Metamorphose 2 0.4.1 Beta

11 Comentários

Renomear ficheiros parece uma acção simples, nada como botão direito e “Mudar o nome”. No entanto, quando pretendemos fazer o mesmo em grandes quantidades de ficheiros o problema agrava-se substancialmente. O ideal é mesmo utilizar uma ferramenta para o fazer, caso contrario arriscamo-nos a ter os nomes dos ficheiros completamente desconcertados.

Existem vários programas para o fazer, confesso que muitos que vi não me agradaram, uns era complicadíssimos, noutros os resultados não era os esperados e os melhores eram pagos.


Selecção de directórios

Ainda continuo à procura de uma aplicação para me renomear ficheiros em massa, de forma simples, com várias opções e que não me faça perder tempo.

Encontrei o Metamorphose, uma aplicação open source, multi plataforma, flexível, com muitas opções e com um aspecto mais amistoso.


Ordenar por critérios

Algumas características do Metamorphose:

  • Permite pré visualizar cada item renomeado antes de aplicar as alterações.
  • Carrega todos os ficheiros das directorias e subdirectorias (renomeação recursiva).
  • Desfaz a renomeação em caso de ter errado.
  • Suporta expressões regulares em todas as partes.
  • Renomea ficheiros MP3 de acordo com a sua etiqueta ID3.
  • Renomea ficheiros de imagem de acordo com a sua etiqueta Exif.
  • Suporte unicode, aceita qualquer carácter independentemente do idioma.
  • Permite utilizar qualquer carácter no Windows e OSX, em Linux não permite utilizar ‘:’ .

Guia prático:
É simples usar esta ferramenta: começamos por escolher no primeiro separador “Picker” qual o local onde estão os ficheiros que pretendemos renomear. Seleccionamos a pasta em causa e passamos para o separador “Renamer”. Neste separador podemos fazer várias acções. Eu escolhi renomear os meus ficheiros acrescentando um prefixo à numeração de ordem.

Como poderão ver na imagem no numero 1 temos a acção que queremos implementar nos ficheiros, dois cliques para activar a acção, agora passamos para o ponto 2 onde escrevi o sufixo “imagem_”, passei para o ponto 3 onde introduzi uma variável disponível, a numeração.

Como podem ver no número 4 na pré visualização, as imagens estão agora com um nome que pretendia. Para finalizar é só clicar no botão Go. Simples.

Existem muitas outras variantes, podem escolher a gosto.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Metamorphose 2 0.4.1 Beta [5.35MB]
Download [mac]: Metamorphose 2 0.4.1 Beta [5.35KB]
Download [linux]: Metamorphose 2 0.4.1 Beta [392.76KB]
Homepage: Métamorphose

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro

    tem bom aspecto!

    menos um motivo para ir à janela do cmd 🙂

  2. Avatar de Vítor M.

    pedro é verdade, é simples de utilizar, ao contrario de outros que já apresentamos aqui.

  3. Avatar de Gohwisk
    Gohwisk

    Olá. Muito bom mesmo, eu acreditava que o Renamer era bom, mas realmente esse é o melhor..

    Aproveitando a deixa, achei um blog que tem vários links de amostras grátis de perfumes, adesivos, DVDs, Revistas (Brasil) etc… vale a pena ver:
    http://amostrasemcasa.blogspot.com/

  4. Avatar de Gohwisk
    Gohwisk

    Achei outro site (sim, não tenho o que fazer) para dar lances mínimos e ganhar! Já vi gente pagar 0,01 centavo num pendrive de 2Gb. Mas tem que ser o menor lance único!

    http://www.ciadosoftware.com.br/ofertaminima/?indgan=13447

  5. Avatar de Carlos Roberto Rodrigues Júnior
    Carlos Roberto Rodrigues Júnior

    Eu uso o better file rename 4.9.5, ele é um software pago mas é muito bom, vou testar este e quem sabe já abandono o better file rename.

  6. Avatar de Edgar Marques
    Edgar Marques

    Para mim o melhor é este: http://www.finebytes.com/mfr.
    Não há nada que não faça…

  7. Avatar de Andie
    Andie

    Parece o Automator, só que o Automator faz muito mais.

    x.o.x.o

  8. Avatar de Mahovis
    Mahovis

    Tenho usado o Ant Renamer há bastante tempo, também gratuito e open source, recomendo amplamente: http://www.antp.be/software/renamer

  9. Avatar de Mauro Gentile
    Mauro Gentile

    “Renomear ficheiros parece uma acção simples, nada como botão direito e “Mudar o nome”.”

    Devias experimentar num Mac Vitor M. :p

  10. Avatar de Elton
    Elton

    Renomear ficheiros parece uma acção simples, nada como botão direito e “Mudar o nome”.

    Use a tecla F2… é bem mais fácil.

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Já pensaram fazer a experiência de seleccionar todos os ficheiros de uma só fez e clicar em F2 no primeiro da lista para alterar o nome??? Reparem como ficam os outros por aí a baixo. Simples não!!!!