AMPPS – Teste scripts em PHP, Perl e Python no seu PC

10 Comentários

Quando necessitamos de criar sites/serviços Web, é necessário possuir um ambiente de desenvolvimento que possa dar suporte às tecnologias nas quais vamos desenvolver os nossos projectos. Nesta área uma das plataformas mais usadas é sem dúvida o XAMPP.

Outra das soluções para transformar o seu PC com macOS, Windows ou Linux num autêntico servidor Web é o AMPPS.


O AMPPS foi desenvolvido pela empresa Softaculous e permite, de uma forma simples e rápida, montar uma plataforma de desenvolvimento com suporte para Apache, Mysql, PHP, Perl, Python, incluindo um serviço de FTP. Além disso, esta plataforma facilita a instalação de mais de 200 plataformas, como é o caso do:

  • Joomla
  • WordPress
  • Magento
  • SMF
  • phpBB
  • Gallery
  • Mentis
  • MediaWiki
  • SugarCRM
  • Dolphin
  • OpenX
  • PrestaShop
  • MyBB
  • SquirrelMail
  • LimeSurvey
  • EyeOS
  • Vtiger
  • osTicket
  • CodeIgniter
  • Moodle, etc.

Exemplo de instalação do AMPPS no macOS

É verdade que o sistema operativo da Apple já vem com o Apache instalado mas a ativação e configuração do mesmo ainda envolve alguns passos. De uma forma muito simples, podemos ter um servidor Web com Apache e suporte para Mysql, PHP, Perl, Python instalando simplesmente o AMPPS que pode ser obtido aqui.

Depois basta abrirem o diretório www e criarem, por exemplo para o vosso projeto. Para este tutorial criamos uma pasta com o nome Pplware e criamos dentro desse diretório um ficheiro com o nome index.php com o seguinte código.

Por fim executem o Ampps.app e ativem o serviço Apache.

Para testar basta que abram um brower e insiram o seguinte endereço http://127.0.0.1/Pplware. O resultado deverá ser idêntico ao da imagem seguinte:

Apesar do XAMPP ser mais popular, o AMPPS demonstrou ser bem mais completo, incluindo uma interface gráfica que dá ao utilizador a possibilidade de configurar e instalar os mais diversos serviços/plataformas web based. Experimentem!

Leia também…

É programador? 5 plataformas de desenvolvimento All-in-One

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de security
    1. Avatar de Baptista
      Baptista

      Ouvi falar que o valet é mais tranquilo de usar que o vagrant

      1. Avatar de security
        security

        Desconheço o valet. O vagrant é muito tranquilo. Basta arranjar uma boa VM (scotchbox – recomendo vivamente por ser uma VM bastante completa) e é só seguir viagem. Tenho um script milagroso que me monta toda a máquina, monta virtualhosts com certificados autoassinados para o Apache (bom para testar aplicações em HTTPS) e super simples. Quer em casa, quer na empresa uso dessa forma e não perco tempo com instalações (mysql, mamp, ampp, php, etc etc) na máquina. Só preciso de um IDE na máquina e da VM.
        Posso fazer um tutorial se for preciso.

        1. Avatar de Jokam
          Jokam

          Fica o desafio, prepares um tutorial e ser publicado no pplware.
          Obrigado

        2. Avatar de Costa
          Costa

          Força, venha um tutorial dai, eu depois contribuo em comentários com um contraponto, outra perspectiva, assim ficamos todos a ganhar, aprendemos todos varias formas de ver o problema. Vale?!

        3. Avatar de Manuel Gamelas
          Manuel Gamelas

          Isso era top. Que sai um toturial para ajudar a malta.

      2. Avatar de security
        security

        Basicamente tenho um ambiente de desenvolvimento idêntico ao de produção e a minha máquina livre de serviços, software desnecessário para o dia-a-dia. Facilmente trabalho em qualquer pc, desde que tenha o vagrant + VM.
        Vou dar uma vista de olhos no valet.

  2. Avatar de lol
    lol

    vagrant / Docker… este tipo de propostas nao consegue fazer frente a esta dupla.

    1. Avatar de security
      security

      Verdade, a junção dos dois é fantástico.

    2. Avatar de Costa
      Costa

      Concordo parcialmente, ou seja, é melhor que a solução apresentada, mas não é ouro.
      Não garantes a construção de um ambiente reprodutível, pois vais usar como que uma imagem (docker), o que não é propriamente super flexível.
      Ve uma das minhas respostas ao utilizador arc, aqui https://pplware.sitedev.pt/linux/instale-o-linux-manjaro/#comment-2123183
      Basicamente estás a tentar fazer o que descrevi, na mensagem de 12 de Abril às 11:37.
      O teu nível de isolamento existe, mas abdicas de flexibilidade, e a tua imagem não é inteiramente reprodutível.