Alterar as letras de unidades!

36 Comentários

As unidades se disco são visíveis como letras no Windows. A unidade de disquete é a “A”, a do disco principal é a “C” a unidade óptica pode ser a “D” e assim sucessivamente. Mas podemos personalizar essa regra definindo manualmente esse critério.


Então e depois de fazer uma cópia ao registo, por precaução, vamos executar o Editor de Registo e localizar a seguinte chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\MountedDevices

 

Ao seleccionar a chave MountedDevices pode ver na direita a lista de todas as suas unidades de disco acompanhadas pela respectiva letra identificativa, atribuídas de forma automática pelo Windows, na forma “\DosDevices\C:”.

Para alterar a letra de qualquer unidade basta fazer um clique com o botão direito do rato sobre o respectivo valor, seleccionar “Mudar o nome” e alterar para a letra que quiser. Agora é necessário fechar o “Editor de Registo” e reiniciar o Windows para as alterações entrarem em vigor.

Partilhar:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RVSilva
    RVSilva

    Esta mesmo pesado em mudar!!!
    Parece q você adivinha os pensamentos…

  2. Avatar de CHAGAS

    Muito útil principalmente quando se instala novo Hardware e ficamos com as letras todas trocadas!.

    Abraço,
    CHAGAS

  3. Avatar de todesengel
    todesengel

    boas, para alterar as letras das drives em xp , para mim ha uma maneira mais facil , basta ir ao icone do meu computador , botao direito e gerir (manage em ingles) aparece a consola de gestao de computadores (computer management) depois ir a gestor de discos (disk management), aprecerão la todas as unidades de disco que possui no computador..agora clique em cima da drive que pretende alterar a letra e clique na opçao change drive letter….e ja esta …so aparecem as letras disponiveis isto é não utilizadas.. ATENÇÂO nao alterar a da drive porque nosso amigo xp pode não gostar e deixar de funcar, espero ter ajudado

  4. Avatar de Dj Suca
    Dj Suca

    Mas eu axo k existe uma maneira mais facil….

    atravez do painel de control, ferramentas administrativas, gestao de computadores e ai nos discos mudas… e é logo…

  5. Avatar de S. Costa

    mudar para quê???
    não há necessidade….zzzz

    1. Avatar de ALEXANDRE
      ALEXANDRE

      Existem sim. Por exemplo, um servidor de banco de dados migrado de outra maquina, que apontava para uma unidade e nesta nova máquina não possui esta unidade.

  6. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    Sinceramente não vejo grande utilidade em alterar as letras das unidades!

    Já são alguns anos a lidar com o Windows que a ordem das letras já está decorada!

    Have Fun

    BisMarques

  7. Avatar de DamagE
    DamagE

    as vezes da jeito mudar por uma questao de organização mas por experiencia propria aconselho a fazer backups pra nao terem uma desagradavel surpresa

    Fikem

  8. Avatar de k
    k

    Quando tive de arranjar isso fiz como disse o todesengel e o Dj Suca! Mas não sei qual a forma de evitar problemas! Por isso, como diz o DamagE, não esquecer os backups!

    k de kendimen

  9. Avatar de Alex Ribeiro
    Alex Ribeiro

    @Quem não precisa…
    Hora ou outra a gente acaba precisando, é pra essas horas que a dica serve bem.

  10. Avatar de Evandro
    Evandro

    Precisei alterar a letra da unidade algumas vezes por causa da minha pen drive ou minha camera digital.

    Aconteceu o seguinte. Toda vez q plugava a pen ela aparecia como letra F: ao colocar um gravador de DVD o mesmo ficou com a letra F: e ao plugar a pen novamente não aparecia, pq o windows tentava mapea-la a letra F:. Tive q alterar a letra para G:

    Já tive q fazer isso algumas vezes!

    Normalmente não altero diretamente no registro (nem sabia q dava), faço da seguinte maneira: Ferramentas Administrativas / Gerenciador do Computador. Opção Armazenamento / Gerenciamento de Disco. Se vc clicar com o botão direito em qualquer unidade verá a opção “Alterar letra de unidade e caminho”.

    Sempre funcionou corretamente. Mas é melhor não alterar a letra da unidade C:. Creio q saibam o pq.

  11. Avatar de rui
    rui

    penso que numa das maneiras que aqui se fala o windos pode começar a dar problemas! Uma vez tive para alterar mas quando li isso desisti da ideia…

  12. Avatar de kryptonite

    Dá pra fazer isso também via Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador > Gerenciamento de Disco.
    Daí basta escolher a unidade, clicar com botão direito e em seguida “Alterar letra da unidade e caminho”.

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    OH::::::::::CARLOS:::::::::::::~~

    QUe palhaço que tu és………..~~

    Deves ter uma vida tão triste……………

    Meteres discussão porque houve uma pessoa que usa Carlos…..

    Mais uma vez, faz um busto à porta da tua casa ou uma estátua, e olha pra ver como és triste, porque duvido que mais alguem olhe……..

    Sinceramente, discutir porque houve outra pessoa que usa o mesmo nick, e que tu é que és o Nº1 (só se for da palhaçada e da incompetência), e que o outro tem de ser o Nº2…..

    Tem juízo,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Pedro
    O que é que uma discussão que não foi contigo e está resolvida tem a ver com o post em questão ? Se há por aqui PALHAÇOS IMCOMPETENTES E MAL INTENCIONADOS deves ser tu e acredita tenho pena de não te conhecer ao vivo e a cores para vêr se aí tinhas coragem para ofender e insultar alguém.
    Vai dormir que o teu mal é sono

  15. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    @Pedro & Carlos

    Uma das regras para o bom viver, é não provocar e não responder a provocações!

    Quem não respeitar estas regras é porque não sabe viver em sociedade!!!

    Have Fun

    BisMarques

  16. Avatar de António
    António

    … ou, “respeitar para ser respeitado”.

    Passem bem.

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Há gente muito triste……………

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    Oh Carlos 1……..

    tenha 20 ou 40 ou 60 anos……….

    pra mim isso é igual…….

    qeum parecia que tinha 5 anos foste tu lollllllllll,..,,,

    arranjar uma mesquinhice porque vem uma pessoa chamada e muito bem de Carlos, e ter que mudar o nick, porque VOSSSAAA EXCELENCIA já era o Nº1…………

    Poupe-nos, menos de arrogância…………

  19. Avatar de Osiriums Ventaka

    Não há o risco de se alterar a letra do sistema, o boot não arrancar?

  20. Avatar de Brave
    Brave

    Para alterar a letra do Sistema Operativo a unica maneira é por esse processo acima pelo regedit. E tem k ser feito em Safe mode. E mesmo assim por vezes nao funciona bem, visto que alguns programas guardam o sitio exacto, incluindo a letra da drive ao corre-los. Entao dá barraca.

    Dá muito jeito é ao se instalar o windows e na instalação por algum motivo (deixar pen’s ligadas ao PC, ter outro disco ligado, ou coisas do genero) a letra do sistema operativo fica outra sem ser o “C:”, entao a primeira coisa a fazer é esse processo acima descrito pelo regedit.

  21. Avatar de Paulo
    Paulo

    oi esta dica é bem fixe. Ja agora por acaso ve se me podes ajudar, quando carreco em alr gr + e não me aparece o simbolo do euro!!! como posso repor a coisa

    abraço

    Paulo

  22. Avatar de Marciofi
    Marciofi

    Ai galera, tem outra maneira de altgerar, que é pelo DOS

  23. Avatar de Robson
    Robson

    Mudei o meu, e o windows não subiu mais, que lixo

  24. Avatar de mycron
    mycron

    Outra opção é clicar em executar e colocar o comando diskmgmt.msc e então abrirá o gerenciador de discos do windows. Clica-se com o lado direito do mouse na letra que se quer alterar, depois aparece uma lista e escolhe-se a que se quer.

  25. Avatar de Fabio
    Fabio

    Aqui comigo aconteceu algo estranho. Estava eu, numa rotina de formatar e instalar servidores. Criei a partição c:, instalei todo o sistema operacional e seus apetrechos. Sobrou o não particionado drive d:. Pois bem, particionei ele, coloquei como partição estendida. Fiz algumas copias e pronto. Qdo fui bootar a máquina, ví que o Windows 2003 server trocou tudo. Colocou o boot na partição D:. Acho que nesse caso, é que a gente gostaria de ter uma varinha mágica e trocar as letras. Ainda bem q eu poderia novamente (e fiz) formatar a máquina. Mas, vai que isso acontece de novo…

  26. Avatar de Jeferson
    Jeferson

    Opsss!!!
    Mudei a letra da unidade e nada de o windows xp da load!!!
    Axo q vo tmq formatar!
    q merd….

  27. Avatar de Junior
    Junior

    CARA
    ME FUDII
    EU FIZ COMO O TUTU LA DE CIMA ENSINOU..
    SO QUE AGORA MEU WINDOWS NAO INICIA..
    ELE ABRE A JANELINHA: Admnistrador
    senha:
    DAE QUANDO EU COLOCO ELE ABRE A JANELINHA
    fazendo Logof..
    E VOLTA PRA DE: Administrador
    senha:
    MANDA UMA SOLUÇAO PRA MEU E-MAIL..
    RAPIDO
    ANTES QUE MEU PAI ME BATA :S
    FLW

  28. Avatar de Gilson
    Gilson

    Eu consigo alterar pelo dos?
    Alterei o nome mas quando reinicio a maquina ele volta para o original, como faço?

  29. Avatar de cap_gancho
    cap_gancho

    Fazer pela Ferramentas Administrativas é um SSAACCCOOO!!! mas pelo registro é como tirar doce da criança…
    Veleu, Bro!

  30. Avatar de Denny
    Denny

    A T E N Ç Ã O:

    Não sigam estes passos, pois seu sistema operacional dará problemas e vc terá que reparar a instalação ou formatar seu pc.
    Portanto, se quiserem alterar a unidade vão em: INICIAR -> EXECUTAR -> e digite diskmgmt.msc -> e alterem a letra da unidade. A unidade que contém o sistema operacional não é bom alterar, para não corromper alguns arquivos.

  31. Avatar de Diego Alves

    Só é útil quando na instalação ocorrem certos problemas e as letras das unidades acabam sendo trocadas, mas para evitar sérios problemas é melhor alterar pelo gerenciamento de disco e não pelo editor de registro.

  32. Avatar de Ivan
    Ivan

    Fiz isso e agora meu windows nao mais inicializa, fica parado na tela azul de inicializacao… alguma sugestao?!

  33. Avatar de André Ribeiro
    André Ribeiro

    boas
    tenho o windows instalado na unidade D
    a unidade C está atribuida ao hp recovery.
    Será que posso trocar as letras sem haver problemas quer no arranque do windows quer na execução de aplicações e documentos?

  34. Avatar de LUIZ
    LUIZ

    Também gostaria de saber isso André, sei la porque diabos quando reinstalei meu windows ele ficou D: e quando coloco um pendrive ele vira C:
    Será que posso alterar a letra da unidade do windows de D: para C: pelo registro sem ocasionar problemas?

    Obrigado!!!

  35. Avatar de ALEXANDRE
    ALEXANDRE

    Letra da unidade alterada com sucesso.
    Obrigado.
    *Minha unidade estava sem permissão para alterar a letra, mesmo pelo console: Gerenciamento do computador.