilidade. A reciclagem neste caso seria provavelmente muito mais sustentável.

      1. Avatar de ANDERSON GIOVANELI
        ANDERSON GIOVANELI

        Certo. Melhor seria não produzir Coca-Cola, ops, Lixo.

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Marados d´um raio…

  3. Avatar de obenobe
    obenobe

    hidróxido de sódio é soda cáustica, cuidado com a manipulação, é muito corrosiva
    exotérmica com a água, pode causar queimaduras graves

    1. Avatar de António Campos Leal
      António Campos Leal

      Correcto. Aliás na câmara de reacção está lá escrito a vermelho a chamada de atenção. E o arrefecimento é esclarecedor.

    2. Avatar de António Campos Leal
      António Campos Leal

      No tube está lá uma informação esclarecedora. Quem tiver conhecimentos de química não terá dificuldade em entender.

      It Runs on Coca-cola!!! Chemical Reactions- Aluminum + water 2Al + 6H2O = 2Al(OH)3 + 3H2
      Aluminum + water + Sodium Hydroxide 2Al + 2NaOH + 6H2O = 2NaAl(OH)4 + 3H2

    3. Avatar de António Campos Leal
      António Campos Leal

      Portanto nem precisa de ser com a coca-cola. Parece mais uma promoção. ainda julgava que o ácido fosfórico tivesse alguma intervenção. Só se for como catalisador, que duvido.

  4. Avatar de Kedemam
    Kedemam

    Fiquei fascinada pela dedicação mostrada no vídeo.
    Só fiquei com um certo receio se isso não é ou se transforma em bomba. Ou ácido.
    Pra funcionar basta completar o reservatório e deixar a energia sustentável trabalhar.
    Agradeço se me responder

  5. Avatar de António Campos Leal
    António Campos Leal

    Gasta muita água para arrefecer a câmara em que se dá a reacção química entre o ácido fosfórico da coca-cola e o alumínio.