Google Chrome é o browser padrão nos novos Vaio

54 Comentários

Um ano depois do lançamento ao público do Google Chrome, o browser da gigante da Internet norte-americana passa a estar pré-instalado em todos os novos portáteis da linha Sony Vaio. Ainda que o Internet Explorer continue, também, instalado por omissão, o Google Chrome é agora o browser pré-definido no sistema operativo.

Sony Vaio e Google Chrome

Este acordo, apelidado de “experimental”, é a mais recente jogada da Google para tentar promover o seu navegador, depois de ter também estabelecido uma parceira com a RealPlayer e de ter até recorrido a anúncios televisos, algo inédito na história da empresa. Segundo o Financial Times, a Google continua em conversações com outros fabricantes de computadores.

Não obstante as várias críticas positivas que têm sido feitas a este software, o Google Chrome continua muito atrás do rival da Microsoft, o Internet Explorer, que continua entre as preferências de 68% dos utilizadores, face aos apenas 2.6% do Chrome. No entanto, a aposta da Google parece no caminho certo e em breve poderá segurar o terceiro lugar na guerra dos browsers, à frente do Opera e do Safari.

Brian Rakowski, director de produtos do Google Chrome, comentou: “não é importante que nem todos utilizem o Google Chrome, mas que a tecnologia dos web browsers evolua tão rápido quanto possível”. E acrescenta: “é problemática a quantidade de pessoas que não sabem o que um browser é, ou que não o sabem avaliar” tendo em conta o papel central que desempenham hoje. Não foram, até ao momento, revelados quaisquer detalhes financeiros relativos a este acordo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Lapa

    Acho que o Google Chrome é um browser bom, melhor que o IE e pior que o Firefox, mas para desenrascar serve muito bem e penso que todos ficam a ganhar: a Google que provavelmente irá ganhar mais share se continuar com acordos deste género, o usuário comum porque o Chrome é um browser muito fácil e simples de usar e a Sony, porque… sei lá.. Mas é um facto que o Google é uma empresa sem precedentes e que está a tentar chegar a todos os campos da Internet e que por isso merece os meus parabéns!

    1. Avatar de David Campos

      Olha que o firefox pode ser bom, mas come memória como tudo.
      Quanto a isso, o chrome parece ser mais levezinho.

      1. Avatar de tagravado.com

        com uns pequenos tweaks o firefox fica perfeito…

      2. Avatar de Miguel

        Discordo.
        Aliás, houve um artigo aqui na pplware que provou que o google chrome era o pior browser em gestão de memória.

      3. Avatar de Canelas
        Canelas

        Experimenta abrir o 15 separadores no chrome e no firefox. Depois diz kal dos 2 consome mais ram.

  2. Avatar de Pedro B.
    Pedro B.

    “é problemática a quantidade de pessoas que não sabem o que um browser é, ou que não o sabem avaliar”

    Concordo e sublinho (:

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Como tu já sublinhaste, eu sobrelinho.
      É esta a única razão para os 60 e tal porcento de share do IE. Se tentas instalar um firefox ou outro browser num computador de um leigo em informática, ele vai torcer o nariz por muito que lhe digas o que te de melhor.
      Conversa com a minha tia:
      A minha filha levou o portátil ao meu trabalho para usar aquela internet… hi-fi… mas teve de instalar um programa, o Firefox, para poder aceder. Mas ela só usa no meu trabalho, quando ta em casa usa o Explorer.

      O que eu acho é que no trabalho lhe recomendaram o FF mas ela não entendeu bem porque e entendeu aquilo como uma obrigação. Quando explicarem seja o que for a alguém, tenham em atenção que até mesmo o mais básico pode passar ao lado dessa pessoa.

  3. Avatar de Vitor Hugo
    Vitor Hugo

    felizmente da para desinstalar.

    1. Avatar de nfvp

      …não sei para quê…

      Queres desinstalar o browser mais rápido do mercado…?
      O mais simples do mercado…?

      Só porque não tem extras…? O Chrome é muito mais novo que o Firefox/Opera/Safari/etc…daqui a uns poucos anos vais ver se ainda os preferes…

      1. Avatar de Vitor Hugo
        Vitor Hugo

        prefiro ter os extras do FF do que a rapidez do chrome, que nao e assim tanta a diferença. E se daqui a uns anos preferir o chrome, ainda bem, é porque melhorou.

  4. Avatar de Ricardo Carneiro

    Eu sou um dos 2.6%

    😀 Chrome rocks 😀

  5. Avatar de PELICULAS

    Um passo de Gigante para a Google!!!

  6. Avatar de Joao Abreu
    Joao Abreu

    antes chrome que IE na minha opinião.

    Offtopic:

    Estou com um problema e espero que me possam ajudar.
    Adquiri um portátil á pouco tempo e criei uma partição para instalar o Ubuntu 9.04 com o Live CD que encomendei, porem quando reiniciei o sistema o cd não arrancou (tentei varias vezes).
    Por isso, instalei mesmo com o vista a correr e voltei a reiniciar o sistema e o menu do dual boot não apareceu, tentei de tudo o que sabia , mas é como se não estivesse nada instalado.

    Já experimentei no meu desktop o live cd e deu perfeitamente, só não da no portátil, gostava de perceber o que de passa.

    Se me puderem ajudar agradecia imenso.

    Abraço.

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Coloca a tua dúvida no Fórum Pplware. 😉

  7. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Concordo com o @Pedro B.
    Existe muita gente que usa a internet e nao sabe ainda o que é um browser. Às vezes, por muito que lhe pergunte-mos se usa o Internet Explorer, o Firefox, Opera, Chrome, etc.. continuam a olhar para o ar.
    Tenho colegas de turma, que andaram no mesmo curso de informática que eu, durante 3 anos (aprendemos Pascal, Delphi, HTML, Photoshop, Linux, Php, Mysql), e não sabem formatar um computador!!
    E quando usam o Firefox, continuam a pensar que é como o Internet Explorer 6… e têm centenas de janelas abertas, ou em vez de irem abrindo links em várias abas, abrem um link de cada vez…..

    Se estes alunos, de informática, não sabem usar um computador minimamente, então estamos muito mal.
    Vejo que sinceramente, existem pessoas muito piores! o que é pena. 🙁

    ===
    Bom.. eis mais um paço para a Google! 😛
    Sem duvida de que é um browser bastante acessivel, e simples.
    Não tarda, os leigos mudam todos de browser! 😀

  8. Avatar de J. P. Fernandes
    J. P. Fernandes

    Agrrrrrr …. os servidores do gmail estão em baixo. o que vai ser da minha vida sem e-maisl?…. lol

    1. Avatar de Sérgio Pontes

      Mas só por webmail, que há pouco não conseguiu entrar na web mas consegui tirar os emails por POP3

      Quantos aos gostos, por aqui sou Firefox Fanboy 😉

  9. Avatar de ozie
    ozie

    viva

    hoje já li que o chrome ia nos 2.9 %, mas é uma questao de redundancias
    mas é o um facto o chrome está sempre a subir no share, e acredito que passe para 3ª no final do ano

    abraços

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    @offtopic

    Vocês estão a conseguir aceder ao Gmail?
    Há mais de 1 hora que não consigo aceder.

    ——————x———————

    Quanto ao Chrome acho simples e rápido, mas o Firefox embora ainda esteja um tanto lento, ainda é o meu preferido sobretudo por causa dos Extras.

    1. Avatar de ruca
      ruca

      já estão operacionais. Uf….

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Também já consegui aceder. O que será que aconteceu? Provavelmente deveu-se à manutenção, ou Hackers…

  11. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    “não é importante que nem todos utilizem o Google Chrome(…)”

    este portugues esta um bocado estranho diria eu..
    nao vi a sitaçao em ingles, mas pelo contexto penso q o que deveria la estar é:

    “não é importante que todos utilizem o Google Chrome, mas que a tecnologia dos web browsers evolua tão rápido quanto possível”

    ao contrario de:
    “não é importante que nem todos utilizem o Google Chrome, mas que a tecnologia dos web browsers evolua tão rápido quanto possível”

    qt ao artigo, parece me uma boa iniciativa da parte da sony e da google.
    e realmente estou 100% de acordo qt a ser preocupante o nr de pessoas q nem sabem o q um browser é. a maior parte das pessoas chamam lhe ‘internet’ ate.. LOL

    cumps

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Brian Rakowski referia-se à pequena percentagem de utilizadores do Google Chrome. Para ele não é importante que nem todos os utilizadores prefiram o browser da Google.

  12. Avatar de Mario
    Mario

    Este é um browser que não uso, instalei e não vi nada de especial, prefiro o opera ou o firefox.

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    @Offtopic (mais um)

    Para quem estiver interessado do dia 4 ao dia 6 deste mês, vai haver o “Caramulo Motorfestival“, no Caramulo, claro.

  14. Avatar de António Tavares
    António Tavares

    É com revolta que leio esta notícia!

    Vamos lá ver se nos entendemos…

    Devido a acções judiciais, a Microsoft sentiu-se na obrigação de lançar o seu novo produto (sistema operativo) Windows 7 sem que esteja incorporado outro produto seu, o (browser) Internet Explorer, para que não haja um abuso de posição dominante.

    Ora bem, o produto da Google, o (browser) Chrome tem uma quota de mercado insignificante, é verdade, e sendo assim não podem abusar da sua posição.
    Mas a Sony ao incorporar este produto na linha Vaio, não estará a colocar a concorrência num patamar de desigualdade injustificada?

    Será que o que é válido para a Microsoft, deixa de o ser para a Google?

    1. Avatar de softclean
      softclean

      Inicialmente também pensei assim, mas se virmos bem, apenas a linha de portáteis Sony vai ter o browser Chrome.

      Na situação da Microsoft, não era só uma empresa, mas todas as que incluíam SO Windows nos seus produtos. E embora também não seja a favor dessa medida da UE (mas pronto, águas passadas), temos que ver que a situação é diferente.

      Talvez até seja uma estratégia da Sony/Google para incluir já uma alternativa no computador, sem passar pela escolha de um browser para usar.

  15. Avatar de A friend
    A friend

    Chrome e Safari para as massas…
    Firefox para os utilizadores mais exigentes… 🙂

    Nós aqui no pplware discutimos muito diferenças e qual o melhor browser feito até hoje.. mas a realiade é que 90% dos cybernautas não instala plugins…e querem é qualquer coisa que abra bem e rápido uma página…

    Querem é Facebook, Hi5, ver videos no Youtube ou consultar o Hotmail e ver umas paginas 🙂

    Para esses recomendo o Chrome ou Safari, já que são leves, rápidos e estaveis…

  16. Avatar de Sérgio Pontes

    Será que o que é válido para a Microsoft, deixa de o ser para a Google?

    Neste ponto concordo perfeitamente, a balança devia pender livremente para os dois lados

  17. Avatar de cusco
    cusco

    @ offtopic

    “The outage came just as Google finished a rare advertising campaign that attempted to persuade companies to ditch Microsoft applications such as Outlook and Word for Google’s online Apps for Your Domain, which includes Gmail as its centerpiece.”

    http://www.wired.com/epicenter/2009/09/gmail-down-again/

    http://gmailblog.blogspot.com/2009/09/todays-gmail-problems.html

    hmmm… a guerra já se avizinha ? lol

  18. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Santa inocência…
    Vocês, vou dizer-vos uma coisa…ainda acreditam no Pai Natal?

    É assim tão difícil prever como vai ser o futuro dos browsers?
    Eu faço o prognóstico por vocês:

    “Ano 2015: Firefox quase não tem expressão no mercado dos browsers em detrimento do browser Chrome.”

    A Google está a c*g*r-se para o Firefox percebem?
    O Chrome vai sofrer uma “metamorfose” tremenda. Ele encontra-se apenas num estado de larva, esperem até ele se transformar numa borboleta…

    Santa ingenuidade a vossa, a sério, pensem por vocês! As coisas estão mesmo à frente dos vossos narizes. Enquanto o Firefox vem como padrão apenas nos sistemas Linux, o Chrome “salta” de imediato para os Vaio…

    1. Avatar de mig_l
      mig_l

      Olha a Alcina Lameiras dos Browsers…

      Só falta explicar porque é que o Firefox que cresce ano após ano, vai perder a expressão de mercado, com projectos tão ambiciosos como o Firefox 4…

      Achas que os developers do Firefox / Opera / Safari / etc… vão ficar de braços cruzados a ver o Chrome crescer?

      Santa inocência…

      1. Avatar de nfvp

        Não vão ficar a ver…mas vão-se ver impotentes face ao forte desenvolvimento do Chrome… 😛

        []

    2. Avatar de Mario Cesar
      Mario Cesar

      Algo me diz que há mais gente com Linux que com Vaio dos novos…

      1. Avatar de Miguel Luís

        Esses 68% de mercado do IE são treta. E se essa percentagem estiver mais ou menos dentro da realidade, deve-se ao facto da maior percentagem de pessoas que usa PC, não tem conhecimentos suficientes para instalar outro browser, ou não têm conhecimento de outro browser de internet, ou então nem sabe mesmo o que é nem para que serve um browser e ficam na ignorância tal como um exemplo que já foi acima referido, e ficam-se pelo browser que vem de fábrica, que neste caso é o Internet Explorer.

        Os da VAIO vão começar a sair com o Google Chrome, e não dou muito tempo para que também as gigantes LG e Samsung (grandes amigos e parceiros da Google), assinem acordo, aliás até lhes interessa, mais mercado (mais vendas), o Google é uma das grandes potências logo aseguir á Microsoft, é esperar para ver.

        Cumprimentos. 🙂

        1. Avatar de A friend
          A friend

          A tendência é para que as grandes marcas façam distros Linux, como a HP já o fez e venda mais barato o seu hardware…

          😉 Just my point o view…

      2. Avatar de A friend
        A friend

        O Linux também corre num Vaio..

        Isso de saltar para “os vaios” até parece que o VAIO é um SO 😀

    3. Avatar de Rui Oliveira

      Fica-te com a tua larva, que eu fico com a minha borboleta toda quitada. Uma coisa podes ter a certeza, o Firefox tem uma comunidade enorme, e é de facto o único browser open source 100% livre de a agenda de uma empresa.

      O firefox foi construído da comunidade para a comunidade, e nenhum outro browser se pode orgulhar disso.

      Eu ao contrário de ti nunca achei piada ao chrome (leia-se ao nível de utilidade e benefício) e não está nos meus planos em que este entre em nenhum dos computadores que uso. Mais depressa entra o opera em Linux (já que o uso das vezes que estou em Windows), e embora seja fechado é na minha opinião o browser mais completo e rápido do mercado.

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        @Rui Oliveira

        Rui, ao contrário do que o meu comentário possa transmitir, eu não sou fã do Chrome. Aliás, instalei-o e experimentei durante uns dias, mas rapidamente o deixei porque continuo e preferir o Opera (quanto a mim o melhor browser).
        Acontece que apenas quero transmitir uma opinião sobre a previsão do mercado dos browsers daqui a uns anos…E esta atitude da Google demonstra a “agressividade” que eles têm na promoção dos produtos deles. Não os condeno, tudo bem, são espertos e sabem mexer-se, depois colhem daí os frutos.
        Mas reparem, como tb referiu um leitor mais acima, a posição do Chrome vai ficar favorecida com esta inclusão…Quero ver se agr o pessoal do Opera vai fazer queixas da Google e da Sony à Comissão Europeia. Não vão…isso é certo porque o inimigo n.º1 de toda a gente é a Microsoft. Só que há mais, assim que o pessoal do Opera vir que a Google ganhou poder significativo no mercado dos browsers num espaço de poucos anos já não vai gostar da ideia.

        Arrisco a dizer mais, o Chrome vai-se transformar num “Firefox”. É o Firefox do futuro, arriscarei mesmo a dizer isso.
        Gravem este comentário e daqui a 5 anos falamos 😛

        1. Avatar de Rui Brás

          E porque é que o Opera haveria de fazer queixa da Google e da Sony à Comissão Europeia? Que norma é que eles estão a violar com este acordo?

          Que eu saiba, nenhuma.

    4. Avatar de Carlos fonseca
      Carlos fonseca

      Amigo: muitas larvas antes de chegar a borboletas, são papadas! Acredita no que tens, não no que há-de vir!
      Firefox funciona bem, IE funciona, e o Chrome consegue cativar utilizadores pouco exigentes!

  19. Avatar de J.C
    J.C

    por acano nao gosto nada dos vaio. alem de uma boa parte da gama profissional nao vir com VT disponivel, o hardware tem vindo a descer de qualidade a olhos vistos. A unica coisa que eles querem co isto é publicidade porque as vendas nao andam famosas.

  20. Avatar de Miguel Luís

    E tem mais, como já foi dito também, este Chrome é ainda apenas uma larva, vou gostar de ver o browser numa fase mais adiantada. Um dos maiores problemas da maior parte dos browsers é o consumo de recursos devido a um desenvolvimento inicial defeituoso, coisa que a Google se preocupou em fazer, e desenvolveram um conceito bastante bom de multi processo, o que poupa em imenso os recursos do sistema e faz com que a navegação seja muito mais rápida, é simples, instalem os browsers, e comprovem por vocês próprios.

    Tenham calma, cada um utiliza o browser que prefere, como quem usa o sistema operativo que quer, só acho que deviamos separar o tal “gosto fanático” pela realidade, e a realidade é esta, vai ser um dos browsers mais bem desenvolvidos, a curto prazo. 🙂

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Bem visto sim senhor…Não me lembrava já desse artigo (apesar de o ter lido com atenção).
      O mais certo é ter sido esse post a introduzir-me à ideia e reflexão sobre a posição e atitude da Google com o seu Chrome face ao mercado. Agora com a medida a concretizar pelas duas empresas fez-se a luz sobre um processo que se desencadeou há algum tempo e que promete acicatar o mercado dos browsers… Arrisco mesmo dizer que poderá dar-lhe uma volta de 180º…
      Cá assistiremos à luta com interesse! 😀

    2. Avatar de Rui Oliveira

      E no entanto… isso não trouxe plugins relevantes para o Chrome e a cada dia que passa mais plugins surgem para o Firefox 😉

      A minha experiência diz-me que não se prevê o futuro em informática, nem muito menos se fazem profecias da desgraça.

      Caso não se lembrem recordo aqui um episódio do autor do Minix, ter dito que na altura em que o Linux tinha sido recentemente terminado pelo Torvalds , que o sistema operativo do pinguim estava obsoleto.

      Nada mais contrário porque hoje de uma maneira ou de outra o Linux é quer seja usado de uma forma implícita como explícita, um dos projectos não só não obsoletos como um exemplo de inovação ao nível tecnológico. Quem tiver curiosidade pode ver a discussão aqui:

      http://www.educ.umu.se/~bjorn/mhonarc-files/obsolete/

      Se mesmo depois disto quiserem continuar a fazer previsões, só vos aconselho a verem este vídeo da campanha da Red Hat. 🙂

      https://pplware.sitedev.pt/2009/05/03/a-verdade-vem-sempre-ao-de-cima/

      1. Avatar de A friend
        A friend

        O problema de quem faz previsões, é que nunca se lembra que há sempre alguém do outro lado de lá a fazer qualquer coisa.

        Dizer-se que o Chrome vai ser o melhor browser de sempre é ignorar todos os restantes como se eles não existissem…

        Na informática, é difícil prever algo porque de hoje para amanha poderá aparecer uma coisa totalmente diferente e deixar obsoletos os browsers actuais.

        É o que tem sempre acontecido…
        Quando menos se espera aparece algo diferente e revolucionário…

        E na informática cada vez menos pensa-se a teoria do “amanhã ele vai ter isto e aquilo”…

        O presente fala-se.. Firefox 😉

  21. Avatar de Filipe
    Filipe

    admito k seja leigo…. nao sei ver bem as diferenças entre o browsers… mas o k me fax optar pelo firefox é o facto de ser mais rapido e mais seguro… se existe mais evidencias assim tao descomunais… pls digam me só pa saber

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Entre Firefox, Chrome, Safari e Opera, falando APENAS na estabilidade, segurança e rápidez..as diferenças só estão nos gostos dos utilizadores 😉

      A nível de abertura de sites (como deve de ser) os prémios vão para Safari e Opera que são os unicos que passam no teste Acid3 a 100%…

      Uma coisa que mexe também muito com o subconsciente das pessoas é o proprio nome do browser e seus logotipos, e nessa area o Firefox deve ser o mais cativante, e deve ser também (na minha opinião) o calcanhar de aquiles do Opera, que tanto o nome como logo não são muito apelativos…

  22. Avatar de Tono
    Tono

    Quando comprar um Portátil, não será NUNCA este. Era o mais faltava ter de levar com o CROME, só porque a Google quer. Repito: Era só o que mais faltava!

  23. Avatar de r0cki
    r0cki

    Unnistal talvez, Tono? Vem PREDEFINIDO não é o ÚNICO browser que TENS que usar no portátil…

  24. Avatar de UKN
    UKN

    “é a mais recente jogada da Google para tentar promover o seu navegador, depois de ter também estabelecido uma parceira com a RealPlayer”

    Isto é que é bonito … RealNetworks … nem vê-los …

    Quanto ao Chrome … Ainda tem que encher muita tripa antes de chegar ao Opera ou ao FFox.

    A mim tanto me faz que venha pré-instalado ou não. Cada portátil que me chega leva com um formatanço em cima. Regra geral a pré-instalação que trás vem cheio de porcaria …

  25. Avatar de Miguel Machado

    Em maquinas em win, também é o meu Browser, desde à bastante tempo..

  26. Avatar de KOISO
    KOISO

    LOL… Mas k noticia!..no Acer d e-escolas k arranjei ja vinha com a [S]crapware[/S]tralha toda incluindo ja o crome…akilo gasta muito + memoria k o firefox só k tao divididos em varios processos…alem disso nao gosto mto das politicas intrusivas da google tal como updates vindos d nada k aparecem automáticos nas tarefas …tenho do desinstalar k ja nao tou a gostar nada dakilo.

    …ah e ja nem tou a contar com akeles argumentos da teoria da consiraçao d google retirar dados dos utilizadores k usam as sua aplicaçoes 👿