5 dicas para aumentar a vida da bateria do seu iPhone

27 Comentários

O iOS 11 foi dos mais aperfeiçoados e corrigidos sistemas operativos que a Apple lançou nos “tempos modernos”. Esta versão trouxe muitas novidades, permitiu uma ligação maior entre os vários dispositivos Apple, unificou serviços e melhorou os consumos de bateria nos dispositivos mais antigos. Foi aquele que equipou o iPhone X, um iPhone disruptivo de tudo o que a Apple alguma vez colocou no mercado dos smartphones.

Alguns equipamentos mais antigos ficaram mais lentos. Uns chamam de obsolescência programada, outros encaram como a naturalidade da evolução tecnológica. Porque o iOS permite fazer alguns ajustes, com melhorias de performance, hoje trazemos 5 dicas que o vão ajudar.

Dar mais vida à bateria do seu iPhone

 


A Apple lançou o iOS 11 há quase um ano e este trouxe alterações estruturais importantes na vida dos dispositivos Apple. Não foi só no iPhone, foi também no iPad, na Apple TV, foi no Apple Watch, HomePod… entre outros gadgets envolvidos neste ecossistema. A verdade é que este iOS já corre em mais de 76% dos dispositivos.

Não podemos deixar de frisar que nos dispositivos mais antigos, visto que o iPhone 5S de 2013 ainda é suportado por esta versão do iOS, nota-se um desempenho menor, embora que “ainda é aceitável”. Quem pagou na altura por um iPhone ainda hoje tem o mais recente sistema operativo com as dedicadas funcionalidades de segurança a correr. No entanto não deixa de estar lento.

Assim, vamos deixar 5 dicas que poderão ajudar a afinar o funcionamento do iOS e trazer mais tempo de vida à bateria, assim como ajudar na utilização das funcionalidades correntes.

 

1. Diminua o brilho do ecrã

Não tenha a menor dúvida que o ecrã é um dos componentes que mais consome energia. Assim, quanto mais forte estiver o brilho do ecrã, mais energia será consumida. A nossa sugestão é que mantenha o brilho ligeiramente abaixo dos 50%, verá que não terá dificuldade em visualizar os conteúdos e este terá um consumo muito menor de energia

Poderá fazer esse ajuste puxando no fundo do ecrã a Central de controlo ou então indo a Definições > Ecrã e Brilho. Depois ajusta no slide a luminosidade.

 

2. Desligue a Atualização em segundo plano

Verdade que dá um certo jeito abrir uma app e esta ter o conteúdo atualizado, mas também não perdemos muito tempo se clicarmos em actualizar ou iniciarmos a app de novo. Até porque se tiver 20 aplicações em segundo plano, irá gastar dados e energia e poderá nem necessitar tão cedo das apps em segundo plano. Então desligue esta funcionalidade se precisa de salvaguardar a autonomia da bateria.

Para isso vá a Definições > Geral > Atualizar em segundo plano e, lá dentro, ou desligue uma a uma, podendo manter uma que seja aquela mais que tudo, ou desligue logo tudo na opção acima de tudo. Assunto arrumado.

 

3. Desligue o Levantar para reativar

Esta opção apareceu no iOS 10, trouxe um estilo mais “mordomo”, sempre atento às ordens. Claro que isso tem um custo, mais não seja sai-lhe da bateria.

Não vemos uma necessidade preeminente para ter este recurso ativo e o mesmo tira uns grãos de energia a cada vez que liga o ecrã do iPhone. Então e se o desligássemos?

Vamos lá então: Definições > Ecrã e brilho > Levantar para reativar… desligue o slide e pronto. Agora acorda quando o utilizador quiser e clicar no botão principal, até ao iPhone 8 e iPhone 8 Plus e no iPhone X dá um toque em cima do ecrã.

 

4. Desligue Serviços de Localização

Acha que não gasta? Gasta pois, o seu smartphone está sempre a localizar a sua posição geográfica para fornecer essa informação a muitas aplicações que dela necessitam. Claro que se desligar, a antena GPS que se liga alguns segundos não vai ganhar dias de autonomia, claro que não, mas sabe aquela máxima do “grão a grão”? Pois é, aplica-se aqui também.

Assim, vá a Definições > Privacidade > Serviços de localização. Aqui dentro verifique quais são as aplicações que estão marcadas como Sempre. Isto quer dizer que esta app em causa está SEMPRE a usar o GPS e outros serviços que ajudam a obter informações de localização.

 

5. Use o Modo de Baixo consumo

No modo de baixo consumo, o consumo de energia é temporariamente reduzido até poder carregar o iPhone. Quando está ativa esta opção, as funcionalidades tipo “E aí Siri”, a obtenção de mail automático, a atualização de aplicações em segundo plano, as descargas automáticas e alguns efeitos visuais são reduzidos ou desligados.

Esta ação irá ajudar a manter ativa a sua bateria por um bom período de tempo extra. Para ativar esta opção vá a Definições > Bateria > Modo de baixo consumo. Ative esta opção e veja igualmente as informações sobre quais são as aplicações e serviços que nas últimas 24 horas e nos últimos 7 dias mais consumiram energia… vai ficar surpreendido!

 

Dica extra…

Deixe o iPhone com o ecrã virado para baixo

Há muito tempo deixamos esta novidade e ainda hoje muitas pessoas desconhecem. Então tire partido da tecnologia que permite desligar as notificações no ecrã quando este está virado para baixo.

Poderá não ter essa perceção, mas atualmente tudo o que é aplicação solicita que lhe seja permitido notificar a sua atividade no ecrã do iPhone e iPad. Isso gasta, mas gasta muito, somado teremos horas do ecrã ligado só a notificar.

Quando tem o iPhone pousado em cima da mesa, durante a noite ou quando simplesmente não o está a usar, vire-o de ecrã para baixo (com o cuidado necessário para não o riscar) e irá desligar as notificações a aparecer no ecrã. Quando o virar verá tudo lá e sem gastar energia a acordar o ecrã.

 

Em resumo…

Com estas dicas, seguramente, irá notar um incremento na sua bateria e na disponibilidade de utilização ao longo dos dias. Claro que vai aqui ter de fazer um compromisso: perder algumas funcionalidades em troca de maior desempenho disponibilidade da bateria. Quando mais antigo for o equipamento, mais esse compromisso aperta. O bem que tem é que o seu iPhone vai durar mais tempo em utilização, ao contrario de grande parte de outros dispositivos.

E recorde, se encontrar alguns problemas no processo de actualização para o iOS 14, tais como iPhone/iPad pendurado no logo, iPhone/iPad com desgaste de bateria, iPhone/iPad pendurado, etc pode sempre tentar o Anyfix para se livrar desses problemas. O Anyfix foi programado para corrigir mais de 100+ problemas do sistema iOS e também oferece uma funcionalidade de downgrade iOS em apenas um clique, caso não goste da nova versão do iOS.

 

Leia também:

5 dicas imprescindíveis para resolver a lentidão do seu Apple Watch

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Dica 1: comprar um Android do mesmo nível de preço

    Dica 2: comprar um W10M descontinuado

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      bla bla bla

    2. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      pelo preço do iphone 5s novo, vamos buscar um android 10x melhor.
      no caso de ser da xiaomi, temos updates para o UI nos próximos 5 anos, sem degradar a performance, melhor cpu gráfica ecrã bateria câmara mais features, DE LONGE. e não temos de andar a desactivar nada.

      vou quase nos 3 anos com o Redmi Note 2 de 150€ e atende tudo o que exijo 😉

      1. Avatar de El Pibe
        El Pibe

        Redmi Note 2, o mais vendido da minha rua…

      2. Avatar de mlopes
        mlopes

        grande coisa.
        a minha mulher usa todos os dias como telefone profissionalum iphone 4s dos primeiros e funciona em pleno

      3. Avatar de Tomás
        Tomás

        Pelo preço de um iPhone 5s ia buscar um iPhone 5s, os Iphones não se comparam com os Androids a medir “pilas”, são eficientes e acima de tudo SIMPLES dentro da gama de preço em que estão. Quem compra um iPhone não espera a bateria mais potente, espera uma bateria que dure o dia todo, por exemplo.
        Preferes uma bateria que dure um dia ou dia e meio? Pessoalmente acho mais simples carregar todas as noites.

      4. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        é grande coisa e não custou 750€.

    3. Avatar de Pedro Pereira
      Pedro Pereira

      Um Android em termos de performance (bateria + desempenho do SO) fica muito aquém. E a cada mês que passa fica ainda pior. Se for um Samsung então… meu Deus que arrastadeira.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Com essa conversa só se vê que nunca tiveste nenhum (Ou compravas de 100 euros e passaste para um iPhone de 700 e ficaste encantado) e só mandas bocas.

        1. Avatar de El Pibe
          El Pibe

          E tu só inveja porque querias um iPhone e tens um tijolo qualquer…

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            E queria um iPhone porque? Qual a razao para para querer um iPhone tao desesperadamente?

          2. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            O meu S8 não só é mais reduzido e leve que praticamente todos os iPhone, como a nível de preço poderia comprar um iPhone.

            Quanto aos tijolos, é curioso falares nisso, é que já há muito que esses são associados aos iPhone, sendo agora o X a única excepção…

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          Tenho dois topos de gama, Iphone e Huawei, coitadinha da bateria gigante do Huawei a aguentar o que aguenta “normal” do Iphone

          1. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            E que Huawei é esse? Entre amigos e colegas de trabalho tenho pelo menos 20 iPhone (a maioria iPhone 6(s) e X) e todos chegam ao final do dia quase sem bateria. Eu no meu P8 Lite 2017 e S8 com uso idêntico chego com 35-40%, acredito que com um S9 uns 45-50%.

          2. Avatar de mlopes
            mlopes

            @Tomás mas penso que será pacífico admitires que por mais um milímetro ou dois de espessura a apple podia muito bem colocar umas baterias maiores e assim aumentar substancialmente a autonomia.
            pessoalmente prefiro um equipamento com mais um ou dois milímetros de espessura e muito mais autonomia do que o inverso

          3. Avatar de Tomás
            Tomás

            @mlopes Percebo a questão das baterias e nem todos os iPhones são “bons” nesse campo. Desde o 7 que acho que está muito bem, uma bateria um dia, é a conta ideal e sem grandes confusões, quando se dorme carrega se baterias 🙂

            @Belmiro, quando falas de um P8 Light estas a falar de um telefone mais “fraco”, ou seja, quando saiu não era um topo de gama, é normal que a bateria seja mais duradoura, não tem tanto consumo de processadores, ecrãs, câmeras… e O Iphone6/6S é o pior exemplo, deve ser o pior da Apple em termos de baterias. o X Faz muito bem o dia todo, tal como faz o Iphone 7, mas o Huawei P9 e o P10 nem la perto, se falarmos do mesmo uso.

  2. Avatar de Edson Souza
    Edson Souza

    Boa noite es car e muito bom obrigado

  3. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Desligar iPhone 🙂

    Sempre tudo ligado, quando acabar é só ligar o carregador, se não durar um dia inteiro das duas uma, ou estou muito viciado, ou está a bateria 🙂

  4. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Sugeria também desligar os dados push, quando tinha o iPhone 6 notei substâncial melhoria, dado que uso bastante o e-mail.

    Outra coisa que está sempre ligada é a Atividade e fitness, Definições > Privacidade > Atividade e fitness.

    Desliguem se não ligam puto ao exercício.

    Atenção ao ter o iPhone no calor do carro.

    São as minhas sugestões.

    1. Avatar de Slayer
      Slayer

      Like amigo 😉

      Já vi aqui no PPLWare uma opção de fazer “Like”, desapareceu…

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    “Modo de baixo consumo” … Depois receber emails é passado 1h…

  6. Avatar de V.T.
    V.T.

    Sugestão, e que tal um artigo destes recente para 90% do mercado dos smartphones?

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Falo de cor, mas as estatísticas devem provar que uma noticia igual a esta a dizer Android, teria metade das views….
      Até porque esta é uma noticia de um sistema integrado, software e hardware, não é o caso do Android…. e nesse sistema, cada um tem as suas specs e formas de poupar bateria, teriam de fazer uma enciclopédia.

  7. Avatar de Thomas Turbando
    Thomas Turbando

    Dica 6: Desligar o terminal
    Dica 7: Comprar várias powerbanks 😀

  8. Avatar de Christian
    Christian

    Com essas dicas deve ultrapassar os 4 dias fácil!

  9. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Que dicas da treta neste artigo…

    É preferível trocar a bateria velha desse iPhone por uma nova, do que desligar essas funcionalidades que transformam o iPhone num tijolo (deixa de se poder chamar smart-phone)

  10. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    Tenho um iPhone 5C 16Gb que comprei no eBay por cerca de 120€ em muito bom estado de conservação e desbloqueado e com garantia de 12 meses. Único senão: a bateria já vinha a dar as últimas. Como tinha por aqui um iPhone 5S para peças, optei por trocar a bateria para o 5C porque sabia que esta estava em bom estado. Resultado: desativando os efeitos paralax, a localização, usanso os dados móveis e wi-fi quando necessário assim como mantendo em 2º plano somente as apps que uso efetivamente, consigo uma autonomia de 3/4 dias, mesmo fazendo 10/20 chamadas 2/3 minutos cada por dia. E consigo desfrutar do smartphone na plena utilidade que lhe dou.