Atalhos novos do Windows 7

29 Comentários

Em cada nova versão do Windows novas características são disponibilizadas e com elas são criados novos atalhos. Aconteceu isso no Windows Vista e de forma mais ou menos previsível, aconteceu no Windows 7.

Usar os atalhos, por mais confuso que vos possa parecer no inicio, será uma mais valia impressionante na vossa vida frente a um computador. O ganho é enorme não ter de andar com o rato de um lado para o outro a fazer cliques a torto e a direito… só por si uma vantagem.

key_win_7

Como disse antes o Windows 7 não foi exepção e acabou por trazer novos atalhos.

Deixo-vos hoje uma lista que compilei de diversos locais da Internet:

Gerais

  • Win+Seta para Cima – Maximizar uma janela
  • Win+Seta para Baixo -Restaurar / Minimizar uma janela
  • Win+Seta para Esquerda – Puxar à esquerda uma janela
  • Win+Seta para Direita -Puxar à direita uma janela
  • Win+Shift+Seta para Esquerda – Leva uma janela para o monitor da esquerda
  • Win+Shift+Seta para Direita – Leva uma janela para o monitor da direita
  • Win+Home – Minimizar / Restaurar todas as outras janelas
  • Win+T – Foca a primeira entrada da barra de tarefas. Pressionando de novo percorre todas as entradas, uma a uma.
  • Win+Shift+T – Percorre o ciclo anterior pela ordem inversa
  • Win+Space – Visualizar o desktop.
  • Win+G – Trás os gadgets que estão em segundo plano para a frente.
  • Win+P – Propriedade das fontes externas de video.
  • Win+X – Abre o Mobility Center.
  • Win+# (# = um número) Lança uma nova instância da aplicação que está no slot N da barra de tarefas.
  • Win + + ou Win + – (tecla mais ou tecla menos) Aumenta ou diminui o zoom.

Explorer

  • Alt+P – Mostra / Esconde o painel de pré-visualização

Taskbar

  • Shift + Clique num ícone – Abre uma nova instância desse programa.
  • Clique com o botão do meio do rato num ícone – Abre uma nova instância desse programa.
  • Ctrl + Shift + Clique num icone – Abre uma nova instância com privilégios de Administrador.
  • Shift + Clique direito num ícone – Mostra o menu da janela (Restaurar/ Minimizar / Mover/ etc).
  • Shift + Clique direito num grupo de ícones – Mosta o menu com Restaurar todas as janelas / Minimizar todas as janelas / Fechar todas as janelas, etc.
  • Ctrl + Clique direito num grupo de ícones – Navega entre as janelas (ou tabs) desse grupo.

E aqui ficam para já os atalhos que consegui reunir. De certeza que existem mais, tais como todos os outros que continuaram a existir e têm vindo a passar de geração em geração na família Windows.

Alguém sabe de mais algum? Coloque-o nos comentários que actualizamos o artigo!

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Boas dicas.

  2. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Só gostava era que um clique do meio no ícone da barra fechasse o programa (isso apenas acontece e clicar na previsualização com a roda). Quando fazemos clique do meio no ícone ele abre novamente o programa, o que só me parece útil se tivermos ícones fixos na barra, coisa que eu não tenho.

  3. Avatar de JMR
    JMR

    @offtopic

    Alguém me saber dizer como é que se activa aquela barra de fundo que aparece nas pastas Vista aquela barra com detalhes que no XP se encontrava do lado esquerdo. Alguém sabe como se activa?

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      O mais parecido que encontrei foi abrindo uma janela, por exemplo “computador” à esquerda em cima tens organizar>esquema>painel de detalhes assim ficas com alguns detalhes mas mt pouca informação. Explora em organizar>opções de procura e pasta talvez encontres alguma coisa mas atenção não deves mudar o “ocultar ficheiros de sistema operativo ou kk coisa assim porque se desactivares isso e eliminares algum ficheiro do sistema depois dá bónus…

      1. Avatar de JMR
        JMR

        Obrigado já aparece tinha de ir às opções de pasta nas Tarefas e escolher “Mostrar pré-visualização e filtros” e depois fazer o que tu dizeste mais uma vez o meu muito obrigado!

  4. Avatar de RjM
    RjM

    @JMR

    podes por screen? n tou a ver k barra falas =X

      1. Avatar de Me
        Me

        Vais a “Organize”->”Layout”->”Details Pane”, penso que seja isto que queres….

        1. Avatar de JMR
          JMR

          Já me orientei mas obrigado na mesma

  5. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Gostei, estes novos atalhos sao de facto muito uteis, pelo menos p mim..

    Cumps

  6. Avatar de Pedro Pinto

    Simões eu sei muitos 🙂

    Carregas em F1 , depois procuras por ‘shortcuts’ depois ‘Keyboard shortcuts’ e estão aí todos 🙂

    Abraço amigo
    Pedro Pinto

    1. Avatar de Pedro Simões

      Eu a ti respondo-te apenas com o Alt + F4!!
      Era o comando usado no IRC para dar posição de Operador a todos os que vinham armados em espertos a querer ter aquela coisa de diferente!

      Outros tempos e outras guerras!

      1. Avatar de rsl
        rsl

        Ele tem razão, muitas vezes recorremos a programas externos por desconhecimento das ferramentas que o SO possui. Neste caso disseste que recolheste em várias fontes da internet, quando tinha toda a ajuda no sistema operativo. 😀 Abraço

  7. Avatar de arc system
    arc system

    @offtopic
    gostava de saber como e que ponho a barra de tarefas do vista igual á do seven!

    1. Avatar de insurrecto
      insurrecto

      isso também eu queria saber…

    2. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Por enquanto ainda não é possivel meter as funcionalidades da barra de tarefas do 7 no Vista.

      Podes é usar temas… com temas podes ter o formato da mesma, até existe uma forma de colocares apenas o icone do programa a aparecer, mas por enquanto é o maximo que consegues.

      Para Windows XP já existe um programa que faz isso, também carrega no Vista mas com alguns erros e falhas.

      http://www.lee-soft.com/viglance/

      Usa por conta a risco, o melhor mesmo, é instalares a RC, ainda se encontra por ai, e podes desacarregar a key do site oficial do Windows 7, depois quando sair a RTM instalas-a.

  8. Avatar de Leandro Grião Barbosa

    Atalho para criar pasta no Windows 7
    CTRL+SHIFT+N

    1. Avatar de Ana Narciso

      Muito obrigada!
      A criação de novas pastas devia ser mais simples. Clique no botão direito do rato e logo uma opção para criar nova pasta, sem ir pelo menu “Novo”.

  9. Avatar de dc
    dc

    bora la poupar mais uns segundos

    x)

  10. Avatar de António Coutinho

    Que bom, é disto que eu gosto! 😀

  11. Avatar de Remy

    Obrigado,

    Bastante útil.

  12. Avatar de Speed
    Speed

    Win + tab 🙂

  13. Avatar de Win7Golf
    Win7Golf

    desculpem aqui um opff topic, mas ando a testar isto no 7 e queria ver se corria também no XP SP3.

    O Windows Live Movie Maker … será que todas as outras aplicações ‘Live’ correm de igual modo no XP e o Movie Maker não corre?….. Alguém pode confirmar ou não isto?

    Obrigado!

    1. Avatar de Ana Narciso

      O novo Movie Maker existente no pacote “Live” não está disponível para XP, o que é uma pena.

      Ou usas a versão antiga do Movie Maker ou instalar o Vista ou Seven.

      Na minha opinião, o novo Movie Maker é muito, mas muito superior a qualquer um. É o editor de vídeo mais simples, completo e funcional que conheço.

  14. Avatar de Win7Golf
    Win7Golf

    Desculpem aqui um off topic.

    Ando a testar o 7 como muitos outros mas tenho o XP instalado no ‘main’ PC. Agora com aplicações ‘Live’, queria testar o

    Windows Live Movie Maker no XP – já o instalei no 7, mas o web install no XP nem o mostra… Há alguma maneira de dar a volta a isto?

    Agradeço quaqluer ideia. Obrigado!

    1. Avatar de bet@tester
      bet@tester

      Para vossa informação

      Note: Windows Live Movie Maker and the slide show feature of Windows Live Photo Gallery are not supported on Windows XP.

  15. Avatar de guilhaz
    guilhaz

    Nao sei se já alguem os colocou em comentario ( nao li todos), mas aqui vao mais dois:

    win+d (Ir para o ambiente de trabalho)

    win+tab (Alterar janelas com pre visualização)

    1. Avatar de Plagiator
      Plagiator

      esse do ambiente de trabalho da muuuito jeitinho 😉

  16. Avatar de Plagiator
    Plagiator

    pessoal se quiserem saber todos os atalhos do windows vao ao ambiente de trabalho, F1, pesquisam “atalhos de teclado” e voilá