5 dicas para tirar ainda mais proveito do iPhone todos os dias

44 Comentários

O iOS 11 trouxe algumas novidades à forma como podemos aproveitar o iPhone para melhorar algumas das rotinas diárias. Além das novidades, o iOS tem muitas outras que, simplesmente, não são conhecidas e, como tal, não são exploradas.

O foco hoje é mostrar 5 boas funcionalidades que tem no seu iPhone e que não usa… mas precisa.


Das dezenas de funcionalidades que ainda desconhece, destacamos 5 que são interessantes nos mais variados momentos da sua vida. Do trabalho ao lazer, o iPhone justifica o seu valor tirando proveito do seu ecossistema e da qualidade de funcionalidades existentes no sistema operativo.

 

1 – Guardar como PDF

Ainda há pessoas que acham que o iOS não permite guardar um documento em PDF sem termos de instalar uma aplicação de terceiros. Tal foi alterado nas recentes atualizações do iOS e com facilidade o utilizador poderá abrir um documento em formato Word e exportar para o formato PDF… ou um artigo do Pplware, por exemplo.

Assim, pode guardar quase tudo como PDF. Toque em no ícone de partilha  e depois, em Criar PDF. Para guardar o ficheiro, toque em OK. Depois de exportar poderá usar várias ferramentas disponíveis para fazer anotações, destaques ou até assinar digitalmente o documento.

 

2 – Ligar o iPhone à rede Wi-Fi através da câmara

Quantas vezes os seus amigos e familiares não chegam a sua casa e pedem a palavra-passe do Wi-Fi?

Bom, seguramente é algo comum a todos nós, assim como irmos a qualquer lado e fazer o mesmo. Algumas pessoas têm de ir ver debaixo do router, outros têm apontada a palavra-passe num papel que partilham com todos e há quem separe as redes para convidados. Há boas práticas que temos explicado e que podem consultar.

Com o iOS agora pode estabelecer ligação a uma rede Wi‑Fi sem ter de digitar a informação necessária, como a palavra‑passe. Na Câmara, escolha Fotografia ou Quadrado, e aponte para o código QR num router ou numa impressora.

Mas como posso criar esse código QR para a minha casa ou estabelecimento?

É fácil, mas deixamos para ser mais fácil, uma dica de um serviço que de forma gratuita pode criar códigos QR dedicados e divertidos. Imagine que até pode criar um código QR com publicidade do seu estabelecimento.

Chama-se QRcodeMonkey e permite criar muitos tipos de códigos QR que podem ser uma vantagem na sua vida. Depois de automatizar tarefas e aprender a usar o seu iPhone com estes códigos, verá que muitas tarefas passam a ser uma brincadeira.

 

3 – Receber avisos visuais

Recentemente estava num estúdio e percebi que o tocar ou o vibrar são alertas de mensagens ou chamadas que incomodam. Assim, a ideia foi ativar uma funcionalidade do iOS que permite ao iPhone avisar da chegada de mensagens ou chamadas via flash da câmara.

Quando o iPhone está bloqueado ou em pausa, pode fazer piscar o flash para chamar a sua atenção silenciosamente. Ative a opção Avisos com flash LED, em Definições > Geral > Acessibilidade > Avisos com flash LED.

 

4 – Juntar as melhores fotografias num álbum

Cada vez há mais “iPhonografos”. Na verdade, hoje disparamos sobre tudo o que mexe e o que está tranquilamente a dormir. O problema aparece tempos depois quando temos milhares de fotos e queremos aquilo muito mais organizado.

No iOS, dentro da app Fotografias, toque em ícone coração para selecionar fotografias que adora para as juntar automaticamente no álbum Favoritos. A par disto, o próprio sistema irá usar datas, localidades e pessoas para fazer álbuns automáticos. Depois pode editar, trocar as fotos escolhidas automaticamente e até pode trocar a música que ilustra o álbum.

 

5 – Libertar espaço automaticamente

Na App Store há milhões de aplicações. Praticamente é possível fazer tudo num iPhone, se não foi nativo é com ajuda de terceiros. Contudo, chegamos a dada altura e temos dezenas de aplicações instaladas que não há usamos há meses, se não mesmo há anos. Não tenha dúvidas que muito espaço mal usado está a ser usado por esse tipo de aplicações. E nunca mais se irá lembrar de as remover.

Nesse cenário, o iOS pode remover aplicações que não usa. Vá a Definições > “iTunes e App Store” e ative “Remover não usadas”. Se reinstalar a aplicação mais tarde, os documentos criados com a aplicação, e todos os respetivos dados, continuam lá.

 

Em resumo…

Estas foram 5 dicas que não usa, que provavelmente desconhece e que serão super úteis de agora em diante.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    Esta semana é a semana Apple aqui no PW ?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sendo o melhor smartphone do mercado e aquele que todos querem ou sonham ter acho normal. Quem n quer passa a frente

    2. Avatar de Vítor M.

      Por falares nisso, há mais umas dicas que tenho andado a testar e vão dar um excelente artigo. Ainda bem que lembras.

      1. Avatar de Ricardo Céu
        Ricardo Céu

        grande… lol 😉

      2. Avatar de Ricardo Céu
        Ricardo Céu

        E sim, também já era caso de parar em falar da Apple e se calhar falar um pouco sobre o caso da Samsung e os problemas que atravessa com os Recursos Humanos e descargas de químicos….

  2. Avatar de Gouveia
    Gouveia

    Aquela do aviso com flash led é a que deu para rir mais

    1. Avatar de Vítor M.

      Há dias ouvi uma senhora a dizer a um “aluno”: quando não perceberes a mensagem, não abras a boca para dizer asneiras, sorri só.

      1. Avatar de Gouveia
        Gouveia

        Claro que percebo senhor Vítor, é a mais inútil de todas, ora diga lá se custa assim tanto meter um led de notificações? É prático, é barato, é personalizável e tem um baixo consumo ao contrário do flash Led.

        Não tenho culpa de saber mais do que a professora 😉

        1. Avatar de Ricardo Céu
          Ricardo Céu

          A culpa nem é da prof nem do aluno… É desta gente que assim que ve um topico “Apple” Abre e a primeira coisa que pensa é “onde e o quê é que vou destruir hoje”

        2. Avatar de luis
          luis

          O titulo diz “5 dicas para tirar ainda mais proveito do iPhone todos os dias”
          que eu sabia não diz… “Como comprar e usar extras adicionais ao seu iphone”

          1. Avatar de Gouveia
            Gouveia

            Olha aí a azia, pode ser que este ano a apple decida investir no led de notificações, mas não chores xD

          2. Avatar de jonas
            jonas

            o meu bb10 antiguinho ja tinha notificacao por led, há anos….fico feliz por saber que a apple esta quase la….no caso do codigo QR, assim de repente pelo menos ha 5 anos que ja é possivel fazer no android….no caso do IOS só a partir da versao 11.

          3. Avatar de Vítor M.

            Jonas, o importante não é só ser possível, o importante é ser possível, ter máquina para usar e saber usar.

            Repara que destas todas não usas nenhuma, ou melhor, vais passar a usar 😉

            Quanto ao iPhone ter que os outros já tinham… isso é conversa de miúdos.

          4. Avatar de Gouveia
            Gouveia

            Jonas, eu bem disse que a do flash led é a que dá para rir mais, mas aqui o pessoal tem a mania que sabe mais do que os outros xD

      2. Avatar de Marcos
        Marcos

        lol, Vitor vais desculpar-me o spam, mas “granda” boss… XD

      3. Avatar de Pedro Pereira
        Pedro Pereira

        Muito bom. Grande chapada de luva branca ao esperto Gouveia.

        Quando se quer ser troll levar uma resposta destas é um ensinamento à altura.

        1. Avatar de Gouveia
          Gouveia

          Outro com a azia! Pode ser que seja este ano que a apple decida investir no insignificante led de notificações, até lá tenta não chorar… é que também pode não ser este ano ainda! XD

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            Só quem não tem um Iphone é que sente falta desse led. Keep It Simple, e quem não percebe que é essa a ideia não é de todo o publico do Iphone, pode escolher um dos mil e um Androids com as mais variadas funcionalidades

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      Tenho um Iphone e um Android, ambos topo de gama, as mesmas contas abertas em ambos, ambos têm excelente câmera, são rápidos, etc, a única diferença é terem números diferentes, gosto dos dois, mas a verdade é que pego sempre no Iphone, porque? Porque é mais prático, mais fluido, os gestos nas apps funcionam melhor, e passa de app de forma super natural, o iPhone é isso, oferecer o que se usa rapidamente e facilmente, não vem discutir specs ou dizer que tem mais funcionalidades que os outros. No dia a dia é mais simples e rápido, ponto.

  3. Avatar de josemar Santos
    josemar Santos

    Acho que deveria fazer uma matéria semelhante com Android, pois o mesmo tem funcionalidades semelhantes.

    1. Avatar de Vítor M.

      Já foi feito. Raios, vocês só olham para os posts da Apple.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        A verdade é que não têm sido poucos, mas não condeno, muito pelo contrário, acho muito bem…
        Apesar de ser utilizador android, não o defendo cegamente e até acho que todos deviamos estar bem informados sobre o que existe nas diversas plataformas para podermos fazer uma escolha fundamentada.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Comprei um iphone x esta semana e estou a adorar o ios. 256gb por 990 euros

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      top, bom preço, onde compras-te?

  5. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Corrijam a ultima dica, onde diz Nesse canário será cenário 😉 De resto ótimo tutorial talvez acrescentasse também a opção de imprimir que também acho bastante útil e muitos nao conhecem!

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado Pedro. Como houve grande receptividade, tenho mais umas 10 ou 20 muito interessantes para partilhar.

      1. Avatar de Sr. Velho
        Sr. Velho

        Mete essas dicas Sr. Vitor, que a mim vai dar jeito.

  6. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    Eu não gosto nao como,eu não gosto do que leio não comento,será assim tao difícil ficar se calado,se o android tem x função 1º que a apple obaa espectacular, agora porra tudo o que é tópico é so destilar veneno

  7. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Falta uma dica: desligar, para a bateria chegar ao fim do dia xD

    1. Avatar de Duarte Duarte
      Duarte Duarte

      Só se fores tu que precises 😀

    2. Avatar de Christian
      Christian

      Realmente, no terceiro dia é bom carregar um pouco a bateria.

      1. Avatar de jonas
        jonas

        se nao o usares é possivel que dure 3 dias…agora vir aqui gabar a bateria do iphone quando toda a gente sabe que é um dos calcanhares de aquiles dos modelos da maça…nem falo do carregamento que demora uma eternidade….
        http://www.trustedreviews.com/reviews/iphone-7-battery-life-and-verdict-page-5
        http://www.trustedreviews.com/reviews/iphone-8-battery-life-and-verdict

        tirando o iphone X que ja tem bateria aceitavel, mesmo esse perde com telemoveis a metade do preço (one plus 5 por exemplo).

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Tretas!

          Andam os Androidanos a desligar o Wi-Fi e o GPS para a bateria durar até a meio da tarde…

    3. Avatar de Filipe Cordeiro
      Filipe Cordeiro

      Não posso falar de outros iphones, mas do X estou muito satisfeito com a bateria. Se é certo que ao ver vídeos, jogar ou navegar na internet não existem milagres, em standby e num uso normal, (algumas chamadas, emails e sms) a bateria deste dura muito.

  8. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Adorei as dicas, principalmente porque me vai dar muito jeito a dica do código QR.

    Parabéns Vitor.

  9. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    É sempre bom umas dicas

  10. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    Obrigado Vítor pelas dicas.

  11. Avatar de Pedro Lopes
    Pedro Lopes

    Cuidado com a submissão das passwords através de serviços de QR codes.
    Mesmo apesar deles dizerem o seguinte:
    “Is QRCode Monkey saving my data?
    We do not save or reuse your data in any form. We cache your qr code image files for 24h on our server to optimize the performance of QRCode Monkey.”

    1. Avatar de Vítor M.

      A pass do Wifi certamente não compromete nada mais que a própria entrada na rede, rede essa que ou é de acesso livre ou é privada e reservada aos intervenientes.

  12. Avatar de censo
    censo

    Há por aqui muito pessoal que ainda não percebeu que o Pplware está organizado por “Apple”, “Android” e “Windows”…entre outros… irra !!

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro, sai de tudo, mas parece que há assuntos tabu 😀

      A Inês hoje traz às 21 um artigo fantástico para adeptos Android e de boa tecnologia 😉

  13. Avatar de Paulo Magalhães
    Paulo Magalhães

    Existe pessoal que pensa que sabe tudo, eu já sabia destas dicas e utilizo algumas mas há pessoas que não sabem certas coisas e precisam de ajuda e por último, os blogs são para todas as pessoas as que sabem tudo, as que não sabem e as que querem aprender.

  14. Avatar de Sonicreducer
    Sonicreducer

    Bem.. estes comentários são melhores que uma novela mexicana … Não gostam de Apple … Não abram …
    Nota:nunca tive um iPhone , mas e sempre bom saber o que e possível fazer para ajudar os amigos menos geeks

  15. Avatar de QRCodeGenerator
    QRCodeGenerator

    Melhore sua eficiência de compartilhamento! Use o plugin QR Code Generator para gerar códigos QR com apenas um clique, tornando mais fácil para você compartilhar qualquer página da web ou texto com amigos. Baixe agora e experimente esta ferramenta eficiente!
    **Ligação de transferência** https://chromewebstore.google.com/detail/qr-code-generator/jcpapbolgmhocnpgijelhmepgnfjnedi.