Sigä: Já pode tirar senhas online para a Segurança Social

35 Comentários

Os serviços do Estado ganharam um novo sistema de informação para gestão do atendimento.

O anúncio foi feito pelo Instituto de Informática da Segurança Social, que deu hoje a conhecer a plataforma sigä e as novas apps móveis.


Plataforma sigä

O sigä é uma nova plataforma de atendimento ao público que visa reduzir os tempos de espera em serviços como a Segurança Social, o Instituto do Emprego ou o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT).

A solução sigä permite a caracterização do atendimento e a gestão dos atendedores. A gestão e análise dos serviços disponibilizados por cada entidade é facilitada pela utilização dos diferentes perfis disponíveis: Atendimento, Gestor de sala ou de loja, Coordenador Nacional e Gestor Global.

Em termos de desempenho, o sigä disponibiliza relatórios estatísticos, úteis para o suporte à tomada de decisão como por exemplo estatísticas Gerais – Dados referentes ao estado dos atendimentos, estatísticas de caracterização – relatórios orientados aos serviços, categorias e subcategorias e estatísticas por tempo – informação dos tempos de atendimento e de espera.

De acordo com a informação do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social enviada ao Pplware, este novo portal “vem melhorar o sistema de gestão do atendimento da Segurança Social e do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, prevendo-se o alargamento em breve ao atendimento do Instituto de Emprego e Formação Profissional”.

 

SigaApp – A app para o seu smartphone/tablet

O sigaApp é uma aplicação móvel do sistema de informação de gestão do atendimento – sigä, que permite a gestão de filas de espera. Esta aplicação permite gerir à distância a ida a um serviço de atendimento, através da possibilidade de retirar uma senha no smartphone para ser atendido.

Pode fazer a pesquisa por distrito ou por proximidade, e escolher o serviço e o assunto que quer tratar. Esta app reproduz a dispensadora de senhas que se encontra no local de atendimento, permitindo-lhe comodamente e à distância de um toque retirar uma senha para ser atendido.

Através do sigaApp obtém informação sobre:

  • o serviço de atendimento mais próximo,
  • o número de pessoas em espera, 
  • a estimativa de tempo para o atendimento.
  • a melhor forma para lá chegar, através da consulta no mapa.


Com a senha guardada automaticamente na área “as minhas senhas” basta mostrá-la ao atendedor quando chegar a sua vez. O sigaApp é disponibilizado pelos serviços de atendimento público que têm este sistema de gestão de filas de espera, cabendo a estes a definição do horário das senhas móveis bem como dos assuntos abrangidos.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Nao sou nenhum fanboy, mas tendo em conta que a app é para smartphones apple e android porque é que está na categoria “apple”? Cps

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Categoria apple? O que tá lá escrito é app que é um termo para a palavra aplicação. Não sei de onde é que você foi tirar a “categoria apple” mas tudo bem

  2. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Muito boa iniciativa. Há algo que me incomoda:

    o “ä” não existe na língua portuguesa (antes de 2008-2009 no acordo ortográfico, tínhamos o Ü, agora já não), esse acento não faz parte do nosso idioma. O nome é SIGA e os ¨ são apenas gráficos, ou o nome é mesmo SIGÄ ? Porque se for, parece-me mais uma gafe e estouro da língua portuguesa em prol de estrangeirismos…

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Aconteceu alguma coisa ao «s» do http ou o site é para utilizar à «campeão» 😀

        1. Avatar de Costa
          Costa

          Está em linha com o site da http://www.seg-social.pt
          Só é https quando precisas de fazer login, para “andar” pelo site não tem nenhum tipo de segurança em especial.

      2. Avatar de Joao Vasconcelos
        Joao Vasconcelos

        Parece que os pontos é apenas consequencia de uma falha de design, uma vez que é uma sigla para “Sistema de Informação para Gestão do Atendimento, logo o atendimento não leva esses dois pontinhos (que têm nome proprio mas não me apetece procurar :D).

    1. Avatar de Costa
      Costa

      O trema existiu no português do Brasil até 2015.
      No de Portugal, é mais uma modernice do estado.

  3. Avatar de Dias
    Dias

    Se for como a marcação de consultas online é para encher a barriga de rir. É tudo “faz de conta”

  4. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Interessante. As ferramentas estão criadas, mas as pessoas lá pelo meio ainda são as mesmas. É preciso limpar muito funcionário público até a máquina do estado estar à altura de um país moderno com apps e internets e afins.

    1. Avatar de CARLOS SANCHES
      CARLOS SANCHES

      Essa de “… limpar muito funcionário público…” tem que se lhe diga. Quando é que as pessoas interiorizam que funcionário público é gente, tal como os demais???!!!

      1. Avatar de R2
        R2

        “Quando é que as pessoas interiorizam que funcionário público é gente, tal como os demais???!!!”

        35h semanais para todos… ah espera… todos quem?? os funcionários públicos claro, os demais não são gente!!!

        Era levar uma limpeza, e os encostados que fossem trabalhar como… os demais!!!

        1. Avatar de 365
          365

          Passam a vida a queixarem-se dos cortes na função pública, que está tudo muito mal, mas não vejo os funcionários publicos a terminarem os seus contratos e a irem para o privado trabalhar.

      2. Avatar de Correia
        Correia

        E’ outra casta, sem duvida. Emprego vitalicio, etc. E so’ criam burocracia.

  5. Avatar de CARLOS SANCHES
    CARLOS SANCHES

    Essa de “… limpar muito funcionário público…” tem que se lhe diga. Quando é que as pessoas interiorizam que funcionário público é gente, tal como os demais???!!!

    1. Avatar de 365
      365

      Porreiro era os funcionários públicos interiorizaram que não são mais que os outros!

      Quantas vezes é que já aconteceu ir às finanças ou à segurança social e ser tratado como um pedinte? E ir ao centro de saúde? Parece que tem o rei na barriga!!!

      Sim, há imenso funcionário público que devia ser corrido dos lugares que ocupam, muitas das vezes arranjados através de cunhas e não por competências para o trabalho. Já presenciei uma pessoa no atendimento duma câmera municipal que nem um simples copy paste sabia fazer!!!

      1. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        E eu também já precensiei que quem está a ser atendido parece que é a pessoa mais importante do mundo e que só ele é que tem razão! Queres ser bem atendido? Não te portes como uma besta! Simples! Todos erramos pá! Deves ser o rei lá no teu emprego!

        1. Avatar de falcaobranco
          falcaobranco

          Não dizia mais nada certo vitor… as pessoas pensam sempre que têm razão e depois faltam ao respeito… e depois querem respeito e as coisas resolvidas… enfim… a culpa é sempre do outro, nunca é nossa, típico do tuga!

          1. Avatar de Ze
            Ze

            Labrego

        2. Avatar de Ze
          Ze

          Cala-te cabrao!

          1. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Não sei se trabalhas no serviço público mas a ver pela tua reação e vocabulário, deves de ser exatamente daqueles que dão mau nome e dos quais eles estão a falar…

        3. Avatar de 365
          365

          Por acaso sou o rei no meu emprego, trabalho por conta própria por isso de certa forma mando em mim, nisso acertaste.

          No entanto, quando necessito de ir a um balcão de atendimento deparo-me com situações ridiculas, e não, não me comporto como uma besta, tento ser o mais cordial possivel, não para ser bem atendido mas porque foi a educação que recebi. Do outro lado é como disse, há a ideia de ter o rei na barriga. A ponto de para evitar ir à repartição de finanças mais proximo, ligo para o nr disponivel de atendimento, e sou incomparavelmente mais bem atendido e esclarecido. Já no centro de saúde, idem, nem vale a pena descrever o que por vezes se passa… devo ter tido azar nas vezes que lá tive de ir, e, curiosamente indo ao privado, nunca apanhei destas situações… Porque será?

          1. Avatar de falcaobranco
            falcaobranco

            Belmiro não sei se a resposta era para mim, mas se era, só digo isto… não se consegue ver o trabalho de uma pessoa através de comentarios… no entanto, já vi situações, tanto em finanças como noutros locais em que as pessoas querem ter razão, e além de não a terem… ainda tratam mal as pessoas que estão atrás dos balcões… mas todos nós já fomos tratados mal nos nossos trabalhos, por isso…

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    é uma boa iniciativa, infelizmente não funciona em todas as cidades/serviços….

  7. Avatar de Ines Rocha dos Santos
    Ines Rocha dos Santos

    Seria optimo se estivesse aqui no site a Segurança Social mas só está a parte da gestão financeira. Assim não serve de nada!

  8. Avatar de pmsc
    pmsc

    Para o serviço que pretendo, só me dá como opção a cidade de Leiria, eu sou de Albufeira sinceramente não percebo. Já utilizei várias vezes este serviço e sempre funcionou bem, agora pergunto eu, melhoraram em/no quê?

  9. Avatar de TiagoDM
    TiagoDM

    Plataforma sigäno 🙂 vão só ver… Eheheh

  10. Avatar de Peace
    Peace

    Apresentado como uma novidade, no entanto na página do Google Play diz que a app foi atualizada a 31 de Agosto de 2016.
    Promete mas não me convence.

  11. Avatar de Hélio
    Hélio

    Em Android a ultima atualização foi em 31 de agosto de 2016, por isso não é novidade nenhuma e supostamente a aplicação está desatualizada

    1. Avatar de Hélio
      Hélio

      E existe a app Android “Mapa do cidadão” da AMA,IP que também permite tirar senhas remotamente

  12. Avatar de Cortano
    Cortano

    Aqui está mais um exemplo de esbardalhar dinheiro do Estado.
    Este seria um dos casos que uma PWA faria muito mais sentido.

    Milhares de euros deitados à rua

  13. Avatar de Margarida
    Margarida

    Eu gostava de conseguir compreender porque é que cada vez que vou à página da Seg. Social para fazer a marcação de atendimento on-line, não encontro o “sítio”. Afinal, como é que agora se faz marcações? Voltámos ao tempo de ir para lá e ficar à espera de tirar a senha?!?

  14. Avatar de Fabiana
    Fabiana

    Eu estou à espera de desbloquear o horário pelo aplicativo a 14 minutos que diz: App fora do horário de funcionamento. Já tem 14 pessoas à espera . Não sei como conseguirei pegar a senha e da última vez fiquei 4 horas no Imtt sem resolver a situação. Me indicaram o App, e agora não liberam o app.

  15. Avatar de Susana cruz
    Susana cruz

    A aplicação de facto seria bastante útil e iria reduzir o tempo de espera e gestão de filas se … funcionasse!! Já fiz varias tentativas de ser atendida no imt em Lisboa sem sucesso. Pelas 9h aquando da abertura do imt a aplicação refere sempre estar “fora do horário de funcionamento do sigaApp”. Se não é então possível tirar senha aquando da abertura do serviço que necessitamos quando é então o objectivo desta aplicação? Obrigada