Atalhos do Firefox

43 Comentários

No inicio era o verbo… pois era era, nem ratos havia e eu já sentia o fascínio pelos Pc’s. Lembro-me de usar o teclado onde as teclas de atalho eram os “tweaks” da moda. Depois com a vinda do ratinho todos vaticinaram o fim do teclado, até o Bill Gates teima em acelerar o fim dos “keyboards”.


Eles ainda cá estão e podemos mesmo com o rato, dar uma velocidade diferente ao nosso trabalho. É mais simples usar o teclado e combinar teclas para as acções rotineiras, a combinação é mais rápida que o deslocar do rato.

Já que andamos a escrever sobre os Browser, decidi deixar aqui os atalhos que aceleram as tarefas no Firefox. Escolhi o Firefox pois acredito que a maioria dos visitantes deste espaço usa o Firefox, no entanto muitas destes atalhos apareceram em primeiro no Internet Explorer e lá continuam a funcionar.

  • Selecciona o URL = CTRL + L ou F6
  • Criar marcador = CTRL + D
  • Acrescenta. Com = CTRL + “Enter”
  • Acrescenta .net = SHIFT + “Enter”
  • Acrescenta .org = CTRL + SHIFT + “Enter”
  • Pesquisas dentro página = CTRL + F
  • Zoom in (Aumenta letra) = CTRL + “+” Zoom em CTRL + = “+”
  • Zoom out (Diminui fonte) = CTRL + “-” Zoom = CTRL + “-“
  • Zoom inicial = CTRL + 0
  • Histórico = CTRL + H
  • Homepage = Alt + Home
  • Criar novos separadores = CTRL + T
  • Seleccionar separadores 1 a 9 = CTRL + [1 .. 9]
  • Nova Janela = CTRL + N
  • Guardar página como = CTRL + S
  • Mostrar o código fonte = CTRL + U
  • Pesquisa na Web = CTRL + K
  • Transferências = CTRL + J
  • Retroceder = Alt + “seta para a esquerda”
  • Avançar = Alt + “seta para a direita”
  • Ir para o final da página = “tecla de espaço”
  • Ir para o início da página = SHIFT + “tecla de espaço”
  • Recarregar a página = CTRL + R
  • Full Screen = F11 (a mesma tecla para voltar para o modo normal)
  • Limpar dados privados = CTRL+ SHIFT + Del
  • Localizar na Página = CTRL + F
  • Avançar separador = CTRL+TAB
  • Retroceder separador = CTRL+SHIFT+TAB
  • ESC = Parar os gif animados

Bom, agora usem mais o teclado, terão certamente funções mais rápidas. É de aproveitar, mais dia menos dia o Bill Gates tira-nos o teclado 😉

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Transferências = CTRL + K devia ser CTRL + J

  2. Avatar de Simão Morant

    Olá!
    Muito bom o post!
    Encontrei foi dois erros 😀
    “Seleccionar separadores 1 a 9 = Alt + [1 .. 9]”–> Por estas bandas é “Ctrl + [1…9]”
    “Transferências = CTRL + K”–> Este estava repetido… é “Ctrl + J”

    e viva o FireFox 😀

  3. Avatar de Napalm
    Napalm

    Boas.
    Falta-te aí um que eu uso muito para procurar texto na pagina a medida que o escrevo.
    / texto

  4. Avatar de Christophe Silva

    O Zoom In e Out também pode ser feito por CTRL + ScrollWheel
    😀

    Abraço

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Achei engraçado colocarem o distrito de Ponta Delgada nas opções do inquerito.. Por acaso só existe o distrito de ponta delgada nos Açores? Porque não colocam então açores? É o velho costume.. qd ouvem um micaelense falar, dizem que fala açoriano.. nem imaginam que apenas ali se fala dessa forma. Isto é off-topico e será apagado eu seu, mas não ha como colocar a msg no inquerito

  6. Avatar de Nuno Neves

    A tecla F6 tambem serve para seleccionar o URL. E já agora… falta aí o Alt+F4. Fecha o browser…

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    ctrl + F para procurar texto 😀

    Muito util, obrigado

  8. Avatar de Bruno Melo
    Bruno Melo

    Falta tb o F11 que é tipo full screan do browser. E estou de acordo com o Paulo em relação ao Distrito. Cump

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ir para o final da página = “tecla de espaço”
    Ir para o início da página = SHIFT + “tecla de espaço”
    Recarregar a página = CTRL + R

    Os dois primeiros não são bem assim, fazem o mesmo que “page up/down” ou seja, não vão para o final da página mas andam um ecrã para baixo ou cima. Para ir para o início/fim de página tem-se o “Home” e “End”
    Quanto ao recarregar a página o velho F5 é mais simples.

  10. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Desculpem a correcção mas CTRL – “-” ou “+” não são zoom. Eles aumentam ou diminuem a fonte que é diferente.

    @Simão Morant
    Conforme o SO

  11. Avatar de aver
    aver

    Zoom no Firefox e no IE7:

    Manter premido Ctrl e rodar o botão do rato.

  12. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    É como o Nuno José disse, Ctrl + ‘rodar botão do rato’, não é zoom mas sim aumentar/diminuir o tamanho da letra. 😉

  13. Avatar de Miguel Chaves

    @Bruno Melo se leres bem o post isso tá lá descrito 🙂

    Havia aí algumas que eu mal me lembrava lol

    Tecnicamente só uso o rato quando preciso, porque é muito mais proveitoso utilizar os atalhos do teclado….

    Até para desligar o computador lol

    Bom post 😉

  14. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Não esquecer que o Ctrl + F (“find”, em inglês) só funciona nos browsers em inglês. Em português é Ctrl + L (de “localizar”).

    Dessa forma, é melhor usar o F6 (que é universal) para posicionar o cursor na barra de endereço (ou “address”, ou URL).

  15. Avatar de BM
    BM

    Boas rapaziadas,

    Falta ai um comando que muita gente deve desconhecer:
    CTRL + SHIT + T
    Recarregar a ultima página apagada

    Experimentem… é brutal e muito útil.

  16. Avatar de aver
    aver

    … Ctrl + ‘rodar botão do rato’ é aumentar/diminuir o tamanho da página (letras e imagens). Por que é que não é zoom ?

  17. Avatar de Pedro Pinto

    Boas dicas que têm fornecido.. alguns nem conhecia.

    Vou actualizando o post a medida que vão “chegando” coisas novas…

    Até lá..Zoom or not Zoom is the question ….eh eh eh

    Portem-se
    PPinto

  18. Avatar de BM
    BM

    tou a ver que a minha dica foi indispensável 🙁

  19. Avatar de Pedro Pinto

    @ BM

    Nada disso… V~e la bem !!!!

    Pedro Pinto

  20. Avatar de Pensador

    @ Paulo

    Ao que parece, mais valia o inquérito colocar “Açores” e “Madeira” na lista de opções do que o nome das suas capitais. Tanto quanto sei, actualmente, como Regiões Autónomas, os Açores e a Madeira têm um estatuto administrativo próprio, que NÃO prevê a existência de distritos, ao contrário do território continental. Em todo o caso, se o Pplware pretende continuar a referir-se às ilhas quanto aos distritos, mais valia usarem os que havia antes da Revolução de Abril: Ponta Delgada, Horta e Angra de Heroísmo.

    Sendo eu açoriano (e micaelense, por acaso), agradeço a tua perspicácia. Um abraço.

  21. Avatar de Miguel Jeri

    Faltam os mais importantes!
    Avançar separador = CTRL+TAB
    Retroceder separador = CTRL+SHIFT+TAB

    Há um que me dá imenso jeito. Para ir para a barra de endereços, em vez do CTRL+L basta clicar F6. Simples e rápido.

    Mas os dois primeiros são indispensáveis! Abraços.

  22. Avatar de Miguel Jeri

    …com a vantagem que o F6 também funciona no IE, para aqueles momentos em que nos esquecemos que mudámos de browser.

  23. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Luís Santos

    Não é verdade Luis. Ao contrário da M$, são muito poucos os software que decidem mudar os atalhos. Eu pessoalmente prefiro os atalhos no original é sempre melhor.

  24. Avatar de Pinote
    Pinote

    Ecrã inteiro = F11 (a mesma tecla para voltar para o modo normal)
    Full Screen = F11

    acho que os dois querem dizer a mesma coisa 🙂

  25. Avatar de aver
    aver

    Acho que já estão os atalhos todos, menos estes:
    Barra de espaços = scroll down
    Shift + Barra de espços = scroll up

    Mas o principal atalho é o, já falado,
    CTRL + SHIT + T (Reabre a ultima Tab encerrada. Usado consecutivamente vai reabrindo as Tabs anteriores encerradas )

    Que tal um post sobre dicas ?

  26. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tenho o firefox em português e o ctrl+F sempre funcionou para procurar texto. Penso que o ctrl+L é no IE

  27. Avatar de aver
    aver

    Não vale a pena discutir por causa do ctrl+F ou ctrl+L … usem Shift+”/”

    Vendo bem ainda faltam atalhos: F7 imita o rato com o teclado.

  28. Avatar de aver
    aver

    … já agora, mais um atalho, Esc para parar os gif animados chatos.

  29. Avatar de aver
    aver

    Saiu FF3 Beta 4 oficial

  30. Avatar de aver
    aver

    Voltando à questão do Zoom…
    O FF 3 Beta 4 (oficial) em Ver > Mudar Tamanho, tem a opção apenas texto (ou seja, as imagens não alteram o tamanho)

  31. Avatar de Morbus

    @ Nuno José
    No firefox 3 é zoom sim senhor, já que o zoom é das imagens, tabelas, css e tudo o mais.

  32. Avatar de Morbus

    @ aver
    O esc é para parar de carregar a página, e às vezes para os gifs, aqueles que estão a carregar. O atalho para parar as coisas chatas é o AdBlock Plus 😉

    E que bobagem (XD) é essa do CTRL+SHIFT+T ser muito importante? Toda a gente sabe! Middle click na barra das tabs e está a andar… Isto, claro, se não tiverem essa parte personalizada com o TabMixPlus (versão para Firefox 3 disponível no site oficial).

  33. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    E porque não ir a Ajuda>Tópicos de Ajuda>Atalhos de teclado do Mozilla Firefox??

    Está lá tudo 😀

  34. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    E porque não ir a Ajuda>Tópicos de Ajuda>Atalhos do teclado no Mozilla Firefox??
    Está lá tudo! 😀

  35. Avatar de Pedro Pinto

    @Blink

    Devo admitir que foi a melhor dica de todas 🙂
    Eu não sabia disso…

    O que se aprende por aqui,…

    Thanks
    Pedro Pinto

  36. Avatar de aver
    aver

    @ Morbus

    Ó artista, estamos a falar de atalhos ou do quê ? Toda a gente sabe que o que se consegue através dos atalhos também se consegue de outro modo.

  37. Avatar de BM
    BM

    Pedro Pinto,

    Atenção que o CTR+ SHIT + TAB não é igual a minha. essa faz retroceder nas TABs como CTRL + TAB faz avançar.

    O CTRL + SHIT + T serve exclusivamente para quando tu fechas uma TAB ou várias… Poderes Repor-las. 😉

  38. Avatar de Fernando
    Fernando

    Muitos destes atalhos funcionam também no opera.

  39. Avatar de FFS
    FFS

    Scroll Horizontal = Percorrer o Histórico do Tab. (Da direita para a esquerda como se de uma linha de tempo se tratasse). Firefox 2.0.0.6 OpenSuse 10.3

  40. Avatar de BM
    BM

    aver obrigado por realçares o que eu disse… mas parece que toda a gente ainda não entendeu a real utilidade deste atalho.

  41. Avatar de fabio de oliveira
    fabio de oliveira

    Ctrl + Insert copia
    Shift + Insert cola

  42. Avatar de Luiz Cláudio Júnior(pulguento)
    Luiz Cláudio Júnior(pulguento)

    Ctrl + F4 = Fechar separador(aba) selecionado